terça-feira, 12 de abril de 2016

SEGUNDA PRAGA RÃS

SEGUNDA PRAGA
RÃS
(EX 8:1-15)
1 - DEPOIS disse o SENHOR a Moisés: Vai a Faraó e dize-lhe: Assim diz o SENHOR: Deixa ir o meu povo, para que me sirva.
COMENTÁRIO
1,2 — As rãs, que normalmente eram consideradas um sinal de vida, renovação e felicidade, agora se tomariam pragas.
V.D POVO DE DEUS.
V.D SERVIÇO ESPIRITUAL.
V.D MOISÉS.
2 - E se recusares deixá-lo ir, eis que ferirei com rãs todos os teus termos.
V.D AMEAÇAS.
3 - E o rio criará rãs, que subirão e virão à tua casa, e ao teu dormitório, e sobre a tua cama, e as casas dos teus servos, e sobre o teu povo, e aos teus fornos, e às tuas amassadeiras.
COMENTÁRIO
3-5 — Avara de Arão (Êx 7.19) não era um cajado mágico, mas sim um poderoso símbolo do poder de Deus na mão de Seu servo (Ex 4.1-8,20; 7.9,20; 8.16; 9.23; 10.13,22; 14.16; 17.5,9). Não está muito claro nesta passagem, mas é bastante provável que, com base nas palavras em Êxodo 8.22; 9.4,26; 10.23; 11.7, os hebreus tenham sido poupados dos efeitos desta praga na terra do Egito. Apenas a poluição do Nilo (Êx 7.14-25) teria afetado diretamente o povo hebreu.
4 - E as rãs subirão sobre ti, e sobre o teu povo, e sobre todos os teus servos.
5 - Disse mais o SENHOR a Moisés: Dize a Arão: Estende a tua mão com tua vara sobre as correntes, e sobre os rios, e sobre os tanques, e faze subir rãs sobre a terra do Egito.
V.D ORDENS DIVINAS.
6 - E Arão estendeu a sua mão sobre as águas do Egito, e subiram rãs, e cobriram a terra do Egito.
COMENTÁRIO
6,7 — Os magos [...] com os seus encantamentos. Novamente, não sabemos como e em que quantidade os magos (Êx 7.11) produziram as rãs. Mas, ao fazer isso, acabaram por contribuir com a situação.
V.D PRAGAS DO EGITO.
V.D OBEDIÊNCIA.
7 - Então os magos fizeram o mesmo com os seus encantamentos, e fizeram subir rãs sobre a terra do Egito.
V.D MAGOS.
V.D FALSOS MILAGRES.
8 - E Faraó chamou a Moisés e a Arão, e disse: Rogai ao SENHOR que tire as rãs de mim e do meu povo; depois deixarei ir o povo, para que sacrifiquem ao SENHOR.
COMENTÁRIO
Note que faraó não falou a seus magos para libertarem a terra das rãs. Ele mandou chamar Moisés e Arão para rogar ao Senhor (traduzido como orar no versículo 9) a seu favor.
V.D HUMILHAÇÃO.
V.D ORAÇÃO.
9 - E disse Moisés a Faraó: Digna-te dizer-me quando é que hei de rogar por ti, e pelos teus servos, e por teu povo, para tirar as rãs de ti, e das tuas casas, e fiquem somente no rio?
COMENTÁRIO
E Moisés disse a Faraó: Tu tenhas glórias. Moisés aceitou o pedido do faraó e até deixou que este escolhesse quando ele deveria orar para libertá-lo das rãs. Desta forma, o rei do Egito não poderia dizer depois que foi apenas uma coincidência e que os anfíbios começaram a sumir sozinhos.
10 - E ele disse: Amanhã. E Moisés disse: Seja conforme à tua palavra, para que saibas que ninguém há como o SENHOR nosso Deus.
COMENTÁRIO
10,11 — Na Bíblia, especialmente nos livros proféticos, muitas vezes é dito que ninguém há como o Senhor. Aqui, o Deus vivo estava sendo diferenciado dos falsos deuses do Egito (Êx 9.14; 15.11; Is 40.25). O fato de Deus ser incomparável (Êx 9.14; 15.11; Is 40.25) é um dos principais ensinamentos dos profetas do Antigo Testamento. No mundo antigo, em que era comum os povos cultuarem inúmeras divindades, o Deus vivo, Yahweh, não podia ser comparado a nenhuma delas, porque Ele próprio é diferente de tudo que está em Sua criação (SI 113.4-6). Para a questão quem é como o Senhor?, a resposta é: Ninguém! (Mq 7.18).
V.D CONHECIMENTO.
NINGUÉM IGUAL A DEUS
(EX 8:10; 15:11; DT 33:26; 2SM 7:22; 1RS 8:23; 1CR 17:20; SL 89:6; IS 40:18; MC 12:32).
11 - E as rãs apartar-se-ão de ti, das tuas casas, dos teus servos, e do teu povo; somente ficarão no rio.
12 - Então saíram Moisés e Arão da presença de Faraó; e Moisés clamou ao SENHOR por causa das rãs que tinha posto sobre Faraó.
COMENTÁRIO
Clamou ao Senhor. O verbo hebraico traduzido como clamar aponta para uma necessidade urgente do suplicante e sugere que, por Sua boa vontade, Deus responde a esse pedido (Êx 22.27; SI 40.1). O mesmo tipo de oração fez com que o Senhor resgatasse Seu povo (Êx 2.23; 14.10,15; 15.25; 17.4; 22.23,27).
V.D CLAMOR A DEUS.
13 - E o SENHOR fez conforme a palavra de Moisés; e as rãs morreram nas casas, nos pátios, e nos campos.
COMENTÁRIO
13,14 — Havia muitas rãs mortas nos pátios e nos campos. A natureza miraculosa desta praga está no perfeito ajuste de tempo e na magnitude da invasão. Deus não as mandara sem planejamento. Ele fez com que as rãs aparecessem aos milhões de uma forma sobrenatural no momento exato, e também fez com que elas morressem na hora certa (Êx 8.30,31; 9.33; 10.18,19).
V.D FIDELIDADE DE DEUS.
V.D ORAÇÃO.
14 - E ajuntaram-se em montões, e a terra cheirou mal.
15 - Vendo, pois, Faraó que havia descanso, endureceu o seu coração, e não os ouviu como o SENHOR tinha dito.
COMENTÁRIO
O comportamento do faraó seguia um padrão. Durante os dias difíceis, o rei do Egito prometia qualquer coisa. Contudo, tão logo vinha o alívio, ele endurecia seu coração e não fazia o que havia assegurado (Êx 3.19; 4.21; 5.2; 7.3,13,14).
V.D DUREZA.
V.D SALÁRIO DO PECADO.
TERCEIRA PRAGA
PIOLHOS
(EX 8:16-19)
16 - Disse mais o SENHOR a Moisés: Dize a Arão: Estende a tua vara, e fere o pó da terra, para que se torne em piolhos por toda a terra do Egito.
COMENTÁRIO
16,17 — A praga dos piolhos foi a primeira a não ser anunciada antecipadamente ao faraó. Toda a terra do Egito. Também não está claro nesta passagem, mas, provavelmente, com base em Êxodo 8.22; 9.4,26; 10.23; 11.7, os hebreus não sofreram os efeitos dessa praga. Todo o pó da terra do Egito transformou-se em piolho (nvi) é uma hipérbole que indica um problema sem precedentes envolvendo minúsculos insetos multiplicados em um número incontável.
V.D ORDENS DIVINAS.
V.D VARA DE MOISÉS.
V.D MOISÉS.
17 - E fizeram assim; e Arão estendeu a sua mão com a sua vara, e feriu o pó da terra, e havia muitos piolhos nos homens e no gado; todo o pó da terra se tornou em piolhos em toda a terra do Egito.
V.D PRAGAS DO EGITO.
V.D OBEDIÊNCIA.
18 - E os magos fizeram também assim com os seus encantamentos para produzir piolhos, mas não puderam; e havia piolhos nos homens e no gado.
COMENTÁRIO
Os magos fizeram também assim com os seus encantamentos para produzirem piolhos, mas não puderam. Desta vez, os magos falharam. Talvez o fato de não tiver havido anúncio prévio não lhes tenha dado tempo de prepararem-se.
19 - Então disseram os magos a Faraó: Isto é o dedo de Deus. Porém o coração de Faraó se endureceu, e não os ouvia, como o SENHOR tinha dito.
COMENTÁRIO
É realmente notório que os magos do faraó tenham atribuído toda a desgraça ao dedo de Deus. Mas, que opções eles tinham? A própria competência dos feiticeiros estava em jogo. Ainda assim, as suas palavras não causaram nenhum impacto no faraó (Êx 3.19; 4.21; 5.2; 7.3,13,14).
DEDO DE DEUS
(EX 8:19; 31:18; SL 8:3 DN 5:5; LC 11:20).
V.D MAGOS.
QUARTA PRAGA:
MOSCAS
(EX 8:20-32).
20 - Disse mais o SENHOR a Moisés: Levanta-te pela manhã cedo e põe-te diante de Faraó; eis que ele sairá às águas; e dize-lhe: Assim diz o SENHOR: Deixa ir o meu povo, para que me sirva.
COMENTÁRIO
20-22 — A pressão sobre o faraó foi intensificada com esta praga. Pela primeira vez (leia Êx 9.4,26; 10.23; 11.7), Deus prometeu separar a terra de Gósen, a fim de proteger Seu povo das pragas egípcias. As moscas invadiriam todos os lugares, exceto o local onde estavam os hebreus. Assim, o Senhor faria com que Seu objetivo fosse compreendido por todas as pessoas do Egito. De certa forma, essa separação é o aspecto mais notável das pragas, especialmente na última (Êx 11.7; 12).
V.D MADRUGAR.
V.D MOISÉS.
21 - Porque se não deixares ir o meu povo, eis que enviarei enxames de moscas sobre ti, e sobre os teus servos, e sobre o teu povo, e às tuas casas; e as casas dos egípcios se encherão destes enxames, e também a terra em que eles estiverem.
V.D AMEAÇAS.
V.D MOISÉS.
22 - E naquele dia eu separarei a terra de Gósen, em que meu povo habita que nela não haja enxames de moscas, para que saibas que eu sou o SENHOR no meio desta terra.
V.D CONHECIMENTO.
GÓSEN
Região do EGITO habitada pelos israelitas
(GN 45:10;46:34; 47:4; EX 8:22).
V.D ISRAEL OBEDIENTE.
23 - E porei separação entre o meu povo e o teu povo; amanhã se fará este sinal.
COMENTÁRIO
Na promessa porei separação entre o meu povo e o teu povo, está implícita a ideia de estabelecer um resgate, mas o significado não está claro neste contexto. A tradução separação decorre do fato de ter sido usado como documento original a Septuaginta (lxx) e a Vulgata, versões que visam a uma melhor interpretação (e seguem o significado do verbo-chave em Êxodo 8.22).
V.D PROTEÇÃO DIVINA.
V.D POVO DE DEUS.
24 - E o SENHOR fez assim; e vieram grandes enxames de moscas à casa de Faraó e às casas dos seus servos, e sobre toda a terra do Egito; a terra foi corrompida destes enxames.
COMENTÁRIO
Não há a menção da vara de Moisés nesta passagem (compare com Êx 7.20). Talvez a vara tenha sido erguida por Moisés ou Arão, mas a ênfase aqui é na ação do Senhor. Como Ele avisara, as moscas trouxeram destruição. A palavra corrompida pode ser usada tanto para aludir a uma corrupção moral (Gn 6.12) como para indicar ruína física, como no caso deste versículo.
V.D PRAGAS DO EGITO.
25 - Então chamou Faraó a Moisés e a Arão, e disse: Ide, e sacrificai ao vosso Deus nesta terra.
COMENTÁRIO
A resposta do faraó foi de uma submissão parcial somente. Nesta terra indica que o rei do Egito não permitiu que eles saíssem do país.
26 - E Moisés disse: Não convém que façamos assim, porque sacrificaríamos ao SENHOR nosso Deus a abominação dos egípcios; eis que se sacrificássemos a abominação dos egípcios perante os seus olhos, não nos apedrejariam eles?
COMENTÁRIO
Quando Moisés utilizou a forte terminologia abominação dos egípcios (Dt 17.1; 18.12; 22.5), ponderou e percebeu que os sacrifícios iam contra a ética e a cultura dos egípcios (Gn 43.32; 46.34). Os sacrifícios de animais em Israel incluíam as ovelhas, que eram detestáveis para os egípcios. A raiva que geraria nos egípcios poderia fazer com que eles apedrejassem os hebreus até a morte.
27 - Deixa-nos ir caminho de três dias ao deserto, para que sacrifiquemos ao SENHOR nosso Deus, como ele nos disser.
COMENTÁRIO
Deixa-nos ir caminho de três dias ao deserto. Aqui há reiteração do pedido em Êxodo 3.18. Param mais detalhes, ver o comentário sobre esse trecho.
V.D OBEDIÊNCIA.
V.D SACRIFICIO.
28 - Então disse Faraó: Deixar-vos-ei ir, para que sacrifiqueis ao SENHOR vosso Deus no deserto; somente que, indo, não vá longe; orai também por mim.
COMENTÁRIO
Faraó até estava disposto a considerar o pedido, mas com uma restrição e uma condição: somente que indo, não vá longe; orai também por mim.
V.D ORAÇÃO.
29 - E Moisés disse: Eis que saio de ti, e orarei ao SENHOR, que estes enxames de moscas se retirem amanhã de Faraó, dos seus servos, e do seu povo; somente que Faraó não mais me engane, não deixando ir a este povo para sacrificar ao SENHOR.
COMENTÁRIO
Moisés prometeu orar para que os enxames de moscas deixassem o povo egípcio, mas pediu a faraó que, desta vez, mantivesse a sua palavra: somente que Faraó não mais me engane, não deixando ir a este povo para sacrificar ao Senhor. (Veja também Êx 7.22; 8.15,19.)
V.D ENGANO.
30 - Então saiu Moisés da presença de Faraó, e orou ao SENHOR.
COMENTÁRIO
30-32 — Assim que o Senhor retirou os enxames de moscas, o faraó obstinou-se novamente contra Moisés, Israel e Deus, endurecendo seu coração (Êx 3.19; 4-21; 5.2; 7.3,13,14).
V.D CLAMOR A DEUS.
31 - E fez o SENHOR conforme a palavra de Moisés, e os enxames de moscas se retiraram de Faraó, dos seus servos, e do seu povo; não ficou uma só.
V.D ORAÇÃO.
32 - Mas endureceu Faraó ainda esta vez seu coração, e não deixou ir o povo.
V.D TEIMOSIA.
V.D FALSIDADE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário