terça-feira, 12 de abril de 2016

MOISÉS FALA OUTRA VEZ A FARAÓ

MOISÉS FALA OUTRA VEZ A FARAÓ
(EX 7:1-13)
1 - ENTÃO disse o SENHOR a Moisés: Eis que te tenho posto por deus sobre Faraó, e Arão, teu irmão, será o teu profeta.
COMENTÁRIO
7:1 profeta. A origem do termo hebraico para "profeta" é pacífico, mas talvez o que significa "aquele que é chamado." A função de Arão, em relação a Moisés demonstra a função de um profeta verdadeiro em relação a Deus (note 4:13-16).
1. “O Senhor disse a Moisés: Ele está aqui encorajado a esperar novamente o rei não”, porém, como antigamente, na atitude de um suplicante humilde, mas agora armado com credenciais como embaixador dos deuses, e fazer seu pedido em um tom e forma que nenhum monarca terrestre ou tribunal já testemunhei.
Eu te dei “um deus feito, ou seja, definir, nomeado, um deus”, isto é, ele foi atuar nesse negócio como representante de Deus, agir e falar em seu nome e realizar coisas além do curso normal da natureza. Familiarmente Os orientais dizem de um homem que é eminentemente grande ou sábio, "ele é um deus" entre os homens.
“O teu irmão Aarão será teu profeta, isto é,” intérprete "ou" porta-voz. “Aquele era para ser o vigário de Deus, e o outro deve ser considerado o alto-falante em todas as cenas que se seguiram, embora seu nome não esteja expressamente mencionado”.
1,2 — Estes versículos repetem a questão principal abordada em Êxodo 4.10-17. Repetição variada faz parte do estilo narrativo hebraico para mostrar ênfase. Quanto ao significado da frase eis que te tenho posto por Deus, conclui-se que, da mesma forma que Moisés era o profeta de Deus, Arão era o profeta de Moisés. O irmão falaria por Moisés, tornando-se um porta-voz daquele que o enviou.
DISSE O SENHOR. A PALAVRA de DEUS era o fundamento da comissão de MOISÉS, a fonte de onde sua corajem emanou.
TU FALARÁS TUDO QUE EU TE ORDENAR. ESTE é o dever de cada servo de DEUS. NINGUÉM deve guardar silêncio na espera de oportunidade maior (2TM 4:2). TEMOS de declarar todo o conselho de DEUS (AT 20:27), nada retendo, nem mesmo as coisas que podem ofender, para não sermos profetas de coisas aprazíveis e de ilusões (IS 30:10).NÃO devemos pregar nossas próprias opiniões e teorias, mas seguir o exemplo do próprio JESUS CRISTO que só anunciava a mensagem prescrita por seu PAI (JO 12:49).ISTO quer dizer que nos devemos cingir fielmente da verdade bíblica (EF 6:14).
V.D ARÃO.
EXALTAÇÃO DOS SANTOS
Prometida:
(SL 91:14; S 33:16; 58:14; DN 12:3 HC 3:19; MT 19:28; LC 19:17; 1CO 6:2; AP 3:21; 5:10; 11:12).
PODER ESPIRITUAL
Encoraja as pessoas a repreender o pecado (MQ 3:8).
Mais poderoso que as forças físicas (ZC 4:6)
JESUS, seu exemplo supremo (LC 4:14).
Acompanha o batismo do ESPÍRITO SANTO (AT 1:8; 2:2).
Capacita as pessoas a falar com autoridade (AT 4:33; 6:8).
Enche a vida com influências curativas (AT 19:11-12; 1CO 2;4; EF3;16; 1TS 1:5; 2TM 1:7).
2 - Tu falarás tudo o que eu te mandar; e Arão, teu irmão, falará a Faraó, que deixe ir os filhos de Israel da sua terra.
COMENTÁRIO
7:2-5 A explicação teológica das pragas é dado nos primeiros cinco pragas. Obstinação de Faraó é auto-motivado (7:22, 8:15, 32; 9:7). Deus é dito ter endurecido o coração do faraó pragas em sete, oito e nove (10:1, 20, 27). Na sexta praga, a obstinação decorre próprio Faraó (9:35), mas Deus também afirma ter endurecido do Faraó (10:1). O propósito de Deus não é simplesmente um julgamento sobre Faraó, mas manifestando Seu poder de salvar o Seu povo, para que seu nome seja proclamado em toda a terra (9:16; Rom. 9:17, 18).
V.D HOMENS ESCOLHIDOS
3 - Eu, porém, endurecerei o coração de Faraó, e multiplicarei na terra do Egito os meus sinais e as minhas maravilhas.
COMENTÁRIO
3,4 — Endurecerei o coração de Faraó. Constava nos planos de Deus o fato de que o faraó seria resistente e inflexível [quanto a deixar Israel partir livre] (ver Êx 4.21). Assim, o endurecimento do coração do faraó prepararia o terreno para que o Senhor se manifestasse a Seu povo e o libertasse por meio de poderosos sinais e maravilhas. O sinal, em hebraico 'ot (Êx 4-8,9; 8.23) pode ser usado como um lembrete ou um símbolo (como em Êxodo 3.12,13). Entretanto, aqui tem o significado de garantia ou atestado da presença divina. Já a palavra maravilha (hb. mophet) fala, similarmente, de uma manifestação especial do poder de Deus. Estes dois termos — maravilha e sinal — dispostos lado a lado indicam obras tremendas e irrefutáveis. Deus demonstraria Seu grande poder e validaria a mensagem comunicada pelos Seus representantes, Moisés e Arão, com tais obras. O uso dos pronomes possessivos (minha, meus, meu) faz com que a declaração divina seja uma irrupção mais poderosa.
CEGUEIRA ESPIRITUAL
Infligida:
(IS 6:10 29:10; MC 4:12; JO 12:40; RM 11:25).
V.D MARAVILHA DE DEUS.
4 - Faraó, pois, não vos ouvirá; e eu porei minha mão sobre o Egito, e tirarei meus exércitos, meu povo, os filhos de Israel, da terra do Egito, com grandes juízos.
V.D ISRAEL
V.D JUIZO DE DEUS.
5 - Então os egípcios saberão que eu sou o SENHOR, quando estender a minha mão sobre o Egito, e tirar os filhos de Israel do meio deles.
V.D CONHECIMENTO.
V.D MÃO DIVINA.
V.D LIDER DIVINO.
6 - Assim fizeram Moisés e Arão; como o SENHOR lhes ordenara, assim fizeram.
V.D OBEDIÊNCIA.
7 - E Moisés era da idade de oitenta anos, e Arão da idade de oitenta e três anos quando falaram a Faraó.
COMENTÁRIO
Moisés era oitenta anos de idade Essa idade avançada era uma promessa que não tinham sido prontamente entregue em uma erupção cutânea ou empresa perigosos, e que sob as suas enfermidades atendente que não poderia ter realizado o trabalho em que eles estavam entrando, caso não tivessem sido apoiados por uma mão divina.
V.D ARÃO.
V.D LONGEVIDADE.
V.D MOISÉS.
8 - E o SENHOR falou a Moisés e a Arão, dizendo:
9 - Quando Faraó vos falar, dizendo: Fazei vós um milagre, dirás a Arão: Toma a tua vara, e lança-a diante de Faraó; e se tornará em serpente.
COMENTÁRIO
Serpente. A palavra hebraica aqui (diferente da palavra para "serpente" em 4:3) frequentemente se refere a um réptil mar ou de rio monstro (Gn 1:21; Ez. 29:3, 32:2), mas pode se referir a qualquer grande réptil. A grande serpente é, provavelmente, em vista.
Quando Faraó vos falar, & c. O rei seria naturalmente procura alguma evidência de terem sido enviados por Deus, e como ele seria de esperar os ministros de seus próprios deuses para fazer às mesmas obras, o concurso, a natureza do caso, seria um dos milagres. Aviso já foram tomadas da vara de Moisés (Ex 4:02), mas as hastes foram realizadas também por todos os nobres e pessoas oficial na corte do Faraó. “Era um costume egípcio, e as varas eram símbolos de autoridade ou hierarquia”. Assim Deus ordenou a seus servos, para usar uma vara.
V.D CURIOSIDADE.
V.D VARA DE MOISÉS.
10 - Então Moisés e Arão foram a Faraó, e fizeram assim como o SENHOR ordenara; e lançou Arão a sua vara diante de Faraó, e diante dos seus servos, e tornou-se serpente.
COMENTÁRIO
Lançou Arão a sua vara diante de Faraó, & c. É de presumir que o faraó havia exigido uma prova de sua missão divina.
V.D OBEDIÊNCIA.
V.D SERPENTES.
11 - E Faraó também chamou os sábios e encantadores; e os magos do Egito fizeram também o mesmo com os seus encantamentos.
COMENTÁRIO
mágicos. O termo hebraico indica uma gravadora ou um escritor, uma pessoa que aprendeu. Os mágicos egípcios contou com a truques de magia familiar, Aaron no poder divino. 9:11 Veja nota.
11. E Faraó também chamou os sábios e os feiticeiros, & c. Seu objeto de chamá-los foi para saber se esta fazendo de Aarons era realmente uma obra de poder divino ou meramente uma proeza da arte mágica. “Os magos do Egito moderno os tempos tenham sido muito adeptos comemorado em serpentes encantador e, em particular, pressionando a nuca, que jogá-los numa espécie de catalepsia, o que torna rígida e imóvel “, assim parecendo transformá-las em uma haste. Eles escondem a serpente sobre sua pessoa, e por atos de prestidigitação produzi-lo de seu vestido, dura e reta como uma vara. Apenas o mesmo truque foi jogado fora por seus predecessores antigos, o mais famoso deles, Janes e Jambres (2 Timóteo 3:8), foram chamados nesta ocasião. Eles tiveram tempo após a convocação para fazer os preparativos adequados, e assim parece que eles conseguiram por seus encantos na prática de uma ilusão dos sentidos.
MAGOS
(GN 41:24; EX 7:11; 8:19; 9:11; DN 2:2; 4:7).
FALSOS MILAGRES
(EX 7:11,22 8:7; MT 7:22; 24:24; 2TS 2:9; AP 13:13; 16:14; 19:20).
SÁBIOS
(GN 41:8; ET 1:13; DN 2:13,48; MT 2:1).
12 - Porque cada um lançou sua vara, e tornaram-se serpentes; mas a vara de Arão tragou as varas deles.
COMENTÁRIO
Mas a vara de ARÃO tragou as varas deles Isso era o que eles não podiam estar preparados para, e a derrota apareceu na perda de suas varas, que eram, provavelmente, serpentes reais.
V.D ARÃO.
13 - Porém o coração de Faraó se endureceu, e não os ouviu como o SENHOR tinha falado.
COMENTÁRIO
Muitas vezes o coração do faraó se endureceu, o que indica que ele permanecia insensível e impassível diante da demonstração do poder de Deus (Êx 7.14,22,23; 8.15,19,32; 9.7,12,34,35; 10.1,20,27; 11.10; 14.4,5,8). E isto se deu como o Senhor tinha dito — da forma que Deus planejara desde o começo (Êx 3.19; 4.21; 7.3,4). O rei do Egito era teimoso (Êx 5.1-9), mas também era prisioneiro do efetivo trabalho do Espírito de Deus (ver Isaías 6.10, em relação ao povo de Judá).
V.D DUREZA.
A PALAVRA É CONFIAVEL.
(1RS 8:56; SL 93:5; 111:7; EZ 12:25; DN 9:12; MT 5:18; LC 21:33 RM 4:16).
PRIMEIRA PRAGA:
AS ÁGUAS TORNAM EM SANGUE
(EX 7:14-25)
14 - Então disse o SENHOR a Moisés: O coração de Faraó está endurecido, recusa deixar ir o povo.
COMENTÁRIO
Em outros trechos (Êx 4.21; 7.13,22; 8.19), o termo endurecido é traduzido da palavra (hb. hazaq) que significa fortalecer-se, com a ideia de ser obstinado. Aqui, o verbo hebraico kabed passa o conceito de ser pesado, firme, insensível, inflexível. Veja a nota em Êxodo 4.21.
V.D TEIMOSIA.
V.D MOISÉS.
15 - Vai pela manhã a Faraó; eis que ele sairá às águas; põe-te em frente dele na beira do rio, e tomarás em tua mão a vara que se tornou em cobra.
COMENTÁRIO
Algumas das pragas foram anunciadas a faraó antecipadamente; outras vieram sem nenhum tipo de aviso. Aquelas informadas foram: a primeira (Êx 7.14-18), a segunda (Êx 8.1-4), a quarta (Êx 8.20-23), a quinta (Êx 9.1-5), a sétima (Êx 9.13-19), a oitava (Êx 10.1-6) e a décima (Êx 11.4-8). A terceira (Êx 8.16,17), a sexta (Êx 9.8- 10) e a nona (Êx 10.21-23) não foram prevenidas. Agora, observe o padrão: duas são anunciadas e, em seguida, vem uma sem qualquer tipo de aviso. Sistematicamente, isso acontece três vezes culminando na última, a pior praga [a morte dos primogênitos egípcios].
O Senhor orienta: Vai pela manhã a Faraó; eis que ele sairá às águas; põe-te em frente dele na praia do rio. O faraó não foi até o rio para se banhar, mas para receber poder. O banho do faraó no Nilo era um sagrado ritual egípcio conectado com a sua suposta divindade.
E tomarás em tua mão a vara que se tornou em cobra. A vara é chamada de a vara de Deus (Êx 4-20) e a vara de Arão (Êx 7.9).
16 - E lhe dirás: O SENHOR Deus dos hebreus me tem enviado a ti, dizendo: Deixa ir o meu povo, para que me sirva no deserto; porém eis que até agora não tens ouvido.
COMENTÁRIO
O Senhor, o Deus dos hebreus. Uma identificação similar do Senhor é usada no primeiro e desastroso encontro de Moisés com faraó (Êx 5.1,3)- Desta vez, o rei do Egito veria uma amostra do poder divino, e não apenas ouviria falar de Seu nome (Êx 2.23—3.15; 6.2-8; 9.1). Deixa ir o meu povo, para que me sirva no deserto. O verbo servir (hb. ' ãbad) aqui passa a ideia de adoração sagrada (Êx 8.20; 9.1,13). Há uma crítica implícita ao Egito, pois sua forma de prestar culto e de idolatria a vários deuses eram impróprias (Êx 3.18; 8.26,27).
V.D HEBREUS.
V.D POVO DE DEUS.
V.D SERVIÇO ESPIRITUAL.
17 - Assim diz o SENHOR: Nisto saberás que eu sou o SENHOR: Eis que eu com esta vara, que tenho em minha mão, feriremos as águas que estão no rio, e tornar-se-ão em sangue.
COMENTÁRIO
17,18 — As águas do Egito podem ter-se transformado literalmente em sangue. Entretanto, os elementos da passagem sugerem outra possibilidade: 1) as nove primeiras pragas formam um conjunto. Cada uma delas é um evento natural que ocorreu de forma miraculosa, em quantidade ou tempo. A transformação das águas em sangue não é um acontecimento natural; 2) as pragas tornavam-se mais e mais severas à medida que se iam sucedendo até atingir o ápice na décima. A transformação da água em sangue estaria assim fora deste padrão; 3) A palavra hebraica traduzida como sangue pode fazer referência à cor vermelha, como em Joel 2.31.
Pode ser que Deus tenha causado chuvas torrenciais para inundar e poluir as nascentes do Nilo, criando então a primeira praga no tempo exato. A terra vermelha e as algas podem ter feito com que as águas do rio ficassem com a coloração avermelhada, imprópria para beber e com pouco oxigênio para os peixes.
V.D CONHECIMENTO.
18 - E os peixes, que estão no rio, morrerão, e o rio cheirará mal; e os egípcios terão nojo de beber da água do rio.
19 - Disse mais o SENHOR a Moisés: Dize a Arão: Toma tua vara, e estende a tua mão sobre as águas do Egito, sobre as suas correntes, sobre os seus rios, e sobre os seus tanques, e sobre todo o ajuntamento das suas águas, para que se torne em sangue; e haja sangue em toda terra do EGITO, assim nos vasos de madeira como nos de pedra.
COMENTÁRIO
As águas do Egito vinham do Nilo e de sua cheia anual. A praga afetou todo o sistema de irrigação e distribuição de água da nação, até mesmo os reservatórios de madeira e pedra, que armazenavam quantidades extras de água para o consumo.
V.D ORDENS DIVINAS.
V.D VARA DE MOISÉS.
20 - E Moisés e Arão fizeram assim como o SENHOR tinha mandado; e Arão levantou a vara, e feriu as águas que estavam no rio, diante dos olhos de Faraó, e diante dos olhos de seus servos; e todas as águas do rio se tornaram em sangue.
COMENTÁRIO
20,21 — Moisés e Arão obedeceram aos comandos de Deus e invocaram a praga ferindo as águas com a vara (Êx 4.1-8,20; 7.9; 8.5,16; 9.23; 10.13,22; 14.16; 17.5,9). Mais tarde, os israelitas celebrariam este grande acontecimento em um salmo (SI 78.44; 105.29,30).
PRAGAS DO EGITO
(EX 7:20 8:6,17,24; 9:6,10,23; 10:13,22; 12:29).
V.D OBEDIÊNCIA.
21 - E os peixes, que estavam no rio, morreram, e o rio cheirou mal, e os egípcios não podiam beber a água do rio; e houve sangue por toda a terra do Egito.
PEIXES
(GN1:21; LV 11:9; SL 8;8;JO 21:6).
22 - Porém os magos do Egito também fizeram o mesmo com os seus encantamentos; de modo que o coração de Faraó se endureceu, e não os ouviu como o SENHOR tinha dito.
COMENTÁRIO
Os magos [...] com seus encantamentos. Talvez os feiticeiros do faraó fossem capazes de colorir a água de reservatórios, em um esforço para reproduzir o sinal dado pelo Senhor ao ferir o rio Nilo (Êx 7.11). Mas as tentativas dos magos eram medíocres. E mesmo com esta demonstração do poder de Deus, o coração de faraó se endureceu como o Senhor tinha dito (Êx 3.19; 4.21; 7.3,13,14).
V.D A PALAVRA É CONFIAVEL.
V.D MAGOS.
V.D FALSOS MILAGRES.
23 - E virou-se Faraó, e foi para sua casa; nem ainda nisto pôs seu coração.
COMENTÁRIO
23-25 — O faraó mostrou o seu total desdém à demonstração do poder de Deus no Nilo quando hes deu as costas e voltou para o palácio (nvi). Ele também revelou ser indiferente ao sofrimento de seu povo.
V.D DUREZA.
24 - E todos os egípcios cavaram poços junto ao rio, para beberem água; porquanto não podiam beber da água do rio.
25 - Assim se cumpriram sete dias, depois que o SENHOR ferira o rio.
SETE DIAS
(GN 2:3; 7:4; EX 7:25; 29:30; 1SM 11;3; 13:8; EZ 3:15; AT 20:6; 21;4; 28:14).

Nenhum comentário:

Postar um comentário