terça-feira, 12 de abril de 2016

O BEZERRO DE OURO

O BEZERRO DE OURO
(EX 32:1-10)


1 - MAS vendo o povo que Moisés tardava em descer do monte, acercou-se de Arão, e disse-lhe: Levanta-te, faze-nos deuses, que vão adiante de nós; porque quanto a este Moisés, o homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe sucedeu.
Comentário
A infame história começa em um nível completamente humano. A prolongada ausência de Moisés (Ex 24.18), expressa na sentença vendo o povo que Moisés tardava em descer do monte, e o ambiente fisicamente hostil no qual ele desaparecera (Ex 24.9-17) levou o povo a pensar o que poderia ter acontecido com o profeta para que não tivesse retornado. Apesar de os hebreus serem os remidos de Israel (Êx 12; 14.31), eles buscaram outros deuses, pois estavam preenchidos por um sentimento de desencorajamento.
O mais chocante se dá quando descobrimos o papel que Arão teve nessa situação. Aparentemente, ele também não tinha mais esperanças de que seu irmão voltasse. Moisés sumiu por 40 dias. Sendo assim, concluímos que as pessoas começaram a perder a paciência antes desse período e a pedir não pelo verdadeiro Deus, mas por outros deuses, o que se verifica no clamor faça-nos deuses. A produção dos ídolos deve ter levado certo tempo.
A inquietação e a revolta dos israelitas são traduzidas na expressão este Moisés, um modo sarcástico, mordaz e degradante de falar. O que se pode concluir disso? Seria possível que toda a comunidade tivesse se voltado contra o profeta? Ou então que os desconfiados e os descrentes, que estavam no meio do povo, aproveitaram-se da situação para espalhar o mal? Também devemos considerar a possibilidade de uma hostilidade espiritual — forças invisíveis e desconhecidas disseminaram a perversidade entre o povo de Deus. Estevão faz alusão a esse evento quando fala: em seu coração, se tomaram ao Egito (At. 7.39,40).
Faze-nos deuses. O hábito de idolatria aprendido no EGITO,era tão forte que poucos dias sem ouvir a voz do profeta e líder dinâmico, eram suficientes para o povo voltar a lama idolatria (2PE 2:20-22), uma descrição dos que voltam a vida mundana, após terem conhecido a JESUS CRISTO.
INCONSTÂNCIA
(SL 106:13; MT 13:6; AT 13:13; GL 1:6; 2:12).
DESVIADOS 
Suas causas:
Ausência de líderes espirituais (EX 32:1,8; 1SM 15:11).
Más associações (1RS 11:4).
Êxito mundano (2CR 25:2, 14; SL 78:57; OS 6:4; SF 1:6).
Pouca profundidade (LC 8:13).
Vida vazia (LC 11:24-26).
Falta de visão espiritual (JO 6:63-64,66; 1TM 5:15).
Amor ao mundo (2TM 4:10).
APOSTASIA
(EX 32:1; DT 13:13; JZ 2:17; NE 9:26; EZ 36:20; AT 7:39; 2TM 4:10; HB 6:6; 1JO 2:19).
Apostasia significa o abandono e a negação da fé. Ou seja, a negação daquilo que se crê, ou melhor, que se cria. De uma forma bem simples, é a negação do ensino da Bíblia e o afastamento das pessoas da vontade de Deus. - 
Renúncia de uma religião ou crença, abandono da fé.
2 - E Arão lhes disse: Arrancai os pendentes de ouro, que estão nas orelhas de vossas mulheres, e de vossos filhos, e de vossas filhas, e trazei-mos.
BRINCOS
(GN 35:4; EX 32:2; 35:22; NM 31:50; JZ 8:24; JÓ 42:11; PV 25:12; EZ 16:12 OS 2:13).
V.D ARÃO.
3 - Então todo o povo arrancou os pendentes de ouro, que estavam nas suas orelhas, e os trouxeram a Arão.
COMENTÁRIO
32.2,3 — Os pendentes de ouro faziam parte do tesouro trazido do Egito e deveriam ser usados para a construção do tabernáculo (Ex 35.20-29).
4 - E ele os tomou das suas mãos, e trabalhou o ouro com um buril, e fez dele um bezerro de fundição. Então disseram: Este é teu deus, ó Israel, que te tirou da terra do Egito.
COPMENTÁRIO
O bezerro de fundição era um abominável símbolo de adoração. A vaca e o boi eram adorados no Egito, e o boi era uma forma corpórea conhecida do deus Baal em Canaã. A declaração estes são teus deuses sugere que a adoração ao Senhor tinha sido misturada com os símbolos de Baal e de outros deuses da fertilidade. Assim, Arão se fez líder para que os hebreus violassem os três primeiros mandamentos: eles se curvaram a outro deus além do Senhor, fizeram uma imagem para cultuar e usaram o nome de Deus em uma falsa adoração (v. 5). Deus dissera repetidamente que Ele, e somente Ele, libertou os israelitas do Egito (Ex 20.1,2;29.45,46), um acontecimento que todos testemunharam.
IDOLATRIA
(EX 32:4; NM 25:2; JZ 3:7; 1RS 12:32; 16:31; 2RS 17:12; 21:21; 2CR 25;14; 28:2; DN 3:7; 5:23; AT 17:16; GL 4:8).
BEZERRO DE OURO
Feito por ARÃO:
(EX 32:4; DT 9:16; NE 9:18; SL 106:19; AT 7:41).
MOLDADORES
(EX 32:4; 1RS 7:15,23; 2CR 4:17).
CUMPLICIDADE
(SL 50:18; PV 24:24; 28:4; MC 14:11; AT 22:20; RM 1:32).
5 - E Arão, vendo isto, edificou um altar diante dele; e apregoou Arão, e disse: Amanhã será festa ao SENHOR.
COMENTÁRIO
Festa ao Senhor. A apostasia nos cega para o fato de que rejeitamos Deus.
ALTARES IDÓLATRAS
(1R 16:32; 18:26; IS 27:9; 65:3; OS 8:11; AT 17:23).
6 - E no dia seguinte madrugaram, e ofereceram holocaustos, e trouxeram ofertas pacíficas; e o povo assentou-se a comer e a beber; depois levantou-se a folgar.
COMENTÁRIO
A adoração expressa neste texto envolvia sacrifícios provavelmente combinados com atos sexuais profanos. As palavras levantaram-se a folgar sugerem essa ideia. [Veja Ex 34-12-16 para saber mais detalhes a respeito de tais práticas Cananeia, que Israel foi proibida de seguir.]
MADRUGAR
Para praticar a mal:
(EX 32:6; NM 14:40; IS 5:11).
FUNÇÕES SOCIAIS
Orgias nas celebrações:
(EX 32;6; JZ 9:27; 16:25; 1SM 25:36; 30:16; GL 5:21; 1PE 4:3).
7 - Então disse o SENHOR a Moisés: Vai, desce; porque o teu povo, que fizeste subir do Egito, se tem corrompido.
CORRUPÇÃO
Social e política
(GN 6:5; JÓ 15:16; SL 14:3; IS 1:6; 59:3; 64:6; JR 16:12; MQ 7:3; MT 23;27; MC 7:21; RM 1:24; 2PE 2:12).
8 - E depressa se tem desviado do caminho que eu lhe tinha ordenado; eles fizeram para si um bezerro de fundição, e perante ele se inclinaram, e ofereceram-lhe sacrifícios, e disseram: Este é o teu deus, ó Israel, que te tirou da terra do Egito.
COMENTÁRIO
32.7,8 — O Senhor alertou Moisés sobre o pecado que Israel estava cometendo. No hebraico, o termo shahat, que nesta passagem se refere à expressão se tem desviado do caminho, significa desvirtuar ou arruinar. Foi usado também para descrever a ruína da humanidade que provocou o dilúvio (Gn 6.12).
DESVIADOS
Suas causas:
Ausência de líderes espirituais (EX 32:1,8; 1SM 15:11).
Más associações (1RS 11:4).
Êxito mundano (2CR 25:2,14; SL 78:57; OS 6:4; SF 1:6).
Pouca profundidade (LC 8:13).
Vida vazia (LC 11:24-26).
Falta de visão espiritual (JO 6;63-66; 1TM 5:15).
Amar ao mundo (2tm 4:10).
ABANDONAR A DEUS
(DT 28:20; JZ 10:13; 1SM 8:8; 1RS 11:33; 2CR 12:1; 21;10; ED 9:10; IS 43:22; JR 17:13).
9 - Disse mais o SENHOR a Moisés: Tenho visto a este povo, e eis que é povo de dura cerviz.
COMENTÁRIO
Povo obstinado. Esta é a primeira ocorrência dessa triste expressão, que alude à teimosia do povo em recusar-se a seguir os caminhos de Deus (Êx 33.3,5; 34.9; Dt 9.6,13; 10.16).
VISÃO DIVINA
Compreende toda a vida humana:
(GN 6:5; EX 3:9; 2SM 22;28; 2CR 16:9; SL 11:4; 34:15; 139:16; JR 32:19; AM 9:8; ZC 4:10).
TEIMOSIA
(EX 32:9; DT 21;20; 31:27; 1SM 8;19; 2CR 24:19; 2CR 30:8; JR 32:33; JR 44:16; ZC 7:11; AT 7:51).
10 - Agora, pois, deixa-me, para que o meu furor se acenda contra ele, e o consuma; e eu farei de ti uma grande nação.
COMENTÁRIO
As palavras de Deus neste momento se tornaram aterradoras. Ele ameaçou destruir toda a nação e começar de uma nova maneira com Moisés (Nml4-11,12). A declaração fez com que o profeta intercedesse a favor do povo pela misericórdia divina (v. 11-13).
VINGANÇA DIVINA
(DT 32:35; SL 94:1; EZ 25:17; MQ 5:15; NA 1:2; RM 12:19; 2TS 1:8; HB 10:30).
IRA DE DEUS
(2RS 22:13; SL 2:12; JO 3:36; RM 1:18; RM 2:8; EF 5:6; 1TS 2:16).
MOISÉS INTERCEDE PELO POVO
(EX 32:11-24)
11 - Moisés, porém, suplicou ao SENHOR seu Deus e disse: Ó SENHOR, por que se acende o teu furor contra o teu povo, que tiraste da terra do Egito com grande força e com forte mão?
COMENTÁRIO
Moisés rejeita oferta de Deus v. 10. Em vez disso, argumentando com base nos a honra do nome de Deus (v. 12) e apelando a fidelidade de Deus à aliança promessas feita aos patriarcas (v. 13), Moisés suplica para que Deus continue a reconhecer Israel como Seu povo.
SUPLICOU. É uma súplica de CRISTO, que achou uma desculpa para SEUS algozes (LC 23:34).
ORAÇÕES INTERCESSORAS
MOISÉS por ISRAEL (EX 32:32).
MOISÉS por MIRIÃ (NM 12:13).
MOISÉS por ISRAEL (NM 14:17; DT 9;26).
SAMUEL por ISRAEL (1SM 7;5).
HOMEM de DEUS por JEROBOÃO (1RS 13:6).
DAVI por ISRAEL (1CR 21:17).
EZEQUIAS pelo povo (2CR 30;18).
OUTROS exemplos (JÓ 42:10; SL 106:23; EF 1:16).
LIBERTAÇÃO DE ISRAEL
(EX 14:30; 1SM 14:15; 2CR 14;12; 20:22; 32:21).
MÃO DIVINA
Sobre as pessoas para abençoá-las:
(2CR 30:12; ED 7;9; 8:18; NE 2:18; SL 37:24; 104:28; JO 10:28).
LIDER DIVINO
Como e aonde dirige o seu povo:
Por lugares difíceis, para prová-los (DT 8:2; 32:11-12).
Por vereda plana (SL 27:11; 60:9).
Como pastor (SL 77:20).
Nenhum lugar esta fora do alcance de sua mão (SL 139:9-10; PV 20:24; IS 63:14).
Firme até a cruz (MC 10:32).
Até a beira do desconhecido (LC 24:50-51).
12 - Por que hão de falar os egípcios, dizendo: Para mal os tirou, para matá-los nos montes, e para destruí-los da face da terra? Torna-te do furor da tua ira, e arrepende-te deste mal contra o teu povo.
POVO DE DEUS
Um tesouro especial (EX 19:5).
Escolhido pelo SENHOR (DT 14:2).
Exaltado sobre todas as nações (DT 26:19; 1SM 12:22; SL 29:11).
Guiada como um rebanho (SL 78:52; 100:3).
Preparado para o serviço (LC 1:17; AT 15:14).
Caracterizado pelo zelo (Tt 2:14).
A lei escrita em seu coração (HB 8:10; 1PE 2;9; AP 21:3). 
13 - Lembra-te de Abraão, de Isaque, e de Israel, os teus servos, aos quais por ti mesmo tens jurado, e lhes disseste: Multiplicarei a vossa descendência como as estrelas dos céus, e darei à vossa descendência toda esta terra, de que tenho falado, para que a possuam por herança eternamente.
COMENTÁRIO
32.11-13 — Moisés usou três principais argumentos para, em sua intercessão, abrandar a ira do Senhor. (1) A libertação dos israelitas do Egito foi obra do Senhor. Como Ele poderia abandoná-los agora? (2) Os egípcios ouviriam a sentença sobre os hebreus e chegariam à conclusão de que, no final, o Egito triunfou. (3) A aliança fora estabelecida muito antes do juramento divino. Como Deus poderia revogar Sua promessa agora? Podemos ver claramente a humildade do profeta, sua compaixão pelo povo e seu zelo pela glória e honra do Senhor.
INFLUÊNCIA DOS JUSTOS
Boa influência dos justos:
(SL 25:13; 37:25; 69:36; 102:2; PV 11:21 14:26; 20:7).
JURAMENTOS DIVINOS
(GN 22:16; SL 89:35; 95:11; IS 14:24; 62:8; LC 1:73; HB 3:11; 6:17).
POSTERIDADE
Prometida:
(GN 15:5,18; 17:20; 22:17; 26:24; LV 26:9; DT 7:13; RM 4:18).
POSTERIDADE SIGNIFICADO
Conjunto dos descendentes de um indivíduo, família, povo, nação etc.; descendência.
CANAÃ
Prometida a ABRAÃO:
(GN 12:7; 13:15; 15:7,18; 17:8; 50;24; EX 6:8; LV 20;24; NM 14:8; DT 6:10; 31:20; JS 5;6; JZ 2;1).
14 - Então o SENHOR arrependeu-se do mal que dissera que havia de fazer ao seu povo.
COMENTÁRIO
Então, o Senhor arrependeu-se. Neste versículo está um maravilhoso exemplo da interação entre uma intercessão com fé e o propósito do Senhor. Deus tinha a intenção de poupar Israel. Contudo, Ele incluiu Moisés no processo ao fazer com que ele orasse pela consequência justa e correta. O Senhor usa nossas orações combinadas com Suas próprias determinações para fazer com que Sua vontade seja feita.
ORAÇÃO
Orações respondidas:
MOISÉS (EX 15:24-25).
GIDEÃO (JZ 6:39-40; 13:9).
ANA (1SM 1:27).
SAMUEL (1SM 7:9-10).
SALOMÃO (1RS 9:3).
ELIAS (1RS 18:37-38; 2RS 6:18).
EZEQUIAS (2RS 19:19-20).
JOSAFÁ (2CR 18:31; 32:21).
ESDRAS (ED 8:23).
ZACARIAS (LC 1:13).
IGREJA PRIMITIVA ( AT 4:31).
15 - E virou-se Moisés e desceu do monte com as duas tábuas do testemunho na mão, tábuas escritas de ambos os lados; de um e de outro lado estavam escritas.
TÁBUAS DE PEDRA
Sobre as quais foi escrito o DECÁLOGO:
(EX 24:12; 31:18; 32:15 34:1; DT 10:5; 1RS 8:9; HB 9:4).
16 - E aquelas tábuas era obra de Deus; também a escritura era a mesma escritura de Deus, esculpida nas tábuas.
COMENTÁRIO
32.15,16 — As duas tábuas do Testemunho são as tábuas da aliança ou as tábuas dos Dez Mandamentos (Ex 31.18).
DECÁLOGO
Os dez mandamentos:
(EX 20:1; 32:16; 34;28; DT 4:13; 5:7; 10:4; JS 8:32).
V.D DEDO DE DEUS.
V.D ESCRITA.
17 - E, ouvindo Josué a voz do povo que jubilava, disse a Moisés: Alarido de guerra há no arraial.
COMENTÁRIO
Josué acompanhou o profeta até, pelo menos, certa parte da jornada ao monte Sinai (Ex 24.13,14). Ao que tudo indica, enquanto Moisés estava sozinho com Deus, Josué permaneceu por perto. De onde estava ele foi a primeira pessoa a ouvir a adoração ao bezerro de ouro, e transmitiu a alarmante informação a Moisés.
V.D JOSUÉ
V.D JOSUÉ, O SUCESSOR.
18 - Porém ele respondeu: Não é alarido dos vitoriosos, nem alarido dos vencidos, mas o alarido dos que cantam, eu ouço.
COMENTÁRIO
A resposta de Moisés às palavras de Josué se dá em um poema de três versos. Neste, o termo alarido, que aparece três vezes, também é traduzido como canto (N VI) e som (NVI), e soa muito semelhante à palavra traduzida como canções. Moisés sabia que o som das canções só poderia significar problema. Visto que ele não deixara nenhuma instrução acerca da adoração a Deus, o povo se sentiu inclinado a adorar outros deuses. O interessante, entretanto, é que o termo canções estava associado, no pensamento de Moisés, à adoração.
FUNÇÕES SOCIAIS
Orgias nas celebrações:
(EX 32:6; JZ 9:27; 16:25; 1SM 25:36; 30:16; GL 5:21 1PE 4:3).
19 - E aconteceu que, chegando Moisés ao arraial, e vendo o bezerro e as danças, acendeu-se-lhe o furor, e arremessou as tábuas das suas mãos, e quebrou-as ao pé do monte.
V.D BEZERRO DE OURO.
DANÇA
Mundana:
(EX 32:19; JZ 11:34; 21:21; 1SM 30:16; JÓ 21:11; EC 3:4; JR 31:4; MC 6:22).
INDIGNAÇÃO
Justa indignação humana:
(EX 32:19; LV 10:16; NM 16:15; JZ 14:19;1SM 11:6; NE 5:6).
20 - E tomou o bezerro que tinham feito, e queimou-o no fogo, moendo-o até que se tornou em pó; e o espargiu sobre as águas, e deu-o a beber aos filhos de Israel.
COMENTÁRIO
32.19,20 — Em sua grande ira, Moisés jogou as tábuas no chão. Este gesto, altamente simbólico, indicava que a Lei tinha sido quebrada pelas ações do povo. Depois, o profeta destruiu o bezerro, até virar pó, e, por fim, fez os filhos de Israel beber seus resíduos misturados à água.
ICONOCLASTAS
Destruição de ídolos:
(EX 32:20; JZ 6:28; 2SM 5:21; 1RS 15:13; 2RS 10:26; 11:18; 18:4; 23:14; 2CR 14:3; 33:15).
Iconoclasta é nome dado ao membro do movimento de contestação à veneração de ícones religiosos que surgiu no século VIII denominado Iconoclastia. O termo iconoclastia significa literalmente “quebrador de imagem” e tem origem no grego eikon (ícone ou imagem) e klastein (quebrar).
HUMILHAÇÃO
(EX 32:20; NM 12:15; 2CR 32:21; ET 7:10; JR 48:39).
21 - E Moisés perguntou a Arão: Que te tem feito este povo, que sobre ele trouxeste tamanho pecado?
PECADO REPREENDIDO
(GN 3:17)
Homem de DEUS repreende a ELI (1SM 2:29).
SAMUEL repreende a SAUL (1SM 13:13).
NATÃ repreende a DAVI (2SM 12:7,9; 1RS 18:18).
ELIAS repreende a ACABE (1RS 21:20).
ZACARIAS repreende a JUDÁ (2CR 24:20).
ESDRAS repreende ao povo (Ed 10:10-11; DN 5:22; MT 25:26).
O malfeitor repreende a seu companheiro (LC 23:39-40).
22 - Então respondeu Arão: Não se acenda a ira do meu senhor; tu sabes que este povo é inclinado ao mal.
23 - E eles me disseram: Faze-nos um deus que vá adiante de nós; porque não sabemos o que sucedeu a este Moisés, a este homem que nos tirou da terra do Egito.
V.D IDOLATRIA.
V.D APOSTASIA.
24 - Então eu lhes disse: Quem tem ouro, arranque-o; e deram-mo, e lancei-o no fogo, e saiu este bezerro.
COMENTÁRIO
32.21-24 — Moisés se dirigiu a Arão querendo saber como a situação chegara ao ponto em que estava. A medíocre resposta do sacerdote nos faz lembrar a sofrível justificativa de Adão a Deus em Génesis 3.12. Arão lançou a culpa sobre o povo, em vez de admitir sua própria cumplicidade nesse terrível pecado.
DESCULPAS
Para justificar as más ações:
Por ADÃO ao comer a fruta proibida (GN 3:12).
Por ARÃO ao fazer o bezerro de ouro (EX 32:24).
Pelo rei SAUL ao usurpar as funções de sacerdote (1SM 13:12).
Também por tomar o despojo proibido (1SM 15:21).
O pecado é absolutamente inescusável (RM 1:20).
DISSIMULAÇÃO
Condenada:
(PV 17:15; 24:24; 28:4; IS 5:20; EZ 13:22; ML 2:17; RM 1:32).
Ocultação, por um indivíduo, de suas verdadeiras intenções e sentimentos; hipocrisia, fingimento.
MOISÉS MANDA MATAR OS IDÓLATRAS
(EX 32:25-29)
25 - E, vendo Moisés que o povo estava despido, porque Arão o havia deixado despir-se para vergonha entre os seus inimigos.
COMENTÁRIO
Apesar do retorno de Moisés, algumas pessoas permaneceram despidas para a vergonha, talvez se deixando levar pelo cego comportamento de adoração a Baal (Nm 25).
DEGRADAÇÃO
Do povo de DEUS:
(EX 32:25; EZ 16:6; 20:31; 2PE 2:22).
VERGONHA DO PECADO
(GN 3:10; EX 32:25; ED 9:6; JÓ 8:22; SL 44:15; JR 23:40; EZ 32:30; DN 12:2).
26 - Pôs-se em pé Moisés na porta do arraial e disse: Quem é do SENHOR, venha a mim. Então se ajuntaram a ele todos os filhos de Levi.
COMENTÁRIO
Quem é do Senhor. Os primeiros a responderem ao chamado de Moisés foram os homens da tribo de Levi, um ato que os aproximou ainda mais do culto ao Senhor.
SEPARAÇÃO
Separação de associações más, seu dever:
(NM 33:51-56; IS 52:11; JO 15:19; 17:16; AT 2:40; 2CO 6:17; EF 5:11; 2TS 3:6).
ESCOLHER O BEM OU O MAL
(EX 32:26; DT 30:19; JS 24:15; 1RS 18:21).
LEVITAS
Descendentes de LEVI escolhidos por DEUS para servir no tabernáculo:
(EX 32:26; NM 1:50; 3:6,39; 8:18,24; 18:3; 26:57; 35:2; DT 12:19; 14:27; 1CR 23:27; 2CR 11:13; 23:2; 29:34; LC 10:32).
27 - E disse-lhes: Assim diz o SENHOR Deus de Israel: Cada um ponha a sua espada sobre a sua coxa; e passai e tornai pelo arraial de porta em porta, e mate cada um a seu irmão, e cada um a seu amigo, e cada um a seu vizinho.
V.D VINGANÇA DIVINA.
28 - E os filhos de Levi fizeram conforme à palavra de Moisés; e caíram do povo aquele dia uns três mil homens.
COMENTÁRIO
32.27,28 — Moisés mandou os levitas matarem todos aqueles que estavam comprometidos com o mal (provavelmente com a degeneração sexual, conforme Nm 25). Era bastante doloroso para um levita matar seu irmão, seu amigo, seu próximo. Mas os perversos, mesmo sendo pessoas próximas ou parentas dos sacerdotes, tinham de ser executados, a fim de que todo o arraial não sofresse com o julgamento divino.
V.D PERVERSOS.
OBEDIÊNCIA
NOÉ (GN 6:22; 12:4).
ABRAÃO (GN 22:2-3).
BEZALEEL (EX 36:1; NM 9:23).
JOSUÉ (JS 11:15).
EZEQUIAS (2RS 18:6; ED 7:23; SL 27:8).
JOSÉ e MARIA (LC 2:39; AT 16:10).
PAULO ( AT 26:19; RM 16:19).
CRISTO (HB 5:8).
29 - Porquanto Moisés tinha dito: Consagrai hoje as vossas mãos ao SENHOR; porquanto cada um será contra o seu filho e contra o seu irmão; e isto, para que ele vos conceda hoje uma bênção.
COMENTÁRIO
Consagrai [...] ao Senhor. Todo o povo tinha de voltar-se completamente para o Deus vivo, a fim de que Ele o recebesse novamente e o abençoasse.
CONSAGRAÇÃO
Chamado a consagração pessoal:
(EX 32:29; 1CR 29:5; PV 23:26; RM 12:1; 2TM 2:21).
MOISÉS INTERCEDE PELO POVO
(EX 32:30-35)
30 - E aconteceu que no dia seguinte Moisés disse ao povo: Vós cometestes grande pecado. Agora, porém, subirei ao SENHOR; porventura farei propiciação por vosso pecado.
V.D PECADO REPREENDIDO.
V.D EXPIAÇÃO.
31 - Assim tornou-se Moisés ao SENHOR, e disse: Ora, este povo cometeu grande pecado fazendo para si deuses de ouro.
COMENTÁRIO
32.30,31 — O terrível pecado do povo tinha de ser expiado. Moisés esperava fazer a propiciação pelo mal que as pessoas haviam cometido.
V.D IDOLATRIA.
CONFISSÃO NACIONAL
(NM 21:7; JZ 10:10; 1SM 7:6; ED 9:6; NE 1:6; IS 59:12; JR 8:14; 14:7; DN 9:5).
32 - Agora, pois, perdoa o seu pecado, se não, risca-me, peço-te, do teu livro, que tens escrito.
COMENTÁRIO
Risca-me para fora de seu livro. Como não havia um registro de Israel (cf. Num. 1-4), assim que o próprio Deus tem um registro do seu povo (Sl. 56:8; É. 4:3; Mal. 3:16). Se Deus não perdoar o seu povo, Moisés pediu para ser deserdado com eles (cf. vv. 10, 11). Observe a mesma atitude de Paulo em Rom. 9:3.
AUTOSACRIFICIO
Exemplos:
JUDÁ (GN 44:33).
MOISÉS (EX 32:32).
A filha de JEFTÉ (JZ 11:36).
RUTE (RT 2:11).
ESTER (ET 4:16).
MOISÉS (HB 11:25).
V.D ORAÇÕES INTERCESSORAS.
PERDÃO DIVINO
Procurado:
(EX 32:32; 34:9; NM 14:19; 1SM 15:25; 2SM 24:10; SL 25:11; 51:1; DN 9:19).
33 - Então disse o SENHOR a Moisés: Aquele que pecar contra mim, a este riscarei do meu livro.
COMENTÁRIO
32.32,33 — Riscarei eu do meu livro. Este é o momento mais tocante na liderança de Moisés sobre os israelitas. Como Paulo, muitos séculos depois, ele pediu para ser amaldiçoado, pois assim talvez pudesse levar a salvação a seu povo (Rm 9.3). A oferta de Moisés não pôde ser aceita. Mas, seu gesto abnegado também nos remete ao sacrifício de Jesus, pois Deus o aprovou como a expiação de todos os pecados de cada geração da humanidade (Mc 10.45). Nesta passagem, meu livro é o Livro da Vida (SI 87.6; AP 3.5).
LIVRO DA VIDA
(EX 32:33; SL 69:28; DN 12:1; LC 10:20; FP 4:3; HB 12:23; AP 3:5; 13:8; 17:8; 20:12; 21:27; 22:19).
RESPONSABILIDADE
(DT 24:16; JÓ 19:4; PV 9:12; JR 31:30; EZ 18:20; RM 14:4; GL 6:5;).
V.D SALÁRIO DO PECADO.
TODO AQUELE QUE
Quanto a condenação:
(EX 32:33; DT 18;19; MT 5:22; JO 8:34; RM 2:1; 1JO 2:23; 3:4,10,15; 2JO 9).
34 - Vai, pois, agora, conduze este povo para onde te tenho dito; eis que o meu anjo irá adiante de ti; porém no dia da minha visitação visitarei neles o seu pecado.
COMENTÁRIO
Vou visitar punição. punição de Israel é apresentado como certo, mas indefinido. Aparentemente, uma praga foi logo acrescentado como um castigo temporário (v. 35). Finalmente, esta geração inteira, exceto por um pequeno remanescente, morreu no deserto (Nm 14:27-34).
Deus promete que Seu Anjo (Ex 23.20-23) continuaria a conduzir o povo, mas, junto a essa declaração, está uma solene ameaça de punição: o Senhor visitaria nos israelitas o pecado deles. A expressão que informa quando isso ocorreria, no dia da minha visitação, pode fazer referência ao Dia do Senhor, proclamado tempos depois pelos profetas (J1 2; Sf 1).
DIA DA VISITAÇÃO
(IS 10:3; JR 10:15; 46:21; OS 9:7; MQ 7;4; LC 19:44; 1PE 2:12).
V.D LIDER DIVINO.
RETRIBUIÇÃO
Ameaçada:
(EX 20:5; 32:34; DT 7;10; 2SM 12:10; SL 7:16; 37:15; IS 65:6; 66:6; JR 23:2; 51:56; OB 15; MT 23:35; HB 10:30).
V.D CANAÃ.
35 - Assim feriu o SENHOR o povo, por ter sido feito o bezerro que Arão tinha formado.
COMENTÁRIO
Não está muito claro se o Senhor feriu o povo depois da oração de Moisés ou se esta passagem faz referência ao julgamento que Deus já havia enviado sobre as pessoas (v. 26-28). É possível que aluda a ambas as punições do S e nhor: por este pecado em particular e pelas pragas posteriores que recairiam sobre os israelitas no deserto à medida que eles continuassem a desobedecer a Deus
V.D BEZERRO DE OURO.
AFLIÇÃO
O pecado é a principal origem:
(DT 28:67; JZ 2:15; 1SM 28:15; JÓ 15:20; SL 107:17; PV 13:15; RM 2:9; 3:16; TG 5:1)

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