terça-feira, 12 de abril de 2016

CONSAGRAÇÃO DOS PRIMOGÊNITOS

CONSAGRAÇÃO DOS PRIMOGÊNITOS
(EX 13:1-16)
1 - ENTÃO falou o SENHOR a Moisés, dizendo:
COMENTÁRIO
1-22 — Antes da dramática história da passagem pelo mar Vermelho, há um registro dos institutos fundamentais dados a Israel pelo S e nhor. São eles: (1) a consagração dos primogênitos (v. 1,2); (2) a festa dos pães asmos (v.3-10);e (3) a lei acerca dos primogênitos (v. 11-16). A isto é seguido o comando do Senhor aos israelitas para rumar em uma direção imprevista (v. 17-22).
Falou o Senhor a Moisés. Deus falava com o profeta frequentemente, e a sua relação próxima com o Senhor era especial (Êx 33.11; Nm 12.8).
2 - Santifica-me todo o primogênito, o que abrir toda a madre entre os filhos de Israel, de homens e de animais; porque meu é.
COMENTÁRIO
O termo traduzido como santifica significa consagrar-se, tomar-se santo. Deus disse: Santifica-me todo primogênito, o que abrir toda madre entre os filhos de Israel, de homens e de animais; porque meu é. A explicação do ritual de consagração do primeiro filho do sexo masculino ao S e nhor é feita mais tarde, nos versículos 11 a 16.
V.D PROPRIEDADE DIVINA.
PROPRIEDADE DIVINA
Sobre todas as possessões dos homens:
(NM 3:13; DT 26:2; 1RS 17:13; MT 6:33).
PROPRIEDADE DIVINA
O primogênito separado como se pertencesse a DEUS:
(EX 13:2; 34:19; LV 27:26; NM 3:13; DT 21:17; NE 10:36).
3 - E Moisés disse ao povo: Lembrai-vos deste mesmo dia, em que saístes do Egito, da casa da servidão; pois com mão forte o SENHOR vos tirou daqui; portanto não comereis pão levedado.
COMENTÁRIO
Lembrai-vos deste mesmo dia. Veja comentário em Êxodo 12.41,42,51.
V.D FERMENTO.
V.D ISRAEL NO CATIVEIRO.
V.D LIBERTAÇÃO DE ISRAEL.
V.D MÃO DIVINA.
4 - Hoje, no mês de Abibe, vós saís.
COMENTÁRIO
No mês de abibe. Veja comentário sobre este primeiro mês em Êxodo 12.2.
5 - E acontecerá que, quando o SENHOR te houver introduzido na terra dos cananeus, e dos heteus, e dos amorreus, e dos heveus, e dos jebuseus, a qual jurou a teus pais que te daria, terra que mana leite e mel, guardarás este culto neste mês.
COMENTÁRIO
5-7 — E acontecerá que, quando o Senhor te houver metido na terra dos cananeus, e dos heteus, e dos amorreus, e dos heveus, e dos jebuseus... Várias nações ocupavam a terra de Canaã na época em que Deus prometeu dá-la em herança a Israel. Aqui, alguns povos são listados, mas há variações nestas listas. A relação mais completa está em Gênesis 15.18-21, onde dez nações são mencionadas. Nas listas em Êxodo, três, cinco ou seis povos são citados, e quase nunca na mesma ordem (Êx 3.8,17; 23.23,28; 33.2; 34.11). Aqui, os ferezeus não são mencionados. Estas diferenças indicam que o objetivo principal não é o catálogo completo dos povos, e sim a lembrança de que a terra de Canaã estava ocupada e de que seus habitantes teriam de ser removidos à força para que a promessa divina se concretizasse.
V.D AMORREUS.
V.D CANANEUS.
V.D HETEUS.
V.D JEBUSEUS.
V.D CANAÃ.
6 - Sete dias comerás pães ázimos, e ao sétimo dia haverá festa ao SENHOR.
V.D PÁSCOA.
V.D SETE DIAS.
7 - Sete dias se comerá pães ázimos, e o levedado não se verá contigo, nem ainda fermento será visto em todos os teus termos.
V.D PÃO ASMO.
8 - E naquele mesmo dia farás saber a teu filho, dizendo: Isto é pelo que o SENHOR me tem feito, quando eu saí do Egito.
COMENTÁRIO
Mesmo as futuras gerações de israelitas que não fizeram parte do êxodo deveriam dizer: isto é pelo que o Senhor me tem feito, quando eu saí do Egito. Todos os hebreus compartilhariam a libertação divina por causa de seus efeitos duradouros e da promessa de Deus de bem permanente.
V.D INSTRUÇÃO DOS FILHOS.
9 - E te será por sinal sobre tua mão e por lembrança entre teus olhos, para que a lei do SENHOR esteja em tua boca; porquanto com mão forte o SENHOR te tirou do Egito.
COMENTÁRIO
9-11— E te será por sinal sobre tua mão e por lembrança entre teus olhos; para que a lei do Senhor esteja em tua boca; porquanto, com mão forte, o Senhor te tirou do Egito. Um mandamento similar é encontrado em Deuteronômio 6.8. Por isso, os judeus ortodoxos usam duas caixinhas de couro presas a uma tira de couro [hb. tefilin; port. filactérios], com quatro trechos da Torá [Êx 13.1-10, 11-16; Dt 6.4-9; 11.13-21], sobre a testa e as mãos durante as orações. Isto lhes serve como memorial. Com ou sem tal sinal físico, o símbolo representa uma realidade interna: as instruções de Deus deveriam tornar-se a regra principal da vida de um indivíduo que tivesse aliança com Ele.
V.D A LEI NO CORAÇÃO.
V.D MÃO DIVINA.
V.D MEMÓRIA.
V.D ESQUECIMENTO.
V.D SINAIS DIVINOS.
10 - Portanto tu guardarás este estatuto a seu tempo, de ano em ano.
V.D ORDENANÇAS.
11 - Também acontecerá que, quando o SENHOR te houver introduzido na terra dos cananeus, como jurou a ti e a teus pais, quando ta houver dado.
V.D JURAMENTOS DIVINOS.
V.D CANAÃ.
12 - Separará para o SENHOR tudo o que abrir a madre e todo o primogênito dos animais que tiveres; os machos serão do SENHOR.
COMENTÁRIO
Apartará para o Senhor tudo o que abrir a madre [...] os machos serão do Senhor. O verbo utilizado aqui, apartarás, ajuda a explicar o significado de consagrar no versículo 2. A ideia é tratar com distinção, distinguir como especial. O termo macho qualifica todos os primogênitos.
V.D PROPRIEDADE DIVINA
V.D PROPRIEDADE DIVINA.
13 - Porém, todo o primogênito da jumenta resgatará com um cordeiro; e se o não resgatares cortar-lhe-ás a cabeça; mas todo o primogênito do homem, entre teus filhos, resgatará.
COMENTÁRIO
13,14 — O primogênito macho do jumento era resgatado com um cordeiro. Não era permitido que um jumento fosse oferecido em sacrifício ao Senhor. Similarmente, os israelitas deveriam resgatar seus primeiros filhos. Eles não poderiam nunca matá-los em sacrifício humano. Desta forma, os israelitas eram dramaticamente relembrados das coisas que o Senhor fez para que eles pudessem ser libertos da escravidão. O Senhor poupou os primogênitos dos israelitas, mas matou os primogênitos egípcios — humanos e animais — para dar a Seu povo a libertação. Mais tarde, o Senhor ordenaria que os levitas fossem separados para Ele no lugar dos primogênitos dos israelitas (Nm 3.40-51).
V.D CORDEIROS.
14 - E quando teu filho te perguntar no futuro, dizendo: Que é isto? Dir-lhe-ás: O SENHOR nos tirou com mão forte do Egito, da casa da servidão.
V.D ISRAEL NO CATIVEIRO.
V.D INSTRUÇÃO DOS FILHOS.
V.D MÃO DIVINA.
V.D LIDER DIVINO.
15 - Porque sucedeu que, endurecendo-se Faraó, para não nos deixar ir, o SENHOR matou todos os primogênitos na terra do Egito, desde o primogênito do homem até o primogênito dos animais; por isso eu sacrifico ao SENHOR todos os primogênitos, sendo machos; por.
COMENTÁRIO
Esta era uma dura lembrança a Israel do custo de sua redenção. Mais tarde, a estratégia foi mudada pelo Senhor ao tomar os levitas para si em lugar dos primogênitos (Nm 3.40-51).
V.D JUIZOS DE DEUS.
16 - E será isso por sinal sobre tua mão, e por frontais entre os teus olhos; porque o SENHOR, com mão forte, nos tirou do Egito.
COMENTÁRIO
Esse sinal era uma lembrança, um memorial, um símbolo da grande libertação operada pelo Senhor em favor de Seu povo (veja Êx 13.9; compare com Dt 6.8).
V.D MÃO DIVINA.
V.D MEMÓRIA.
V.D SINAIS DIVINOS.
A TRAVESSIA DO MAR
(EX 13:17-22).
17 - E aconteceu que, quando Faraó deixou ir o povo, Deus não os levou pelo caminho da terra dos filisteus, que estava mais perto; porque Deus disse: Para que porventura o povo não se arrependa, vendo a guerra, e volte ao Egito.
COMENTÁRIO
Se o povo de Israel tivesse ido diretamente para Canaã, ele teria andado rumo ao norte, ao longo da planície costeira mais tarde conhecida como a terra dos filisteus. Havia alguns indivíduos deste povo vivendo em Canaã desde os tempos mais remotos, mas a principal invasão, com a consequente colonização da terra, não se deu antes dos meados do século 12 a.C. O uso do nome Canaã é similar à utilização posterior dos nomes pelos quais as cidades-celeiro em que Israel trabalhou no Egito foram chamadas (Êx 1.11).
Para que, porventura, o povo não se arrependa, vendo a guerra, e tornem ao Egito. Os egípcios tinham fortalecido a rota costeira, a fim de proteger o território. O povo hebreu possivelmente seria forçado a entrar em uma batalha com os egípcios (ou filisteus) antes de estarem preparados.
V.D CAMINHO PREPARADO.
V.D EGITO. LIDER DIVINO
FILISTIA
(GN 21:34; EX 13:17; JS 13:2; 2RS 8;2).
18 - Mas Deus fez o povo rodear pelo caminho do deserto do Mar Vermelho; e armados, os filhos de Israel subiram da terra do Egito.
COMENTÁRIO
Rodear o povo pelo caminho do deserto, perto do mar vermelho. O texto é bastante claro quando diz que o povo hebreu não deveria ir direto a Canaã. Por conta disso, muitas rotas alternativas foram propostas para explicar a direção que os israelitas tomaram. O caminho tradicional diz que eles se moveram na direção sul, ao longo da costa oeste da península do Sinai, até que atingissem o monte Sinai, na longínqua região centrosul da península. A sugestão de proximidade com o mar Vermelho vem da Septuaginta, a tradução grega do Antigo Testamento, completada aproximadamente em 150 a.C. A expressão hebraica traduzida como mar Vermelho equivale a mar dos juncos [que dava à água uma coloração vermelha], um local próximo à antiga extensão setentrional do mar Vermelho. Muitos acreditam que o mar de juncos era um dos lagos pantanosos da região.
V.D CAMINHOS DIVINOS.
19 - E Moisés levou consigo os ossos de José, porquanto havia este solenemente ajuramentado os filhos de Israel, dizendo: Certamente Deus vos visitará; fazei, pois, subir daqui os meus ossos convosco.
COMENTÁRIO
A história do último desejo de José é encontrada em Génesis 50.22-26. É tão maravilhoso ver que, após mais de 400 anos, um pedido feito no leito de morte, e que demandava grande fé no Deus vivo, estava sendo satisfeito!
V.D A PALAVRA É CONFIAVE.
V.D JOSÉ.
V.D JOSÉ E OS SONHOS.
20 - Assim partiram de Sucote, e acamparam-se em Etã, à entrada do deserto.
COMENTÁRIO
Não sabemos a localização de Sucote, Etã e alguns outros antigos lugares de acampamento de Israel (para Sucote, leia Êx 12.37).
V.D MOISÉS.
21 - E o SENHOR ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo para os iluminar, para que caminhassem de dia e de noite.
COMENTÁRIO
21,22 — A presença de Deus junto a Seu povo se manifestava de maneira espetacular em forma de uma coluna de nuvens e de uma coluna de fogo (Êx 14-19,20,24; 40.38; Nm 9.21). Deus esteve com Seu povo durante toda a experiência do êxodo. Por estes e outros maravilhosos sinais, Ele se fez inesquecível! Deus é Espírito (Jo 4.24), e a onipresença é um dos Seus atributos. O S e nhor fez com que Sua presença fosse vista e sentida dentre as pessoas que saíram do Egito. Se todos concentrassem suas atenções na divina presença, não teriam motivos para temer.
V.D DEUS COMO LUZ.
V.D REVELAÇÃO ESPECIAL.
V.D ORIENTAÇÃO.
22 - Nunca tirou de diante do povo a coluna de nuvem, de dia, nem a coluna de fogo, de noite.
V.D CONSTÂNCIA DIVINA.
V.D PRESENÇA DIVINA

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