terça-feira, 12 de abril de 2016

DEUS FALA COM MOISÉS DO MEIO DA SARÇA ARDENTE

DEUS FALA COM MOISÉS
DO MEIO DA SARÇA ARDENTE
(EX 3)
1 - E APASCENTAVA Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote em Midiã; e levou o rebanho atrás do deserto, e chegou ao monte de Deus, a Horebe.
COMENTÁRIO
De acordo com o discurso de ESTEVÃO,MOISÉS tinha passado 40 anos como pastor de ovelhas, antes desta vocação (AT 7:30),já tinha passado 40 anos no EGITO,recebendo elevada cultura, e agora após 40 anos de vida no campo, estava preparado para ser guia, pastor, profeta e legislador do seu povo
deserto. Uma área não cultivada, mas capazes de sustentar pastagem. De acordo com 34:3 e Números. 10:11, o deserto do Sinai sustentado bandos de Israel por um ano. Horebe e Sinai são termos que, eventualmente, distinguir Horeb como toda uma gama de MT. Sinai (19:18, 20; cf. Deut. 4:15).
< montanha b> de Deus. Este termo descreve a montanha como um santuário, uma designação que antecipa ch. 19. Moisés é agora oitenta anos de idade (7:7) e foi em Midiã por quarenta anos.
1. Ora, Moisés estava apascentando o rebanho Este trabalho que ele tinha entrado na prossecução dos seus pontos de vista matrimonial (ver em Ex 2:21), mas é provável que ele continuava o seu serviço agora em outros termos, como Jacob, durante os últimos anos de sua permanência com Laban (Gênesis 30:28).
ele levou o rebanho para trás do deserto que é, no oeste do deserto [Genesis], assumindo sede Jethros ter sido em Dahab. O caminho pelo qual Moisés conduziu seu rebanho deve ter sido a oeste pelo vale largo chamado pelos árabes, Wady-es-Zugherah [Rodrigues], que levou para o interior do deserto.
“Montanha “de Deus, assim chamado, quer de acordo com o idioma hebraico de sua grande altura, como” grandes montanhas “, em hebraico," montanhas de Deus "(Sl 36:6);" formosos cedros ", em hebraico," os cedros de Deus "(Sl 80:10), ou algumas pessoas pensam que por ser a morada antiga "glória", ou, finalmente, de que seja o teatro de operações mais memoráveis na história da verdadeira religião de Horeb "sim" Horeb, enfermaria .
Horeb, isto é,” seco “," deserto ", foi o grande nome para a zona montanhosa do Sinai na qual se situa, e do qual faz parte. (Veja em Ex 19:2). Era usada para designar o compreender que a região imensa gama de altas montanhas, desolado e estéril, na base do qual, no entanto, não há apenas muitos remendos de verdura a ser visto, mas quase todos os vales, ou wadys, como são chamados, mostram uma fina camada de vegetação que, em direção ao sul, se torna mais exuberante. Os pastores árabes raramente levar seus rebanhos para uma distância superior a uma viagem de dias de seu acampamento. Moisés deve ter ido pelo menos dois dias de viagem, e embora ele parecesse ter foi só seguir o seu curso pastoral, naquela região, desde seus nascentes numerosos nas fendas das rochas é o resort chefe das tribos durante o verão se aquece, a Providência de Deus o levou para lá para um propósito importante.
Deus agora daria outro “rebanho” para Moisés cuidar: o povo de Israel. Assim como Jacó fez parte da família de Labão quando se casou com suas filhas Léia e Raquel (Gn 29), Moisés, por 40 anos (o ciclo de uma geração), integrou-se à família de jetro, cujo nome significa sua fartura [isto é, a fatura do Senhor]. A palavra jetro (em hebraico hotenô) está relacionada ao termo árabe que quer dizer aquele que circuncida o que nos ajuda a entender o difícil fragmento de texto em Êxodo 4.24-26.
Já o termo Horebe, outro nome para monte Sinai, significa lugar desolado. Por causa da aparição de Deus na montanha (neste versículo e em Ex 19.20), este local deserto se tornaria sagrado, o monte de Deus (Êx 4.27). Frequentemente, esta área é identificada como jebel El-Musa, uma montanha no sul da Península do Sinai.
V.D JETRO.
V.D PASTORES.
2 - E apareceu-lhe o anjo do SENHOR em uma chama de fogo do meio duma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia.
COMENTÁRIO
E apareceu-lhe o Anjo do Senhor. Esta é a primeira ocorrência em Êxodo desta expressão (Êx 14.19; 23.20,23; 32.34; 33.2; compare com Gn 22.11,15). A sarça em chamas representava um extraordinário sinal, principalmente porque o arbusto não era consumido pelo fogo.
APARIÇÕES ANGELICAIS
(GN 32:1; NM 22:31; JZ 2:1; 6:11; 13:3,13; ZC 1:9; 2:3; MT 1:20; 2:13; 28:2; LC 1:11,28; 2:9; JO 20:12; AT 8:26; 10:3).
FOGO COMO RESPOSTA
(LV 9:24; 1RS 18:38; 1CR 21:26; 2CR 7:1).
SARÇA ARDENTE
(EX 3:2; MC 12:26; AT 7:30).
3 - E Moisés disse: Agora me virarei para lá, e verei esta grande visão, porque a sarça não se queima.
COMENTÁRIO
3-5 — O lugar se tornou sagrado; foi separado e diferenciado por causa da presença divina. Param mais detalhes sobre a vívida lembrança de Moisés desta experiência com Deus no final de sua vida, leia Deuteronômio 33.16.
V.D MOISÉS.
OFERTAS
Iibações:
(GN 35:14; EX 29:40; LV 23:13; NM 15:5; 28:7; 2RS 16:13; ED 7:17).
4 - E vendo o SENHOR que se virava para ver, bradou Deus a ele do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés. Respondeu ele: Eis-me aqui.
COMENTÁRIO
4,5 — O dramático encontro de Moisés com o Deus vivo é um momento inesquecível na história bíblica. O Senhor o chama pelo nome, o que faz lembrar o chamado de Deus a Abraão no momento em que este estava para sacrificar seu próprio filho (Gn 22.11). A resposta de Moisés foi exatamente igual à de Abraão (Gn 22.1,11).
CHAMADA A LIDERANÇA
ABRAÃO (GN 12:1).
MOISÉS (EX 3:10; 28:1; 31:2).
GIDEÃO (JZ 6:14).
ELISEU (1RS 19:19).
ISAÍAS (IS 6:8; JR 1:4; JO 1:2; AT 13:2; 16:10).
PAULO (AT 26:16).
VOZ DIVINA
Produz terror nos corações dos pecadores (GN 3:8; EX 19:19).
Voz quieta (1RS 19:12).
Majestosa (EZ 43:2).
Tipifica da divindade de CRISTO (MT 17:5).
Mal entendida pelos homens (JO 12:28-29; 2PE 1:17).
5 - E disse: Não te chegues para cá; tira os sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa.
COMENTÁRIO
Santo. O local foi feita sagrado pela presença de Deus. Veja 19:23; 24:2. A questão de como abordar o santo Deus é central para o Êxodo. Resolve-se no simbolismo do tabernáculo.
Adiar as sandálias A direção foi de acordo com um uso que foi bem conhecido por Moisés, para os sacerdotes egípcios observavam em seus templos, e é observado em todos os países do Leste, onde as pessoas tiram os sapatos ou sandálias, como nós fazer o nosso chapéu. Mas a idéia oriental não é precisamente o mesmo que o ocidental. Entre nós, a remoção do chapéu é uma expressão de reverência ao lugar em que entra, ou melhor, daquele que é adorado lá. Com eles, a remoção de o calçado é uma confissão de corrupção e indignidade pessoal consciente de estar na presença da santidade sem mácula.
REVERÊNCIA
A DEUS e as coisas sagradas
Ordenada:
(EX 3:5; JS 5:15; SL 4:4; 33:8; 89:7; 111:9; HC 2:20).
6 - Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E Moisés encobriu o seu rosto, porque temeu olhar para Deus.
COMENTÁRIO
Deus de teu pai. Deus se lembra de Suas promessas aos patriarcas e identifica-se como o seu Deus. Ver (Gênesis 26:24, 28:13, 31:42, 32:9).
Deus identificou-se como o Deus de teu pai — Aquele adorado por Abraão, Isaque e Jacó (v. 15). Ao mencionar estes nomes, o Senhor garantia a Moisés que Sua aliança com os patriarcas de Israel permanecia em vigor. Moisés cobriu o rosto, o qual havia se escondido por causa do medo (Êx 2.12,14). Agora ele escondia seu rosto da presença de Yahweh. Até o final de sua grandiosa vida, Moisés refletiria sobre esta experiência. Ao pronunciar sua bênção sobre a tribo de José, ele incluiria estas palavras: E com a benevolência daquele que habitava na sarça (Dt 33.16).
DEUS INVISIVEL
Ao homem:
(E 33:20; JÓ 9:11; 23:8; JO 1:18; 5:37; CL 1:15; 1TM 1:17; 6:16; 1JO 4:12).
V.D TEMOR DE DEUS.
7 - E disse o SENHOR: Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores.
COMENTÁRIO
Três dos quatro verbos mencionados em Êxodo 2.24,25 são repetidos: ver, ouvir e conhecer. Esta é a primeira declaração enfática. Este versículo conecta a introdução de Êxodo ao enredo deste capítulo.
AFLIÇÕES
(EX 3:7; JÓ 14:1; SL 119:50,143; IS 63:9; RM 8:18; 2CO 4:8).
V.D ORAÇÃO.
COMPAIXÃO
De DEUS;
(EX 3:7; DT 30:3; 2CR 36:15; SL 78:38; 86:15; JR 12:15; LM 3:32; OS 11:4; MQ 7:19).
8 - Portanto desci para livrá-lo da mão dos egípcios, e para fazê-lo subir daquela terra, a uma terra boa e larga, a uma terra que mana leite e mel; ao lugar do cananeu, e do heteu, e do amorreu, e do perizeu, e do heveu, e do jebuseu.
COMENTÁRIO
Ananeus. Os habitantes do litoral sírio-palestina.
hititas. Veja a nota Gn. 10:15.
amorreus. Veja a nota Gen. 10:16.
vôo de Moisés e voltar para o Egito. sendo procurado por Faraó para o assassinato de um egípcio, Moisés fugiu pelo deserto do Sinai e sttled na terra de Midiã . Na proximidade de Horebe, localizada por tradição na Península do Sinai, Moisés estava pastoreando o rebanho de Jetro, seu pai-de-lei. Aqui reealed próprio Deus na sarça ardente e chamou Moisés para voltar ao Egito. Retruning a Jetro em Midiã, Moisés gatheed sua família e começou a viagem para o Egito. Ele conheceu Aaron em Horebe, e os togethr y retornou à corte do faraó Ramsés em.
ferezeus. Possivelmente o campesinato localizado na Palestina central (Josué 17:15).
heveus. Veja a nota Gen. 10:17.
jebuseus. Os ocupantes de Jerusalém, mais despojados por David (Gn 10:16 nota; 2 Sam. 5:6-9).
8-10 — Portanto, desci para livrá-lo da mão dos egípcios. A expressão desci para livrá-lo fala da graciosa intervenção divina na terra (SI 40.1). Deus estava totalmente ciente dos problemas de Seu povo e agora Ele interviria nesta situação. E para fazê-lo subir daquela terra a uma terra boa e larga, a uma terra que mana leite e mel. A terra boa e larga de Canaã era a grande promessa do Senhor para Seu povo (Gn 12.7; 15.12-21; Êx 6.8). Dela mana leite e mel. Canaã daria todo o sustento necessário ao povo. Algumas partes seriam destinadas à criação de rebanhos, e outras à agricultura. Sob a bênção de Deus, leite e mel jorrariam à vontade.
Ao lugar do cananeu, e do heteu, e do amorreu, e do ferezeu, e do heveu, e do jebuseu. Esta menção dos povos faz-nos lembrar de três coisas: 1) a terra era um lugar de verdade com pessoas reais morando lá; 2) para aqueles que lá estavam, a hora do juízo cumprir-se aproximava-se. A perversidade dos cananitas chegara ao limite final, e o julgamento divino recairia sobre eles (Gn 15.16); 3) mesmo que a terra fosse um presente de Deus, ela não estava deserta. Ela teria de ser tomada de seus atuais habitantes. Isso só poderia ser feito com o poder de Deus.
ABUNDÂNCIA PROMETIDA
Promessas de abundância prometida aos obedientes:
(LV 26:5; DT 30:9; SL 132:15; PV 3:10; IS 30:23; EZ 36:30; AM 9:13; ZC 8:12).
LIBERTAÇÃO DE ISRAEL
(EX 14:30; 1SM 14:15; 2CR 14:12; 20:22; 32:21)..
LIDER DIVINO
Como e onde dirige o seu povo:
Por lugares difíceis, para prová-los (DT 8:2).
Como uma ave ensinando os seus filho a voar (DT 32:11-12).
Por vereda plana (SL 27:11).
Como pastor (SL 77:20)
Nenhum lugar está fora do alcance de suas mãos (SL 139:9-10; PV 20:24; I 63:14).
Firme até a cruz (MC 10:32)..
Até a beira do desconhecido (LC 24:50-51).
V.D CANAÃ.
9 - E agora, eis que o clamor dos filhos de Israel é vindo a mim, e também tenho visto a opressão com que os egípcios os oprimem.
V.D OPRESSÃO.
VISÃO DIVINA
Compreende toda a vida humana
(GN 6;5; EX 3:9; 2SM 22:28; 2CR 16:9; SL11:4; 34:15; 139:16; JR 32:19; AM 9:8; ZC 4:10).
CONHECIMENTO DIVINO
(1SM 2:3; SL 69:5; 139:2; IS 40:28; DN 2:22; MT 6:8; 1CO 3:20; 1JO 3:20).
10 - Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó para que tires o meu povo (os filhos de Israel) do Egito.
COMENTÁRIO
Faraó. Provavelmente Tutmés III (1504-1450 B. C.). Ver a Introdução: Data e Ocasião.
Tutmés III
Tutmés III ou Tutmósis III (sendo esta última forma a versão helenizada do seu nome) foi o sexto faraó da XVIII dinastia egípcia, da época do Império Novo. O seu prenome ou nome de coroação foi Menkheperré o que significa "Estável é a manifestação de Ré".
Teoricamente, governou durante mais de cinquenta anos, mas deve-se enquadrar neste período os vinte e dois anos de reinado da sua tia e madrasta Hatchepsut (esposa do seu pai Tutmés II), que assumiu o trono durante a sua menoridade. As datas para o reinado de Tutmés III variam segundo os autores. Para Edward Frank Wente terá reinado entre 1504 e 1450 a.C., enquanto que autores como Nicholas Grimal, Jürgen von Beckerath, Jaromir Málek ou Ian Shaw situam o seu reinado entre 1479 e 1425 a.C..
Tutmés III notabilizou-se pela sua atividade militar, mas também pela sua intensa atividade construtora. Alguns autores consideram-no como um dos faraós mais importantes do Antigo Egito, tendo mesmo sido apelidado de "Napoleão do Egito" por James Henry Breasted.
V.D CHAMADA A LIDERANÇA.
MENSAGEIRO DIVINO
(MT 21:37; JO 6:38; 7:29; 8:42; 9:4; 10:36; 17:8,21).
HOMENS ESCOLHIDOS
Instrumentos escolhidos para realizar os propósitos de DEUS:
(AG 2:22; JO 15:16; AT 9:15; 1CO 1:27-29).
ORIENTAÇÃO
Direção explicita dada a indivíduos:
Deixar velhas companhias (GN 12:1).
Regressar ao lar (GN 31:3).
Assumir o comando (EX 3:10).
Seguir adiante (JS 1:2).
Fazer guerra (JZ 6;14; 2SM 5:19).
Buscar provisões (1RS 17:3,,9).
Sair do retiro (1RS 18:1).
Ungir lideres (1RS 19:15).
Pronunciar juízos (1RS 21:18-19; 2RS 1:3).
11 - Então Moisés disse a Deus: Quem sou eu, que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel?
COMENTÁRIO
Quem sou eu Moisés sentiu-se inadequado para a tarefa, como fez Gideão (Jz 6:15) e Jeremias (Jr. 1:6 ). Este é o primeiro de seus quatro acusações (v. 14, 4:1, 10).
3.11—4.17 — As objeções de Moisés em servir como porta-voz de Deus eram, por fim, questões a respeito de Deus. 1) Ele estaria com ele? (Êx 3.11,12); 2) como Ele é? (Êx 3.13-25); 3) Tem poder suficiente? (Êx 4.1-9); 4) Deus poderia fazer com que Moisés tivesse habilidade suficiente? (Êx 4-10-17). Deus respondeu a todas estas perguntas.
ALTO AVILTAMENTO
Humilhação do justo:
(GN 18:27; EX 3:11 4:10; 1SM 9:21; PV 30:2; MC 1:7; 1CO 15:9).
DESCULPAS
Sete desculpas pela negligência no dever:
Incompetência pessoal (EX 3:11; EX 4:10).
Falta de posição social (JZ 6:15).
Dificuldades na incumbência (PV 22:13).
Fraqueza pessoal (JR 1:6-7).
A dureza do SENHOR (MT 25:24-25).
Não reconhecer a necessidade (T 25:44-45).
A pressão dos negócios (LC 14:18-20).
HUMILDADE
Exemplos gerais:
JACÓ (GN 32:10).
SAUL (1SM 9:21).
DAVI (2SM 7:18).
SALOMÃO 1RS 3:7); SL 131:1).
JOÃO BATISTA (MT 3:14).
O centurião (MT 8:8).
A mulher Cananéia (MT 15:27).
PAULO (1TM 1:15).
LIDERES HUMILDES
MOISÉS (EX 3:11).
GIDEÃO (JZ 6:15).
SAUL (1SM 9:21).
DAVI (1SM 18:18).
SALOMÃO (1RS 3:7).
ISAÍAS (IS 6:5).
JEREMIAS (JR 1:6).
JOÃO BATISTA (MT 3:14).
V.D MOISÉS.
12 - E disse: Certamente eu serei contigo; e isto te será por sinal de que eu te enviei: Quando houveres tirado este povo do Egito, servireis a Deus neste monte.
COMENTÁRIO
Sinal. o chamado de Deus será confirmada pela sua ação futura. Deus estará com Moisés, para trazê-lo de volta à adoração ( "servir a Deus") sobre esta mesma montanha. Tendo servido aos egípcios, Israel vai se tornar servos de Deus na adoração aliança.
Deus prometeu estar com Moisés. O Senhor desceu para resgatar Seu povo (v. 8) e prometeu estar presente. Isto aponta para a futura encarnação do Verbo divino. Jesus desceria do céu; viria ao mundo para nos libertar de nossos pecados e estar conosco. O Senhor deu a Moisés um sinal, a prova final de que sua experiência ali na sarça era uma divina manifestação, e não uma ilusão. Aqui, o sinal era um lembrete: quando houveres tirado este povo do Egito, servireis a Deus neste monte. Todavia, a palavra sinal também pode significar um milagre de Deus, uma maravilha que demonstra Seu poder e Sua presença (Êx 7.3).
PRESENÇA DIVINA
Consola na peregrinação terrena (GN 28:15; EX 3:12; 29:45).
Proporciona descanso (EX33:14; LV 26:12).
Encoraja para as batalhas da vida (DT 20:1).
Conforta nas provas (IS 43:2; ZC 2:10).
Garante resposta até mesmo aos menores grupos de crentes (MT 18:19-20).
Permanece até o fim (MT 28:20).
13 - Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi?
COMENTÁRIO
Qual é o seu nome. Moisés antecipa uma questão do povo que também é sua. Já Moisés pede a revelação do próprio Deus. Se o livramento de Deus era para ser totalmente
A mente de Moisés estava maravilhada, mas borbulhando de dúvidas. Por isso, perguntou o nome de Deus. O pedido requeria um marco de autoridade. Moisés estava ausente do Egito há 40 anos e, mesmo em seus anos de juventude, esteve afastado de seu povo. Provavelmente, ele se perguntava como seria levado a sério. Assim, Moisés precisava de algo que dessa credibilidade à sua mensagem, um nome que garantisse que a mensagem seria recebida propriamente.
14 - E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.
COMENTÁRIO
EU SOU O QUE SOU. O Senhor não está definido ou determinado por qualquer outro que ele próprio. Como a auto-existente, Sua promessa é certa, Ele se revelará em seus atos de poupança.
Eu sou o que sou. Aquele que falou a Moisés declarou ser o Eterno, o Criador e soberano Senhor. Somente o Criador de todas as coisas poderia nomear-se de Eu sou, no sentido absoluto. Todas as outras criaturas estão em débito com Ele por causa de sua limitada natureza. Além de dizer quem é Deus declarou a Sua relação com o povo de Israel. O tempo futuro do verbo hebraico relacionado ao nome de Deus foi usado no versículo 12:0 Em Sou estará com o Seu povo. Assim, Deus afirmou Sua aliança com o povo de Israel usando Seu nome. Muitos se referem ao Eu Sou como o nome pactuai de Deus.
EU SOU
(EX 3:14; JO 8:58; AP 1:18).
NOME VENERADO
Do SENHOR deve ser venerado:
(LV 22:2; DT 28:58; IS 29:23; 57:15; EZ 36:23; DN 2:20;MT 6:9).
15 - E Deus disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O SENHOR Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó, me enviaram a vós; este é meu nome eternamente, e este é meu memorial de geração em geração.
COMENTÁRIO
Assim dirás aos filhos de Israel: O Senhor, o Deus de vossos pais... O termo traduzido como Senhor representa o nome hebraico Yahweh. A palavra que significa Eu Sou, usada no versículo 4, é muito similar. As traduções para o português frequentemente usam Senhor com a inicial maiúscula [ou todas as letras] quando representam o nome de Yahweh. Neste versículo, Deus não só declarou a Sua existência absoluta, como também manifestou o relacionamento com Seu povo. Não se tratava apenas de Sua pura e simples existência, ou mesmo do fato de Ele ser eterno. Acima de tudo, Ele revela que estará com Seu povo. Este é o Seu nome que manifesta graça, relacionamento, aliança e condescendentes maravilhas. Ele não é uma nova divindade, e sim o mesmo que fez uma aliança eterna com os patriarcas — Abraão, Isaque e Jacó — e foi adorado por eles (v. 6). Todavia, Ele tem um nome. É Yahweh.
A última parte do texto contém uma parelha de versos: Este é meu nome eternamente, e este é meu memorial de geração em geração. Como em outras passagens importantes do Antigo Testamento (Gn 22.11 -18), a repetição e a reafirmação são usadas em sentido enfático. Assim, elas indicam a suprema importância do nome divino que é eterno e perpetua-se de geração em geração.
IMUTABILIDADE DIVINA
(DT 32:40; 33:27; JÓ 36:26; SL 9:7; 135:13; 145:13; IS 57:15; LM 5:19; 1TM 1:17; 2PE 3:8; AP 1:8; 11:17).
16 - Vai, e ajunta os anciãos de Israel e dize-lhes: O SENHOR Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, me apareceu, dizendo: Certamente vos tenho visitado e visto o que vos é feito no Egito.
COMENTÁRIO
16,17 — As instruções foram agora dadas a Moisés para que ele pudesse ouvir novamente qual era a sua parte no plano divino (v. 8-10).
APARIÇÕES DE DEUS
Ao homem:
(GN 12:7; 17:1; 18:1; 26:2; 35:9; EX 3:16; 1RS 3:5; 9;2; 2CR 3:1).
ANCIÃOS NO GOVERNO
(EX 3:16; 4:29; 19:7; 24:1; JS 23:2; JZ 21:16; RT 4:2; 1RS 21:8; PV 31:23).
17 - Portanto eu disse: Far-vos-ei subir da aflição do Egito à terra do cananeu, do heteu, do amorreu, do perizeu, do heveu e do jebuseu, a uma terra que mano leite e mel.
AMORREUS
Descendentes de CANAÃ
(GN 10:16; 14:7; 15:16; 48:22; EX 23:23; IS 24:12; AM 2:9).
CANANEUS
Descendentes de CANAÃ
(GN 10:18; EX 33:2; 34:11; DT 7:1; JS 5:1; 17:12; 1RS 9:16).
FEREZEUS
Uma das nações Cananeia
(GN 13:7; 15:20; EX 3:17; 23:23; DT 20:17; JZ 3:5; ED 9:1).
JEBUSEUS
(JS 11:3; 15:63; JZ 1:21; 3:5; 19:11; 2SM 5:8).
V.D LIDER DIVINO.
V.D CANAÃ.
18 - E ouvirão a tua voz; e irás, tu com os anciãos de Israel, ao rei do Egito, e dir-lhe-eis: O SENHOR Deus dos hebreus nos encontrou. Agora, pois, deixa-nos ir caminho de três dias para o deserto, para que sacrifiquemos ao SENHOR nosso Deus.
COMENTÁRIO
E dir-lhe-eis. Moisés foi instruído com precisão sobre o que falar a faraó. Deus não disse para ele usar seus próprios argumentos, mas apenas para servir de porta-voz divino.
3.18 — Deixa-nos ir a caminho de três dias para o deserto. Aparentemente, a expressão a caminho de três dias é um modo de falar oriental; e o pedido um argumento pequeno para um fim maior. O primeiro pedido seria para que pudessem retirar-se para uma jornada de três dias, a fim de adorar ao Deus vivo. Visto que este pedido não seria concedido (v. 19), é certo que a solicitação para todos serem libertos também não seria. O fato de que os israelitas tinham de ir a outro local para oferecer sacrifícios ao Senhor poderia ter sido uma repreensão tácita à terra do Egito. A maldade dos egípcios poluiu a terra e a tornou imprópria para adoração a Deus. Os israelitas precisavam de um solo neutro para louvar ao Senhor em pureza.
DESERTO
(GN 16:7; DT 29:5; 1RS 19:4; SL 55:7; JR 9:10; MT 3:1; 4:1; LC 3:2; 8:29).
SACRIFICIOS
(GN 46:1; EX 18:12; JZ 2:5; 1SM 1:21; 6:15; 11:15; 2SM 6:13; 1CR 21:28; 29:21; 2CR 5:6; JO 1:16).
19 - Eu sei, porém, que o rei do Egito não vos deixará ir, nem ainda por uma mão forte.
COMENTÁRIO
Eu sei, porém, que o rei do Egito não vos deixará ir, nem ainda por uma mão forte. As palavras hebraicas eu sei que são bastante fortes. Podem ser traduzidas como: “mas, quanto a mim, eu sei que o rei do Egito não dará a permissão para ir”. O raciocínio de muitos acerca deste versículo é importante. Ele fala do conhecimento de Deus no sentido de que Ele já sabia previamente como as coisas aconteceriam, embora não determinasse como as coisas aconteceriam. Veja a nota em Êxodo 4.21, para a interpretação e o desenvolvimento deste tema. A mão forte aludida é a mão do Senhor. Deus foi Aquele que forçou faraó a libertar os israelitas (Êx 3.20; 6.1).
SEGREDOS DO CORAÇÃO
Lidos por CRISTO
(PV 15:11; JR 20:12; MT 12:25; 22:18; MC 2:8; LC 6:8; 11:17; 16:15; JO 2:25; AT 15:8).
PRESCIÊNCIA
De DEUS
(IS 42:9; 46:10; DN 2;28; MT 24;36; AT 3:18; 15;18; RM 8:29; 11:2; 1PE 1:2).
PRESCIÊNCIA
Conhecimento do futuro.
20 - Porque eu estenderei a minha mão, e ferirei ao Egito com todas as minhas maravilhas que farei no meio dele; depois vos deixará ir.
COMENTÁRIO
Porque eu estenderei a minha mão e ferirei ao Egito. A mão misericordiosa de Deus estendida a favor dos israelitas e a de ira contra os egípcios são um tema constante em Êxodo. (Para saber mais sobre o braço forte de Deus, leia Êx 6.6; sobre a mão direita de Deus, leia Êx 15.6,12). Com todas as minhas maravilhas que farei no meio dele. As maravilhas são as dez pragas narradas nos capítulos 7 a 12. A palavra maravilhas em hebraico (niphla 'ot) se refere às coisas que somente Deus pode fazer; coisas para inspirar reverência em Seus adoradores e medo em Seus inimigos.
JUIZOS DE DEUS
(EX 6:6; 12:12; SL 9:16; 36:6; EZ 25:11; 30:14; 38:22; 39:21; ML 3:5).
MÃO DIVINA
Sobre as pessoas, para castigá-los:
(EX 7:5; DT 2:15; RT 1:13; 1SM 5:6; JÓ 2:10; 19:21; SL 32:4; AT 13:11).
MARAVILHAS DE DEUS
(EX 4:21; 15:11; JS 3:5; SL 77:14; DN 4:3; JL 2:30; AT 6:8).
21 - E eu darei graça a este povo aos olhos dos egípcios; e acontecerá que, quando sairdes, não saireis vazios.
COMENTÁRIO
21,22 — Deus humilharia tanto o líder do povo egípcio que as pessoas comuns daquela terra se colocariam favoravelmente à disposição de Israel. Os israelitas, que até então tinham sido escravizados no Egito, não sairiam de lá de mãos vazias. Eles despojariam os egípcios meramente pedindo pelos bens preciosos (leia Êx 11.2; 12.35,36). Mais tarde, os filhos de Israel dariam muitos desses objetos valiosos a Deus como oferta para o tabernáculo (Êx 35). Assim, Deus enriqueceria a população escrava, para que esta pudesse começar uma nova vida e ofertar parte dessa riqueza a Ele em agradecimento.
GRAÇA HUMANA
(EX 3:21; 11:3; 1SM 16:22; ET 2:15; LC 2:52; AT 2:47; RM 14:18).
22 - Porque cada mulher pedirá à sua vizinha e à sua hóspeda jóias de prata, e jóias de ouro, e vestes, as quais porão sobre vossos filhos e sobre vossas filhas; e despojareis os egípcios.
ADORNOS
(GN 24;53; EX 3:22; 35:22; NM 31:50; IS 61:10).
TOMAR EMPRESTADO
(EX 22:14; 2RS 4:3; 6:5; SL 37:21; PV 22:7; MT 5:42).

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