O CÂNTICO DE MOISÉS
(EX 15:1-19)
(EX 15:1-19)
1 - ENTÃO cantou Moisés e os filhos de Israel este cântico ao SENHOR, e falaram, dizendo: Cantarei ao SENHOR, porque gloriosamente triunfou; lançou no mar o cavalo e o seu cavaleiro.
COMENTÁRIO
1-19 — Esta passagem contém o primeiro cântico de maior extensão na Bíblia. É um cântico de libertação. Outras seções poéticas em Génesis (1.27;3.14-16,17-19;4.23,24) são muito curtas para serem chamadas de salmos. Moisés compôs este cântico, e sua elaboração gramatical, estrutural e vocabular comprovam sua origem antiga (leia Dt 32 e SI 90 para conhecer outros dois salmos compostos por Moisés).
COMENTÁRIO
1-19 — Esta passagem contém o primeiro cântico de maior extensão na Bíblia. É um cântico de libertação. Outras seções poéticas em Génesis (1.27;3.14-16,17-19;4.23,24) são muito curtas para serem chamadas de salmos. Moisés compôs este cântico, e sua elaboração gramatical, estrutural e vocabular comprovam sua origem antiga (leia Dt 32 e SI 90 para conhecer outros dois salmos compostos por Moisés).
15.1 — Moisés e os filhos de Israel louvaram juntos como uma congregação, não apenas como nação. E eles entoaram o cântico ao Senhor. O Deus vivo era seu principal ouvinte. A expressão sumamente se exaltou é uma construção enfática, que expressa o magnífico contentamento por causa da grande vitória de Deus (Êx 18.8).
O cavalo e o seu cavaleiro também podem ser entendidos como o cavalo e o seu carro de batalha. O verbo traduzido do hebraico como lançou é uma expressão rara e vívida. Ele transmite a ideia de Deus atingindo e derrubando os membros do exército egípcio na água um por um.
V.D PERVERSOS.
V.D CÂNTICO DE VITÓRIA.
V.D MOISÉS.
2 - O SENHOR é a minha força, e o meu cântico; ele me foi por salvação; este é o meu Deus, portanto lhe farei uma habitação; ele é o Deus de meu pai, por isso o exaltarei.
COMENTÁRIO
A minha força e o meu cântico são um par de palavras pouco usual. Algumas pessoas pensam que o termo traduzido como cântico significa poder, fortaleza ou algo similar. Entretanto, a ideia como é expressa é maravilhosa: Deus é minha canção vigorosa. Portanto, uma pessoa de fé considera o onipotente Deus vivo como uma razão para louvar!
Na sentença ele me foi por salvação, o verbo salvar e os substantivos relacionados com ele remetem ao sentido de cômodo ou espaço (Ex 14.13). Com o aterrorizante mar defronte aos israelitas e os egípcios atrás, perseguindo-os, o povo de Deus ficou encurralado. Contudo, o Senhor o surpreendeu com Sua libertação. As palavras da primeira metade deste versículo são citadas no Salmo 118.14 e em Isaías 12.2. Há muitos vocábulos para expressar o louvor na Bíblia. Mas o verbo hebraico em o exaltarei (nawâ) é único e quer dizer conferir beleza a Deus. Por meio do fruto de seus lábios (Hb 13.15), pessoas de todas as idades podem conferir beleza Àquele que criou tudo que é belo.
A expressão Deus de meu pai indica que os israelitas adoravam o mesmo Deus que Abraão, seu pai, adorava em quem acreditava e a quem obedecia. Hoje, os cristãos são parte da linhagem de Abraão, porque também creem no mesmo Senhor obedece-lhe e adoram-no (G1 3.6,7). Muitos crentes fiéis nos precederam.
V.D EXALTAÇÃO DE DEUS.
V.D DEUS, NOSSA FORÇA.
V.D GLORIFICAR A DEUS.
V.D JEOVÁ ESCOLHIDO.
V.D SALVAÇÃO.
3 - O SENHOR é homem de guerra; o SENHOR é o seu nome.
COMENTÁRIO
3-5 — Chamar Deus de varão de guerra é bastante apropriado neste contexto. A batalha foi vencida, e a exaltação pertence ao Vitorioso. A declaração Senhor é o seu nome aponta que o nome de Deus na Bíblia, Yahweh, é muito importante (Êx 3.14,15). Outros supostos deuses tinham nomes secretos que eram revelados somente ao restrito grupo de sacerdotes. Ao saber o nome oculto dos deuses, o feiticeiro possuía um suposto “acesso especial” a eles. Mas o Deus vivo fez com que todos conhecessem Seu nome e soubessem que a salvação é encontrada apenas nele.
V.D DEUS DE BATALHAS.
4 - Lançou no mar os carros de Faraó e o seu exército; e os seus escolhidos príncipes afogaram-se no Mar Vermelho.
V.D HUMILHAÇÃO.
V.D PERVERSOS.
V.D MAR VERMELHO.
5 - Os abismos os cobriram; desceram às profundezas como pedra.
6 - A tua destra, ó SENHOR, se tem glorificado em poder, a tua destra, ó SENHOR, tem despedaçado o inimigo.
COMENTÁRIO
Ao longo da narrativa de Êxodo foi enfatizada a poderosa mão direita de Deus estendida (v. 12,16). Esta é uma maneira de descrever a potente e ativa presença divina entre os israelitas. Deus não libertou Israel de longe; Ele desceu para agir junto a Seu povo (Êx 3.8).
V.D PODER DE DEUS.
V.D INIMIGOS DE DEUS.
V.D MÃO DIVINA.
7 - E com a grandeza da tua excelência derrubaste aos que se levantaram contra ti; enviaste o teu furor, que os consumiu como o restolho.
COMENTÁRIO
7,8 — Moisés usou figuras de linguagem para ilustrar o grandioso sentimento do momento. O vigoroso vento que fez as águas se dividirem em duas partes e formarem um corredor (Êx 14.21) é descrito na poesia como o sopro dos teus narizes.
RESTOLHO
Figura do mal:
(JÓ 21:18; SL 83:13; IS 47:14; JL 2:5; NA 1:10; MT4;1).
V.D IRA DE DEUS.
8 - E com o sopro de tuas narinas amontoaram-se as águas, as correntes pararam como montão; os abismos coalharam-se no coração do mar.
V.D PODER DIVINO.
V.D SOPRO DIVINO.
9 - O inimigo dizia: Perseguirei, alcançarei, repartirei os despojos; fartar-se-á a minha alma deles, arrancarei a minha espada, a minha mão os destruirá.
COMENTÁRIO
9-12 — A arrogância do exército perseguidor incitando a luta com o Deus vivo é descrita no versículo 9. Contudo, no versículo 11, a expressão de incomparabilidade no questionamento quem é como tu entre os deuses? Demonstra que os inimigos jamais seriam capazes de vencer o Senhor contando com seus deuses, pois só Yahweh é o Todo-poderoso. Essa expressão aparece muitas vezes na Bíblia para descrever o verdadeiro Deus.
Em um mundo onde havia muitos supostos deuses, o Senhor era único. Ele, sozinho, é Deus. Ele não é apenas melhor do que os outros deuses; não há outros deuses. Nenhuma pessoa, nenhum deus ou objeto pode ser comparado com o verdadeiro Deus vivo (SI 96.4,5; Is 40.25,26; Mq 7.18). Quanto ao uso do termo terrível, este significa que Deus inspirou maravilhas, adoração e obediência nos israelitas.
V.D JACTANCIOSOS.
V.D INIMIGOS DE DEUS.
V.D AUTOCONFIANÇA.
10 - Sopraste com o teu vento, o mar os cobriu; afundaram-se como chumbo em veementes águas.
CHUMBO
Um mineral
(EX 15:10; NM 31:22; JÓ 19:24; JR 6:29; EZ 22;18).
V.D VENTO DOMINADO.
V.D PERVERSOS.
11 - Ó SENHOR, quem é como tu entre os deuses? Quem é como tu glorificado em santidade, admirável em louvores, realizando maravilhas?
V.D LOUVOR A DEUS.
V.D MARAVILHA DE DEUS.
V.D NINGUÉM IGUAL A DEUS.
V.D SANTIDADE DE DEUS.
12 - Estendeste a tua mão direita; a terra os tragou.
V.D MÃO DIVINA.
13 - Tu, com a tua beneficência, guiaste a este povo, que salvaste; com a tua força o levaste à habitação da tua santidade.
COMENTÁRIO
A palavra beneficência é melhor interpretada se substituída por amor leal, o amor fiel de Deus por Seu povo (SI 13.5). A forma verbal salvaste vem de uma palavra do hebraico que tem relação com os direitos de proteção da família. Deus protegeu Sua família, os israelitas. Ele os conduziu à habitação da sua santidade, ou seja, à terra que estava dando a Seu povo para o contentamento deste (v. 17).
V.D BENIGNIDADE.
V.D ORIENTAÇÃO.
V.D LIDER DIVINO.
V.D REDENÇÃO.
14 - Os povos o ouviram, eles estremeceram, uma dor apoderou-se dos habitantes da Filistia.
COMENTÁRIO
14,15 — A notícia da libertação de Israel do Egito correu por toda a terra (Js 2.9). O resgate poderoso de Deus não era para ser mantido em segredo. Todas as outras nações do mundo deveriam ficar em alerta: o Senhor lutou por Israel, e este povo estava a caminho de Canaã! A finalidade de tais palavras era reforçar a sensação de segurança dos israelitas, mas, em vez disso, as histórias subsequentes nos mostram a covardia do povo. Eles tiveram dificuldades para confiar em seu próprio Deus (Nm 13; 14).
15 - Então os príncipes de Edom se pasmaram; dos poderosos dos moabitas apoderou-se um tremor; derreteram-se todos os habitantes de Canaã.
V.D CANAÃ.
16 - Espanto e pavor caíram sobre eles; pela grandeza do teu braço emudeceram como pedra; até que o teu povo houvesse passado, ó SENHOR, até que passasse este povo que adquiriste.
COMENTÁRIO
Espanto e pavor é um par de palavras que se configura num único enfático pensamento — um receio esmagador. A expressão teu braço pode ser usada da mesma forma que mão direita (v. 6,12). O verbo adquiriu (comprar, obter) também pode significar criar (Gn 14.19).
V.D BRAÇO DIVINO.
V.D TEMOR CULPOSO.
V.D PROPRIEDADE DIVINA.
V.D POVO DE DEUS.
V.D TEMOR DE DEUS.
17 - Tu os introduzirás, e os plantarás no monte da tua herança, no lugar que tu, ó SENHOR, aparelhaste para a tua habitação, no santuário, ó Senhor, que as tuas mãos estabeleceram.
COMENTÁRIO
Tu os introduzirás e os plantarás no monte. Este versículo fala da esperança do futuro próximo, a conquista da terra de Canaã (logo seria a terra de Israel), assim como da confiança em um futuro mais distante, a construção do templo.
V.D LUGARES SAGRADOS.
V.D CANAÃ.
18 - O SENHOR reinará eterna e perpetuamente.
COMENTÁRIO
O Senhor reinará eterna e perpetuamente. Por fim, a libertação de Israel aponta para o reinado vindouro do Deus vivo na terra sobre o Seu povo resgatado.
V.D REINO DIVINO.
19 - Porque os cavalos de Faraó, com os seus carros e com os seus cavaleiros, entraram no mar, e o SENHOR fez tornar as águas do mar sobre eles; mas os filhos de Israel passaram em seco pelo meio do mar.
COMENTÁRIO
19,20 — Nesta passagem, Miriã, a irmã de Moisés, é mencionada pelo nome pela primeira vez. É bastante provável que ela seja aquela citada na história do nascimento do profeta no capítulo 2. Ela é chamada de profetisa. Embora não haja registros de mulheres servindo como sacerdotisas na antiga Israel, estas de fato exerceram o papel de profetisas (Débora, Jz 4-4; a esposa de Isaías, Is 8.3; Hulda, 2 Rs 22.14). Como uma profetisa (Mq 6.4), Miriã falou oficialmente em nome de Deus. (Entretanto, nem ela nem seu irmão Arão tiveram semelhante aproximação com o Senhor como teve Moisés Nm 12). Este trecho também descreve a primeira adoração israelita após sua libertação no mar Vermelho. As mulheres lideraram essa exaltação com tamborins e dança algo que mais tarde será celebrado no livro de Salmos (SI 68.25).
V.D CAMINHO PREPARADO.
V.D PODER DIVINO.
V.D PERVERSOS.
V.D IMUTABILIDADE DIVINA.
V.D PERVERSOS.
V.D CÂNTICO DE VITÓRIA.
V.D MOISÉS.
2 - O SENHOR é a minha força, e o meu cântico; ele me foi por salvação; este é o meu Deus, portanto lhe farei uma habitação; ele é o Deus de meu pai, por isso o exaltarei.
COMENTÁRIO
A minha força e o meu cântico são um par de palavras pouco usual. Algumas pessoas pensam que o termo traduzido como cântico significa poder, fortaleza ou algo similar. Entretanto, a ideia como é expressa é maravilhosa: Deus é minha canção vigorosa. Portanto, uma pessoa de fé considera o onipotente Deus vivo como uma razão para louvar!
Na sentença ele me foi por salvação, o verbo salvar e os substantivos relacionados com ele remetem ao sentido de cômodo ou espaço (Ex 14.13). Com o aterrorizante mar defronte aos israelitas e os egípcios atrás, perseguindo-os, o povo de Deus ficou encurralado. Contudo, o Senhor o surpreendeu com Sua libertação. As palavras da primeira metade deste versículo são citadas no Salmo 118.14 e em Isaías 12.2. Há muitos vocábulos para expressar o louvor na Bíblia. Mas o verbo hebraico em o exaltarei (nawâ) é único e quer dizer conferir beleza a Deus. Por meio do fruto de seus lábios (Hb 13.15), pessoas de todas as idades podem conferir beleza Àquele que criou tudo que é belo.
A expressão Deus de meu pai indica que os israelitas adoravam o mesmo Deus que Abraão, seu pai, adorava em quem acreditava e a quem obedecia. Hoje, os cristãos são parte da linhagem de Abraão, porque também creem no mesmo Senhor obedece-lhe e adoram-no (G1 3.6,7). Muitos crentes fiéis nos precederam.
V.D EXALTAÇÃO DE DEUS.
V.D DEUS, NOSSA FORÇA.
V.D GLORIFICAR A DEUS.
V.D JEOVÁ ESCOLHIDO.
V.D SALVAÇÃO.
3 - O SENHOR é homem de guerra; o SENHOR é o seu nome.
COMENTÁRIO
3-5 — Chamar Deus de varão de guerra é bastante apropriado neste contexto. A batalha foi vencida, e a exaltação pertence ao Vitorioso. A declaração Senhor é o seu nome aponta que o nome de Deus na Bíblia, Yahweh, é muito importante (Êx 3.14,15). Outros supostos deuses tinham nomes secretos que eram revelados somente ao restrito grupo de sacerdotes. Ao saber o nome oculto dos deuses, o feiticeiro possuía um suposto “acesso especial” a eles. Mas o Deus vivo fez com que todos conhecessem Seu nome e soubessem que a salvação é encontrada apenas nele.
V.D DEUS DE BATALHAS.
4 - Lançou no mar os carros de Faraó e o seu exército; e os seus escolhidos príncipes afogaram-se no Mar Vermelho.
V.D HUMILHAÇÃO.
V.D PERVERSOS.
V.D MAR VERMELHO.
5 - Os abismos os cobriram; desceram às profundezas como pedra.
6 - A tua destra, ó SENHOR, se tem glorificado em poder, a tua destra, ó SENHOR, tem despedaçado o inimigo.
COMENTÁRIO
Ao longo da narrativa de Êxodo foi enfatizada a poderosa mão direita de Deus estendida (v. 12,16). Esta é uma maneira de descrever a potente e ativa presença divina entre os israelitas. Deus não libertou Israel de longe; Ele desceu para agir junto a Seu povo (Êx 3.8).
V.D PODER DE DEUS.
V.D INIMIGOS DE DEUS.
V.D MÃO DIVINA.
7 - E com a grandeza da tua excelência derrubaste aos que se levantaram contra ti; enviaste o teu furor, que os consumiu como o restolho.
COMENTÁRIO
7,8 — Moisés usou figuras de linguagem para ilustrar o grandioso sentimento do momento. O vigoroso vento que fez as águas se dividirem em duas partes e formarem um corredor (Êx 14.21) é descrito na poesia como o sopro dos teus narizes.
RESTOLHO
Figura do mal:
(JÓ 21:18; SL 83:13; IS 47:14; JL 2:5; NA 1:10; MT4;1).
V.D IRA DE DEUS.
8 - E com o sopro de tuas narinas amontoaram-se as águas, as correntes pararam como montão; os abismos coalharam-se no coração do mar.
V.D PODER DIVINO.
V.D SOPRO DIVINO.
9 - O inimigo dizia: Perseguirei, alcançarei, repartirei os despojos; fartar-se-á a minha alma deles, arrancarei a minha espada, a minha mão os destruirá.
COMENTÁRIO
9-12 — A arrogância do exército perseguidor incitando a luta com o Deus vivo é descrita no versículo 9. Contudo, no versículo 11, a expressão de incomparabilidade no questionamento quem é como tu entre os deuses? Demonstra que os inimigos jamais seriam capazes de vencer o Senhor contando com seus deuses, pois só Yahweh é o Todo-poderoso. Essa expressão aparece muitas vezes na Bíblia para descrever o verdadeiro Deus.
Em um mundo onde havia muitos supostos deuses, o Senhor era único. Ele, sozinho, é Deus. Ele não é apenas melhor do que os outros deuses; não há outros deuses. Nenhuma pessoa, nenhum deus ou objeto pode ser comparado com o verdadeiro Deus vivo (SI 96.4,5; Is 40.25,26; Mq 7.18). Quanto ao uso do termo terrível, este significa que Deus inspirou maravilhas, adoração e obediência nos israelitas.
V.D JACTANCIOSOS.
V.D INIMIGOS DE DEUS.
V.D AUTOCONFIANÇA.
10 - Sopraste com o teu vento, o mar os cobriu; afundaram-se como chumbo em veementes águas.
CHUMBO
Um mineral
(EX 15:10; NM 31:22; JÓ 19:24; JR 6:29; EZ 22;18).
V.D VENTO DOMINADO.
V.D PERVERSOS.
11 - Ó SENHOR, quem é como tu entre os deuses? Quem é como tu glorificado em santidade, admirável em louvores, realizando maravilhas?
V.D LOUVOR A DEUS.
V.D MARAVILHA DE DEUS.
V.D NINGUÉM IGUAL A DEUS.
V.D SANTIDADE DE DEUS.
12 - Estendeste a tua mão direita; a terra os tragou.
V.D MÃO DIVINA.
13 - Tu, com a tua beneficência, guiaste a este povo, que salvaste; com a tua força o levaste à habitação da tua santidade.
COMENTÁRIO
A palavra beneficência é melhor interpretada se substituída por amor leal, o amor fiel de Deus por Seu povo (SI 13.5). A forma verbal salvaste vem de uma palavra do hebraico que tem relação com os direitos de proteção da família. Deus protegeu Sua família, os israelitas. Ele os conduziu à habitação da sua santidade, ou seja, à terra que estava dando a Seu povo para o contentamento deste (v. 17).
V.D BENIGNIDADE.
V.D ORIENTAÇÃO.
V.D LIDER DIVINO.
V.D REDENÇÃO.
14 - Os povos o ouviram, eles estremeceram, uma dor apoderou-se dos habitantes da Filistia.
COMENTÁRIO
14,15 — A notícia da libertação de Israel do Egito correu por toda a terra (Js 2.9). O resgate poderoso de Deus não era para ser mantido em segredo. Todas as outras nações do mundo deveriam ficar em alerta: o Senhor lutou por Israel, e este povo estava a caminho de Canaã! A finalidade de tais palavras era reforçar a sensação de segurança dos israelitas, mas, em vez disso, as histórias subsequentes nos mostram a covardia do povo. Eles tiveram dificuldades para confiar em seu próprio Deus (Nm 13; 14).
15 - Então os príncipes de Edom se pasmaram; dos poderosos dos moabitas apoderou-se um tremor; derreteram-se todos os habitantes de Canaã.
V.D CANAÃ.
16 - Espanto e pavor caíram sobre eles; pela grandeza do teu braço emudeceram como pedra; até que o teu povo houvesse passado, ó SENHOR, até que passasse este povo que adquiriste.
COMENTÁRIO
Espanto e pavor é um par de palavras que se configura num único enfático pensamento — um receio esmagador. A expressão teu braço pode ser usada da mesma forma que mão direita (v. 6,12). O verbo adquiriu (comprar, obter) também pode significar criar (Gn 14.19).
V.D BRAÇO DIVINO.
V.D TEMOR CULPOSO.
V.D PROPRIEDADE DIVINA.
V.D POVO DE DEUS.
V.D TEMOR DE DEUS.
17 - Tu os introduzirás, e os plantarás no monte da tua herança, no lugar que tu, ó SENHOR, aparelhaste para a tua habitação, no santuário, ó Senhor, que as tuas mãos estabeleceram.
COMENTÁRIO
Tu os introduzirás e os plantarás no monte. Este versículo fala da esperança do futuro próximo, a conquista da terra de Canaã (logo seria a terra de Israel), assim como da confiança em um futuro mais distante, a construção do templo.
V.D LUGARES SAGRADOS.
V.D CANAÃ.
18 - O SENHOR reinará eterna e perpetuamente.
COMENTÁRIO
O Senhor reinará eterna e perpetuamente. Por fim, a libertação de Israel aponta para o reinado vindouro do Deus vivo na terra sobre o Seu povo resgatado.
V.D REINO DIVINO.
19 - Porque os cavalos de Faraó, com os seus carros e com os seus cavaleiros, entraram no mar, e o SENHOR fez tornar as águas do mar sobre eles; mas os filhos de Israel passaram em seco pelo meio do mar.
COMENTÁRIO
19,20 — Nesta passagem, Miriã, a irmã de Moisés, é mencionada pelo nome pela primeira vez. É bastante provável que ela seja aquela citada na história do nascimento do profeta no capítulo 2. Ela é chamada de profetisa. Embora não haja registros de mulheres servindo como sacerdotisas na antiga Israel, estas de fato exerceram o papel de profetisas (Débora, Jz 4-4; a esposa de Isaías, Is 8.3; Hulda, 2 Rs 22.14). Como uma profetisa (Mq 6.4), Miriã falou oficialmente em nome de Deus. (Entretanto, nem ela nem seu irmão Arão tiveram semelhante aproximação com o Senhor como teve Moisés Nm 12). Este trecho também descreve a primeira adoração israelita após sua libertação no mar Vermelho. As mulheres lideraram essa exaltação com tamborins e dança algo que mais tarde será celebrado no livro de Salmos (SI 68.25).
V.D CAMINHO PREPARADO.
V.D PODER DIVINO.
V.D PERVERSOS.
V.D IMUTABILIDADE DIVINA.
ANTÍFONA DE MIRIÃ E DAS MULHERES
(EX 15:20-21)
(EX 15:20-21)
20 - Então Miriã, a profetiza, a irmã de Arão, tomou o tamboril na sua mão, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamboris e com danças.
DANÇA
Diante de DEUS
(EX 15:20; 2SM6:14; SL 149:3; 150:4).
V.D MIRIÃ.
PROFETIZAS
MIRIÃ (EX 15:20).
DÉBORA (JZ 4:4).
HULDA (2RS 22:14).
NOADIA (NE 6;14).
ANA (LC 2;36).
Filhas de FELIPE (AT 21:9).
V.D ESPÍRITO DE DEVOÇÃO.
21 - E Miriã lhes respondia: Cantai ao SENHOR, porque gloriosamente triunfou; e lançou no mar o cavalo com o seu cavaleiro.
COMENTÁRIO
O verbo respondia pode ser traduzido como cantava. As palavras do versículo 21 são as mesmas que aparecem no início do cântico de Moisés (15.1). A ordem das ações aparenta ser: Moisés foi o autor do cântico (v. 1); Miriã liderou os cantos, ou talvez ela tenha atuado como entoadora da antífona [versículo que precede o salmo] no coro. A celebração incluiu música, instrumentos, dança e grande exaltação ao Deus vive.
V.D EXALTAÇÃO DE DEUS.
CÂNTICO DE VITÓRIA.
AS águas amargas tornam-se doces
(EX 15:22-27).
22) FEZ MOISÉS partir a ISRAEL do MAR VERMELHO, e saíram para o deserto de SUR caminharam três dias no deserto e não acharam água.
DESERTO
(GN 16:7; DT 29:5; 1RS 19:4; SL 55:7; JR 9:10; MT 3:1; 4:1; LC 3:2; 8:29).
LUGARES SECOS
(NM 20:2; 2RS 3:9; SL 68:6; IS 1:30; JR 14:3; 17:6).
MAR VERMELHO
(EX 10:19; 14:2; 23:31; NM 11:31; JS 4:23; IS 11;15).
23) ENTÃO chegaram a MARA, mas não puderam beber as águas de MARA, porque eram amargas. É por isso que o lugar é chamado de MARA
FÉ PROVADA
Exemplos:
Mediante estranho plano de campanha (IS 6:3).
Ao reduzir o exército de um general (JZ7:7)
Ao propor dependência de uma pobre viúva (1RS 17:9).
Ao pedir o último pedaço de pão (1RS 17:13).
Ao propor o que parecia trabalho inútil (2rs 3:16).
Ao propor preparação extensa sem bênçãos a vista (2RS 4:3).
24) E o povo murmurou contra MOISÉS, dizendo: QUE havemos de beber?
Murmuração
Exemplos:
(EX 14:11; 15:24; 16:2; 17:3; NM 11:1; 14:17; 20;3; 21;5; SL 77:3; JD 16).
DESENCORAJAMENTO
Suas razões aparentes:
DUREZA DO CAMINHO
(NM 21:4)
DIFICULDADES DA TAREFA
(NE 4;10).
PROSPERIDADE DOS MAUS
(SL 73:2-3)
DEMORA NA ATISFAÇÃO DO DESEJO
(PV 13;12).
ORAÇÃO
ORAÇÕES RESPONDIDAS EXEMPLOS:
MOISÉS
(EX 15:24-25).
GIDEÃO
(JZ 6:39-40; JZ 13:9).
ANA
(1SM 1:27).
SAMUEL
(1SM 7:9-10).
SALOMÃO
(1RS 9:3).
ELIAS
(1RS 18:37-38; 2RS 6:18).
EZEQUIAS
(2RS 19:19-20).
JOSAFÁ
(2CR 18:31; 2CR 32:21).
ESDRAS.
(ED 8:23).
ZACARIAS
(LC 1:13).
IGREJA PRIMITIVA
(AT 4:31).
25) ENTÃO MOISÉS clamou ao SENHOR, e o SENHOR lhe mostrou uma árvore.LANÇOU-a MOISÉS nas águas e as águas se tornaram doces. ALI DEUS lhe de estatutos e uma ordenança e ali os provou.
ÁGUA
POTÁVEL:
(GN 21:14; EX 15:25; 17:6; NM 20:11; JZ 15:19; 1RS 13:19; 17:10; DN 1:12; MC 9:41; JO 2:7).
V.D ORAÇÃO.
PROVAS ESPIRITUAIS
MÉTODOS DIVINOS
USADOS PARA PROVAR OS CRENTES:
Ao pedir grandes sacrifícios
(GN 22:1-2; EX 20:20).
Ao guiar as pessoas por caminhos difíceis
(DT 8:2; DT 13:3).
Ao dar oportunidade para escolher
(1RS 3:5; 2CR 32:31; SL 7:9; 11:5; 17:3).
Ao propor tarefas difíceis
(JO 6:5-6)
Ao permitir que as pessoas sofram quando são fiéis
(PAULO e SILAS).
(AT 16:23-24).
Ao permitir a tentação
(TG 1:2-3).
CLAMOR A DEUS
EXEMPLOS:
(EX 2:23; 14:10; 17:4; JZ3:9; 4:3; 6:7; 1SM 7:9; 1RS 17:20; 1CR 5:20; 2CR 13:14; 14:11; SL 34:6; 61:2; LM 2:18).
26) DISSE ELE: SE ouvires atentamente a voz do SENHOR teu DEUS e fizeres o que é reto diante do seus olhos, e inclinares s teus ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma enfermidade virá sobre ti, das que enviei sobre os egípcios, pois eu sou o SENHOR que te sara.
COMENTÁRIO
A obediência aos mandamentos de DEUS e a aceitação de suas promessas, não só libertam o ser humano das consequências da punição que a rebelião contra DEUS acarreta como foi demonstrado no EGITO, mas também sara totalmente o ser, inclusive o próprio corpo físico. DEUS é também o MÉDICO SUPREMO.
SENHOR que te sara. JEOVÁ RAPHA.
ESTATUTOS
REFERÊNCIAS GERAIS:
(EX 15:26; LV 26:46; DT 4:5; 16:12; 1RS 3:14; SL 19:8; 119:12,54).
MANDAMENTOS
REFERÊNCIAS GERAIS:
(DT 6:6; 11:8; SL 19:8; 119:6; MT 15:3; 22:38; 1JO 5:3).
ISRAEL OBEDIENTE
RECEBEU PROMESSAS DE PROTEÇÃO ESPECIAL CONTRA CALAMIDADES:
EX 8:22; 9:6; 9:26; 11:7; 12:13; 15:26; SL 91:7; MC 16:18).
OBEDIÊNCIA
BÊNÇÃOS PROMETIDAS:
(EX 19:5; DT 4:30; 5:29; 7:12; 28:1; 1RS 3:14; JÓ 36:11; ZC 3:7; TG 1:25; 1JO 3:22; AP 22:14).
DESEJO DE APRENDER
OUVIDO DISPOSTO:
(SL 40:6; PV 18:15; PV 20:12; 25:12; MT 11:15; 13:16).
SAÚDE
PROMETIDA AO OBEDIENTE:
(EX 15:26; DT 7:15; PV 4:22; JR 30:17).
27) ENTÃO chegaram a ELIM, onde havia doze fontes de água e setenta palmeiras, e se acamparam junto das águas.
COMENTÁRIO
ENTÃO. OS que viajam para o sul de SINAI descobrem este OÁSIS. DEPOIS de um dia de viagem a camelo além de MARA.
PALMEIRA
(EX 15:27; DT 34:3;CT 7:7; JL 1:12).
POÇOS
NATURAIS:
(GN 21:30; 25:11; 26:18; 29:2; EX 2:15;2SM 17:18; 23:15; JO 4:6).
DANÇA
Diante de DEUS
(EX 15:20; 2SM6:14; SL 149:3; 150:4).
V.D MIRIÃ.
PROFETIZAS
MIRIÃ (EX 15:20).
DÉBORA (JZ 4:4).
HULDA (2RS 22:14).
NOADIA (NE 6;14).
ANA (LC 2;36).
Filhas de FELIPE (AT 21:9).
V.D ESPÍRITO DE DEVOÇÃO.
21 - E Miriã lhes respondia: Cantai ao SENHOR, porque gloriosamente triunfou; e lançou no mar o cavalo com o seu cavaleiro.
COMENTÁRIO
O verbo respondia pode ser traduzido como cantava. As palavras do versículo 21 são as mesmas que aparecem no início do cântico de Moisés (15.1). A ordem das ações aparenta ser: Moisés foi o autor do cântico (v. 1); Miriã liderou os cantos, ou talvez ela tenha atuado como entoadora da antífona [versículo que precede o salmo] no coro. A celebração incluiu música, instrumentos, dança e grande exaltação ao Deus vive.
V.D EXALTAÇÃO DE DEUS.
CÂNTICO DE VITÓRIA.
AS águas amargas tornam-se doces
(EX 15:22-27).
22) FEZ MOISÉS partir a ISRAEL do MAR VERMELHO, e saíram para o deserto de SUR caminharam três dias no deserto e não acharam água.
DESERTO
(GN 16:7; DT 29:5; 1RS 19:4; SL 55:7; JR 9:10; MT 3:1; 4:1; LC 3:2; 8:29).
LUGARES SECOS
(NM 20:2; 2RS 3:9; SL 68:6; IS 1:30; JR 14:3; 17:6).
MAR VERMELHO
(EX 10:19; 14:2; 23:31; NM 11:31; JS 4:23; IS 11;15).
23) ENTÃO chegaram a MARA, mas não puderam beber as águas de MARA, porque eram amargas. É por isso que o lugar é chamado de MARA
FÉ PROVADA
Exemplos:
Mediante estranho plano de campanha (IS 6:3).
Ao reduzir o exército de um general (JZ7:7)
Ao propor dependência de uma pobre viúva (1RS 17:9).
Ao pedir o último pedaço de pão (1RS 17:13).
Ao propor o que parecia trabalho inútil (2rs 3:16).
Ao propor preparação extensa sem bênçãos a vista (2RS 4:3).
24) E o povo murmurou contra MOISÉS, dizendo: QUE havemos de beber?
Murmuração
Exemplos:
(EX 14:11; 15:24; 16:2; 17:3; NM 11:1; 14:17; 20;3; 21;5; SL 77:3; JD 16).
DESENCORAJAMENTO
Suas razões aparentes:
DUREZA DO CAMINHO
(NM 21:4)
DIFICULDADES DA TAREFA
(NE 4;10).
PROSPERIDADE DOS MAUS
(SL 73:2-3)
DEMORA NA ATISFAÇÃO DO DESEJO
(PV 13;12).
ORAÇÃO
ORAÇÕES RESPONDIDAS EXEMPLOS:
MOISÉS
(EX 15:24-25).
GIDEÃO
(JZ 6:39-40; JZ 13:9).
ANA
(1SM 1:27).
SAMUEL
(1SM 7:9-10).
SALOMÃO
(1RS 9:3).
ELIAS
(1RS 18:37-38; 2RS 6:18).
EZEQUIAS
(2RS 19:19-20).
JOSAFÁ
(2CR 18:31; 2CR 32:21).
ESDRAS.
(ED 8:23).
ZACARIAS
(LC 1:13).
IGREJA PRIMITIVA
(AT 4:31).
25) ENTÃO MOISÉS clamou ao SENHOR, e o SENHOR lhe mostrou uma árvore.LANÇOU-a MOISÉS nas águas e as águas se tornaram doces. ALI DEUS lhe de estatutos e uma ordenança e ali os provou.
ÁGUA
POTÁVEL:
(GN 21:14; EX 15:25; 17:6; NM 20:11; JZ 15:19; 1RS 13:19; 17:10; DN 1:12; MC 9:41; JO 2:7).
V.D ORAÇÃO.
PROVAS ESPIRITUAIS
MÉTODOS DIVINOS
USADOS PARA PROVAR OS CRENTES:
Ao pedir grandes sacrifícios
(GN 22:1-2; EX 20:20).
Ao guiar as pessoas por caminhos difíceis
(DT 8:2; DT 13:3).
Ao dar oportunidade para escolher
(1RS 3:5; 2CR 32:31; SL 7:9; 11:5; 17:3).
Ao propor tarefas difíceis
(JO 6:5-6)
Ao permitir que as pessoas sofram quando são fiéis
(PAULO e SILAS).
(AT 16:23-24).
Ao permitir a tentação
(TG 1:2-3).
CLAMOR A DEUS
EXEMPLOS:
(EX 2:23; 14:10; 17:4; JZ3:9; 4:3; 6:7; 1SM 7:9; 1RS 17:20; 1CR 5:20; 2CR 13:14; 14:11; SL 34:6; 61:2; LM 2:18).
26) DISSE ELE: SE ouvires atentamente a voz do SENHOR teu DEUS e fizeres o que é reto diante do seus olhos, e inclinares s teus ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma enfermidade virá sobre ti, das que enviei sobre os egípcios, pois eu sou o SENHOR que te sara.
COMENTÁRIO
A obediência aos mandamentos de DEUS e a aceitação de suas promessas, não só libertam o ser humano das consequências da punição que a rebelião contra DEUS acarreta como foi demonstrado no EGITO, mas também sara totalmente o ser, inclusive o próprio corpo físico. DEUS é também o MÉDICO SUPREMO.
SENHOR que te sara. JEOVÁ RAPHA.
ESTATUTOS
REFERÊNCIAS GERAIS:
(EX 15:26; LV 26:46; DT 4:5; 16:12; 1RS 3:14; SL 19:8; 119:12,54).
MANDAMENTOS
REFERÊNCIAS GERAIS:
(DT 6:6; 11:8; SL 19:8; 119:6; MT 15:3; 22:38; 1JO 5:3).
ISRAEL OBEDIENTE
RECEBEU PROMESSAS DE PROTEÇÃO ESPECIAL CONTRA CALAMIDADES:
EX 8:22; 9:6; 9:26; 11:7; 12:13; 15:26; SL 91:7; MC 16:18).
OBEDIÊNCIA
BÊNÇÃOS PROMETIDAS:
(EX 19:5; DT 4:30; 5:29; 7:12; 28:1; 1RS 3:14; JÓ 36:11; ZC 3:7; TG 1:25; 1JO 3:22; AP 22:14).
DESEJO DE APRENDER
OUVIDO DISPOSTO:
(SL 40:6; PV 18:15; PV 20:12; 25:12; MT 11:15; 13:16).
SAÚDE
PROMETIDA AO OBEDIENTE:
(EX 15:26; DT 7:15; PV 4:22; JR 30:17).
27) ENTÃO chegaram a ELIM, onde havia doze fontes de água e setenta palmeiras, e se acamparam junto das águas.
COMENTÁRIO
ENTÃO. OS que viajam para o sul de SINAI descobrem este OÁSIS. DEPOIS de um dia de viagem a camelo além de MARA.
PALMEIRA
(EX 15:27; DT 34:3;CT 7:7; JL 1:12).
POÇOS
NATURAIS:
(GN 21:30; 25:11; 26:18; 29:2; EX 2:15;2SM 17:18; 23:15; JO 4:6).
Nenhum comentário:
Postar um comentário