terça-feira, 12 de abril de 2016

AS VESTES DOS SACERDOTES

AS VESTES DOS SACERDOTES
(EX 39:1-31)


1 - FIZERAM também as vestes do ministério, para ministrar no santuário, de azul, e de púrpura e de carmesim; também fizeram as vestes santas, para Arão, como o SENHOR ordenara a Moisés.
COMENTÁRIO
COMO O SENHOR ordenara. ESTA expressão se repete sete vezes neste trecho que descreve os atavios sacerdotais (EX 39:1-31).É para enfatizar que nenhum sacerdote pode vocacionar-se a si mesmo, mas tem de ser chamado por DEUS (HB 5:4-6), onde se vê que o próprio JESUS não arrogou o privilégio a si mesmo.
Este versículo é uma declaração resumida que confirma a conclusão das vestimentas dos sacerdotes descritas pela primeira vez em
Êxodo 28.1-4.
V. D AZUL.
V.D ESCARLATE.
V.D PÚRPURA.
V.D VESTES SACERDOTAIS.
2 - Assim se fez o éfode de ouro, de azul, e de púrpura, e de carmesim e de linho fino torcido.
COMENTÁRIO
Esta passagem detalha a confecção do éfode de Arão, de acordo com as claras instruções dadas a Moisés em Êxodo 28.5-14.
V.D ESTOLA.
V.D LINHO.
V.D OURO.
3 - E estenderam as lâminas de ouro, e as cortaram em fios, para tecê-los entre o azul, e entre a púrpura, e entre o carmesim, e entre o linho fino com trabalho esmerado.
COMENTÁRIO
“Cortar os fios de ouro em trabalhá-lo, isto é, o metal era batido com um martelo em chapas finas, corte com tesoura ou outro instrumento em tempo desliza, e arredondadas em filamentos ou fios.” pano de tecido de ouro não é incomum em os monumentos, e os espécimes de ter sido encontrado enrolado sobre múmias, mas não é fácil determinar se o fio de ouro foi inicialmente entrelaçado ou posteriormente inserido pela bordadeira.
V.D HABILIDADE.
4 - Fizeram-lhe ombreiras que se ajuntavam; e uniam-se em suas duas pontas.
5 - E o cinto de obra esmerada do éfode, que estava sobre ele, formava com ele uma só peça e era de obra semelhante, de ouro, de azul, e de púrpura, e de carmesim, e de linho fino torcido, como o SENHOR ordenara a Moisés.
V.D AZUL.
V.D CINTO.
V.D ESCARLATE. 
.V.D LINHO.
V.D PLANO DIVINO.
V.D PÚRPURA.
6 - Também prepararam as pedras de ônix, engastadas em ouro, lavradas com gravuras de um selo, com os nomes dos filhos de Israel.
V.D GRAVADORES.
V.D ÔNIX.
V.D SINETE.
7 - E as pôs sobre as ombreiras do éfode por pedras de memória para os filhos de Israel, como o SENHOR ordenara a Moisés.
COMENTÁRIO
NAS OMBREIRAS. O ombro representava força. O poder do nosso SUMO SACERDOTE está a nossa disposição.
V.D ESTOLA.
V.D OBEDIÊNCIA.
8 - Fez-se também o peitoral de obra de artífice, como a obra do éfode, de ouro, de azul, e de púrpura, e de carmesim, e de linho fino torcido.
COMENTÁRIO
8-21 — Neste trecho lemos a respeito do peitoral, feito de acordo com as informações dadas em Êxodo 28.15-30. O único detalhe não repetido é a colocação do Urim e do Tumim na peça (Ex 28.30). Isto é relatado em Levítico 8.8.
V.D PEITORAL SACERDOTAL.
9 - Quadrado era; duplo fizeram o peitoral; o seu comprimento era de um palmo, e a sua largura de um palmo dobrado.
10 - E engastaram nele quatro ordens de pedras; uma ordem de um sárdio, de um topázio, e de um carbúnculo; esta era a primeira ordem
COMENTÁRIO
SÁRDIO. UMA pedra semipreciosa de quartzo vermelho. CARBÚNCULO. UM quartzo opaco vermelho.
V.D PEDRAS PRECIOSAS.
V.D TOPÁZIO.
11 - E a segunda ordem de uma esmeralda, de uma safira e de um diamante.
COMENTÁRIO
SAFIRA. O nome hebraico que dizer (pedra de gravar).
V.D SAFIRA.
12 - E a terceira ordem de um jacinto, de uma ágata, e de uma ametista.
COMENTÁRIO
JACINTO. EQUIVALENTE a nossa água marinha brasileira
ÁGATA (EX 28:19).
13 - E a quarta ordem de um berilo, e de um ônix, e de um jaspe, engastadas em engastes de ouro.
COMENTÁRIO
JASPE. QUARTZO verde ou jade verde, segundo o uso da época.
V.D OURO.
14 - Estas pedras, pois, eram segundo os nomes dos filhos de Israel, doze segundo os seus nomes; como gravuras de selo, cada uma com o seu nome, segundo as doze tribos.
COMENTÁRIO
SEGUNDO. OS nomes, (EX 28:9-10), fala sobre a gravação, em duas pedras de ÔNIX, dos doze nomes das tribos de ISRAEL, seis em cada uma e fixadas sobre as ombreiras da estola sacerdotal. A descrição em (EX 39:6-7), refere-se a estas pedras, enquanto em (EX 39:8-14),falam de doze pedras preciosas, em quatro séries, com os mesmos nomes das tribos gravados nelas e fixadas no peitoral do SUMO SACERDOTE.A beleza e preciosidade dessas pedras, com os nomes do povo de DEUS elas gravados, representavam a glória para a qual ISRAEL deveria ser transformado, como possessão exclusiva de DEUS (EX 19:5)DE uma forma semelhante os nomes dos doze apóstolos, representando a igreja de CRISTO, estão gravados nas doze pedras preciosas que são os fundamentos da NOVA JERUSALÉM (AP 21;14-20).
V.D GRAVADORES.
15 - Também fez para o peitoral cadeiazinhas de igual medida, obra de ouro puro trançado.
V.D OURO
V.D PEITORAL SACERDOTAL.
16 - E fizeram dois engastes de ouro e duas argolas de ouro; e puseram as duas argolas nas duas extremidades do peitoral.
17 - E puseram as duas cadeiazinhas de trança de ouro nas duas argolas, nas duas extremidades do peitoral.
18 - E as outras duas pontas das duas cadeiazinhas de trança puseram nos dois engastes; e as puseram sobre as ombreiras do éfode na frente dele.
V.D ESTOLA.
19 - Fizeram também duas argolas de ouro, que puseram nas duas extremidades do peitoral, na sua borda que estava junto ao éfode por dentro.
20 - Fizeram mais duas argolas de ouro, que puseram nas duas ombreiras do éfode, abaixo, na frente dele, perto da sua juntura, sobre o cinto de obra esmerada do éfode.
21 - E ligaram o peitoral com as suas argolas às argolas do éfode com um cordão de azul, para que estivesse sobre o cinto de obra esmerada do éfode, e o peitoral não se separasse do éfode, como o SENHOR ordenara a Moisés.
V.D CINTO.
V.D PLANO DIVINO.
22 - E fez-se o manto do éfode de obra tecida, todo de azul.
COMENTÁRIO
22-26 — A confecção do manto do colete sacerdotal é descrita seguindo os comandos divinos transmitidos a Moisés em Êxodo 28.31-35.
V.D AZUL.
V.D ESTOLA.
23 - E a abertura do manto estava no meio dele, como abertura de cota de malha; esta abertura tinha uma borda em volta, para que se não rompesse.
24 - E nas bordas do manto fizeram romãs de azul, e de púrpura, e de carmesim, de fio torcido.
Romãs
ROMÃS (HEB rimmon).ERA uma fruta muito apreciada desde os tempos mais remotos.VÁRIAS cidades da PALESTINA antiga tinham esse nome por exemplo: RRIMON (JS 15:32); GATE-rimon (JS 19:45) e EM-rimon (NE 11:29).DO suco da romã se fazia um refresco saboroso, das sementes um xarope e das flores um remédio adstringente.ROMÃS ornamentais decoraram também os capitéis das colunas do templo de SALOMÃO (1RS 7:20) e o siclo de prata que circulava em JERUSALÉM no segundo século A.C
V.D ROMÃS.
25 - Fizeram também as campainhas de ouro puro, pondo as campainhas no meio das romãs nas bordas do manto, ao redor, entre as romãs.
COMENTÁRIO
COMPAINHAS DE OURO. ESTAS serviam para revelar a atividade do SUMO SACERDOTE quando seus movimentos no serviço de DEUS e do povo não podiam ser acompanhados pelo vista cf (EX 28:35).CRISTO nos ensina a grande verdade de que nos céus há manifestações de alegria de um pecador se arrepende (LC 15:7-10).DEVEMOS sempre lembrar que a adoração é um privilégio que nos deve alegrar profundamente cf. (SL 100:1; LC 24:52; AT 2:46 5:41).
V.D SINOS.
26 - Uma campainha e uma romã, outra campainha e outra romã, nas bordas do manto ao redor; para ministrar, como o SENHOR ordenara a Moisés.
V.D PLANO DIVINO.
27 - Fizeram também as túnicas de linho fino, de obra tecida, para Arão e para seus filhos.
V.D LINHO.
V.D VESTES SACERDOTAIS.
28 - E a mitra de linho fino, e o ornato das tiaras de linho fino, e os calções de linho fino torcido.
COMENTÁRIO
MITRA. BASEADO em (IS 22:8), (onde no hebraico temos a forma verbal), pode se deduzir que era um turbante enrolado em cima da cabeça. SOBRE ela se colocará a (lâmina de ouro) uma espécie de diadema (coroa sagrada (EX 39:30),foi este último artigo que tinha o significado especial, segundo (EX 28:38),para que ARÃO leve a iniquidade. ISTO é, o SUMO SACERDOTE simbolicamente levava o pecado do povo, como seu representante.
29 - E o cinto de linho fino torcido, e de azul, e de púrpura, e de carmesim, obra de bordador, como o SENHOR ordenara a Moisés.
30 - Fizeram também, de ouro puro, a lâmina da coroa de santidade, e nela escreveram o escrito como de gravura de selo: SANTIDADE AO SENHOR.
V.D GRAVADORES.
V.D ESCRITA.
V.D SANTIDADE.
31 - E ataram-na com um cordão de azul, para prendê-la à parte superior da mitra, como o SENHOR ordenara a Moisés.
COMENTÁRIO
30,31 — A fabricação da coroa de santidade que era afixada na mitra do sumo sacerdote seguiu, de forma precisa, os comandos que o S e nhor deu a Moisés (Ex 28.36-38).
V.D AZUL
V.D MITRA.
OS UTENSÍLIOS DO TABERNÁCULO COMPLETADOS
(EX 39:32-43)
32 - Assim se acabou toda a obra do tabernáculo da tenda da congregação; e os filhos de Israel fizeram conforme a tudo o que o SENHOR ordenara a Moisés; assim o fizeram.
COMENTÁRIO
32-43 — Estes versículos listam todas as tarefas que Deus ordenou ao povo por intermédio de Moisés. O trabalho foi concluído. Uma atmosfera de celebração permeia esta passagem. Pode-se sentir a sensação de orgulho por causa da finalização da obra e de respeito por todos os objetos sagrados.
V.D OBEDIÊNCIA.
V.D PLANO DIVINO.
V.D TABERNÁCULO.
V.D TRABALHO.
33 - Depois trouxeram a Moisés o tabernáculo, a tenda e todos os seus pertences; os seus colchetes, as suas tábuas, os seus varais, e as suas colunas, e as suas bases.
34 - E a cobertura de peles de carneiro tintas de vermelho, e a cobertura de peles de texugos, e o véu de cobertura.
COMENTÁRIO
A cobertura da pele de carneiro vermelho tingido (Veja no Ex 25:5). “Provavelmente foi marroquim vermelho e” peles de texugos, "bastante" as peles dos Tahash, deveria ser o peixe-boi, ou golfinhos do Mar Vermelho, a pele do que ainda é usado pelos árabes, sob a denominação mesmo.
35 - A arca do testemunho, e os seus varais, e o propiciatório.
V.D ARCA DA ALIANÇA.
V.D PROPICIATÓRIO.
36 - A mesa com todos os seus pertences, e os pães da proposição
V.D MESA.
V.D PÃES DA PROPOSIÇÃO.
37 - O candelabro puro com suas lâmpadas, as lâmpadas em ordem, e todos os seus pertences, e o azeite para a luminária.
V.D AZEITE.
V.D CANDEEIRO.
V.D UTENSILIOS SAGRADOS.
38 - Também o altar de ouro, e o azeite da unção, e o incenso aromático, e a cortina da porta da tenda.
V.D ALTAR DO INCENSO.
V.D AZEITE.
V.D INCENSO.
39 - O altar de cobre, e o seu crivo de cobre, os seus varais, e todos os seus pertences, a pia, e a sua base.
V.D ALTAR DO HOLOCAUSTO.
V.D PIA.
40 - As cortinas do pátio, as suas colunas, e as suas bases, e a cortina da porta do pátio, as suas cordas, e os seus pregos, e todos os utensílios do serviço do tabernáculo, para a tenda da congregação.
V.D TABERNÁCULO.
V.D UTENSILIOS SAGRADOS.
41 - As vestes do ministério para ministrar no santuário; as santas vestes de Arão o sacerdote, e as vestes dos seus filhos, para administrarem o sacerdócio.
V.D VESTES SACERDOTAIS.
42 - Conforme a tudo o que o SENHOR ordenara a Moisés, assim fizeram os filhos de Israel toda a obra.
COMENTÁRIO
SEGUNDO o SENHOR ORDENARA. A obra de fazer o TABERNÁCULO era o resultado da revelação (EX 25:40) e da inspiração divina (EX 31:3).ESSES dos aspectos atuam na obra de CRISTO na formação do templo (que é a sua igreja), o qual é constituída das almas dos fiéis e habitado por DEUS (1PE 2:5; 1CO 6:19-20).NÃO se pode compreender esta obra tão sublime, sem a revelação de DEUS registrada nas sagradas ESCRITURAS e aplicada ao nosso entendimento por obra do ESPÍRITO SANTO.DEPOIS de recebermos a revelação que nos esclarece a vontade de DEUS, carecemos encher-nos do ESPÍRITO para pô-la em prática, e vivermos a mensagem de DEUS, o que nos torna a SUA imagem revelada em JESUS CRISTO (CL 3:10).
Conforme tudo o que o Senhor ordenara. A constante ênfase ao longo desses capítulos era para que Israel construísse o tabernáculo e toda a sua mobília de acordo com o comando divino. Esses projetos só fariam sentido na adoração santa a Deus se fossem feitos exatamente como Ele ordenara.
V.D OBEDIÊNCIA.
V.D PLANO DIVINO.
43 - Viu, pois, Moisés toda a obra, e eis que a tinham feito; como o SENHOR ordenara assim a fizeram; então Moisés os abençoou.
COMENTÁRIO.
A linguagem em aqui se emprega é semelhante a descrição da criação do mundo (GN 1:31; 2:3).SUGERE que a obra sacerdotal de CRISTO, simbolizada pelos vários objetos do TABERNÁCULO, tem a finalidade de fazer dos homens novas criaturas (2CO 5:17).
V.D BÊNÃOS.
A palavra viu, pois, Moisés sugere que o profeta conduzira a inspeção final. Ele estava satisfeito, porque tudo foi produzido de acordo com o padrão revelado no monte. Então, Moisés abençoou os israelitas, um gesto magnânimo de aprovação ao trabalho concluído.
NEGOCIAÇÃO FIEL
Fidelidade
DE JOSÉ (GN 39:6).
OS trabalhadores sob JOIABA (2RS 12:15).
OS trabalhadores sob HILQUIAS (2CR 34:11-12).
OS tesoureiros de NEEMIAS (NE 13:13).
DE DANIEL (DN 6:4).
REQUERIDA dos mordomos (1CO 4:2)
DE MOISÉS (HB3:5).

Nenhum comentário:

Postar um comentário