terça-feira, 12 de abril de 2016

O CÂNTICO DE MOISÉS

O CÂNTICO DE MOISÉS
(EX 15:1-19)
1 - ENTÃO cantou Moisés e os filhos de Israel este cântico ao SENHOR, e falaram, dizendo: Cantarei ao SENHOR, porque gloriosamente triunfou; lançou no mar o cavalo e o seu cavaleiro.
COMENTÁRIO
1-19 — Esta passagem contém o primeiro cântico de maior extensão na Bíblia. É um cântico de libertação. Outras seções poéticas em Génesis (1.27;3.14-16,17-19;4.23,24) são muito curtas para serem chamadas de salmos. Moisés compôs este cântico, e sua elaboração gramatical, estrutural e vocabular comprovam sua origem antiga (leia Dt 32 e SI 90 para conhecer outros dois salmos compostos por Moisés).
15.1 — Moisés e os filhos de Israel louvaram juntos como uma congregação, não apenas como nação. E eles entoaram o cântico ao Senhor. O Deus vivo era seu principal ouvinte. A expressão sumamente se exaltou é uma construção enfática, que expressa o magnífico contentamento por causa da grande vitória de Deus (Êx 18.8).
O cavalo e o seu cavaleiro também podem ser entendidos como o cavalo e o seu carro de batalha. O verbo traduzido do hebraico como lançou é uma expressão rara e vívida. Ele transmite a ideia de Deus atingindo e derrubando os membros do exército egípcio na água um por um.
V.D PERVERSOS.
V.D CÂNTICO DE VITÓRIA.
V.D MOISÉS.
2 - O SENHOR é a minha força, e o meu cântico; ele me foi por salvação; este é o meu Deus, portanto lhe farei uma habitação; ele é o Deus de meu pai, por isso o exaltarei.
COMENTÁRIO
A minha força e o meu cântico são um par de palavras pouco usual. Algumas pessoas pensam que o termo traduzido como cântico significa poder, fortaleza ou algo similar. Entretanto, a ideia como é expressa é maravilhosa: Deus é minha canção vigorosa. Portanto, uma pessoa de fé considera o onipotente Deus vivo como uma razão para louvar!
Na sentença ele me foi por salvação, o verbo salvar e os substantivos relacionados com ele remetem ao sentido de cômodo ou espaço (Ex 14.13). Com o aterrorizante mar defronte aos israelitas e os egípcios atrás, perseguindo-os, o povo de Deus ficou encurralado. Contudo, o Senhor o surpreendeu com Sua libertação. As palavras da primeira metade deste versículo são citadas no Salmo 118.14 e em Isaías 12.2. Há muitos vocábulos para expressar o louvor na Bíblia. Mas o verbo hebraico em o exaltarei (nawâ) é único e quer dizer conferir beleza a Deus. Por meio do fruto de seus lábios (Hb 13.15), pessoas de todas as idades podem conferir beleza Àquele que criou tudo que é belo.
A expressão Deus de meu pai indica que os israelitas adoravam o mesmo Deus que Abraão, seu pai, adorava em quem acreditava e a quem obedecia. Hoje, os cristãos são parte da linhagem de Abraão, porque também creem no mesmo Senhor obedece-lhe e adoram-no (G1 3.6,7). Muitos crentes fiéis nos precederam.
V.D EXALTAÇÃO DE DEUS.
V.D DEUS, NOSSA FORÇA.
V.D GLORIFICAR A DEUS.
V.D JEOVÁ ESCOLHIDO.
V.D SALVAÇÃO.
3 - O SENHOR é homem de guerra; o SENHOR é o seu nome.
COMENTÁRIO
3-5 — Chamar Deus de varão de guerra é bastante apropriado neste contexto. A batalha foi vencida, e a exaltação pertence ao Vitorioso. A declaração Senhor é o seu nome aponta que o nome de Deus na Bíblia, Yahweh, é muito importante (Êx 3.14,15). Outros supostos deuses tinham nomes secretos que eram revelados somente ao restrito grupo de sacerdotes. Ao saber o nome oculto dos deuses, o feiticeiro possuía um suposto “acesso especial” a eles. Mas o Deus vivo fez com que todos conhecessem Seu nome e soubessem que a salvação é encontrada apenas nele.
V.D DEUS DE BATALHAS.
4 - Lançou no mar os carros de Faraó e o seu exército; e os seus escolhidos príncipes afogaram-se no Mar Vermelho.
V.D HUMILHAÇÃO.
V.D PERVERSOS.
V.D MAR VERMELHO.
5 - Os abismos os cobriram; desceram às profundezas como pedra.
6 - A tua destra, ó SENHOR, se tem glorificado em poder, a tua destra, ó SENHOR, tem despedaçado o inimigo.
COMENTÁRIO
Ao longo da narrativa de Êxodo foi enfatizada a poderosa mão direita de Deus estendida (v. 12,16). Esta é uma maneira de descrever a potente e ativa presença divina entre os israelitas. Deus não libertou Israel de longe; Ele desceu para agir junto a Seu povo (Êx 3.8).
V.D PODER DE DEUS.
V.D INIMIGOS DE DEUS.
V.D MÃO DIVINA.
7 - E com a grandeza da tua excelência derrubaste aos que se levantaram contra ti; enviaste o teu furor, que os consumiu como o restolho.
COMENTÁRIO
7,8 — Moisés usou figuras de linguagem para ilustrar o grandioso sentimento do momento. O vigoroso vento que fez as águas se dividirem em duas partes e formarem um corredor (Êx 14.21) é descrito na poesia como o sopro dos teus narizes.
RESTOLHO
Figura do mal:
(JÓ 21:18; SL 83:13; IS 47:14; JL 2:5; NA 1:10; MT4;1).
V.D IRA DE DEUS.
8 - E com o sopro de tuas narinas amontoaram-se as águas, as correntes pararam como montão; os abismos coalharam-se no coração do mar.
V.D PODER DIVINO.
V.D SOPRO DIVINO.
9 - O inimigo dizia: Perseguirei, alcançarei, repartirei os despojos; fartar-se-á a minha alma deles, arrancarei a minha espada, a minha mão os destruirá.
COMENTÁRIO
9-12 — A arrogância do exército perseguidor incitando a luta com o Deus vivo é descrita no versículo 9. Contudo, no versículo 11, a expressão de incomparabilidade no questionamento quem é como tu entre os deuses? Demonstra que os inimigos jamais seriam capazes de vencer o Senhor contando com seus deuses, pois só Yahweh é o Todo-poderoso. Essa expressão aparece muitas vezes na Bíblia para descrever o verdadeiro Deus.
Em um mundo onde havia muitos supostos deuses, o Senhor era único. Ele, sozinho, é Deus. Ele não é apenas melhor do que os outros deuses; não há outros deuses. Nenhuma pessoa, nenhum deus ou objeto pode ser comparado com o verdadeiro Deus vivo (SI 96.4,5; Is 40.25,26; Mq 7.18). Quanto ao uso do termo terrível, este significa que Deus inspirou maravilhas, adoração e obediência nos israelitas.
V.D JACTANCIOSOS.
V.D INIMIGOS DE DEUS.
V.D AUTOCONFIANÇA.
10 - Sopraste com o teu vento, o mar os cobriu; afundaram-se como chumbo em veementes águas.
CHUMBO
Um mineral
(EX 15:10; NM 31:22; JÓ 19:24; JR 6:29; EZ 22;18).
V.D VENTO DOMINADO.
V.D PERVERSOS.
11 - Ó SENHOR, quem é como tu entre os deuses? Quem é como tu glorificado em santidade, admirável em louvores, realizando maravilhas?
V.D LOUVOR A DEUS.
V.D MARAVILHA DE DEUS.
V.D NINGUÉM IGUAL A DEUS.
V.D SANTIDADE DE DEUS.
12 - Estendeste a tua mão direita; a terra os tragou.
V.D MÃO DIVINA.
13 - Tu, com a tua beneficência, guiaste a este povo, que salvaste; com a tua força o levaste à habitação da tua santidade.
COMENTÁRIO
A palavra beneficência é melhor interpretada se substituída por amor leal, o amor fiel de Deus por Seu povo (SI 13.5). A forma verbal salvaste vem de uma palavra do hebraico que tem relação com os direitos de proteção da família. Deus protegeu Sua família, os israelitas. Ele os conduziu à habitação da sua santidade, ou seja, à terra que estava dando a Seu povo para o contentamento deste (v. 17).
V.D BENIGNIDADE.
V.D ORIENTAÇÃO.
V.D LIDER DIVINO.
V.D REDENÇÃO.
14 - Os povos o ouviram, eles estremeceram, uma dor apoderou-se dos habitantes da Filistia.
COMENTÁRIO
14,15 — A notícia da libertação de Israel do Egito correu por toda a terra (Js 2.9). O resgate poderoso de Deus não era para ser mantido em segredo. Todas as outras nações do mundo deveriam ficar em alerta: o Senhor lutou por Israel, e este povo estava a caminho de Canaã! A finalidade de tais palavras era reforçar a sensação de segurança dos israelitas, mas, em vez disso, as histórias subsequentes nos mostram a covardia do povo. Eles tiveram dificuldades para confiar em seu próprio Deus (Nm 13; 14).
15 - Então os príncipes de Edom se pasmaram; dos poderosos dos moabitas apoderou-se um tremor; derreteram-se todos os habitantes de Canaã.
V.D CANAÃ.
16 - Espanto e pavor caíram sobre eles; pela grandeza do teu braço emudeceram como pedra; até que o teu povo houvesse passado, ó SENHOR, até que passasse este povo que adquiriste.
COMENTÁRIO
Espanto e pavor é um par de palavras que se configura num único enfático pensamento — um receio esmagador. A expressão teu braço pode ser usada da mesma forma que mão direita (v. 6,12). O verbo adquiriu (comprar, obter) também pode significar criar (Gn 14.19).
V.D BRAÇO DIVINO.
V.D TEMOR CULPOSO.
V.D PROPRIEDADE DIVINA.
V.D POVO DE DEUS.
V.D TEMOR DE DEUS.
17 - Tu os introduzirás, e os plantarás no monte da tua herança, no lugar que tu, ó SENHOR, aparelhaste para a tua habitação, no santuário, ó Senhor, que as tuas mãos estabeleceram.
COMENTÁRIO
Tu os introduzirás e os plantarás no monte. Este versículo fala da esperança do futuro próximo, a conquista da terra de Canaã (logo seria a terra de Israel), assim como da confiança em um futuro mais distante, a construção do templo.
V.D LUGARES SAGRADOS.
V.D CANAÃ.
18 - O SENHOR reinará eterna e perpetuamente.
COMENTÁRIO
O Senhor reinará eterna e perpetuamente. Por fim, a libertação de Israel aponta para o reinado vindouro do Deus vivo na terra sobre o Seu povo resgatado.
V.D REINO DIVINO.
19 - Porque os cavalos de Faraó, com os seus carros e com os seus cavaleiros, entraram no mar, e o SENHOR fez tornar as águas do mar sobre eles; mas os filhos de Israel passaram em seco pelo meio do mar.
COMENTÁRIO
19,20 — Nesta passagem, Miriã, a irmã de Moisés, é mencionada pelo nome pela primeira vez. É bastante provável que ela seja aquela citada na história do nascimento do profeta no capítulo 2. Ela é chamada de profetisa. Embora não haja registros de mulheres servindo como sacerdotisas na antiga Israel, estas de fato exerceram o papel de profetisas (Débora, Jz 4-4; a esposa de Isaías, Is 8.3; Hulda, 2 Rs 22.14). Como uma profetisa (Mq 6.4), Miriã falou oficialmente em nome de Deus. (Entretanto, nem ela nem seu irmão Arão tiveram semelhante aproximação com o Senhor como teve Moisés Nm 12). Este trecho também descreve a primeira adoração israelita após sua libertação no mar Vermelho. As mulheres lideraram essa exaltação com tamborins e dança algo que mais tarde será celebrado no livro de Salmos (SI 68.25).
V.D CAMINHO PREPARADO.
V.D PODER DIVINO.
V.D PERVERSOS.
V.D IMUTABILIDADE DIVINA.
ANTÍFONA DE MIRIÃ E DAS MULHERES
(EX 15:20-21)
20 - Então Miriã, a profetiza, a irmã de Arão, tomou o tamboril na sua mão, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamboris e com danças.
DANÇA
Diante de DEUS
(EX 15:20; 2SM6:14; SL 149:3; 150:4).
V.D MIRIÃ.
PROFETIZAS
MIRIÃ (EX 15:20).
DÉBORA (JZ 4:4).
HULDA (2RS 22:14).
NOADIA (NE 6;14).
ANA (LC 2;36).
Filhas de FELIPE (AT 21:9).
V.D ESPÍRITO DE DEVOÇÃO.
21 - E Miriã lhes respondia: Cantai ao SENHOR, porque gloriosamente triunfou; e lançou no mar o cavalo com o seu cavaleiro.
COMENTÁRIO
O verbo respondia pode ser traduzido como cantava. As palavras do versículo 21 são as mesmas que aparecem no início do cântico de Moisés (15.1). A ordem das ações aparenta ser: Moisés foi o autor do cântico (v. 1); Miriã liderou os cantos, ou talvez ela tenha atuado como entoadora da antífona [versículo que precede o salmo] no coro. A celebração incluiu música, instrumentos, dança e grande exaltação ao Deus vive.
V.D EXALTAÇÃO DE DEUS.
CÂNTICO DE VITÓRIA.
AS águas amargas tornam-se doces
(EX 15:22-27).
22) FEZ MOISÉS partir a ISRAEL do MAR VERMELHO, e saíram para o deserto de SUR caminharam três dias no deserto e não acharam água.
DESERTO
(GN 16:7; DT 29:5; 1RS 19:4; SL 55:7; JR 9:10; MT 3:1; 4:1; LC 3:2; 8:29).
LUGARES SECOS
(NM 20:2; 2RS 3:9; SL 68:6; IS 1:30; JR 14:3; 17:6).
MAR VERMELHO
(EX 10:19; 14:2; 23:31; NM 11:31; JS 4:23; IS 11;15).
23) ENTÃO chegaram a MARA, mas não puderam beber as águas de MARA, porque eram amargas. É por isso que o lugar é chamado de MARA
FÉ PROVADA
Exemplos:
Mediante estranho plano de campanha (IS 6:3).
Ao reduzir o exército de um general (JZ7:7)
Ao propor dependência de uma pobre viúva (1RS 17:9).
Ao pedir o último pedaço de pão (1RS 17:13).
Ao propor o que parecia trabalho inútil (2rs 3:16).
Ao propor preparação extensa sem bênçãos a vista (2RS 4:3).
24) E o povo murmurou contra MOISÉS, dizendo: QUE havemos de beber?
Murmuração
Exemplos:
(EX 14:11; 15:24; 16:2; 17:3; NM 11:1; 14:17; 20;3; 21;5; SL 77:3; JD 16).
DESENCORAJAMENTO
Suas razões aparentes:
DUREZA DO CAMINHO
(NM 21:4)
DIFICULDADES DA TAREFA
(NE 4;10).
PROSPERIDADE DOS MAUS
(SL 73:2-3)
DEMORA NA ATISFAÇÃO DO DESEJO
(PV 13;12).
ORAÇÃO
ORAÇÕES RESPONDIDAS EXEMPLOS:
MOISÉS
(EX 15:24-25).
GIDEÃO
(JZ 6:39-40; JZ 13:9).
ANA
(1SM 1:27).
SAMUEL
(1SM 7:9-10).
SALOMÃO
(1RS 9:3).
ELIAS
(1RS 18:37-38; 2RS 6:18).
EZEQUIAS
(2RS 19:19-20).
JOSAFÁ
(2CR 18:31; 2CR 32:21).
ESDRAS.
(ED 8:23).
ZACARIAS
(LC 1:13).
IGREJA PRIMITIVA
(AT 4:31).
25) ENTÃO MOISÉS clamou ao SENHOR, e o SENHOR lhe mostrou uma árvore.LANÇOU-a MOISÉS nas águas e as águas se tornaram doces. ALI DEUS lhe de estatutos e uma ordenança e ali os provou.
ÁGUA
POTÁVEL:
(GN 21:14; EX 15:25; 17:6; NM 20:11; JZ 15:19; 1RS 13:19; 17:10; DN 1:12; MC 9:41; JO 2:7).
V.D ORAÇÃO.
PROVAS ESPIRITUAIS
MÉTODOS DIVINOS
USADOS PARA PROVAR OS CRENTES:
Ao pedir grandes sacrifícios
(GN 22:1-2; EX 20:20).
Ao guiar as pessoas por caminhos difíceis
(DT 8:2; DT 13:3).
Ao dar oportunidade para escolher
(1RS 3:5; 2CR 32:31; SL 7:9; 11:5; 17:3).
Ao propor tarefas difíceis
(JO 6:5-6)
Ao permitir que as pessoas sofram quando são fiéis
(PAULO e SILAS).
(AT 16:23-24).
Ao permitir a tentação
(TG 1:2-3).
CLAMOR A DEUS
EXEMPLOS:
(EX 2:23; 14:10; 17:4; JZ3:9; 4:3; 6:7; 1SM 7:9; 1RS 17:20; 1CR 5:20; 2CR 13:14; 14:11; SL 34:6; 61:2; LM 2:18).
26) DISSE ELE: SE ouvires atentamente a voz do SENHOR teu DEUS e fizeres o que é reto diante do seus olhos, e inclinares s teus ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma enfermidade virá sobre ti, das que enviei sobre os egípcios, pois eu sou o SENHOR que te sara.
COMENTÁRIO
A obediência aos mandamentos de DEUS e a aceitação de suas promessas, não só libertam o ser humano das consequências da punição que a rebelião contra DEUS acarreta como foi demonstrado no EGITO, mas também sara totalmente o ser, inclusive o próprio corpo físico. DEUS é também o MÉDICO SUPREMO.
SENHOR que te sara. JEOVÁ RAPHA.
ESTATUTOS
REFERÊNCIAS GERAIS:
(EX 15:26; LV 26:46; DT 4:5; 16:12; 1RS 3:14; SL 19:8; 119:12,54).
MANDAMENTOS
REFERÊNCIAS GERAIS:
(DT 6:6; 11:8; SL 19:8; 119:6; MT 15:3; 22:38; 1JO 5:3).
ISRAEL OBEDIENTE
RECEBEU PROMESSAS DE PROTEÇÃO ESPECIAL CONTRA CALAMIDADES:
EX 8:22; 9:6; 9:26; 11:7; 12:13; 15:26; SL 91:7; MC 16:18).
OBEDIÊNCIA
BÊNÇÃOS PROMETIDAS:
(EX 19:5; DT 4:30; 5:29; 7:12; 28:1; 1RS 3:14; JÓ 36:11; ZC 3:7; TG 1:25; 1JO 3:22; AP 22:14).
DESEJO DE APRENDER
OUVIDO DISPOSTO:
(SL 40:6; PV 18:15; PV 20:12; 25:12; MT 11:15; 13:16).
SAÚDE
PROMETIDA AO OBEDIENTE:
(EX 15:26; DT 7:15; PV 4:22; JR 30:17).
27) ENTÃO chegaram a ELIM, onde havia doze fontes de água e setenta palmeiras, e se acamparam junto das águas.
COMENTÁRIO
ENTÃO. OS que viajam para o sul de SINAI descobrem este OÁSIS. DEPOIS de um dia de viagem a camelo além de MARA.
PALMEIRA
(EX 15:27; DT 34:3;CT 7:7; JL 1:12).
POÇOS
NATURAIS:
(GN 21:30; 25:11; 26:18; 29:2; EX 2:15;2SM 17:18; 23:15; JO 4:6).

Nenhum comentário:

Postar um comentário