terça-feira, 12 de abril de 2016

DEUS ANUNCIA A DÉCIMA PRAGA

DEUS ANUNCIA A
DÉCIMA PRAGA
(EX 11:1-10)
1 - E O SENHOR disse a Moisés: Ainda uma praga trarei sobre Faraó, e sobre o Egito; depois vos deixará ir daqui; e, quando vos deixar ir totalmente, a toda a pressa vos lançará daqui.
COMENTÁRIO
1,2 — Ainda uma praga trará sobre o Faraó e sobre o Egito; depois, vos deixará ir daqui; e, quando vos deixar ir totalmente, a toda a pressa vos lançará daqui. Neste ponto, a série de catástrofes atinge seu auge, e o faraó ficaria satisfeito de livrar-se dos israelitas.
Fala agora aos ouvidos do povo, que cada varão peça ao seu vizinho, e cada mulher à sua vizinha, vasos de prata e vasos de ouro. Deus anunciou isso desde o começo (Êx 3.21,22; leia o comentário em Êxodo 12.35,36 para ver o resultado).
V.D PRESCIÊNCIA.
2 - Fala agora aos ouvidos do povo, que cada homem peça ao seu vizinho, e cada mulher à sua vizinha, jóias de prata e jóias de ouro.
V.D ADORNOS.
V.D ORDENS DIVINAS.
3 - E o SENHOR deu ao povo graça aos olhos dos egípcios; também o homem Moisés era mui grande na terra do Egito, aos olhos dos servos de Faraó e aos olhos do povo.
COMENTÁRIO
E o Senhor deu graça ao povo aos olhos dos egípcios; também o varão Moisés era mui grande na terra do Egito, aos olhos dos servos de Faraó e aos olhos do povo. Outro notável ingrediente de Êxodo foi à graça (hb. hen) — também traduzido como favor — que Deus suscitou nos egípcios em relação ao povo hebreu e seu líder. Depois de tudo o que aconteceu, era de esperar-se justamente o oposto. Mas, surpreendentemente, até os conselheiros do faraó admiravam (e temiam) Moisés. Isto é uma ironia que faz parte da grande vitória (Êx 15.3) de Deus sobre Seu inimigo, o rei do Egito, criatura que representava o mal, o pecado, a descrença e até mesmo Satanás.
V.D EXALTAÇÃO DOS SANTOS.
V.D GRANDES HOMENS.
V.D GRAÇA HUMANA.
V.D MOISÉS.
4 - Disse mais Moisés: Assim o SENHOR tem dito: À meia noite eu sairei pelo meio do Egito.
COMENTÁRIO
Disse mais Moisés. O texto aqui é de certa forma ambígua, e pode suscitar a dúvida: Moisés se dirigia a quem? No versículo 8, é dito que ele deixou a presença de faraó com grande ira. E possível que Êxodo 11.4-8 faça parte da última audiência de Moisés com o faraó (Êx 10.27-29), que tenha sido adiado até o capítulo 11, a fim de torná-lo ainda mais memorável. Seguindo esta interpretação, entende-se que a última praga (a décima) é anunciada a faraó como um aviso prévio e solene (Ex 7.15).
Assim o Senhor tem dito: A meia-noite eu sairei. O Senhor era o poder por trás das dez pragas. Mas em nenhuma das nove pragas anteriores Ele se envolveu tão pessoalmente como na décima. E a analogia com o evangelho é inevitável. Quando Deus planejou a salvação da humanidade, não foi uma coisa que Ele delegou a outro agente, mensageiro ou anjo. Este foi um trabalho dele próprio e demandou a encarnação de Seu Unigênito, que se tornou homem. Assim, na libertação de Israel do Egito, a redenção não foi repassada a um ser humano. E como se, de fato, o Senhor dissesse: “a obra de libertação e redenção é minha, e não de uma pessoa”.
V.D JUIZOS DE DEUS.
V.D MEIA NOITE.
5 - E todo o primogênito na terra do Egito morrerá, desde o primogênito de Faraó, que haveria de assentar-se sobre o seu trono, até ao primogênito da serva que está detrás da mó, e todo o primogênito dos animais.
COMENTÁRIO
E todo primogênito na terra do Egito morrerá, desde o primogênito de Faraó, que se assenta com ele sobre o seu trono, até ao primogênito da serva que está detrás da mó.... O uso de desde o... até, incluindo primogênitos de classes sociais tão distintas [quanto a do faraó e a do escravo], indica a totalidade (veja também Êx 12.29). Significa que nenhum dos egípcios escaparia da catástrofe premeditada.
V.D IMPARCIALIDADE.
V.D PROPRIEDADE DIVINA.
MORTES PREDITAS
(GN 3:19; NM 20:24; 31:2; 1SM 28:19; 1RS 14:12; 2RS 8:10; 20:1; AT 5:9).
6 - E haverá grande clamor em toda a terra do Egito, como nunca houve semelhante e nunca haverá.
COMENTÁRIO
E haverá grande clamor em toda a terra do Egito, qual nunca houve semelhante e nunca haverá. O prognóstico de um grande clamor demonstra a intensidade da tragédia. Faraó foi avisado desse fato (Êx 4.22,23).
LAMENTO
(GN 23:2; 37;35; 42;38; JZ 21:2; RT 1;20; 2SM 18:33; JÓ 1;20; JR 31:15; JO 11:33; 20:11; AT 9:39).
7 - Mas entre todos os filhos de Israel nem mesmo um cão moverá a sua língua, desde os homens até aos animais, para que saibais que o SENHOR fez diferença entre os egípcios e os israelitas.
COMENTÁRIO
Em algumas das nove pragas anteriores, o texto bíblico diz claramente que Deus protegeu Seu povo das catástrofes (Êx 8.22; 9.4,26; 10.23). Aqui também encontramos a enfática promessa de que contra todos os filhos de Israel nem ainda um cão moverá a sua língua; nada aconteceria a nenhum israelita; eles não sofreriam com a décima praga. Deus advertiu que faria a distinção entre Egito e Israel (Êx 8.22; 9.4). A instituição da Páscoa (cap. 12) acentuaria essa grande diferenciação. O Senhor, por Sua misericórdia, protegeria Seu povo quando desferisse Seu juízo sobre aqueles que se opunham a Ele.
V.D PROTEÇÃO DIVINA.
V.D ISRAEL OBEDIÊNTE.
V.D PROTEÇÃO.
V.D SEGURANÇA.
8 - Então todos estes teus servos descerão a mim, e se inclinarão diante de mim, dizendo: Sai tu, e todo o povo que te segue as pisadas; e depois eu sairei. E saiu da presença de Faraó ardendo em ira.
COMENTÁRIO
Moisés repetiu a profecia divina: os servos de faraó honrariam o porta-voz de Deus e suplicariam por misericórdia. Isso certamente era uma afronta ao rei egípcio, assim como o fato de Moisés sair da presença do faraó em ardor de ira (provavelmente após proferir seu discurso iniciado em Êxodo 10.28,29).
V.D HUMILHAÇÃO.
HUMILHAÇÃO AMEAÇADA
(2RS 19:28; SL 35:26; IS 13:11; 22:19; 25:11; 26:5; JR 23:40; 49:16; EZ 28:8; AM 3:11; 9:2).
INDIGNAÇÃO
(EX 32:19; LV 10:16; NM 16:15; JZ 14:19; 1SM 11:6; NE 5:6).
9 - O SENHOR dissera a Moisés: Faraó não vos ouvirá, para que as minhas maravilhas se multipliquem na terra do Egito.
COMENTÁRIO
9,10 — Como em cada uma das outras pragas, Deus previu que o faraó não ouviria os avisos e as instruções divinas. Contudo, por causa da obstinação do rei egípcio o grandioso poder de Deus seria manifesto a todos.
V.D SEGREDOS DO CORAÇÃO.
V.D MARAVILHAS DE DEUS.
10 - E Moisés e Arão fizeram todas estas maravilhas diante de Faraó; mas o SENHOR endureceu o coração de Faraó, que não deixou ir os filhos de Israel da sua terra.
V.D DUREZA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário