terça-feira, 12 de abril de 2016

PERSEGUIÇÃO DE ISRAEL

PERSEGUIÇÃO DE ISRAEL
(EX 14:1-14)
1 - ENTÃO falou o SENHOR a Moisés, dizendo:
COMENTÁRIO
1— 15.21 — A travessia do mar Vermelho (ou mar de juncos), o ápice da saída do Egito, é narrada em prosa em uma passagem (cap. 14) e em poesia em outra, como um cântico de louvor a Deus (cap. 15).
V.D MOISÉS.
2 - Fala aos filhos de Israel que voltem, e que se acampem diante de Pi-Hairote, entre Migdol e o mar, diante de Baal-Zefom; em frente dele assentareis o campo junto ao mar.
COMENTÁRIO
As áreas que correspondem a Pi-Hairote, Migdol e Baal-Zefom são desconhecidas hoje em dia.
Pi-Hairote pode ser a tradução de um nome egípcio, talvez morada de Hator [no panteão egípcio, a deusa protetora das mulheres, a divindade dos céus, do amor, da alegria, do vinho, da dança e da fertilidade; era uma das mais veneradas do Egito antigo], ou algo similar. Migdol quer dizer torre, e provavelmente faz alusão a uma característica topográfica. Baal-Zefom significa Baal do norte, uma palavra que sugere que as crenças dos cananeus se estenderam a essa região. Deus disse aos israelitas para acamparem à beira-mar, para que Ele pudesse, mais tarde, libertá-los milagrosamente.
V.D MAR VERMELHO.
3 - Então Faraó dirá dos filhos de Israel: Estão embaraçados na terra, o deserto os encerrou.
COMENTÁRIO
Os egípcios notaram a rota de escape de Israel e perceberam a mudança de direção (v. 2). Assim, concluíram que os israelitas estavam embaraçados na terra (ou vagando confusos, de acordo com a nvi). Esta era uma estratégia, claro, orquestrada pelo próprio Deus.
4 - E eu endurecerei o coração de Faraó, para que os persiga, e serei glorificado em Faraó e em todo o seu exército, e saberão os egípcios que eu sou o SENHOR. E eles fizeram assim.
COMENTÁRIO
4,5 — E eu endurecerei o coração de Faraó. Acerca desse assunto, veja Êxodo 3.19; 4.21;5.2; 7.3,13,14; 14-8. Mais um golpe foi desferido contra o rei do Egito. O significado da expressão serei glorificado é importante. A primeira vez que Moisés e Arão se aproximaram de faraó (Êx 5.1-9), este tratou com desprezo a Deus e aos dois homens. Com a derrota final do monarca, o nome do Senhor (isto é, Yahweh) e Sua associação com o povo de Israel seriam conhecidos e honrados em toda a terra.
V.D CONECIMENTO.
V.D SOBERANIA DE DEUS.
5 - Sendo, pois, anunciado ao rei do Egito que o povo fugia, mudou-se o coração de Faraó e dos seus servos contra o povo, e disseram: Por que fizemos isso, havendo deixado ir a Israel, para que não nos sirva?
V.D FUGITIVOS.
6 - E aprontou o seu carro, e tomou consigo o seu povo;
COMENTÁRIO
6,7— E tomou [...] todos os carros do Egito. Ao comando de faraó, os oficiais perseguiram os israelitas. Seiscentos carros escolhidos eram uma força enorme. Os carros de guerra nos tempos antigos exerciam uma larga vantagem sobre os soldados a pé.
7 - E tomou seiscentos carros escolhidos, e todos os carros do Egito, e os capitães sobre eles todos.
V.D CARROS DE GUERRA.
8 - Porque o SENHOR endureceu o coração de Faraó, rei do Egito, para que perseguisse aos filhos de Israel; porém os filhos de Israel saíram com alta mão.
COMENTÁRIO
O Senhor endureceu o coração de Faraó, como Ele prometera em Êxodo 14-4-
V.D DUREZA.
9 - E os egípcios perseguiram-nos, todos os cavalos e carros de Faraó, e os seus cavaleiros e o seu exército, e alcançaram-nos acampados junto ao mar, perto de Pi-Hairote, diante de Baal-Zefom.
COMENTÁRIO
9-11 — Não podemos culpar as pessoas por temerem. O medo em si não é um pecado. Entretanto, o comentário sarcástico dirigido a Moisés (e, consequentemente, ao Senhor) de que não havia sepulcros no Egito demonstrava pouca fé. Esta é apenas a primeira de uma série de reclamações que o povo proferiu contra Moisés. Uma após a outra, suas queixas foram crescendo em hostilidade (Êx 16.2,3;17.2,3).
10 - E aproximando Faraó, os filhos de Israel levantaram seus olhos, e eis que os egípcios vinham atrás deles, e temeram muito; então os filhos de Israel clamaram ao SENHOR.
V.D TEMOR DO HOMEM.
V.D DESASSOSSEGO.
V.D CLAMOR A DEUS.
11 - E disseram a Moisés: Não havia sepulcros no Egito, para nos tirar de lá, para que morramos neste deserto? Por que nos fizeste isto, fazendo-nos sair do Egito?
V.D MURMURAÇÃO.
V.D COVARDIA,
V.D DESESPERO.
12 - Não é esta a palavra que te falamos no Egito, dizendo: Deixa-nos, que sirvamos aos egípcios? Pois que melhor nos fora servir aos egípcios, do que morrermos no deserto.
COMENTÁRIO
A declaração deixa-nos, que sirvamos aos egípcios reporta-nos à réplica de Israel a Moisés e Arão após sua primeira e infeliz conversa com faraó (Êx 5.21).
V.D INGRATIDÃO.
V.D ISRAEL NO CATIVEIRO.
13 - Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do SENHOR, que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje vistes nunca mais os tornareis a ver.
COMENTÁRIO
Não temais é uma grande afirmação de fé de Moisés.
V.D ENCORAJAMENTO DIVINO.
V.D LIBERTAÇÃO DE ISRAEL.
V.D PACIÊNCIA.
V.D QUIETUDE.
V.D SALVAÇÃO.
14 - O SENHOR pelejará por vós, e vós vos calareis.
COMENTÁRIO
13,14 — Apesar das ásperas palavras dos homens, Moisés não se revoltou contra o povo que o acusava. Em vez disso, ele encorajou os israelitas com a promessa de ver o livramento do Senhor. A palavra no hebraico para livramento, yeshú'â, vem de um termo que tem a ver com cômodo ou espaço. As pessoas estavam sob grande pressão, sem saída e espremidas entre as águas e o exército de faraó. O livramento aliviaria a pressão de uma maneira comovente. Esta salvação viria do Senhor, e Ele seria louvado por causa disso (Êx 14.30; 15.2).
V.D DEUS DE BATALHAS.
V.D SILÊNCIO.
A PASSAGEM PELO MEIO DO MAR
(EX 14:15-25).
15) DISSE o SENHOR a MOISÉS POR que clamas a mim? DIZE aos filhos de ISRAEL que marchem.
Comentário:
POR que clamas a mim? A promessa da libertação já fora dada. AGORA é só marchar para frente, confiando em DEUS. SEMPRE foi esta atitude da fé cf. (TG 2:14-26).
16) E tu, levanta o teu bordão, estende a mão sobre o mar e divide-o, para que os filhos de ISRAEL passem pelo meio do mar em seco.
Significado de bordão:
Bastão; cajado; vara.
Caminho provido:
Através das dificuldades da vida:
16) E tu, levanta o teu bordão, estende a mão sobre o mar e divide-o, para que os filhos de ISRAEL passem pelo meio do mar em seco.(EX 15:19).
(JS 3:17)-OS sacerdotes que levavam a arca da aliança do SENHOR, pararam firmes em seco no meio do JORDÃO, enquanto todo o ISRAEL passou em seco, até que toda a nação acabou de atravessar o JORDÃO.
(PV 15:19)- O caminho do preguiçoso é cercado de espinhos, mas a vereda dos retos é uma estrada real.
(IS 30:21)- QUER te desvies para a direita, quer-te devies para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão a PALAVRA que dita atrás de ti: ESTE é o caminho, andai nele.
(IS 42:16)-GUIAREI os cegos por um caminho que não conheceram, farei que caminhem por veredas desconhecidas, tornarei as trevas em luz perante eles, e as coisas tortas endireitarei.ESTAS coisas lhes farei, e nunca os desampararei. (IS 43:16; 49:11).
PODER DE DEUS
PERMITIR QUE DEUS USE INSTRUMENTOS FRACOS PARA ALCANÇAR GRANDES RESULTADOS:
UMA vara-(EX 4:2).
UMA queixada-(JZ 15:15).
CINCO pedras-(1SM 17:40).
UM punhado de farinha e um pouco de azeite-(1RS 17:12).
UMA nuvem do tamanho de uma palma de uma mão de um homem-(1RS 18:44).
COISAS pequenas –(ZC 4:10).
SEMENTE de mostarda-(MT 13:32).
CINCO pães de cevada-(JO 6:9).
OS RECURSOS DE DEUS:
(1CO 1:27)-MAS DEUS escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias;DEUS escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes.
(1CO 1:28)-DEUS escolheu as coisas vis deste mundo, as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são.
(1CO 1:29)-PARA que ninguém se glorie perante ELE.
VARA DE MOISÉS:
(EX 4:2,17,20; 7:19; 8:16; 9:23; 10:13; 14:16; 17:5,9).
17) EIS que endurecerei o coração dos egípcios, para que vos sigam e entrem nele; serei glorificado em FARAÓ e em todo o seu exército nos seus carros e nos seus cavalarianos.
CARROS DE TRANSPORTE
USADOS EM VIAGENS
(GN 41:43; 46:29; 1RS 12:18; 2RS 9:16; AT 8:29).
HONRA DEVIDA A DEUS
(SL 29:2)-DAÍ ao SENHOR a glória devida ao seu nome, adorai o SENHOR na beleza da sua santidade.
(SL 34:3)-ENGRANDECEI ao SENHOR comigo juntos exaltaremos o seu nome.
(SL 57:5)-SÊ exaltado, ó DEUS, acima dos céus, seja a tua glória sobre toda a terra (SL 71:8).
(EC 12:7)-E o pó volte a terra, como o era, e o espírito volte a DEUS que o deu.
(AT 7:59)-E apedrejaram a ESTEVÃO, que em oração dizia: SENHOR JESUS, recebe o meu espírito (1CO 2:11).
(2CO 4:16)-POR isso não desfalecemos.AINDA que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia. (1TS 5:23).
(TG 2:26)-ASSIM como o corpo sem o espírito esta morto,assim também a fé sem as obras esta morta.
(SL 107:32)-EXALTEM-no na congregação do povo e louvem no na assembleia dos anciãos (SL 145:5).
(IS 25:1)-O SENHOR, tu és o meu DEUS, e exaltar-te-ei a ti, e louvarei o teu nome, pois em perfeita fidelidade fizeste maravilhas, e executaste os teus conselhos antigos.
(AP 19:7)-REGOZIJEMO-NOS, e exaltemos e damos-lhe a glória! Pois são chegadas as bodas do cordeiro, e já sua noiva se aprontou.
18) E os egípcios saberão que eu sou o SENHOR, quando for glorificado em FARAÓ, nos seus carros e os seus cavalarianos.
Comentário
SABERÃO. APESAR do peso das pragas e das punições, é melhor reconhecer a DEUS aqui na terra, do que ser forçado a reconhecê-lo no dia do julgamento.
19) Então o ANJO de DEUS, que ia adiante do exército de ISRAEL se retirou e passou para trás deles; também a coluna de nuvem se retirou de diante deles, e se pôs atrás deles.
COMENTÃRIO
(IS 63:19)-Tornamo-nos como aqueles sobre quem tu nunca dominaste e como os que nunca se chamaram pelo teu nome.
ANJO DO SENHOR
(GN 16:07; 22:15; EX 14:19; NM 22:23; JS 2:1; 13:3; IS 62:9; MT 28:2; AT 8:26; 27:23).
ANJOS SERVIDORES
(GN 16:7; 19:16; 22:11; EX 14:19; 23:20; 1RS 19:5; SL 91:11; IS 63:9; DN 3:28; DN 6:22; MC 1:13; LC 16:22; AT 5:19; AT 12:7; 27:23; HB 1:14).
MANIFESTAÇÕES ESPECIAIS
OU
REVELAÇÕES DO PODER E GLÓRIA DIVINA
COLUNA DE NUVEM E COLUNA DE FOGO
(EX 13:21; 14:19; 16:10; 33:9; 40:36; NM 9:17; 10:11; 12:5; 16:42; DT 1:33; 31:15; NE 9:12; SL 78:14: 105:39; IS 4:5).
20) E ia entre o campo dos egípcios e o campo de ISRAEL ; a nuvem era escuridade para aqueles e para este esclarecia a noite, de maneira que, em toda a noite, este e aqueles não puderam aproximar-se
Comentário
Escuridade. As coisas de DEUS sempre se tornam em confusão e escuridade para os ímpios, mas luz, alegria e vitória para os fiéis.
(IS 8:14)-ELE vos será santuário, mas será pedra de tropeço e rocha de ofensa as duas casas de ISRAEL,laço e armadilha aos moradores de JERUSALÉM.
PROTEÇÃO DIVINA
EXEMPLOS:
(2RS 6:17; GN 35:5; EX 14:20; 2RS 6:17; ED 8:31; DN 6:22; AP 7:3).
DEUS COMO LUZ
(SL 27:1; 39:9; 84:11; IS 60:20; MQ 7:8; HC 3:4; 1JO 1:5; AP 22:5).
21) ENTÃO MOISÉS estendeu a mão sobre o mar, e o SENHOR, por um forte vento oriental que soprou toda aquela noite, fez retirar-se o mar, que se tornou terra seca e as águas foram divididas
PODER DE DEUS
(1CR 29:12; 2CR 25:8; JÓ 26:12; SL 62:11; 65:6; SL 93;4; NA 1:3; RM 16:25).
PODER DIVINO
O MAR CONTROLADO:
(JÓ 26:10; 38:8,11; SL 33:7; 104:9; PV 8:29; JR 5:22).
VENTO DOMINADO
(SL 148:8; PV 30:4; MC 4:39).
22) OS FILHOS DE ISRAEL ENTRARAM PELO MEIO DO MAR EM SECO; E AS ÁGUAS LHES FORAM QUAL MURO A SUA DIREITA E A SUA ESQUER
DA.
(HB 11:29)-pela fé, atravessaram o mar VERMELHO como por terra seca; tentando-o s egípcios, foram tragados de todo.
COMENTÁRIO
DISTINGUE-SE aqui a fé no MANDAMENTO do SENHOR que os israelitas seguiram, cruzando o mar, da presunção dos egípcios que se atravessaram a fazer a mesma coisa. A presunção só traz condenação.
CAMINHO PREPARADO
ATRAVÉS DAS DIFICULDADES DA VIAGEM DA VIDA:
(EX 14:16; EX 15:19; JS 3:17; PV 15:19; IS 30:21; IS 42:16; IS 43:16; IS 49:11).
23) OS egípcios que os perseguiam entraram atrás deles, todos os cavalos de faraó,os seus carros e os seus cavalarianos, até ao meio do mar.
PERVERSOS
ILUDIDOS POR SEUS PRÓPRIOS ATOS:
(JÓ18:8; SL 9:15; PV 22:5; PV 26:27; PV 28:10; PV 29:6; EC 10:8; IS 8:15).
24) NA VIGILIA DA MANHÃ, O SENHOR, NA COLUNA DE FOGO E DE NUVEM, VIU O ACAMPAMENTO DOS EGÍPCIOS E ALVOROÇOU O ACAMPAMENTO DOS EGÍPCIOS.
(SL 77:17)-GROSSAS nuvens se desfizeram em água houve trovões nos espaços; também as suas setas cruzaram de uma parte para outra.
PRESENÇA DIVINA
TERROR PARA OS MALFEITORES:
(GN 3:8; JÓ 23:15; SL 68:2; SL 139:7; JR 5:22; JO 1:3).
DEMORA
EXEMPLOS DE DEMORA FATAL:
Os egípcios, no intento de escapar dos juízos divinos:
(EX 14:24) NA VIGILIA DA MANHÃ, O SENHOR, NA COLUNA DE FOGO E DE NUVEM, VIU O ACAMPAMENTO DOS EGÍPCIOS E ALVOROÇOU O ACAMPAMENTO DOS EGÍPCIOS.
(EX 14:25)-EMPERROU-lhes as rodas dos carros, e fê-los andar dificultosamente.ENTÃO disseram os egípcios: Fujamos da presença de ISRAEL! O SENHOR peleja por eles contra o EGITO.
ISRAEL, AO TENTAR ENTRAR NA TERRA PROMETIDA.
(NM 14:40,41,44; NM 14:45; 1SM 15:24,25,26).
ISRAEL, EM ARREPENDER-SE DO SEU PECADO.
(JR 8:20)-PASSOU a sega, findou o verão, e nós não estamos salvos.
AS VIAGENS INSENSATAS, EM PREPARAR-SE PARA A VINDA DO ESPOSO:
(MT 25:11,12).
JUDAS, EM ARREPENDER-SE POR HAVER TRAÍDO A CRISTO:
(MT 27:3).
OS QUE BATEM EM PORTAS FECHADAS:
(LC 13:25).
ESAÚ, EM ARREPENDER-SE DA VENDA DA SUA PRIMOGENITURA:
(HB 12:17).
VIGÍLIAS
DIVISÕES DO TEMPO:
(EX 14:24; JZ 7:19; SL 90:4 MT14:25; LC 12:38).
25) EMPERROU-lhes as rodas dos carros, e fê-los andar dificultosamente.ENTÃO disseram os egípcios: Fujamos da presença de ISRAEL! O SENHOR peleja por eles contra o EGITO.
DEUS DE BATALHAS
(EX 14:14; EX 15:3; EX 23:27; DT 1:30; 3:22; 2SM 5:24; 2CR 20:29; 2CR 32:8; NE 4:20; SL 24:8; ZC 14:3).
TEMOR CULPOSO
(GN 3:8; 45:3; LV26:17; SL 53:5; PV 28:1; IS 2:19; 24:17; 33:14; 66:4; DN 5:6; MQ 7:17; HB 10:27).
PERVERSOS
FRUSTRADOS:
(GN 11:8; JÓ 5:12; 12:17; IS 37:27;; IS 40:23; 41:11; 44:25; 45:16; JR 20:11).
PÂNICO
(EX 14:25; JZ 7:22; 1SM 4:10; 14:16; 17:51; 2RS 7:7; 2CR 14:12; 20:23).
A PASSAGEM PELO MEIO DO MAR
(EX 14:15-25).
15) DISSE o SENHOR a MOISÉS POR que clamas a mim? DIZE aos filhos de ISRAEL que marchem.
Comentário:
POR que clamas a mim? A promessa da libertação já fora dada. AGORA é só marchar para frente, confiando em DEUS. SEMPRE foi esta atitude da fé cf. (TG 2:14-26).
16) E tu, levanta o teu bordão, estende a mão sobre o mar e divide-o, para que os filhos de ISRAEL passem pelo meio do mar em seco.
Significado de bordão:
Bastão; cajado; vara.
Caminho provido:
Através das dificuldades da vida:
16) E tu, levanta o teu bordão, estende a mão sobre o mar e divide-o, para que os filhos de ISRAEL passem pelo meio do mar em seco.(EX 15:19).
(JS 3:17)-OS sacerdotes que levavam a arca da aliança do SENHOR, pararam firmes em seco no meio do JORDÃO, enquanto todo o ISRAEL passou em seco, até que toda a nação acabou de atravessar o JORDÃO.
(PV 15:19)- O caminho do preguiçoso é cercado de espinhos, mas a vereda dos retos é uma estrada real.
(IS 30:21)- QUER te desvies para a direita, quer-te devies para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão a PALAVRA que dita atrás de ti: ESTE é o caminho, andai nele.
(IS 42:16)-GUIAREI os cegos por um caminho que não conheceram, farei que caminhem por veredas desconhecidas, tornarei as trevas em luz perante eles, e as coisas tortas endireitarei.ESTAS coisas lhes farei, e nunca os desampararei. (IS 43:16; 49:11).
PODER DE DEUS
PERMITIR QUE DEUS USE INSTRUMENTOS FRACOS PARA ALCANÇAR GRANDES RESULTADOS:
UMA vara-(EX 4:2).
UMA queixada-(JZ 15:15).
CINCO pedras-(1SM 17:40).
UM punhado de farinha e um pouco de azeite-(1RS 17:12).
UMA nuvem do tamanho de uma palma de uma mão de um homem-(1RS 18:44).
COISAS pequenas –(ZC 4:10).
SEMENTE de mostarda-(MT 13:32).
CINCO pães de cevada-(JO 6:9).
OS RECURSOS DE DEUS:
(1CO 1:27)-MAS DEUS escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias;DEUS escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes.
(1CO 1:28)-DEUS escolheu as coisas vis deste mundo, as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são.
(1CO 1:29)-PARA que ninguém se glorie perante ELE.
VARA DE MOISÉS:
(EX 4:2,17,20; 7:19; 8:16; 9:23; 10:13; 14:16; 17:5,9).
17) EIS que endurecerei o coração dos egípcios, para que vos sigam e entrem nele; serei glorificado em FARAÓ e em todo o seu exército nos seus carros e nos seus cavalarianos.
CARROS DE TRANSPORTE
USADOS EM VIAGENS
(GN 41:43; 46:29; 1RS 12:18; 2RS 9:16; AT 8:29).
HONRA DEVIDA A DEUS
(SL 29:2)-DAÍ ao SENHOR a glória devida ao seu nome, adorai o SENHOR na beleza da sua santidade.
(SL 34:3)-ENGRANDECEI ao SENHOR comigo juntos exaltaremos o seu nome.
(SL 57:5)-SÊ exaltado, ó DEUS, acima dos céus, seja a tua glória sobre toda a terra (SL 71:8).
(EC 12:7)-E o pó volte a terra, como o era, e o espírito volte a DEUS que o deu.
(AT 7:59)-E apedrejaram a ESTEVÃO, que em oração dizia: SENHOR JESUS, recebe o meu espírito (1CO 2:11).
(2CO 4:16)-POR isso não desfalecemos.AINDA que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia. (1TS 5:23).
(TG 2:26)-ASSIM como o corpo sem o espírito esta morto,assim também a fé sem as obras esta morta.
(SL 107:32)-EXALTEM-no na congregação do povo e louvem no na assembleia dos anciãos (SL 145:5).
(IS 25:1)-O SENHOR, tu és o meu DEUS, e exaltar-te-ei a ti, e louvarei o teu nome, pois em perfeita fidelidade fizeste maravilhas, e executaste os teus conselhos antigos.
(AP 19:7)-REGOZIJEMO-NOS, e exaltemos e damos-lhe a glória! Pois são chegadas as bodas do cordeiro, e já sua noiva se aprontou.
18) E os egípcios saberão que eu sou o SENHOR, quando for glorificado em FARAÓ, nos seus carros e os seus cavalarianos.
Comentário
SABERÃO. APESAR do peso das pragas e das punições, é melhor reconhecer a DEUS aqui na terra, do que ser forçado a reconhecê-lo no dia do julgamento.
19) Então o ANJO de DEUS, que ia adiante do exército de ISRAEL se retirou e passou para trás deles; também a coluna de nuvem se retirou de diante deles, e se pôs atrás deles.
COMENTÃRIO
(IS 63:19)-Tornamo-nos como aqueles sobre quem tu nunca dominaste e como os que nunca se chamaram pelo teu nome.
ANJO DO SENHOR
(GN 16:07; 22:15; EX 14:19; NM 22:23; JS 2:1; 13:3; IS 62:9; MT 28:2; AT 8:26; 27:23).
ANJOS SERVIDORES
(GN 16:7; 19:16; 22:11; EX 14:19; 23:20; 1RS 19:5; SL 91:11; IS 63:9; DN 3:28; DN 6:22; MC 1:13; LC 16:22; AT 5:19; AT 12:7; 27:23; HB 1:14).
MANIFESTAÇÕES ESPECIAIS
OU
REVELAÇÕES DO PODER E GLÓRIA DIVINA
COLUNA DE NUVEM E COLUNA DE FOGO
(EX 13:21; 14:19; 16:10; 33:9; 40:36; NM 9:17; 10:11; 12:5; 16:42; DT 1:33; 31:15; NE 9:12; SL 78:14: 105:39; IS 4:5).
20) E ia entre o campo dos egípcios e o campo de ISRAEL ; a nuvem era escuridade para aqueles e para este esclarecia a noite, de maneira que, em toda a noite, este e aqueles não puderam aproximar-se
Comentário
Escuridade. As coisas de DEUS sempre se tornam em confusão e escuridade para os ímpios, mas luz, alegria e vitória para os fiéis.
(IS 8:14)-ELE vos será santuário, mas será pedra de tropeço e rocha de ofensa as duas casas de ISRAEL,laço e armadilha aos moradores de JERUSALÉM.
PROTEÇÃO DIVINA
EXEMPLOS:
(2RS 6:17; GN 35:5; EX 14:20; 2RS 6:17; ED 8:31; DN 6:22; AP 7:3).
DEUS COMO LUZ
(SL 27:1; 39:9; 84:11; IS 60:20; MQ 7:8; HC 3:4; 1JO 1:5; AP 22:5).
21) ENTÃO MOISÉS estendeu a mão sobre o mar, e o SENHOR, por um forte vento oriental que soprou toda aquela noite, fez retirar-se o mar, que se tornou terra seca e as águas foram divididas
PODER DE DEUS
(1CR 29:12; 2CR 25:8; JÓ 26:12; SL 62:11; 65:6; SL 93;4; NA 1:3; RM 16:25).
PODER DIVINO
O MAR CONTROLADO:
(JÓ 26:10; 38:8,11; SL 33:7; 104:9; PV 8:29; JR 5:22).
VENTO DOMINADO
(SL 148:8; PV 30:4; MC 4:39).
22) OS FILHOS DE ISRAEL ENTRARAM PELO MEIO DO MAR EM SECO; E AS ÁGUAS LHES FORAM QUAL MURO A SUA DIREITA E A SUA ESQUER
DA.
(HB 11:29)-pela fé, atravessaram o mar VERMELHO como por terra seca; tentando-o s egípcios, foram tragados de todo.
COMENTÁRIO
DISTINGUE-SE aqui a fé no MANDAMENTO do SENHOR que os israelitas seguiram, cruzando o mar, da presunção dos egípcios que se atravessaram a fazer a mesma coisa. A presunção só traz condenação.
CAMINHO PREPARADO
ATRAVÉS DAS DIFICULDADES DA VIAGEM DA VIDA:
(EX 14:16; EX 15:19; JS 3:17; PV 15:19; IS 30:21; IS 42:16; IS 43:16; IS 49:11).
23) OS egípcios que os perseguiam entraram atrás deles, todos os cavalos de faraó,os seus carros e os seus cavalarianos, até ao meio do mar.
PERVERSOS
ILUDIDOS POR SEUS PRÓPRIOS ATOS:
(JÓ18:8; SL 9:15; PV 22:5; PV 26:27; PV 28:10; PV 29:6; EC 10:8; IS 8:15).
24) NA VIGILIA DA MANHÃ, O SENHOR, NA COLUNA DE FOGO E DE NUVEM, VIU O ACAMPAMENTO DOS EGÍPCIOS E ALVOROÇOU O ACAMPAMENTO DOS EGÍPCIOS.
(SL 77:17)-GROSSAS nuvens se desfizeram em água houve trovões nos espaços; também as suas setas cruzaram de uma parte para outra.
PRESENÇA DIVINA
TERROR PARA OS MALFEITORES:
(GN 3:8; JÓ 23:15; SL 68:2; SL 139:7; JR 5:22; JO 1:3).
DEMORA
EXEMPLOS DE DEMORA FATAL:
Os egípcios, no intento de escapar dos juízos divinos:
(EX 14:24) NA VIGILIA DA MANHÃ, O SENHOR, NA COLUNA DE FOGO E DE NUVEM, VIU O ACAMPAMENTO DOS EGÍPCIOS E ALVOROÇOU O ACAMPAMENTO DOS EGÍPCIOS.
(EX 14:25)-EMPERROU-lhes as rodas dos carros, e fê-los andar dificultosamente.ENTÃO disseram os egípcios: Fujamos da presença de ISRAEL! O SENHOR peleja por eles contra o EGITO.
ISRAEL, AO TENTAR ENTRAR NA TERRA PROMETIDA.
(NM 14:40,41,44; NM 14:45; 1SM 15:24,25,26).
ISRAEL, EM ARREPENDER-SE DO SEU PECADO.
(JR 8:20)-PASSOU a sega, findou o verão, e nós não estamos salvos.
AS VIAGENS INSENSATAS, EM PREPARAR-SE PARA A VINDA DO ESPOSO:
(MT 25:11,12).
JUDAS, EM ARREPENDER-SE POR HAVER TRAÍDO A CRISTO:
(MT 27:3).
OS QUE BATEM EM PORTAS FECHADAS:
(LC 13:25).
ESAÚ, EM ARREPENDER-SE DA VENDA DA SUA PRIMOGENITURA:
(HB 12:17).
VIGÍLIAS
DIVISÕES DO TEMPO:
(EX 14:24; JZ 7:19; SL 90:4 MT14:25; LC 12:38).
25) EMPERROU-lhes as rodas dos carros, e fê-los andar dificultosamente.ENTÃO disseram os egípcios: Fujamos da presença de ISRAEL! O SENHOR peleja por eles contra o EGITO.
DEUS DE BATALHAS
(EX 14:14; EX 15:3; EX 23:27; DT 1:30; 3:22; 2SM 5:24; 2CR 20:29; 2CR 32:8; NE 4:20; SL 24:8; ZC 14:3).
TEMOR CULPOSO
(GN 3:8; 45:3; LV26:17; SL 53:5; PV 28:1; IS 2:19; 24:17; 33:14; 66:4; DN 5:6; MQ 7:17; HB 10:27).
PERVERSOS
FRUSTRADOS:
(GN 11:8; JÓ 5:12; 12:17; IS 37:27;; IS 40:23; 41:11; 44:25; 45:16; JR 20:11).
PÂNICO
(EX 14:25; JZ 7:22; 1SM 4:10; 14:16; 17:51; 2RS 7:7; 2CR 14:12; 20:23).
A PASSAGEM PELO MEIO DO MAR
(EX 14:15-25).
15) DISSE o SENHOR a MOISÉS POR que clamas a mim? DIZE aos filhos de ISRAEL que marchem.
Comentário:
POR que clamas a mim? A promessa da libertação já fora dada. AGORA é só marchar para frente, confiando em DEUS. SEMPRE foi esta atitude da fé cf. (TG 2:14-26).
16) E tu, levanta o teu bordão, estende a mão sobre o mar e divide-o, para que os filhos de ISRAEL passem pelo meio do mar em seco.
Significado de bordão:
Bastão; cajado; vara.
Caminho provido:
Através das dificuldades da vida:
16) E tu, levanta o teu bordão, estende a mão sobre o mar e divide-o, para que os filhos de ISRAEL passem pelo meio do mar em seco.(EX 15:19).
(JS 3:17)-OS sacerdotes que levavam a arca da aliança do SENHOR, pararam firmes em seco no meio do JORDÃO, enquanto todo o ISRAEL passou em seco, até que toda a nação acabou de atravessar o JORDÃO.
(PV 15:19)- O caminho do preguiçoso é cercado de espinhos, mas a vereda dos retos é uma estrada real.
(IS 30:21)- QUER te desvies para a direita, quer-te devies para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão a PALAVRA que dita atrás de ti: ESTE é o caminho, andai nele.
(IS 42:16)-GUIAREI os cegos por um caminho que não conheceram, farei que caminhem por veredas desconhecidas, tornarei as trevas em luz perante eles, e as coisas tortas endireitarei.ESTAS coisas lhes farei, e nunca os desampararei. (IS 43:16; 49:11).
PODER DE DEUS
PERMITIR QUE DEUS USE INSTRUMENTOS FRACOS PARA ALCANÇAR GRANDES RESULTADOS:
UMA vara-(EX 4:2).
UMA queixada-(JZ 15:15).
CINCO pedras-(1SM 17:40).
UM punhado de farinha e um pouco de azeite-(1RS 17:12).
UMA nuvem do tamanho de uma palma de uma mão de um homem-(1RS 18:44).
COISAS pequenas –(ZC 4:10).
SEMENTE de mostarda-(MT 13:32).
CINCO pães de cevada-(JO 6:9).
OS RECURSOS DE DEUS:
(1CO 1:27)-MAS DEUS escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias;DEUS escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes.
(1CO 1:28)-DEUS escolheu as coisas vis deste mundo, as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são.
(1CO 1:29)-PARA que ninguém se glorie perante ELE.
VARA DE MOISÉS:
(EX 4:2,17,20; 7:19; 8:16; 9:23; 10:13; 14:16; 17:5,9).
17) EIS que endurecerei o coração dos egípcios, para que vos sigam e entrem nele; serei glorificado em FARAÓ e em todo o seu exército nos seus carros e nos seus cavalarianos.
CARROS DE TRANSPORTE
USADOS EM VIAGENS
(GN 41:43; 46:29; 1RS 12:18; 2RS 9:16; AT 8:29).
HONRA DEVIDA A DEUS
(SL 29:2)-DAÍ ao SENHOR a glória devida ao seu nome, adorai o SENHOR na beleza da sua santidade.
(SL 34:3)-ENGRANDECEI ao SENHOR comigo juntos exaltaremos o seu nome.
(SL 57:5)-SÊ exaltado, ó DEUS, acima dos céus, seja a tua glória sobre toda a terra (SL 71:8).
(EC 12:7)-E o pó volte a terra, como o era, e o espírito volte a DEUS que o deu.
(AT 7:59)-E apedrejaram a ESTEVÃO, que em oração dizia: SENHOR JESUS, recebe o meu espírito (1CO 2:11).
(2CO 4:16)-POR isso não desfalecemos.AINDA que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia. (1TS 5:23).
(TG 2:26)-ASSIM como o corpo sem o espírito esta morto,assim também a fé sem as obras esta morta.
(SL 107:32)-EXALTEM-no na congregação do povo e louvem no na assembleia dos anciãos (SL 145:5).
(IS 25:1)-O SENHOR, tu és o meu DEUS, e exaltar-te-ei a ti, e louvarei o teu nome, pois em perfeita fidelidade fizeste maravilhas, e executaste os teus conselhos antigos. 
(AP 19:7)-REGOZIJEMO-NOS, e exaltemos e damos-lhe a glória! Pois são chegadas as bodas do cordeiro, e já sua noiva se aprontou.
18) E os egípcios saberão que eu sou o SENHOR, quando for glorificado em FARAÓ, nos seus carros e os seus cavalarianos. 
Comentário
SABERÃO. APESAR do peso das pragas e das punições, é melhor reconhecer a DEUS aqui na terra, do que ser forçado a reconhecê-lo no dia do julgamento.
19) Então o ANJO de DEUS, que ia adiante do exército de ISRAEL se retirou e passou para trás deles; também a coluna de nuvem se retirou de diante deles, e se pôs atrás deles.
COMENTÃRIO
(IS 63:19)-Tornamo-nos como aqueles sobre quem tu nunca dominaste e como os que nunca se chamaram pelo teu nome.
ANJO DO SENHOR
(GN 16:07; 22:15; EX 14:19; NM 22:23; JS 2:1; 13:3; IS 62:9; MT 28:2; AT 8:26; 27:23).
ANJOS SERVIDORES
(GN 16:7; 19:16; 22:11; EX 14:19; 23:20; 1RS 19:5; SL 91:11; IS 63:9; DN 3:28; DN 6:22; MC 1:13; LC 16:22; AT 5:19; AT 12:7; 27:23; HB 1:14).
MANIFESTAÇÕES ESPECIAIS
OU
REVELAÇÕES DO PODER E GLÓRIA DIVINA
COLUNA DE NUVEM E COLUNA DE FOGO
(EX 13:21; 14:19; 16:10; 33:9; 40:36; NM 9:17; 10:11; 12:5; 16:42; DT 1:33; 31:15; NE 9:12; SL 78:14: 105:39; IS 4:5).
20) E ia entre o campo dos egípcios e o campo de ISRAEL ; a nuvem era escuridade para aqueles e para este esclarecia a noite, de maneira que, em toda a noite, este e aqueles não puderam aproximar-se
Comentário
Escuridade. As coisas de DEUS sempre se tornam em confusão e escuridade para os ímpios, mas luz, alegria e vitória para os fiéis.
(IS 8:14)-ELE vos será santuário, mas será pedra de tropeço e rocha de ofensa as duas casas de ISRAEL,laço e armadilha aos moradores de JERUSALÉM.
PROTEÇÃO DIVINA
EXEMPLOS:
(2RS 6:17; GN 35:5; EX 14:20; 2RS 6:17; ED 8:31; DN 6:22; AP 7:3).
DEUS COMO LUZ
(SL 27:1; 39:9; 84:11; IS 60:20; MQ 7:8; HC 3:4; 1JO 1:5; AP 22:5).
21) ENTÃO MOISÉS estendeu a mão sobre o mar, e o SENHOR, por um forte vento oriental que soprou toda aquela noite, fez retirar-se o mar, que se tornou terra seca e as águas foram divididas
PODER DE DEUS
(1CR 29:12; 2CR 25:8; JÓ 26:12; SL 62:11; 65:6; SL 93;4; NA 1:3; RM 16:25).
PODER DIVINO
O MAR CONTROLADO:
(JÓ 26:10; 38:8,11; SL 33:7; 104:9; PV 8:29; JR 5:22).
VENTO DOMINADO
(SL 148:8; PV 30:4; MC 4:39).
22) OS FILHOS DE ISRAEL ENTRARAM PELO MEIO DO MAR EM SECO; E AS ÁGUAS LHES FORAM QUAL MURO A SUA DIREITA E A SUA ESQUER
DA.
(HB 11:29)-pela fé, atravessaram o mar VERMELHO como por terra seca; tentando-o s egípcios, foram tragados de todo.
COMENTÁRIO
DISTINGUE-SE aqui a fé no MANDAMENTO do SENHOR que os israelitas seguiram, cruzando o mar, da presunção dos egípcios que se atravessaram a fazer a mesma coisa. A presunção só traz condenação.
CAMINHO PREPARADO
ATRAVÉS DAS DIFICULDADES DA VIAGEM DA VIDA:
(EX 14:16; EX 15:19; JS 3:17; PV 15:19; IS 30:21; IS 42:16; IS 43:16; IS 49:11).
23) OS egípcios que os perseguiam entraram atrás deles, todos os cavalos de faraó,os seus carros e os seus cavalarianos, até ao meio do mar.
PERVERSOS
ILUDIDOS POR SEUS PRÓPRIOS ATOS:
(JÓ18:8; SL 9:15; PV 22:5; PV 26:27; PV 28:10; PV 29:6; EC 10:8; IS 8:15).
24) NA VIGILIA DA MANHÃ, O SENHOR, NA COLUNA DE FOGO E DE NUVEM, VIU O ACAMPAMENTO DOS EGÍPCIOS E ALVOROÇOU O ACAMPAMENTO DOS EGÍPCIOS.
(SL 77:17)-GROSSAS nuvens se desfizeram em água houve trovões nos espaços; também as suas setas cruzaram de uma parte para outra.
PRESENÇA DIVINA
TERROR PARA OS MALFEITORES:
(GN 3:8; JÓ 23:15; SL 68:2; SL 139:7; JR 5:22; JO 1:3).
DEMORA
EXEMPLOS DE DEMORA FATAL:
Os egípcios, no intento de escapar dos juízos divinos:
(EX 14:24) NA VIGILIA DA MANHÃ, O SENHOR, NA COLUNA DE FOGO E DE NUVEM, VIU O ACAMPAMENTO DOS EGÍPCIOS E ALVOROÇOU O ACAMPAMENTO DOS EGÍPCIOS.
(EX 14:25)-EMPERROU-lhes as rodas dos carros, e fê-los andar dificultosamente.ENTÃO disseram os egípcios: Fujamos da presença de ISRAEL! O SENHOR peleja por eles contra o EGITO.
ISRAEL, AO TENTAR ENTRAR NA TERRA PROMETIDA.
(NM 14:40,41,44; NM 14:45; 1SM 15:24,25,26).
ISRAEL, EM ARREPENDER-SE DO SEU PECADO.
(JR 8:20)-PASSOU a sega, findou o verão, e nós não estamos salvos.
AS VIAGENS INSENSATAS, EM PREPARAR-SE PARA A VINDA DO ESPOSO:
(MT 25:11,12).
JUDAS, EM ARREPENDER-SE POR HAVER TRAÍDO A CRISTO:
(MT 27:3).
OS QUE BATEM EM PORTAS FECHADAS:
(LC 13:25).
ESAÚ, EM ARREPENDER-SE DA VENDA DA SUA PRIMOGENITURA:
(HB 12:17).
VIGÍLIAS
DIVISÕES DO TEMPO:
(EX 14:24; JZ 7:19; SL 90:4 MT14:25; LC 12:38).
25) EMPERROU-lhes as rodas dos carros, e fê-los andar dificultosamente.ENTÃO disseram os egípcios: Fujamos da presença de ISRAEL! O SENHOR peleja por eles contra o EGITO.
DEUS DE BATALHAS
(EX 14:14; EX 15:3; EX 23:27; DT 1:30; 3:22; 2SM 5:24; 2CR 20:29; 2CR 32:8; NE 4:20; SL 24:8; ZC 14:3).
TEMOR CULPOSO
(GN 3:8; 45:3; LV26:17; SL 53:5; PV 28:1; IS 2:19; 24:17; 33:14; 66:4; DN 5:6; MQ 7:17; HB 10:27).
PERVERSOS
FRUSTRADOS:
(GN 11:8; JÓ 5:12; 12:17; IS 37:27;; IS 40:23; 41:11; 44:25; 45:16; JR 20:11).
PÂNICO 
(EX 14:25; JZ 7:22; 1SM 4:10; 14:16; 17:51; 2RS 7:7; 2CR 14:12; 20:23).
A PASSAGEM PELO MEIO DO MAR
(EX 14:15-25).
15) DISSE o SENHOR a MOISÉS POR que clamas a mim? DIZE aos filhos de ISRAEL que marchem.
Comentário:
POR que clamas a mim? A promessa da libertação já fora dada. AGORA é só marchar para frente, confiando em DEUS. SEMPRE foi esta atitude da fé cf. (TG 2:14-26).
16) E tu, levanta o teu bordão, estende a mão sobre o mar e divide-o, para que os filhos de ISRAEL passem pelo meio do mar em seco.
Significado de bordão:
Bastão; cajado; vara.
Caminho provido:
Através das dificuldades da vida:
16) E tu, levanta o teu bordão, estende a mão sobre o mar e divide-o, para que os filhos de ISRAEL passem pelo meio do mar em seco.(EX 15:19).
(JS 3:17)-OS sacerdotes que levavam a arca da aliança do SENHOR, pararam firmes em seco no meio do JORDÃO, enquanto todo o ISRAEL passou em seco, até que toda a nação acabou de atravessar o JORDÃO.
(PV 15:19)- O caminho do preguiçoso é cercado de espinhos, mas a vereda dos retos é uma estrada real.
(IS 30:21)- QUER te desvies para a direita, quer-te devies para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão a PALAVRA que dita atrás de ti: ESTE é o caminho, andai nele.
(IS 42:16)-GUIAREI os cegos por um caminho que não conheceram, farei que caminhem por veredas desconhecidas, tornarei as trevas em luz perante eles, e as coisas tortas endireitarei.ESTAS coisas lhes farei, e nunca os desampararei. (IS 43:16; 49:11).
PODER DE DEUS
PERMITIR QUE DEUS USE INSTRUMENTOS FRACOS PARA ALCANÇAR GRANDES RESULTADOS:
UMA vara-(EX 4:2).
UMA queixada-(JZ 15:15).
CINCO pedras-(1SM 17:40).
UM punhado de farinha e um pouco de azeite-(1RS 17:12).
UMA nuvem do tamanho de uma palma de uma mão de um homem-(1RS 18:44).
COISAS pequenas –(ZC 4:10).
SEMENTE de mostarda-(MT 13:32).
CINCO pães de cevada-(JO 6:9).
OS RECURSOS DE DEUS:
(1CO 1:27)-MAS DEUS escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias;DEUS escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes.
(1CO 1:28)-DEUS escolheu as coisas vis deste mundo, as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são.
(1CO 1:29)-PARA que ninguém se glorie perante ELE.
VARA DE MOISÉS:
(EX 4:2,17,20; 7:19; 8:16; 9:23; 10:13; 14:16; 17:5,9).
17) EIS que endurecerei o coração dos egípcios, para que vos sigam e entrem nele; serei glorificado em FARAÓ e em todo o seu exército nos seus carros e nos seus cavalarianos.
CARROS DE TRANSPORTE
USADOS EM VIAGENS
(GN 41:43; 46:29; 1RS 12:18; 2RS 9:16; AT 8:29).
HONRA DEVIDA A DEUS
(SL 29:2)-DAÍ ao SENHOR a glória devida ao seu nome, adorai o SENHOR na beleza da sua santidade.
(SL 34:3)-ENGRANDECEI ao SENHOR comigo juntos exaltaremos o seu nome.
(SL 57:5)-SÊ exaltado, ó DEUS, acima dos céus, seja a tua glória sobre toda a terra (SL 71:8).
(EC 12:7)-E o pó volte a terra, como o era, e o espírito volte a DEUS que o deu.
(AT 7:59)-E apedrejaram a ESTEVÃO, que em oração dizia: SENHOR JESUS, recebe o meu espírito (1CO 2:11).
(2CO 4:16)-POR isso não desfalecemos.AINDA que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia. (1TS 5:23).
(TG 2:26)-ASSIM como o corpo sem o espírito esta morto,assim também a fé sem as obras esta morta.
(SL 107:32)-EXALTEM-no na congregação do povo e louvem no na assembleia dos anciãos (SL 145:5).
(IS 25:1)-O SENHOR, tu és o meu DEUS, e exaltar-te-ei a ti, e louvarei o teu nome, pois em perfeita fidelidade fizeste maravilhas, e executaste os teus conselhos antigos. 
(AP 19:7)-REGOZIJEMO-NOS, e exaltemos e damos-lhe a glória! Pois são chegadas as bodas do cordeiro, e já sua noiva se aprontou.
18) E os egípcios saberão que eu sou o SENHOR, quando for glorificado em FARAÓ, nos seus carros e os seus cavalarianos. 
Comentário
SABERÃO. APESAR do peso das pragas e das punições, é melhor reconhecer a DEUS aqui na terra, do que ser forçado a reconhecê-lo no dia do julgamento.
19) Então o ANJO de DEUS, que ia adiante do exército de ISRAEL se retirou e passou para trás deles; também a coluna de nuvem se retirou de diante deles, e se pôs atrás deles.
COMENTÃRIO
(IS 63:19)-Tornamo-nos como aqueles sobre quem tu nunca dominaste e como os que nunca se chamaram pelo teu nome.
ANJO DO SENHOR
(GN 16:07; 22:15; EX 14:19; NM 22:23; JS 2:1; 13:3; IS 62:9; MT 28:2; AT 8:26; 27:23).
ANJOS SERVIDORES
(GN 16:7; 19:16; 22:11; EX 14:19; 23:20; 1RS 19:5; SL 91:11; IS 63:9; DN 3:28; DN 6:22; MC 1:13; LC 16:22; AT 5:19; AT 12:7; 27:23; HB 1:14).
MANIFESTAÇÕES ESPECIAIS
OU
REVELAÇÕES DO PODER E GLÓRIA DIVINA
COLUNA DE NUVEM E COLUNA DE FOGO
(EX 13:21; 14:19; 16:10; 33:9; 40:36; NM 9:17; 10:11; 12:5; 16:42; DT 1:33; 31:15; NE 9:12; SL 78:14: 105:39; IS 4:5).
20) E ia entre o campo dos egípcios e o campo de ISRAEL ; a nuvem era escuridade para aqueles e para este esclarecia a noite, de maneira que, em toda a noite, este e aqueles não puderam aproximar-se
Comentário
Escuridade. As coisas de DEUS sempre se tornam em confusão e escuridade para os ímpios, mas luz, alegria e vitória para os fiéis.
(IS 8:14)-ELE vos será santuário, mas será pedra de tropeço e rocha de ofensa as duas casas de ISRAEL,laço e armadilha aos moradores de JERUSALÉM.
PROTEÇÃO DIVINA
EXEMPLOS:
(2RS 6:17; GN 35:5; EX 14:20; 2RS 6:17; ED 8:31; DN 6:22; AP 7:3).
DEUS COMO LUZ
(SL 27:1; 39:9; 84:11; IS 60:20; MQ 7:8; HC 3:4; 1JO 1:5; AP 22:5).
21) ENTÃO MOISÉS estendeu a mão sobre o mar, e o SENHOR, por um forte vento oriental que soprou toda aquela noite, fez retirar-se o mar, que se tornou terra seca e as águas foram divididas
PODER DE DEUS
(1CR 29:12; 2CR 25:8; JÓ 26:12; SL 62:11; 65:6; SL 93;4; NA 1:3; RM 16:25).
PODER DIVINO
O MAR CONTROLADO:
(JÓ 26:10; 38:8,11; SL 33:7; 104:9; PV 8:29; JR 5:22).
VENTO DOMINADO
(SL 148:8; PV 30:4; MC 4:39).
22) OS FILHOS DE ISRAEL ENTRARAM PELO MEIO DO MAR EM SECO; E AS ÁGUAS LHES FORAM QUAL MURO A SUA DIREITA E A SUA ESQUER
DA.
(HB 11:29)-pela fé, atravessaram o mar VERMELHO como por terra seca; tentando-o s egípcios, foram tragados de todo.
COMENTÁRIO
DISTINGUE-SE aqui a fé no MANDAMENTO do SENHOR que os israelitas seguiram, cruzando o mar, da presunção dos egípcios que se atravessaram a fazer a mesma coisa. A presunção só traz condenação.
CAMINHO PREPARADO
ATRAVÉS DAS DIFICULDADES DA VIAGEM DA VIDA:
(EX 14:16; EX 15:19; JS 3:17; PV 15:19; IS 30:21; IS 42:16; IS 43:16; IS 49:11).
23) OS egípcios que os perseguiam entraram atrás deles, todos os cavalos de faraó,os seus carros e os seus cavalarianos, até ao meio do mar.
PERVERSOS
ILUDIDOS POR SEUS PRÓPRIOS ATOS:
(JÓ18:8; SL 9:15; PV 22:5; PV 26:27; PV 28:10; PV 29:6; EC 10:8; IS 8:15).
24) NA VIGILIA DA MANHÃ, O SENHOR, NA COLUNA DE FOGO E DE NUVEM, VIU O ACAMPAMENTO DOS EGÍPCIOS E ALVOROÇOU O ACAMPAMENTO DOS EGÍPCIOS.
(SL 77:17)-GROSSAS nuvens se desfizeram em água houve trovões nos espaços; também as suas setas cruzaram de uma parte para outra.
PRESENÇA DIVINA
TERROR PARA OS MALFEITORES:
(GN 3:8; JÓ 23:15; SL 68:2; SL 139:7; JR 5:22; JO 1:3).
DEMORA
EXEMPLOS DE DEMORA FATAL:
Os egípcios, no intento de escapar dos juízos divinos:
(EX 14:24) NA VIGILIA DA MANHÃ, O SENHOR, NA COLUNA DE FOGO E DE NUVEM, VIU O ACAMPAMENTO DOS EGÍPCIOS E ALVOROÇOU O ACAMPAMENTO DOS EGÍPCIOS.
(EX 14:25)-EMPERROU-lhes as rodas dos carros, e fê-los andar dificultosamente.ENTÃO disseram os egípcios: Fujamos da presença de ISRAEL! O SENHOR peleja por eles contra o EGITO.
ISRAEL, AO TENTAR ENTRAR NA TERRA PROMETIDA.
(NM 14:40,41,44; NM 14:45; 1SM 15:24,25,26).
ISRAEL, EM ARREPENDER-SE DO SEU PECADO.
(JR 8:20)-PASSOU a sega, findou o verão, e nós não estamos salvos.
AS VIAGENS INSENSATAS, EM PREPARAR-SE PARA A VINDA DO ESPOSO:
(MT 25:11,12).
JUDAS, EM ARREPENDER-SE POR HAVER TRAÍDO A CRISTO:
(MT 27:3).
OS QUE BATEM EM PORTAS FECHADAS:
(LC 13:25).
ESAÚ, EM ARREPENDER-SE DA VENDA DA SUA PRIMOGENITURA:
(HB 12:17).
VIGÍLIAS
DIVISÕES DO TEMPO:
(EX 14:24; JZ 7:19; SL 90:4 MT14:25; LC 12:38).
25) EMPERROU-lhes as rodas dos carros, e fê-los andar dificultosamente.ENTÃO disseram os egípcios: Fujamos da presença de ISRAEL! O SENHOR peleja por eles contra o EGITO.
DEUS DE BATALHAS
(EX 14:14; EX 15:3; EX 23:27; DT 1:30; 3:22; 2SM 5:24; 2CR 20:29; 2CR 32:8; NE 4:20; SL 24:8; ZC 14:3).
TEMOR CULPOSO
(GN 3:8; 45:3; LV26:17; SL 53:5; PV 28:1; IS 2:19; 24:17; 33:14; 66:4; DN 5:6; MQ 7:17; HB 10:27).
PERVERSOS
FRUSTRADOS:
(GN 11:8; JÓ 5:12; 12:17; IS 37:27;; IS 40:23; 41:11; 44:25; 45:16; JR 20:11).
PÂNICO 
(EX 14:25; JZ 7:22; 1SM 4:10; 14:16; 17:51; 2RS 7:7; 2CR 14:12; 20:23).
I
OS EGÍPCIOS PERECEM NO MAR
(EX 14:26-31)
26 - E disse o SENHOR a Moisés: Estende a tua mão sobre o mar, para que as águas tornem sobre os egípcios, sobre os seus carros e sobre os seus cavaleiros. 
V.D TRABALHO.
27 - Então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o mar retornou a sua força ao amanhecer, e os egípcios, ao fugirem, foram de encontro a ele, e o SENHOR derrubou os egípcios no meio do mar.
V.D PODER DIVINO.
V.D PERVERSOS.
28 - Porque as águas, tornando, cobriram os carros e os cavaleiros de todo o exército de Faraó, que os haviam seguido no mar; nenhum deles ficou.
COMENTÁRIO
28,29 — Todos os soldados egípcios e os cavalos que entraram na parte seca do mar não sobreviveram quando as águas voltaram ao seu lugar. A derrota foi completa. Não há dúvida de que alguns guerreiros egípcios não entraram no corredor de água e sobreviveram. E foram justamente estes homens que espalharam as notícias a respeito do Senhor, o Guerreiro de Israel.
V.D DESTRUIÇÃO.
29 - Mas os filhos de Israel foram pelo meio do mar seco; e as águas foram-lhes como muro à sua mão direita e à sua esquerda.
V.D SEGURANÇA.
30 - Assim o SENHOR salvou Israel naquele dia da mão dos egípcios; e Israel viu os egípcios mortos na praia do mar.
COMENTÁRIO
A forma verbal salvou, neste versículo, traduz uma maravilhosa imagem de libertação expressa em hebraico pela palavra yasha. Agora, os israelitas tinham “espaço para respirar”.
V.D ISRAEL.
V.D LIBERTAÇÃO DE ISRAEL.
V.D MORTE.
31 - E viu Israel a grande mão que o SENHOR mostrara aos egípcios; e temeu o povo ao SENHOR, e creu no SENHOR e em Moisés, seu servo.
COMENTÁRIO
A grande mão significa a grande obra, isto é, Deus realizou, e Moisés foi apenas um instrumento (Êx 15.16). Este apoteótico versículo fala do genuíno sentimento dos israelitas no fim de sua experiência de libertação divina e no começo de sua jornada de fé. Quando lemos temeu o povo ao Senhor e as palavras que se seguem, compreendemos que Israel confiou em Deus e também renasceu como povo. Os hebreus creram no Senhor (a mesma expressão é usada para descrever a fé libertadora de Abraão em Gênesis 15.6; leia o comentário de Paulo em Romanos 4). Também foi muito importante o fato de que as pessoas confiaram no servo de Deus, Moisés. No começo dessa miraculosa provação, elas não tinham acreditado no profeta (Êx 6.9). O povo foi transformado espiritualmente à medida que foi liberto fisicamente. Logo, não causa surpresa sua entoação de um cântico (cap. 15).
V.D PODER DE DEUS.
V.D MARAVILHA DE DEUS.
V.D ORIENTAÇÃO.
V.D TEMOR DE DEUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário