terça-feira, 12 de abril de 2016

O SOGRO DE MOISÉS TRAZ-LHE SUA MULHER E SEUS FILHOS

O SOGRO DE MOISÉS TRAZ-LHE SUA MULHER E SEUS FILHOS
(EX 18:1-12
1) ORA, JETRO, sacerdote de MIDIÃ, sogro de MOISÉS, ouviu todas as coisas que DEUS tinha feito a MOISÉS e a ISRAEL, seu povo como o SENHOR trouxera a ISRAEL do EGITO.
JETRO
HOBABE OU REUEL
SACERDOTE E MIDIÃ
(EX 2:18; 3:1; 4:18; 18:1,12; NM 10:29).
SACERDOTES
REFERÊNCIAS GERAIS:
(GN 14:18; EX 18:1; 24:5; JS 3:6; 2CR 11:13;29:16).
MIDIÃ
FILHO de ABRAÃO e QUETURA
(GN 25:2; EX 18:1; NM 22:4; 31:3; JZ 6:1; 7:8; 8:28).
TERRA de MIDIÃ
(EX 2:15; 1RS 11:18; IS 60:6; HC 3:7).
LIDER DIVINO
POR LUGARES DIFICEIS, PARA PROVÁ-LOS
(DT 8:2).
COMO UMA AVE ENSINANDO OS SEUS FILHOS A VOAR
(DT 32:11-12).
POR VEREDA PLANA
(SL 27:11; SL 60:9).
COMO PASTOR
(SL 77:20).
NENHUM LUGAR ESTÁ FORA DO ALCANCE DE SUA MÃO
(SL 139:9-10; PV 20:24; IS 63:14).
FIRME ATÉ A CRUZ
(MC 10:32).
ATÉ A BEIRA DO DESCONHECIDO
(LC 24:50-51).
2) E JETRO, sogro de MOISÉS, tomou a ZIPORA mulher de MOISÉS, depois que este lha enviara.
(EX 2:21-22; EX 4:25).
3) COM os dois filhos dela, dos quais um se chamava GÉRSON, pois disse MOISÉS: FUI peregrino em terra estrangeira.
COMENTÁRIO
GÉRSON. QUER dizer um estranho ali.
FORASTEIRO
(GN 12:10; 20:1; 21:34; 47:4; LV 18:26; 20:2; 25:40; NM 15:15; DT 26:5; JZ 17:7; RT 1:1; HB 11:9).
4) E o outro se chamava ELIÉZER, pois disse: O DEUS de meu pai foi minha ajuda, e me livrou da espada de FARAÓ.
COMENTÁRIO
ELIÉZER. QUER dizer meu DEUS é socorro.
AJUDADOR DIVINO
DEUS COMO AJUDADOR DO SEU POVO
(DT 33:29; 2CR 25:8; SL 27:9; SL 28:7; SL 40:17; SL 54:4; 116:6; IS 41:10; IS 50:9; HB 13:6).
LIBERTAÇÃO DE ISRAEL
(EX 14:30; 1SM 14:15; 2CR 14:12; 20:22; 32:21).
5) VEIO JETRO, sogro de MOISÉS, com os filhos e a mulher deste, a MOISÉS no deserto onde se achava acampado, junto ao monte de DEUS.
HOREBE
SINAI
OU MONTE DE DEUS
(EX 3:1; 17:6; DT 4:10; 5:2; 9:8; 1RS 8:9; 19:8; 2CR 5:10; SL 106:19; ML 4:4)
7) ENTÃO saiu MOISÉS ao encontro do seu sogro, e se inclinou e o beijou, e perguntaram um ao outro como estavam e entraram na tenda.
COMENTÁRIO
Ao encontro. MIDIÃ dava para do SINAI que é próxima da PALESTINA, então MOISÉS e JETRO tinham ido à mesma distância.
BEIJO DE AFETOM
(GN 27:27;29:11; 45:15; 1SM 10:1; 20:41; 1RS 19:20; LC 7:38; AT 20:37).
HONRA
FILIAL:
JOSÉ (GN 47:12).
DAVI (1SM 22:3).
SALOMÃO (1RS 2:19).
ELISEU (1RS 19: 20).
20). OS FILHOS DE JONADABE (JR 35:8).
JESUS (LC 2:51; JO 19:25-26).
REVERÊNCIA
(GN 37:7; 43:28; EX 18:7; 2SM 15:5; IS 49:23; MT 2:11; LC 8:41).
8) CONTOU MOISÉS a seu sogro todas as coisas que o SENHOR tinha feito a FARAÓ e aos egípcios por amor de ISRAEL, e todo o trabalho que passaram no caminho, e como o SENHOR os livraram.
ISRAEL
NOME DADO AO POVO ESCOLHIDO DE DEUS:
(EX 6:7; NM 23:9; DT 4:37; 2SM 7:23 SL 135:4; IS 43:1; 45:4).
TESTEMUNHO RELIGIOSO
REFERÊNCIAS GERAIS:
(SL 26:7; 119:172; 145:11; IS 32:4; 43:10; EZ 24:27; MT 10:20; LC 21:13).
9) ALEGROU-se JETRO de todo o bem que o SENHOR tinha feito a ISRAEL, livrando das mãos dos egípcios.
REGOZIJO
EXEMPLOS:
(1SM 2:1; 11:15; MT 2:10; LC 1:47; AT 8:39; 16:34; RM 5:2).
BONDADE DE DEUS
(SL 25:8; 33:5; 34:8; 119:68; 145:7; IS 63:7; JR 33:11; NA 1:7; MT 19:17; RM 2:4; 11:22).
V.D LIBERTAÇÃO DE ISRAEL
10) E disse: bendito seja o SENHOR, que vos livrou dos egípcios e das mãos de FARAÓ.
GLORIFICAR A DEUS
SEU DEVER:
COM LOUVOR
(SL 22:23).
COM BOAS OBRAS
(MT 5:16).
COM MUITO FRUTO
(JO 15:8).
COM UNIDADE ESPIRITUAL
(RM 15:6).
COM INTEIRA CONSAGRAÇÃO
(1CO 6:20; 2TS 1:12).
11) AGORA sei que o SENHOR é maior que todos os deuses porque livrou este povo de debaixo dos egípcios quando agiram arrogantemente contra o povo.
COMENTÁRIO
AGORA sei. JETRO era um sacerdote de DEUS, mesmo sem ter recebido a revelação especifica que DEUS confiou aos israelitas no EGITO.
EXALTAÇÃO DE DEUS
(SL 21:13; 47:9; 57:11; 99:5; 108:5; 118:28; IS 12:4; 25:1; 33:5).
ORGULHO
EXEMPLOS:
FARAÓ
(EX 5:2).
NAAMÃ
(2RS 5:11).
UZIAS
(2CR 26:16).
EZEQUIAS
(LC 7:37; LC 7:38).
ENDEMONINHADO CURADO
(C 8;35).
MULHER QUE BUSCAVA A VERDADE
(LC 10:39).
IRMA AFLITA
(JO 11:32).
ADORADOR REVERENTE
(AP 1:17).
NINGUÉM IGUAL A DEUS
(EX 8:10; 15:11; DT 33:26; 2SM 7:22; 1RS 8:23; 1CR 17:20; SL 89:6; IS 40:18; MC 12:32).
12) ENTÃO, JETRO, sogro de MOISÉS, tomou holocausto e sacrifícios para DEUS, e veio ARÃO e todos os anciãos de ISRAEL para comerem pão com o sogro de MOISÉS, diante de DEUS.
COMENTÁRIO
Sacrifícios. JETRO, sendo um descendente de ABRAÃO (GN 15:2), precisava apenas ser instruído na revelação de DEUS (EX 18:8-11) e se integrar com este povo resgatado da escravidão, para ser um verdadeiro sacerdote de DEUS.
AMIZADE ENTRE CRENTES
(SL 119:63; ML 3:16; LC 24:15; AT 2:42; RM 1:12; FP 1:3; FP 1:5; 1JO 1:7).
V.D JETRO
V.D ANCIÃOS NO GOVERNO.
OFERTAS
QUEIMADAS:
(EX 29:18; LV 6:9; 8:18; 9:2; NM 28:3; 29:6; IS 8:31; 1SM 6:15; 7:9; 2SM 24:25; 1RS 3:4; 1CR 16:40; 2CR 13:11; ED 3:3).
SACRIFICIOS
EXEMPLOS:
(GN 46:1; EX 18:12; JZ 2:5; 1SM 1:21; 6:15; 11:15; 2SM 6:13; 1CR 21:28; 29:21; 2CR 5:6; JO 1:16).
NOMEAÇÃO DE AUXILIARES
(EX 18:13-27)
13) NO dia seguinte, assentou-se MOISÉS para julgar o povo; estava em pé diante de MOISÉS desde a manhã até ao pôr do sol.
COMENTÁRIO
Julgar. Fazer as decisões em todas as questões e contendas que surgissem no decurso da vida diária.
JUIZES DE ISRAEL
REFERÊNCIAS GERAIS
(EX 18:13; DT 1:16; 16:18; 25:1; 1SM 2:25; 7:16; 2CR 19:5; MT 5:25; LC 18:2).
14) VENDO, pois, o sogro de MOISÉS tudo o que ele fazia ao povo, disse:QUE isto que fazes ao povo? POR que te assenta só, e todo o povo está em pé diante de ti, desde a manhã até ao pôr do sol.
COMENTÁRIO
VENDO. ÀS vezes um estranho pode observar com mais calma as nossas tradições e ver até que ponto cai no ridículo.
15) RESPONDEU MOISÉS a seu sogro: É porque o povo me vem para consultar a DEUS.
COMENTÁRIO
Consultar a DEUS. DEUS tinha vocacionado a MOISÉS, concedendo-lhe a possibilidade de sentir tão bem. SUA presença que era como conversar com um amigo (EX 33:11), e por isso, era MOISÉS que devia perceber a vontade divina em casos individuais.
CONSULTANDO A DEUS
Por meio e profetas a respeito de questões perplexas:
Negócios (1SM 9:8).
Batalhas (1SM 23:2; 1RS 22:7).
Grandes emergências (2RS 3:11).
Enfermidades (2RS 8:8).
Ensino das ESCRITURAS (2RS 22:13).
Assuntos de guerra (JR 21:2; 37:7).
Por hipócritas (EZ 14:7; 20:1).
16) QUANDO tem alguma questão, vem a mim, para que eu julgue entre um e outro e lhes declare os estatutos de DEUS e as suas leis.
ESTATUTOS
Exemplos gerais:
(EX 15:26; LV 26:46; DT 4:5; 16:12; 1RS 3:14; SL 19:8; 119:12,54).
INSTRUÇÃO
Exemplos de instrução espiritual:
(1SM 9:27; 2RS 17:28; 2CR 17:7; ED 7:10; NE 8:7; MT 5:2; LC 24:27; A 8:35; AT 18:26; 28:23).
MOISÉS COMO LEGISLADOR
(EX 34:32; DT 4:44; 33:4; JO 1:17; 7:19; AT 7:38).
18) SEM dúvida, desfalecerás, tanto tu como este povo que está contigo; pois isto é pesado demais para ti, tu só não o podes fazer.
FRAQUEZA HUMANA
(NM 11:14; MT 26:40; JO 16:12; 1CO 3:2).
19) OUVE, pois, as minhas palavras; eu te aconselharei, e DEUS seja contigo, e representa o povo perante DEUS leva as suas causas a DEUS.
COMENTÁRIO
Representa. MOISÉS tinha que cuidar dos grandes problemas pessoalmente, os demais podiam ser delegados a outrem. PRIMEIRO, o grande homem de coração e de fé precisava interceder pelo povo perante DEUS. ASSIM também os discípulos de JESUS não podiam deixar a oração e o ensino da PALAVRA de DEUS para atender a distribuição de alimentos, o que qualquer um podia fazer (AT 6;2-4). SEGUNDO, tinha de ensinar as leis de DEUS (18:20), como os discípulos acima mencionados.TERCEIRO, precisava guiar o povo no comportamento e na obra (EX 18:20).OS homens escolhidos segundo a descrição de (EX 18:21), facilmente poderiam aplicar este ensino básico e vital a milhares de pequenos casos particulares.
CONSELHO SÁBIO
(EX18:19; 1RS 12:7; DN 4:27; MT 27:19; AT 5:35; AP 3:18).
ORAÇÕES INTERCESSORAS
MOISÉS por ISRAEL (EX 32:32).
MOISÉS por MIRIÃ (NM 12:13).
MOISÉS por ISRAEL (NM 14:17; DT 9:26).
SAMUEL por ISRAEL (1SM 7:5).
HOMEM de DEUS por JERBOÃO (1RS 13:6).
DAVI por ISRAEL (1CR 21:17).
EZEQUIAS pelo povo (2CR 30:18).
OUTROS exemplos (JÓ 42:10; SL 106:23; EF 1:16).
MEDIADOR
O homem como mediador:
(EX 20:19; NM 16:48; DT 5:5,27; 9:18).
20) ENSINA-lhes os estatutos e as leis e faze-lhes saber o caminho em que devem andar e a obra que devem fazer.
INSTRUÇÃO
SEU VALOR:
(PV 1:8; 6:23; 12:1; EC 12:11).
ORDENANÇAS
DE DEUS:
(EX 18:20; NM 9:14; 2RS 17:37; EZ 11:20; ML 3:7; LC 1:6).
21) PROCURA dentre o povo homens capazes tementes a DEUS, homens de verdade, que aborreçam a avareza;põe-nos sobre eles por chefes de mil,chefes de cem, chefes de cinquenta e chefes de dez.
COMENTÁRIO
UMA DESCRIÇÃO dos que tem o dever de observar os desígnios de DEUS entre os homens. CAPAZES. CERTA cultura, tarimba e eficiência prática. VERDADE. FIDELIDADE e franqueza, moldada pela própria PALAVRA de DEUS. TEMENTES. POSSUINDO a verdadeira piedade, que tem valor eterno e também transmite valores significados a vida na terra (1TM 4:8). AVAREZA. AQUI, a palavra quer dizer desejo de receber peita gorjetas, suborno para torcer a lei em favor de quem concedeu o presente. ERA o vício mais comum da justiça oriental.
Significado de tarimba
Tarimba é um estrado de madeira, plano e duro, onde dormem os soldados nos quartéis e postos de guarda. Considerada cama rude, dura e desconfortável, o nome é também usado para designar a vida de caserna ou vida de soldado. Neste contexto, no sentido honroso da palavra, significa profissional das armas com larga experiência ou grande prática. No sentido pejorativo, tarimba significa pessoa rude, suja de porte inferior.
NEGOCIAÇÃO FIEL
FIDELIDADE:
DE JOSE (GN 39:6).
OS trabalhadores sob JOIADA (2RS 12:15).
OS trabalhadores sob HILQUIAS (2CR 34:11; 2CR 34:12).
OS tesoureiros de NEEMIAS (NE 13:13).
DE DANIEL (DN 6:4).
REQUERIDA dos mordomos (1CO 4:2).
DE MOISÉS (HB 3:5).
INTEGRIDADE
Referências gerais:
(SL 41:12; PV 11:3; 19:1; 20:7).
TEMOR DE DEUS
Exemplos de pessoas tementes a DEUS:
(NE 5:15; JÓ 1:8; JO 1:9,16; AT 5:11; 9:31; 10:2).
22) PARA que julguem este povo em todo tempo.TODA causa grave trarão a ti, mas toda causa pequena eles mesmos julgarão, será assim mais fácil para ti,e eles levarão a carga contigo.
V.D JUIZES DE ISRAEL.
COOPERAÇÃO
Essencial ao sucesso
SUSTENTA em tempo de fraqueza (EX 17:12).
DO sucesso na batalha (JZ 20:11).
FORTALECE no conflito (1SM 14:6-7).
INSPIRA os homens a melhorar sua condição (2RS 6:1-3).
ENCORAJA as reformas (1CR 12:38; ED 10:4).
REALIZA grandes obras (NE 4:16-17).
ADICIONA pode em oração (MT 18:19).
CONDUZ as pessoas a CRISTO (MC 2:3; MC 6:7; FP 1:27).
23) SE isto fizeres, e assim DEUS to mandar, poderás, então, suportar, assim também todo este povo tomará em paz ao seu lugar.
COMENTÁRIO
JETRO sabe que está oferecendo a nata da sabedoria humana para seu genro MOISÉS, mas reconhece que o que DEUS pode revelar e orações e visões é superior ao raciocínio humano (1CO 2:6-10).SABE respeitar a vocação do profeta.
24) MOISÉS atendeu as palavras de seu sogro e fez tudo quanto este lhe dissera
V.D HONRA.
DESEJO DE APRENDER
Referências gerais:
Exemplificado na vida de ESDRAS (ED 8:21; JR 42:3).
Essencial para entrar no reino de DEUS (MT 18:3).
Mostrado pelos discípulos (LC 11:1).
Manifestado pelo cego (JO 9:36; AT 2:37).
Visto no eunuco etíope (AT 8:31).
Foi o segredo do sucesso de PAULO (AT 9:6).
Resultou na conversão do carcereiro de Filipos (AT 16:30).
25) ESCOLHEU MOISÉS homens capazes de todo o ISRAEL, e os constituiu por cabeças sobre o povo: chefes de mil, chefes de cem chefes de cinquenta e chefes de dez.
COMENTÁRIO
Chefes. UMA hierarquia organizada, como num exército, que faz a ordem do superior ter aplicação imediata para cada individua da coletividade. SEGUNDO a tradição dos judeus, foi deste sistema de MOISÉS que se desenvolveu o CONCÍLIO SUPERIOR, que regia os conselhos locais das sinagogas.
COMENTÁRIO
CONCÍLIO SUPERIOR
SINÉDRIO – SUPREMO TRIBUNAL DOS JUDEUS
________________________________________
A palavra Sinédrio, significa: conselho. Era esse o nome do supremo tribunal dos judeus em Jerusalém nos tempos do Novo Testamento. Pode ter alguma relação histórica com a primitiva assembleia dos anciãos israelitas no período pré-monarquia, formalmente extinguida pelos reis, embora não o tenha sido inteiramente de fato pela existência de cidades contrárias à forma de governo monárquico. O rei Josafá parece ter-lhe dado de algum modo a forma de um tribunal de justiça (2 Cr 19.8).
Os romanos permitiam aos judeus resolverem muitas de suas questões religiosas e nacionais. Consequentemente, existiam numerosos sinédrios, ou seja, tribunais locais. Acima de todos eles, estava a corte suprema dos judeus, o grande Sinédrio de Jerusalém. Esse Sinédrio chegava mesmo a comandar uma força policial.
Não há referencias exatas sobre o Sinédrio até o tempo de Antíoco, o Grande (246-226 a.C.), sendo então chamada GEROUSIA OU SENADO. Sabe-se que o Sinédrio era composto de 71 membros, escolhidos entre varões eminentes, entre os quais estava o sumo sacerdote, pertencendo também ao grupo, pessoas de relações deste.
COMPOSIÇÃO
O Sinédrio era comandado por um presidente que era o sumo sacerdote. Normalmente os sumo sacerdotes eram do partido dos Saduceus, e eram os homens mais poderosos do Sinédrio. O sumo sacerdote era o capitão do templo (Atos 5:24-26). Os sacerdotes mais próximos do presidente do Sinédrio serviam de tesoureiros, controlando os salários dos outros sacerdotes e monitorando a vasta quantia de dinheiro que era arrecadada no Templo.
A Segunda categoria principal dos membros do Sinédrio eram os anciãos. Esses homens representavam a aristocracia sacerdotal e financeira na Judéia. Leigos distintos como José de Arimatéia (Marcos 15:43), dividiam a visão conservadora dos saduceus e davam a assembleia à diversidade de um parlamento moderno.
Os membros mais recentes do Sinédrio eram os escribas. A maioria deles eram fariseus. Eles eram advogados profissionais treinados em teologia, direito e filosofia. Eram organizados em grêmios e normalmente seguiam rabinos ou professores célebres. Gamaliel, um escriba famoso do Sinédrio, que aparece no Novo Testamento (Atos 5:34), foi o erudito que instruiu o apóstolo Paulo (Atos 22:3).
FUNCIONAMENTO
Por ser o tribunal supremo da nação judia, tinha caráter tanto religioso quanto secular, podia prender e coagir, mas não tinha poder para exercer penas capitais, estas deveriam ser confirmadas pelo governador romano. O processo para a condenação capital exigia o respaldo de duas testemunhas, eram ouvidos primeiro os defensores do acusado. A sentença de absolvição podia ser pronunciada no mesmo dia do processo, mas, a de condenação somente no dia seguinte. A votação era simples, o membro ficava de pé, começando sempre pelos membros mais novos. A condenação exigia a maioria acima de dois votos, ou seja, mais de 51% dos votos. Para absolvição bastava maioria simples, ou seja, 51% dos votos.
O SINÉDRIO NOS DIAS DE JESUS
Nós sabemos mais sobre alguns aspectos do Sinédrio nos dias de Jesus do que sabemos sobre ele antes ou depois. Uma coisa que sabemos é a extensão de sua influência. Oficialmente, o Sinédrio só tinha jurisdição na Judéia. Mas na prática ele tinha influência na província da Galiléia e até mesmo em Damasco (Atos 22:5). O trabalho do conselho era basicamente julgar assuntos da lei judaica quando surgiam discórdias. Em todos os casos, sua decisão era final. Eles julgavam acusações de blasfêmia como nos casos de Jesus (Mateus 26:65) e Estevão (Atos 6:12-14), e também participavam na justiça criminal.
Sobre a pena capital, o filósofo judeu Filo, indica que no período romano o Sinédrio podia julgar violações ao templo com pena de morte. Gentios que eram pegos ultrapassando o recinto chamado de "Átrio dos Gentios" eram avisados sobre uma pena de morte automática. Porém, o Novo Testamento e o Talmude discordam de Filo nesse ponto de vista. No julgamento de Jesus, as autoridades estavam convencidas em envolver o governador romano Pilatos. Parece que só ele ou Herodes tinham poder para mandar matar Jesus (João 18:31).
Mesmo assim não há uma certeza, já que no caso de Jesus, havia a proximidade da Páscoa. Como os judeus estavam em purificação para o evento, não queriam “sujar” as mãos com uma execução. Isso pode explicar o fato deles terem praticamente implorado a Pilatos a condenação e execução de Cristo, como se não tivessem poder ou permissão para isso, e algum tempo depois o mesmo Sinédrio condenou e executou Estevão. O certo é que não existe uma certeza do poder de vida e morte do Sinédrio.

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