terça-feira, 12 de abril de 2016

O ANJO DE DEUS IRÁ ADIANTE DO POVO

O ANJO DE DEUS IRÁ ADIANTE DO POVO
(EX 33:1-11)


1 - DISSE mais o SENHOR a Moisés: Vai, sobe daqui, tu e o povo que fizeste subir da terra do Egito, à terra que jurei a Abraão, a Isaque, e a Jacó, dizendo: À tua descendência a darei.
COMENTÁRIO
33.1—34.35 — Após toda a situação descrita no capítulo 32, Deus, em Sua infinita misericórdia, renova a aliança feita com os israelitas. Na Bíblia em hebraico, o ponto principal não é exibir a ira de Deus, como muitas vezes se supõe, mas a misericórdia do Senhor, que ilumina a escuridão da desobediência das pessoas, e Sua graça, que supera o desespero causado pelas dúvidas de Seu povo.
33.1 — Ao dizer a palavra de ordem vai, o Senhor estava comunicando a Moisés que o tempo de rumar a Canaã havia chegado. [Para mais informações sobre a aliança de Deus com Abraão e Isaque, mencionada pela forma verbal jurei, leia Génesis 12.7; 15.13-21 ;22.15-18.]
V.D INFLUÊNCIA DOS JUSTOS
V.D JURAMENTOS DIVINOS.
V.D CANAÃ.
2 - E enviarei um anjo adiante de ti, e lançarei fora os cananeus, e os amorreus, e os heteus, e os perizeus, e os heveus, e os jebuseus.
COMENTÁRIO
A expressão lançará fora traduz uma linguagem similar à usada em Êxodo 23.28 para se referir aos vespões.
ANJO. NO anjo vemos claramente a presença de JESUS CRISTO,que nos reconciliou com DEUS (EF 2:14-22).O pecador enfrentar a DEUS seria a sua própria destruição (EX 33:3; HC 1:13).POR isso DEUS se nos condescendeu, manifestando-se em CRISTO, a expressão exata do SEU SER e também nosso irmão (HB 1:3; 2:10-13).
V.D CANANEUS.
V.D HETEUS.
V.D JEBUSEUS.
V.D LIDER DIVINO.
V.D CANAÃ.
3 - A uma terra que mana leite e mel; porque eu não subirei no meio de ti, porquanto és povo de dura cerviz, para que te não consuma eu no caminho.
COMENTÁRIO
Eu não vou subir | eu vos aniquilaria Aqui o Senhor é representado como determinada a fazer o que depois não o fez. (Veja em Ex 32:7).
V.D TEIMOSIA.
SALÁRIO DO PECADO
(EX 33:3; JS 7:11-12; SL 66:18; IS 59:2; 64:7; OS 5:6).
SALÁRIO DO PECADO
Abandono por DEUS:
(JZ 16:20; 1SM 16:14; 28:6; 2CR 30:7; SL 81:12; PV 1:28; MT 23:38; AT 7;42; RM 1:24).
CANAÃ
Frutífera:
(EX 3:8; NM 13:27; DT 8:8; 11:9; JR 2:7).
4 - E, ouvindo o povo esta má notícia, pranteou-se e ninguém pôs sobre si os seus atavios.
COMENTÁRIO
Prantearam. Pode-se pensar que Israel iria se alegrar com a perspectiva de receber a sua herança na terra sem a ameaça da presença imediata de Deus. Em vez disso, lamentou, por não mais que Israel seja uma nação de sacerdotes, desfrutando de comunhão imediata com Deus (EX 19:3-6; 29:45, 46). Este episódio é uma das grandes crises da história do Êxodo. 
ORNAMENTOS
Uso:
(EX 33:4; IS 3:18; JR 2:32; 4:30; EZ 16:11 23:40).
ARREPENDIMENTO
ACABE (1RS 21:27).
JOSIAS (2RS 22:19).
ISRAEL NOS DIAS DE ESDRAS (ED 10:1).
JÓ (JÓ 42:1, 6; SL 38:18; JR 3:21; OS 6:1).
OS ninivitas (JN 3:6-9).
PEDRO (MC 14:72).
O filho pródigo (LC15:21).
O publicano ( LC 18:13).
VOLTA A DEUS
Promessa aos contritos de coração:
(SL34:18; 51:17; IS 57:15; 66:2; JL 2:13; 2CO 7:10).
5 - Porquanto o SENHOR tinha dito a Moisés: Dize aos filhos de Israel: És povo de dura cerviz; se por um momento subir no meio de ti, te consumirei; porém agora tira os teus atavios, para que eu saiba o que te hei de fazer.
Comentário
Eles tiraram o vestido festivo associado com a idolatria (cf. Gn 35:4) e assumiu a postura de carpideiras. Mas este era o remorso, o arrependimento não é verdade. Elas foram e continuarão a ser um povo de dura cerviz. “Ainda assim, havia uma nota de esperança nas palavras de Deus”, que eu saiba o que fazer com você. “
atavios teu (Em épocas de luto, é habitual com os povos do Oriente a pôr de lado todas as quinquilharias e se desfazer de suas joias, seu ouro, e cada coisa rica e esplêndida em seu vestido. Este símbolo de sua tristeza do Senhor exigida Seu povo agressor. 
que eu saiba o que fazer contigo A linguagem é acomodado para as apreensões fraco dos homens juízes. Deus, o estado do coração, o teor da conduta. No caso dos israelitas, Ele alimentou a concepção de misericórdia, e no momento em que distinguir os primeiros sintomas de contrição, por sua tirando seus ornamentos, como penitente consciente do seu erro e sinceramente triste, esse fato adicionou o seu peso para o fervor das orações de Moisés, e deu-lhes prevalência com Deus em nome do povo).
DESFAVOR DIVINO
Devido ao pecado:
(NM 11:1; SL 2:5; 60:1 IS 59:15; ZC 1:2,15; MC 10:14).
V.D IRA DE DEUS.
6 - Então os filhos de Israel se despojaram dos seus atavios, ao pé do monte Horebe.
COMENTÁRIO
33.5,6 — A sentença se um momento eu subir no meio de ti sugere que a ameaça de julgamento ainda era real. Neste sentido, Deus ordenou aos filhos de Israel que tirassem seus atavios, pois estes estavam associados à idolatria do bezerro de ouro (Ex 32.2,3). Sua retirada era um símbolo de arrependimento genuíno e renovação.
ABENEGAÇÃO
Seu dever:
(MT 16:24; LC 14:26-27; RM 8:13; RM 15:1; GL 5:24).
HOREBE
Sinai, ou monte de DEUS:
(EX 3:1; 17:6; DT 4:10; 5:2; 9:8; 1RS 8:9; 19:8; 2CR 5:1 SL 106:19 ML 4:4).
7 - E tomou Moisés a tenda, e a estendeu para si fora do arraial, desviada longe do arraial, e chamou-lhe a tenda da congregação. E aconteceu que todo aquele que buscava o SENHOR saía à tenda da congregação, que estava fora do arraial.
COMENTÁRIO
E tomou Moisés a tenda [...] e chamou-lhe a tenda da congregação. Moisés mudou sua tenda para o lado de fora do acampamento, um gesto que simbolizava a retirada do Senhor do meio de Seu povo. O profeta a chamou tenda da congregação ou tenda do encontro (nvi), onde ele se encontrava com o Deus vivo. Todo aquele que buscasse ao Senhor, isto é, a pessoa que precisasse de uma decisão divina, consultaria o profeta em sua tenda afastada do centro do arraial.
TENDA DA CONGREGAÇÃO. PARECE ser o escritório da legislação cívica guardado pelo chefe do exército, JOSUÉ (EX 33:11).DEPOIS de construído o TABERNÁCULO, este também recebeu o titulo de (TENDA da congregação), acumulando a função cívica da tenda original de MOISÉS,que por simples que tenha sido, era o lugar da revelação da glória de DEUS (EX 33:9-10).FORA do arraial.HAVERIA perigo, se DEUS manifestasse SUA glória no meio do povo (EX 33:3).
SEPARAÇÃO
Do lugar fora do acampamento:
(EX 29:14; 33:7;LV 4:12,21; 6:11; 13:46; NM 5:3; 12:14; 15:35; 19:3,9; DT 23:12; HB 13:11).
CONSULTANDO A DEUS
(GN 25:22; JZ 1:1; 20:27; 2SM 2:1; 1CR 14:14; SL 78:34).
8 - E acontecia que, saindo Moisés à tenda, todo o povo se levantava, e cada um ficava em pé à porta da sua tenda; e olhava para Moisés pelas costas, até ele entrar na tenda.
COMENTÁRIO
Todo o povo se levantava, e cada um ficava em pé. Em contraste com a perversidade anterior, o povo agora respondia reverentemente ao Deus vivo. Somente o profeta podia aproximar-se do Senhor, mas aqueles que estavam por perto podiam retribuir à distância com respeito e adoração.
REVERÊNCIA
Aos homens de DEUS:
(EX 33:8; AT 28:10; FP 2:29; 1TS 5:12-13; 1TM 5:17; HB 13:7).
9 - E sucedia que, entrando Moisés na tenda, descia a coluna de nuvem, e punha-se à porta da tenda; e o SENHOR falava com Moisés.
COMENTÁRIO
A coluna de nuvem é a mesma que guiou os israelitas para fora do Egito (Ex 13:21,22; 24.15,16). Ela descia, punha-se à porta da tenda, e o Senhor falava com Moisés. Os verbos em destaque indicam uma personificação da coluna.
V.D COMUNHÃO.
REVELAÇÃO ESPECIAL
Coluna de nuvem e coluna de fogo:
(EX 13:21; 14:19; 16:10; 33:9; 40:36; NM 9:17; 10:11; 12:5; 16:42; DT 1:33; 31:15; NE 9:12; SL 78:14; 105:39; IS 4:5).
10 - E, vendo todo o povo à coluna de nuvem que estava à porta da tenda, todo o povo se levantava e cada um, à porta da sua tenda, adorava.
COMENTÁRIO
Vendo todo o povo [...] inclinavam-se. As pessoas não podiam aproximar-se de Deus da mesma forma que Moisés fazia. O profeta falou com o Senhor como uma pessoa normal faz com um amigo. Â distância, o povo observava a coluna e reconhecia a presença divina. Os israelitas o adoravam inclinando-se em direção ao solo. Este versículo é bastante cuidadoso ao dizer que as pessoas mantinham certa distância. Somente Moisés se aproximava da coluna, que era a presença de Deus.
ADORADORES
(GN 22:5; 24:26; EX 34:8; JS 5:14; JZ 7:15; 1SM 1:28; 2SM 12:20; 2CR 7:3; NE 8:6; JÓ 1:20; AP 4:10; 7:11; 11:16).
REVERÊNCIA
A DEUS e as coisas sagradas
Ordenada:
(EX 3:5; JS 5:15; SL 4:4; 33:8; 89:7; 111:9; HC 2:20).
11 - E falava o SENHOR a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo; depois se tornava ao arraial; mas o seu servidor, o jovem Josué, filho de Num, nunca se apartava do meio da tenda.
COMENTÁRIO
E falava o Senhor. A correlação entre a coluna e o Senhor agora é inconfundível. Neste versículo, pelo termo seu servidor, podemos vislumbrar novamente (Ex 17:9; 24:13; 32:17) o importante homem de Deus que Josué se tornaria como o sucessor de Moisés. A palavra traduzida como servidor nesse contexto não quer dizer escravo, mas um auxiliar, um ministro, aquele que faz o serviço espiritual.
FACE A FACE. O segredo da comunhão com DEUS nota-se que a iniciativa sempre esta com DEUS, que pela sua graça nos abre o caminho da oração e nos manda buscar SUA face, até ao dia de hoje. A parte mais importante desta comunhão é escutar a voz de DEUS (falava o SENHOR). ISTO pode ser feito quando lemos a bíblia com fé meditando naquilo que lemos, e resolvemos pela graça de DEUS, pôr em prática tudo que ali aprendemos. PERCEBE-se que não há barreiras nesta comunhão face a face, e se, de nossa parte, há pecados que ofuscam a visão de DEUS peçamos perdão em nome de JESUS CRISTO (1JO 1:9; 2:1-3).FINALMENTE, compreendemos claramente que a oração verdadeira é como conversação entre amigos amigo,JESUS CRISTO nos chama de amigo (JO 15:15) e nos convida a prática constante da oração em SEU nome (JO 14:14; 15:4; 1TS 5:17).
AMIZADE DE DEUS
(NM 12:8; DT 34:10; 2CR 20:7; TG 2:23).
MOISÉS ROGA A DEUS A SUA PRESENÇA
(EX 33:12-16)
12 - E Moisés disse ao SENHOR: Eis que tu me dizes: Faze subir a este povo, porém não me fazes saber a quem hás de enviar comigo; e tu disseste: Conheço-te por teu nome, também achaste graça aos meus olhos.
COMENTÁRIO
(EX 33:12-16) MOISÉS, apesar dos pecados do povo, suplica a presença revelada de DEUS para acompanhar a marcha do SEU povo.BASEIA a oração sobre a comissão que DEUS lhe dera: FAZE subir este povo (EX 33:12); baseia-a também na graça e na bondade que DEUS já lhe tinha mostrado, achaste graça (EX 33:12).SE há um favor que DEUS lhe queria prestar, esse é o de se revelar mais claramente ao SEU povo (EX 33:13).PELA fé, MOISÉS já percebera a resposta a sua oração (EX 33:14), e como crente fiel, acata essa divina responsabilidade (EX 33:15),mostrando ser a base de suas esperanças (EX 33:16).
DEUS CONHECE OS SANTOS
Em tempos de angústia (NM 1:7).
Nas tarefas diárias (JO 1:48).
Por seus próprios nomes (JO 10:3).
Relação íntima (JO 10:14).
Reconhece o verdadeiro amor (1CO 8:3).
É fundamento verdadeiro da esperança cristã (2TM 2:19).
FAVOR DIVINO
(GN 4:4; 6:8; 39:21; EX 2;;25; 33:12; 1SM 2:26;2RS 13:23; JÓ 33:26; PV 3:4; 8:35; 12:2; 18:22;LC 1:30; 2:52; AT 7:46).
CONHECIMENTO LIMITADO
Razões para a restrição:
Por ser perigoso (GN 2:17; DT 29:29).
Por ser incapaz de entender a verdade (JO 13:7).
Por causa da debilidade humana (JO 16:12).
Por causa das limitações terrenas (1CO 13:12).
Por ser plano divino a revelação gradual (EF 3:5).
Para dar oportunidade a fé (1JO 3:2).
13 - Agora, pois, se tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que me faças saber o teu caminho, e conhecer-te-ei, para que ache graça aos teus olhos; e considera que esta nação é o teu povo.
COMENTÁRIO
As palavras o teu caminho fazem referência, neste contexto, à presença do Senhor entre os israelitas. Usando o termo teu povo, Moisés lembrava a promessa de Deus de fazer Israel o Seu povo (Ex 6.1-8). E provável que esse argumento tivesse o intuito de obter a compaixão divina para os hebreus.
CAMINHOS DIVINOS
(SL 18:30; 145:17; IS 55:9; DN 4:37; OS 14:9; HC 3:6; RM 11:33; AP 15:3).
V.D CONHECIMENTO.
V.D POVO DE DEUS.
FAVOR DIVINO
Invocado:
GN 43:29; NM 6:25; SL 31:16; 67:1; 80:3; 119:135; IS 33:2; DN 9:17).
14 - Disse, pois: Irá a minha presença contigo para te fazer descansar.
COMENTÁRIO
Presença. Lit. "cara". O próprio Deus iria com Moisés. 
vos aliviarei. Uso do pronome singular "você" significa que a promessa de (EX 3:13-15)
para todo o Israel é agora repetido para Moisés sozinho.
PRESENÇA DIVINA
Consola na peregrinação terrena (GN 28:15; 31:3; EX 3:12; 29:45).
Proporciona descanso (EX 33:14; LV 26:12).
Encoraja para as batalhas da vida (DT 20:1).
Conforta nas provas (IS 43:2; ZC 2:10).
Garante resposta até mesmo aos menores grupos de crentes (MT 18:19-20).
Promessas até o fim (MT 28:20).
V.D DESCANSO.
15 - Então lhe disse: Se tu mesmo não fores conosco, não nos faças subir daqui.
COMENTÁRIO
Conosco. Moisés para a Presença de ir com o "nós", que liga Israel com ele mesmo. Se Deus não quis ir com seu povo, habitando entre eles, seria inútil para ir para a Terra Prometida. O objetivo não era apenas o leite e o mel em Canaã, mas uma terra sagrada onde Deus habita com Seu povo. 
FRAQUEZA HUMANA
Leva a dependência de DEUS
(2CR 20:12; SL 127:17; JR 10:23; JO 3:27; 15:5; 2CO 3:5).
16 - Como, pois, se saberá agora que tenho achado graça aos teus olhos, eu e o teu povo? Acaso não é por andares tu conosco, de modo a ser separado, eu e o teu povo, de todos os povos que há sobre a face da terra?
COMENTÁRIO
Separado. distinção de Israel foi fundada com a presença da graça de Deus.
33.14-16 — Em hebraico, minha presença significa literalmente minha face. Esta extraordinária promessa da presença de Deus entre Seu povo foi por fim cumprida em Jesus, Deus feito homem. O Senhor estaria com os israelitas para fazê-los descansar, ou seja, para lhes dar Canaã, onde a conquista terminaria Nem tudo poderia ser desfrutado pelos israelitas. Moisés ainda ousou dizer que a presença do Senhor entre Seu povo era a única condição aceitável para continuarem avançando. Apenas a presença de Deus demonstraria aos povos vizinhos que a libertação do Egito fora mesmo uma obra misericordiosa de Deus.
SEPARAÇÃO
De ISRAEL dentre outros povos ordenada:
(EX 33:16; LV 20:26; NM 23:9; DT 7:2; JS 23:7; JZ 2:2; ED 9:12; 10:11; JR 15:19).
V.D LIDER DIVINO.
MOISÉS ROGA A DEUS QUE LHE MOSTRE A SUA GLÓRIA
(EX 33:17-23)
17 - Então disse o SENHOR a Moisés: Farei também isto, que tens dito; porquanto achaste graça aos meus olhos, e te conheço por nome.
COMENTÁRIO
A graça de Deus vinha acompanhada pelo zelo de Moisés para com as coisas divinas e pelo íntimo conhecimento que o profeta tinha de Yahweh, representado na expressão e te conheço por nome.
AMIZADE DE CRISTO
(JO 11:5,35-36; 13:23; 15:15).
CONHECIMENTO DIVINO
Segredos do coração lidos por CRISTO:
(PV 15:11; JR 20:12; MT 12:25; 22:18; MC 2:8; LC 6:8).
V.D ORAÇÃO.
18 - Então ele disse: Rogo-te que me mostres a tua glória.
COMENTÁRIO
A palavra glória transmite uma ideia de peso importante e significativa (Ex 16:7, 10; 24.:16,17; 40:34,35). Neste versículo, espantosamente, Moisés pede uma sensação ainda maior da presença divina do que qualquer outra pessoa já tenha experimentado.
DESEJO ESPIRITUAL
(2CR 15:15; SL 27:4; SL 38:9; 63:1; 73:25; 119:20,131; IS 26:9; LC 6:21; 1PE 2:2).
GLÓRIA DE DEUS
(EX 24:17; 40:34; 1RS 8:11; SL 8:1; 19:1; LC 2:9; AT 7:55; 2CO 3:18).
19 - Porém ele disse: Eu farei passar toda a minha bondade por diante de ti, e proclamarei o nome do SENHOR diante de ti; e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia, e me compadecerei de quem eu me compadecer.
COMENTÁRIO
Surpreendentemente, o Senhor respondeu de forma positiva. Neste sentido, o termo minha bondade se refere às maravilhas de Deus, aos Seus atributos, ao Seu mérito essencial e à Sua majestade. Tudo isso seria demonstrado a Moisés e aos israelitas, pois o nome do Senhor, ou seja, a expressão de Sua pessoa, de quem Ele 
Portanto, pode-se concluir que a soberania divina é superior aos ajustes do Senhor para com as pessoas, o que se verifica na declaração terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia. Deus pode fazer o que Ele quiser. Contudo, em Sua infinita misericórdia, Ele respondeu ao apelo de Moisés. Que grande presente é este: o Criador do universo cedendo ternamente ao audacioso pedido de Seu servo (SI 40.1). É, seria apregoada.
BONDADE DE DEUS
(SL 25:8; 33:5; 34:8; 119:68; 145:7; IS 63:7; JR 33:11; NA 1:7; MT 19:17; RM 2:4; 11:22;).
GRAÇA DE DEUS
Repartida livremente (SL 84:11; AT 11:23; 13:43).
Dá poder Para o serviço (1CO 3:10; 15:10).
Capacita para viver a vida cristã ( 2CO 1:12).
Pode ser tornada inútil (2CO 6:1 GL 2:21; EF 3:7; HB 2:9; TG 4:6).
Não é concedida para fins egoístas (1PE 4:10).
Prometida aos humildes (1PE 5:5).
MISERICÓRDIA
Promessas de misericórdias divinas:
(EX 34:7; 2SM 22:26; 2CR 30:9; SL 89:28; 103:8; IS 54:7; 55:7; JR 3:12).
NOME PODEROSO
(NE 9:5; SL 113:3; PV 18:10; IS 50:10; ML 1:11).
20 - E disse mais: Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum verá a minha face, e viverá.
COMENTÁRIO
Não poderás ver a minha face. Não podemos sequer começar a descrever o que Moisés experimentou neste dramático encontro. Deus é Espírito (Jo 4.24). Qualquer contato com o Deus vivo requer que Ele entre em nossa finita esfera de espaço e tempo. O que quer que Moisés tenha experimentado foi apenas uma ínfima parte de uma coisa infinitamente majestosa! A linguagem humana é simplesmente muito limitada para expressar os mistérios que esses versículos apresentam. Quanto ao termo minha face, este foi anteriormente traduzido como minha presença (v. 14).
DEUS INVISIVEL
(EX 33:20; JÓ 9:11; 23:8;’ JO 1:18; 5:37; CL 1:15; 1TM 1:17; 6:16; 1JO 4:12).
ORAÇÃO
AS vezes não respondida por não estar de acordo com a vontade divina:
(EX 33:20; DT 3:26; 2SM 12:16; EZ 20:3; 2CO 12:8).
21 - Disse mais o SENHOR: Eis aqui um lugar junto a mim; aqui te porás sobre a penha.
COMENTÁRIO
Este lugar é comumente interpretado como uma fenda na pedra que forma o monte Sinai. Quão adequado foi Moisés estar em uma rocha na presença de Deus, pois de fato o Senhor era sua Rocha (Dt 32.4).
22 - E acontecerá que, quando a minha glória passar, por-te-ei numa fenda da penha, e te cobrirei com a minha mão, até que eu haja passado.
COMENTÁRIO
“A Glória de Deus” em (Ez. 1:28). 
REFÚGIO
(EX 33:22; DT 33:27; SL 27:5; 31:20; 46:1; 71:3; PV 14:26; 18:10; IS 25:4; ZC 9:12).
V.D GLÓRIA DE DEUS.
SOMBRA PROTETORA
Providência protetora
Protege o povo de DEUS:
Na rocha dos séculos (EX 33:22; DT 32:11).
Em tempos de tribulação (SL 57:1; 63:7; 91:1; 121:5).
Um refúgio na tempestade (IS 25:4; 32:2).
Na sobra de sua mão (IS 51:16).
Sob a sombra das suas asas (MT 23:37).
23 - E, havendo eu tirado a minha mão, me verás pelas costas; mas a minha face não se verá.
COMENTÁRIO
O uso das palavras mão, costas e face é um antropomorfismo, uma maneira de descrever Deus, que é Espírito, em termos comuns relacionados ao homem. O objetivo destes versículos é bastante claro. Moisés veria algo maravilhoso, mas não tão grandioso quanto a face de Deus, pois isso tiraria sua vida. Esta grande revelação é descrita em Êxodo 34.5-9.
DEIDADE VELADA
DEUS como que se oculta:
(JÓ 23:9; SL 10:1; 13:1; 89:46; IS 45:15).

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