terça-feira, 12 de abril de 2016

O SACRIFICIO E AS CERIMONIAS DA CONSAGRAÇÃO

O SACRIFICIO E AS CERIMONIAS DA CONSAGRAÇÃO
(EX 29:1-37)


1 - ISTO é o que lhes hás de fazer, para os santificar, para que me administrem o sacerdócio: Toma um novilho e dois carneiros sem mácula.
Comentário
29.1-46 — Este capítulo é destinado às instruções para a consagração de Arão e seus filhos ao sacerdócio.
29.1 — A palavra traduzida do hebraico como santificar descreve ações que tornariam os sacerdotes diferentes, santos, e os separariam para o propósito divino: serem pessoas que se aproximam do Senhor para executarem Sua obra. A instrução de apresentar animais sem mácula nos lembra de que o sacrifício não era uma oportunidade de livrar-se de um animal doente ou que não servia mais. A oferta dos melhores animais era um ato de fé e expressava agradecimento e confiança nas provisões do Senhor. Inocente, o Salvador Jesus representou o sacrifício perfeito por nossos pecados, pois Ele não possuía culpa alguma.
A dedicação dos sacerdotes se simbolizava quando chegavam a hora solene com o escol do rebanho (EX 29:1), com os melhores produtos do campo (EX 29:2) e com os corpos purificados pela água (EX 29:4) vestidos com roupas de serviço, de oração e de pureza (EX 29:5) e ungidos pela bênçãos divinas.OFERECER o melhor que temos, batizados em CRISTO, prontos a servir, a orar a avançar em santificação, sendo vasos de bênçãos que provêm do amor de CRISTO, assim temos de servir até o dia de hoje.
NOVILHOS COMO OFERTAS
(EX 29:11,36; LV 4:4; NM 15:8; 1RS 18:33; 2CR 13:9; ED 6:17 SL 66:15).
SACERDOTES
(EX 29:1; 40:15; LV 10:9 21:1 ED 7:24; NE 7:65).
CONSAGRAÇÃO
De pessoas e tarefas especiais na obra do SENHOR:
(EX 29:9; LV 8:12; NM 3:3; 27:23; AT 6:6; 13:3).
2 - E pão ázimo, e bolos ázimos, amassados com azeite, e coscorões ázimos, untados com azeite; com flor de farinha de trigo os farás, 
COMENTÁRIO
Pão asmo. Como aconteceu na Páscoa (veja Êx 12.8), o uso do fermento também foi proibido nesta cerimônia. Entretanto, sua utilização era permitida nas refeições rotineiras.
AZEITE
Como alimento
(EX 29:2; LV 2:15; 6:15; 1RS 17:12; EZ16:13).
BOLOS
(EX 16:31; 29:2; LV 2:4; 8:26; NM 6:15).
FARINHA
(EX 29:2; LV 2:2; JZ 6:19; 1SM 28:24; 2SM 17:28).
PÃO ASMO
(GN 19:3; EX 12:8; 13:7; 23:15; 29:2; NM 6;15; 9;11; 28:17; DT 16:8; 1SM 28:24; 2RS 23:9; LC 22:7; 1CO 5:8).
3 - E os porás num cesto, e os trarás no cesto, com o novilho e os dois carneiros.
CESTOS
(GN 40;16; EX 29;3,32; LV 8;2; NM 6;15; DT 26;2; 28:17; 2RS 10:7; MT 14:20; 15:37; 16:10; AT 9:25; 2CO 11:33).
4 - Então farás chegar a Arão e a seus filhos à porta da tenda da congregação, e os lavarás com água.
COMENTÁRIO
29.3-4— E os lavarás com água. O banho era um luxo raro no deserto do Sinai, e o dos sacerdotes simbolizava a necessidade de estarem totalmente limpos perante o Senhor.
LAVAGEM CERIMONIAL
(LV 6:27; 13:54; 14:8; 16:28; NM 31:24; 2CR 4:6).
5 - Depois tomarás as vestes, e vestirás a Arão da túnica e do manto da estola sacerdotal, e da estola sacerdotal,mesma e do peitoral; e o cingirás a estola sacerdotal com seu cinto de obra esmerada.
CINTO
Artigo de vestuário
(EX 28:4; LV 8:7; 2RS 1:8; PV 31:24; IS 5:27; MT 3:4).
ESTOLA
Vestimenta do sacerdote oficiante
(EX 28:4,25; 39:2,22; JZ 8:27; 17:5; 18:14; 1SM 2:18; 23:9; 30:7; 2SM 6:14; OS 3:4).
PEITORAL SACERDOTAL
(EX 25:7; 28:15; 35:9; LV 8:8).
TÚNICAS
(GN 37:3; EX 28:40; DN 3:21; MT 10:10; AT 9:39).
VESTES SACERDOTAIS
(EX 28:2; 29:5,29; 31:10; 39:1; LV 8:7; NM 20:26; EZ 44;17).
6 - E a mitra porás sobre a sua cabeça; a coroa da santidade porás sobre a mitra. 
7 - E tomarás o azeite da unção, e o derramarás sobre a sua cabeça; assim o ungirás. 
COMENTÁRIO
29.5-7 — A instrução para a mistura do azeite da unção é dada em Êxodo 30.22-33. A orientação derramará sobre a sua cabeça foi transmitida a Moisés porque esse era um generoso gesto, celebrado tempos depois por um salmista (SI 133.2). Assim como os sacerdotes eram ungidos para o ofício sagrado, o Messias (muitas vezes chamado de o Ungido) também seria ungido para a grande obra de sacrifício ao Deus vivo.
AZEITE
Para ungir
(EX 29:7; 30:25; 37:29; 1SM 10:1; SL 133:2)
UNÇÃO DE PESSOAS
Exemplos de pessoas ungidas ao serem consagradas
(LV 8:30; 1SM 10:1; 16:13; 1RS 1:39; 19:16; 2RS 9:3; 11:12; 23:30).
8 - Depois farás chegar seus filhos, e lhes farás vestir túnicas. 
V.D TÚNICAS.
9 - E os cingirás com o cinto, a Arão e a seus filhos, e lhes atarás as tiaras, para que tenham o sacerdócio por estatuto perpétuo, e consagrarás a Arão e a seus filhos.
COMENTÁRIO
ESTATUTOS PERPÉTUOS
Dados a ISRAEL
(LV23:14,31; 24:3,9; NM 18:11; 19:21).
V.D CINTO.
V.D CONSAGRAÇÃO.
10 - E farás chegar o novilho diante da tenda da congregação, e Arão e seus filhos porão as suas mãos sobre a cabeça do novilho.
COMENTÁRIO
O NOVILHO. Os sacerdotes colocaram suas mãos sobre o touro para simbolizar o bezerro de identificação pessoal e substituição nesta oferta pelo pecado. Foi manchada de sangue nos chifres do altar do holocausto, como para os leigos, uma vez que Arão e seus filhos ainda não consagrados (cf. Lv 4:25, 30;. Lev. 4:7). O restante do sangue foi derramado no fundo do altar, para expiação do pecado. Algumas partes foram para ser queimado no altar (EX 29: 13), mas o restante era para ser queimado fora do acampamento como imundo (EX 29:14).
IMPOSIÇÃO DE MÃOS
(LV 1;4; 3:2; 4:15; 16:21).
11 - E imolarás o novilho perante o SENHOR, à porta da tenda da congregação. 
COMENTÁRIO
29.10,11 — O sacrifício do novilho aconteceria apenas após os sacerdotes colocarem suas mãos sobre a cabeça do animal. Este gesto indicava que o animal fora designado como seu substituto, recebendo sobre si os pecados dos sacerdotes. Para matar o novilho, os sacerdotes cortavam uma artéria no pescoço do animal, o que causava uma morte instantânea.
V.D NOVILHO COMO OFERTAS.
12 - Depois tomarás do sangue do novilho, e o porás com o teu dedo sobre as pontas do altar, e todo o sangue restante derramarás à base do altar.
COMENTÁRIO
Sangue. A aplicação do sangue nas pontas do altar pode ter sido realizada para tornar a exibição do sangue mais proeminente (Êx 12.7). Toda essa operação não se dava em uma área coberta. O sacrifício de um grande animal, ao ar livre, debaixo de sol forte e com moscas voando ao redor, era uma tarefa formidável. O restante do sangue era derramado à base do altar.
SANGUE DE SACRIFICIO
Tipo de sangue de CRISTO:
Proteção (EX 12:13).
Expiação EX 30:10; LV 17:11).
Libertação (ZC 9:11).
Garante perdão (HB 9:7).
Limpeza (HB 9:22).
13 - Também tomarás toda a gordura que cobre as entranhas, e o redenho de sobre o fígado, e ambos os rins, e a gordura que houver neles, e queimá-los-ás sobre o altar. 
ALTAR DO HOLOCAUSTO
(EX 27:1; 29:36; 38:1; 40:6; 1RS 1:50; 8:64; 2CR 4:1 15:8 29:18; 33:16).
GORDURA
Oferecida em sacrifício
(EX 23:18; 29:13; LV 1:8;3:4; 4:8; 7:3; 8:16; 10:15 17:6; 1SM 2:16; IS 43:24).
14 - Mas a carne do novilho, e a sua pele, e o seu esterco queimarás com fogo fora do arraial; é sacrifício pelo pecado. 
COMENTARIO
29.13,14 — Sacrifício por pecado. A queima da gordura, das vísceras, do fígado e dos rins produzia um odor acre. Entretanto, o pecado estava sendo consumido. Por isso, esses ritos são descritos como cheiro suave ao Senhor (v. 18). O resto do animal era queimado fora do arraial, pois tais partes não eram agradáveis ao Senhor (para mais informações a respeito da oferta pelo pecado, leia Lv 4).
SEPARAÇÃO
Do lugar fora do acampamento:
(EX 29:14; 33:7; LV 4:12,21; 6:11; 13:46; NM 5:3; 12:14; 15:35; 19:3,9; DT 23:12; HB 13:11).
OFERTA
Pelo pecado
(EX 29:14; 30:10; LV 4:3; 6:25; 9:2,15; 10:17; NM 6:11; 8:8; 15:27; HB 9:13; 10:11).
15 - Depois tomarás um carneiro, e Arão e seus filhos porão as suas mãos sobre a cabeça do carneiro.
COMENTÁRIO
Um carneiro. Este carneiro foi oferecido como uma oferta dedicatória queimadas (Lv 1:3-17).
CARNEIROS SACRIFICADOS
(GN 15:9; 22:13; EX 29:15; LV 5:15; NM 5:8).
V.D IMPOSIÇÃO DE MÃOS.
16 - E imolarás o carneiro, e tomarás o seu sangue, e o espalharás sobre o altar ao redor.
SANGUE ASPERGIDO
(EX 12:7; 24:8; LV 4:6; NM 19:4; HB 11:28; 12:24; 1PE 1:2).
17 - E partirás o carneiro por suas partes, e lavarás as suas entranhas e as suas pernas, e as porás sobre as suas partes e sobre a sua cabeça.
18 - Assim queimarás todo o carneiro sobre o altar; é um holocausto para o SENHOR, cheiro suave; uma oferta queimada ao SENHOR.
COMENTÁRIO
29.15-18 — Holocausto é a tradução do termo em hebraico que pode ser compreendido como aquele que sobe (em fumaça). Arão e seus filhos precisavam oferecer sacrifícios por si próprios, assim como por seus companheiros israelitas (Hb 5.1-4). Entretanto, nenhum sacrifício foi necessário pelo Salvador, Jesus. Ele veio à terra como um sacerdote sem pecados.
A oferta queimada ao Senhor produzia um cheiro suave, expressão usada em tom irônico, pois o odor da carne queimada, da pele, dos pelos e das entranhas certamente era fétido e ativo. Contudo, por causa do benefício produzido por esse cheiro (o perdão dos pecados), o Senhor o mencionou como uma oferta de aroma agradável (veja Nm 7)
OFERTAS.
(EX 29:18; LV 6:9; 8:18; 9:2; NM 28:3; 29:6; JS 8:31; 1SM 6:15; 7:9; 2SM 24:25; 1RS 3:4; 1CR 16:40; 2CR 13:11; ED 3:3).
19 - Depois tomarás o outro carneiro, e Arão e seus filhos porão as suas mãos sobre a sua cabeça. 
COMENTÁRIO
Tomar o outro carneiro. O outro carneiro foi oferecido como uma oferta de paz (Levítico 3:1).
O termo outro carneiro se refere ao segundo dos dois carneiros mencionados no versículo 1 (compare com o primeiro carneiro, v. 15-18).
V.D IMPOSIÇÃO DE MÃOS
20 - E imolarás o carneiro e tomarás do seu sangue, e o porás sobre a ponta da orelha direita de Arão, e sobre as pontas das orelhas direitas de seus filhos, como também sobre os dedos polegares das suas mãos direitas, e sobre os dedos polegares dos seus pés. 
COMENTÁRIO
Colocá-lo na ponta. A orelha, mãos e pés dos sacerdotes (extremidades como partes para o todo) foram limpos de impurezas consagrarem para o serviço. 
V.D CARNEIROS SACRIFICADOS.
SANGUE ASPERGIDO
Aplicado a pessoas
(EX 29:20; LV 8:23; 14;14,25).
21 - Então tomarás do sangue, que estará sobre o altar, e do azeite da unção, e o espargirás sobre Arão e sobre as suas vestes, e sobre seus filhos, e sobre as vestes de seus filhos com ele; para que ele seja santificado, e as suas vestes, também seus filhos,
COMENTÁRIO
29.20,21 — Espargir o sangue nos sacerdotes significa que eles estavam inteiramente sob o sangue que reparava o pecado (Ex 12.7). É possível que o ato de aspergi-lo na orelha represente a audição da Palavra de Deus, e, no polegar da mão direita, o cumprimento da vontade do S e nhor. Já a unção do dedo do pé direito pode significar a jornada e a caminhada junto a Yahweh. Não só os homens deveriam ser aspergidos com sangue e azeite da unção, mas também suas vestes. Desta forma, as belas roupas dos sacerdotes seriam consagradas ou santificadas. A morte de um animal apontava para a posterior morte de Cristo (Hb 10.1-14).
V.D AZEITE.
V.D SANGUE ASPERGIDO.
V.D VESTES SACERDOTAIS.
V.D CONSAGRAÇÃO.
22 - Depois tomará do carneiro a gordura, e a cauda, e a gordura que cobre as entranhas, e o redenho do fígado, e ambos os rins com a gordura que houver neles, e o ombro direito, porque é carneiro das consagrações. 
COMENTÁRIO
da coxa direita. normalmente faz parte da porção do sacerdote (Lv 7:32), este foi também queimado nesta sacrifício para os sacerdotes.
V.D GORDURA.
23 - E um pão, e um bolo de pão azeitado, e um coscorão do cesto dos pães ázimos que estão diante do SENHOR. 
V.D BOLOS
V.D PÃO ASMO
24 - E tudo porás nas mãos de Arão, e nas mãos de seus filhos; e com movimento oferecerás perante o SENHOR. 
COMENTÁRIO
Onda deles. O cerimonial acenando simbolizava a sua dedicação como dons de Deus.
COMENTÁRIO
29.22-24 — Uma oferta com movimento deveria ser feita com a gordura do carneiro e com o pão asmo (descrito no v. 2). Os elementos tinham de ser erguidos e depois movidos para trás e para frente diante do altar. A oferta deixava claro que tudo acontecia em prol do Senhor, mas recebiam se muitas bênçãos como presentes de Deus. [Para mais informações acerca das ofertas movidas, leia Lv7.30;10.14.]
OFERTAS
De movimento
(EX 29:24; LV 7;30; 8:27; 10:14; NM 5:25; 18:11).
25 - Depois o tomarás das suas mãos e o queimarás no altar sobre o holocausto por cheiro suave perante o SENHOR; é oferta queimada ao SENHOR.
COMENTÁRIO
Após esse ato simbólico (v. 22-24), a gordura e os pães asmos eram queimados como holocaustos (v. 18). Isso também é chamado de oferta queimada.
CHEIRO SUAVE
(2CR 16:14; SL 45:8; CT 4:10; DN 2:46; JO 12:3; AP 5:8).
V.D OFERTA.
26 - E tomarás o peito do carneiro das consagrações, que é de Arão, e com movimento oferecerás perante o SENHOR; e isto será a tua porção.
COMENTÁRIO
A sua parte. Moisés, já que ele estava agindo como sacerdote, recebeu o peito e a coxa do carneiro como a sua parte, posteriormente, os sacerdotes Foram para receber estas (Lev. 7:31-32). 
OFERTA MOVIDA. O significado deste tipo de oferta é que é primeiro dado a DEUS, de maneira simbólica (sacudida ou abanada perante o altar), e depois recebida de volta pelo sacerdote, que faz uso dela.O servo de DEUS deve fazer uso reverente dos bens deste mundo para se conservar em condições de servir cf. (LV 7:30).
27 - E santificarás o peito da oferta de movimento e o ombro da oferta alçada, que foi movido e alçado do carneiro das consagrações, que for de Arão e de seus filhos.
COMENTÁRIO
Uma oferta de movimento e uma oferta alçada são termos gerais que representam diferentes tipos de sacrifícios. As expressões são usadas neste versículo como partes da oferta de comunhão (Lv 7.29-34). Mas elas também são empregadas para se referir à oferta especial de grãos (Nm 15.19-21) e ao dízimo (Nm 18.24-29).
OFERTAS
De elevação, ou comunhão.
(EX 29:27; LV 7;14,32; NM 18:8; 31:29).
28 - E será para Arão e para seus filhos por estatuto perpétuo dos filhos de Israel, porque é oferta alçada; e a oferta alçada será dos filhos de Israel, dos seus sacrifícios pacíficos; a sua oferta alçada será para o SENHOR.
COMENTÁRIO
29:27,28 — A palavra traduzida como oferta alçada (hb. terúmâ) significa algo que se ergueu (diante do Senhor). Outro significado é contribuição.
OBRIGAÇÃO. DEVIDA, aqui se vê claramente que esta oferta é para o benefício dos sacerdotes e que tem de ser custeada pelo povo em geral; é oferta de DEUS, que pelo próprio decreto de DEUS, volta às mãos dos SEUS servos dedicados.
V.D ESTATUTOS PERPÉTUOS.
SUSTENTO DO MINISTRO
Sob a lei mosaica
(LV 2:3; 10:13; 27:21; NM 3:48; 5:9; 18:9,12,21; DT 18:3; 2RS 12:16).
OFERTAS
PACIFICAS
(EX 20:24; 24:5; 29:28; LV 3:6; 7:11,29; 9:4,18; 19:5; NM 6:14; 7:17). 10:10).
29 - E as vestes sagradas, que são de Arão, serão de seus filhos depois dele, para serem ungidos com elas para serem consagrados com elas. 
COMENTÁRIO
SEUS FILHOS DEPOIS DELE. AQUI se refere a toda descendência sacerdotal. O ser humano é mortal, mesmo que seja sacerdote, só CRISTO tem o sacerdócio eterno, perfeito e intransmissível (HB 6:20; 7:24).
V.D VESTES SACERDOTAIS.
30 - Sete dias as vestirá aquele que de seus filhos for sacerdote em seu lugar, quando entrar na tenda da congregação para ministrar no santuário.
SETE DIAS
(GN 2:3; 7:4; EX 7:25; 29:30; 1SM 11:3; 13:8; EZ 3:15; AT 20:6; 21:4; 28:14).
31 - E tomarás o carneiro das consagrações e cozerás a sua carne no lugar santo. 
32 - E Arão e seus filhos comerão a carne deste carneiro, e o pão que está no cesto, à porta da tenda da congregação.
COMENTÁRIO
PÃO. ISTO inclui as ofertas descritas em (EX 29:2-3),depois de tirar a porção que pertence ao holocausto (EX 29:23-25).
V.D CESTOS.
SACERDOTES
Seu alimento:
(EX 29:32; LV 6:16; 7:6,15; 8:31; 10:12,17; 24:9; NM 18:31).
TABERNÁCULO
(EX 25:8; 26:1; 39:32; 40:34; LV 8:10; 16:16; NM 1:51; 2:17; 7:1; JS 18:1; 1RS 8:4; 1CR 21:29; 2CR 1:3; 5:5; 24:6; HB 9:11).
33 - E comerão as coisas com que for feita expiação, para consagrá-los, e para santificá-los; mas o estranho delas não comerá, porque são santas. 
COMENTÁRIO
EXPIAÇÃO. ESTA palavra torna específico o fato deque os sacrifícios mencionados neste capítulo, são para que os sacerdotes peçam perdão pelos seus pecados, antes de começar o ministério, que também depende da consagração e da santificação.
ESTRANGEIROS
Proibições judaicas referentes:
(EX 12:43; LV 17:8; 24:16; NM 1:51; 16:40; DT 5:14; 17:15; EZ 44:9).
34 - E se sobejar alguma coisa da carne das consagrações ou do pão até pela manhã, o que sobejar queimará com fogo; não se comerá, porque é santo. 
COMENTÁRIO
29.29-34 — Os sacerdotes deveriam comer a carne do carneiro das consagrações (v. 19-28) em uma refeição de celebração junto com o pão (v. 2,23) que não fora queimado. Uma pessoa de fora não podia consumir esses alimentos, nem mesmo as sobras. Tudo que não fosse comido na cerimônia tinha de ser queimado.
SOBRAR. O sacrifício solene pelo pecado, no qual o sacerdote recebe o perdão, se oferece em consagração, e recebe poder para a santificação, não pode ser participado por estranhos, em sua prática, nem guardado como se fosse simples comida.É esta atitude que o NOVO TESTAMENTO requer com respeito a CEIA do SENHOR que é a lembrança vívida do sacrifício em que CRISTO se ofereceu por nós (1CO 11:27).
35 - Assim, pois, farás a Arão e a seus filhos conforme a tudo o que eu te tenho ordenado; por sete dias os consagrarás.
COMENTÁRIO
Sete dias os consagrará A renovação destas cerimônias sobre o retorno de cada dia nos sete, com a intervenção de um sábado, foi um acordo sensato preparatório, a fim de permitir um intervalo suficiente para uma reflexão calma e devoto (Heb 9:1; 10:1). Ex 29:36, 37. Consagração do Altar.
V.D SETE DIAS.
V.D CONSAGRAÇÃO.
36 - Também cada dia preparará um novilho por sacrifício pelo pecado para as expiações, e purificarás o altar, fazendo expiação sobre ele; e o ungirás para santificá-lo. 
COMENTÁRIO
“E tu limpar o altar A frase,” quando tu fizeste expiação por ele, "deve ser, sobre ele, e o sentido da direção é que, durante todo o tempo eles foram contratados como acima de dia para dia oferecendo os sacrifícios nomeados, o maior cuidado deveria ser tomado para manter o altar devidamente limpos "para remover as cinzas, e polvilhe-a com a unção prescrevia que, na conclusão de todo o cerimonial, o altar em si deve ser consagrado, tanto quanto os ministros que foram para oficiar a ele (MT 23:19). Foi a partir daí associadas aos serviços da religião. Ex 29:38-46. Instituição de serviço diário.
V.D ALTAR DO HOLOCAUSTO.
V.D NOVILHO COMO OFERTA.
V.D OFERTAS.
UNÇÃO DE OBJETOS
Separados para uso sagrado
(EX 29:36; 30:26; 40:10; LV 8:11; NM 7:1).
37 - Sete dias farás expiação pelo altar, e o santificarás; e o altar será santíssimo; tudo o que tocar o altar será santo.
(EX 40:10; MT 23:19).
OFERTAS CONTÍNUAS
(EX 29:38-46)
38 - Isto, pois, é o que oferecereis sobre o altar: dois cordeiros de um ano, cada dia, continuamente.
COMENTÁRIO
Cada dia continuamente. Os requisitos para os sacrifícios diários sacerdotal são revistos (vv. 38-46). O autor de Hebreus contrasta esses sacrifícios diários pelo pecado (cuja repetição apontou para sua insuficiência) com o de uma vez por todas o sacrifício de Cristo (Hebreus 10:11 - 14). 
dois cordeiros de um ano cada dia continuamente As preliminares sagrado em fase de conclusão, Moisés foi instruído no final ou projeto para que estas preparações foram subservientes, ou seja, a adoração de Deus e, portanto, a instituição do sacrifício da manhã e noite. A instituição foi tão imperativa, que, em nenhuma circunstância, foi esta oblação diária a ser dispensado, bem como a observância de que iria garantir a graça tantas vezes prometido e bênção de seu Rei celeste.
(NM 28:3; DN 9:27; 12:11).
39 - Um cordeiro oferecerá pela manhã, e o outro cordeiro oferecerá à tarde.
COMENTÁRIO
29.35-39 — Os ritos de consagração (v. 9) duravam sete dias. A repetição desses atos, dia após dia, enfatizava o quão necessárias eram a santidade e a fidelidade na adoração.
CORDEIROS
Como ofertas:
(EX 29:39; LV 3:7; 4:32; 5:6; NM 6:12).
40 - Com um cordeiro a décima parte de flor de farinha, misturada com a quarta parte de um him de azeite batido, e para libação a quarta parte de um him de vinho.
AZEITE
Como alimento
(EX 29:2; LV 2:15; 6:15; 1RS 17:12; EZ 16:13).
HIM
Medida de capacidade de quatro litros:
(EX 29:40; LV 19:36; NM 15:5 28:7; EZ 4:11).
OFERTAS
Libações:
(GN 35:14; EX 29:40; LV 23:13; NM 15:5; 28:7; 2RS 16:13; ED 7:17).
OFERTAS
De cereais:
(LV 2:1; 6:14; 9:17; 10:12; 23:18).
VINHO
(GN 14:18; EX 29:40; NM 28:7; DT 14:26; 2CR 32:28; ET 5:6; SL 104:15; PV 31:6; EC 2:3; LC 5:39; JO 2:3; 1TM 5:23).
41 - E o outro cordeiro oferecerá à tarde, e com ele farás como com a oferta da manhã, e conforme a sua libação, por cheiro suave; oferta queimada é ao SENHOR.
COMENTÁRIO
9.40,41 — A décima parte de um efa corresponde a aproximadamente um litro para secos (NVI); a quarta parte de um him, a uma medida entre 3 e 6 litros. As ofertas deveriam ser apresentadas de manhã e ao entardecer. Esta oferta provavelmente tinha um aroma mais agradável do que a oferta queimada do versículo 18, por causa da adição de vinho e azeite.
(1RS 18:29).
42 - Este será o holocausto contínuo por vossas gerações, à porta da tenda da congregação, perante o SENHOR, onde vos encontrarei, para falar contigo ali.
COMENTÁRIO
29:42-46 Esta passagem afirma a meta do Êxodo (e do livro). Deus "os fez subir da terra do Egito" que ele poderia "habitar no meio deles" (v. 46). A relação de aliança entre Deus e o Seu povo é, fundamentalmente, de uma comunhão entre Deus e o homem (Gn 17:7; Ex. 6:7).
COMUNHÃO
De MOISÉS com DEUS
(EX 19:3,20; 20:21; 24:2; 25:22; 31:18; 33:9; LV 11).
V.D OFERTA.
43 - E ali virei aos filhos de Israel, para que por minha glória sejam santificados.
COMENTÁRIO
29.42,43 — Nesta passagem, os propósitos do tabernáculo e de suas ofertas são reiterados. Era nesse local que Deus encontrava Seu povo, falava com ele e manifestava Sua glória.
GLÓRIA DE DEUS
(EX 24:17; 40:34; 1RS 8:11; SL 8:1; 19:1; LC 2:9; AT 7:55; 2CO 3:18).
A GLÓRIA DO SENHOR
A luz ou nuvem sobrenatural que aparecia sobre o propiciatório
(EX 40:35; LV 16:2; 1RS 8:10; 2CR 5;13; SL 80:1; IS 37;16; EZ 9:3).
44 - E santificarei a tenda da congregação e o altar; também santificarei a Arão e seus filhos, para que me administrem o sacerdócio.
COMENTÁRIO
Santificarei. A mesma ideia, de separar pessoas para servir a Deus com ofícios específicos, é apresentada no versículo 9 com a expressão idiomática do hebraico preencher a mão, traduzida no vocábulo sagrarás.
(LV 21:15).
45 - E habitarei no meio dos filhos de Israel, e lhes serei o seu Deus.
COMENTÁRIO
As palavras lhes serão por Deus nos remetem ao propósito de Yahweh em Sua obra redentora e Sua gloriosa aliança com Israel (Êx 6.1-8).
PRESENÇA DIVINA
Consola na peregrinação terrena (GN 28:15; 31:3; EX 3:12; 29:45).
Proporciona descanso (EX 33:14; LV 26:12).
Encoraja para as batalhas da vida (DT 20:1).
Conforta nas provas (IS43:2; ZC 2:10).
Garante reposta até mesmo aos menores grupos de crentes (MT 18:19-20).
Permanece até o fim (MT 28:20).
ISRAEL
Nome dado ao povo escolhido:
(EX 6;7; NM 23:9; DT 4:37; 2SM 7:23; SL 135:4; IS 43:1; 45:4).
46 - E saberá que eu sou o SENHOR seu Deus, que os tenho tirado da terra do Egito, para habitar no meio deles. Eu sou o SENHOR seu Deus.
COMENTÁRIO
Eu sou o Senhor, seu Deus. Usando Seu nome pessoal, Deus declarou aos israelitas que Ele era o seu Deus. Ele os libertara e resgatara, a fim de que pudessem tornar-se o Seu povo, e o Senhor, seu Deus (Ex 15.2).
CONHECIMENTO ESPIRITUAL
Motivo de regozijo (JR 9:24; JR 31:34).
Obtido através de nossa relação com DEUS (OS 6:3).
Obediência condição pra recebê-lo (JO 7:16-17).
Iiberta a alma de Toto engano (JO 8:31-32).
Conduz a vida eterna (JO 17:3; FP 3:10; CL 1:10).
LIDER DIVINO
Como e onde dirige o seu povo:
Por lugares difíceis, para prová-los (DT 8:2).
Como uma ave ensinando os seus filhos a voar (DT 32:11-12).
Por vereda plana (SL 27:11).
Como pastor (SL 77:20).
Nenhum lugar está fora do alcance de sua mão (SL 139:9-10).
Firme até a cruz (T 10:32).
Até a beira do desconhecido (LC 24:50-51).

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