terça-feira, 12 de abril de 2016

O ALTAR DO HOLOCAUSTO

O ALTAR DO HOLOCAUSTO
(EX 38:1-7)


1 - FEZ também o altar do holocausto de madeira de acácia; de cinco côvados era o seu comprimento, e de cinco côvados a sua largura, era quadrado; e de três côvados a sua altura.
COMENTÁRIO
1-7 — Estes versículos abordam a construção do altar dos holocaustos. As instruções anteriores são encontradas em Êxodo 27.1-19. Os detalhes da seção antecedente são apresentados novamente para demonstrar que o Senhor comandou tudo o que foi feito. Ao longo dessas seções, o sujeito que pratica a ação é Bezalel (Ex 37.1; compare com Ex 35.30-34), que trabalhava de acordo com as orientações que o Senhor transmitiu a Moisés. Bezalel era o coordenador e provavelmente tinha uma equipe de artesãos trabalhando sob a sua supervisão (Ex 36.8).
V.D ALTAR DO HOLOCAUSTO.
V.D CÔVADOS.
V.D ACÁCIA.
2 - E fez-lhe as suas pontas nos seus quatro cantos; da mesma peça eram as suas pontas; e cobriu-o de cobre. 
3 - Fez também todos os utensílios do altar; os cinzeiros, e as pás, e as bacias, e os garfos, e os braseiros; todos esses pertences fez de cobre.
V.D BACIAS.
V.D BRONZE.
4 - Fez também, para o altar, um crivo de cobre, em forma de rede, na sua cercadura em baixo, até ao meio do altar.
V.D ALTAR DO HOLOCAUSTO.
5 - E fundiu quatro argolas para as quatro extremidades do crivo de cobre, para os lugares dos varais.
6 - E fez os varais de madeira de acácia, e os cobriu de cobre.
V.D ACÁCIA.
7 - E pôs os varais pelas argolas aos lados do altar, para com eles levar o altar; fê-lo oco e de tábuas.
A BACIA DE BRONZE
(EX 38:8)
8 - Fez também a pia de cobre com a sua base de cobre, dos espelhos das mulheres que se reuniam, para servir à porta da tenda da congregação.
COMENTÁRIO
BACIA... SUPORTE. É notado pelos comentaristas KEIL e DELITZSCH, que a palavra suporte deve se referir, ao a um pedestal sobre a bacia era sustentada, mas a algum instrumento distinto. PROVAVELMENTE servia para tirar a água necessária da bacia para a lavagem ritual dos sacerdotes.ESTA lavagem, no AT, está em (Tt 3:5; HB 6:2; 10:22) de certo modo.A bacia do TABERNÁCULO era fabricada de espelhos de mulheres 9talvez viúvas e virgens) e depois utilizada no serviço do SENHOR, relacionado com o TABERNÁCULO (1SM 2:22) CF (LC 2:37) A entrega dos espelhos, feitos de bronze polido, era uma demonstração de um interesse mais sublime do que o pela aparência exterior cf. (1PE 3:3) com (IS 3:16-24).
A feitura da pia de cobre. (Para as instruções correspondentes, leia Ex 30.17-21.)
V.D ESPELHOS.
V.D PIA.
O ÁTRIO E O REPOSTEIRO
(EX 38:9-20)
9 - Fez também o pátio do lado meridional; as cortinas do pátio eram de linho fino torcido, de cem côvados.
COMENTÁRIO
CEM CÔVADOS. O átrio tinha as seguintes medidas: 46 metros de cumprimento e 23 de largura. A entrada se voltava para a direção leste, e consequentemente, os lados norte e sul formavam seu comprimento.
9-23 — A construção do pátio do tabernáculo. (Para as explicações antecedentes, leia Ex 27.9-19.)
V.D LINHO.
10 - As suas vinte colunas e as suas vinte bases eram de cobre; os colchetes destas colunas e as suas molduras eram de prata.
COMENTÁRIO
“Ganchos Os ganchos dos pilares no tribunal foram para pendurar as carcaças dos animais de sacrifício” aquele sobre os pilares na entrada da tenda estava para pendurar as vestes sacerdotais e outras coisas usadas no serviço.
11 - E do lado norte cortinas de cem côvados; as suas vinte colunas e as suas vinte bases eram de cobre, os colchetes das colunas e as suas molduras eram de prata.
V.D BRONZE.
V.D PRATA.
12 - E do lado do ocidente cortinas de cinquenta côvados, as suas colunas dez, e as suas bases dez; os colchetes das colunas e as suas molduras eram de prata.
13 - E do lado leste, ao oriente, cortinas de cinquenta côvados.
14 - As cortinas de um lado da porta eram de quinze côvados; as suas colunas três e as suas bases três.
15 - E do outro lado da porta do pátio, de ambos os lados, eram cortinas de quinze côvados; as suas colunas três e as suas bases três.
16 - Todas as cortinas do pátio ao redor eram de linho fino torcido.
V.D LINHO.
17 - E as bases das colunas eram de cobre; os colchetes das colunas e as suas molduras eram de prata; e o revestimento dos seus capitéis era de prata; e todas as colunas do pátio eram cingidas de prata.
COMENTÁRIO
Capitéis ou capitais dos pilares foram postes de madeira, que decorreu ao longo de seu superior, ao qual foram anexados os ganchos para as cortinas. 
V.D BRONZE.
V.D PRATA.
18 - E a cobertura da porta do pátio era de obra de bordador, de azul, e de púrpura, e de carmesim, e de linho fino torcido; e o comprimento era de vinte côvados, e a altura, na largura, de cinco côvados, conforme as cortinas do pátio.
COMENTÁRIO
“A altura, na largura, ou” na medida. “O sentido é que as cortinas da porta do pátio, que era de vinte côvados de largura, eram da mesma altura que as cortinas durante todo o tribunal”
V.D BORDADORES.
V.D AZUL
V.D CÔVADOS.
V.D ESCARLATE.
V.D LINHO.
V.D PÚRPURA.
19 - E as suas quatro colunas e as suas quatro bases eram de cobre, os seus colchetes de prata, e o revestimento dos seus capitéis, e as suas molduras, também de prata.
V.D BRONZE.
V.D PRATA.
20 - E todas as estacas do tabernáculo e do pátio ao redor eram de cobre.
21 - Esta é a enumeração das coisas usadas no tabernáculo do testemunho, que por ordem de Moisés foram contadas para o ministério dos levitas, por intermédio de Itamar, filho de Arão, o sacerdote.
COMENTÁRIO
“Esta é a soma do tabernáculo Tendo completado a sua descrição dos componentes do tabernáculo, o historiador digresses inspirado numa declaração respeitando o ouro e a prata empregada nela, o cálculo a ser feito de acordo com uma ordem de Moisés” pelos levitas, o filho mais jovem, sob a direção de Itamar.
V.D LEVITAS.
V.D TABERNÁCULO.
22 - Fez, pois, Bezalel, o filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá, tudo quanto o SENHOR tinha ordenado a Moisés.
V.D BEZALEL.
23 - E com ele Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dã, um mestre de obra, e engenhoso artífice, e bordador em azul, e em púrpura e em carmesim e em linho fino.
V.D BORDADORES.
V.D GRAVADORES.
V.D HABILIDADE
24 - Todo o ouro gasto na obra, em toda a obra do santuário, a saber o ouro da oferta, foi vinte e nove talentos e setecentos e trinta siclos, conforme ao siclo do santuário
COMENTÁRIO
8.24 — O peso de todo o ouro usado nas obras era de uma tonelada. Em hebraico, 29 talentos e 730 siclos. O talento equivalia a 35 quilos, e o siclo, a 12 gramas de prata.
V.D DAR GENEROSAMENTE.
V.D LUGAR SANTO.
V.D OURO.
V.D CICLO.
V.D TALENTO.
25 - E a prata dos arrolados da congregação foi cem talentos e mil e setecentos e setenta e cinco siclos, conforme o siclo do santuário.
COMENTÁRIO
A quantidade de prata era simplesmente enorme, superior a 3,5 toneladas.
V.D PRATA.
V.D TALENTOS.
26 - Um beca por cabeça, isto é, meio siclo, conforme o siclo do santuário; de todo aquele que passava aos arrolados, da idade de vinte anos para cima, que foram seiscentos e três mil e quinhentos e cinquenta.
COMENTÁRIO
A quantidade de prata doada para a construção do tabernáculo recolhida de cada um dos homens acima de 20 anos, num total de 603.550 indivíduos, foi estipulada em um beca (meio siclo) por cabeça. Esse número de pessoas corresponde a outras estimativas da comunidade do êxodo (Nm 1). Ele pode ser literal, mas alguns sustentam que é bastante grande para o tempo e os acontecimentos de Êxodo.
V.D CICLO.
27 - E houve cem talentos de prata para fundir as bases do santuário e as bases do véu; para as cem bases cem talentos; um talento para cada base.
28 - E dos mil e setecentos e setenta e cinco siclos fez os colchetes das colunas, e cobriu os seus capitéis, e os cingiu de molduras.
COMENTÁRIO
27,28 — Uma enorme quantidade de prata foi usada na fabricação dos elementos mais básicos do tabernáculo e de sua mobília. Embora o tabernáculo fosse uma tenda, não era um templo provisório, mas sim um santuário glorioso que simbolizava a presença do Deus vive no meio de Seu povo.
29 - E o cobre da oferta foi setenta talentos e dois mil e quatrocentos siclos.
COMENTÁRIO
29-31 — O peso do cobre era aproximadamente 2,5 toneladas.
V.D BRONZE.
30 - E dele fez as bases da porta da tenda da congregação e o altar de cobre, e o crivo de cobre e todos os utensílios do altar.
V.D ALTAR DO HOLOCAUSTO.
31 - E as bases do pátio ao redor, e as bases da porta do pátio, e todas as estacas do tabernáculo e todas as estacas do pátio ao redor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário