terça-feira, 12 de abril de 2016

A ARCA

A ARCA
(EX 37:1-5)


1 - FEZ também Bezalel a arca de madeira de acácia; o seu comprimento era de dois côvados e meio; e a sua largura de um côvado e meio; e a sua altura de um côvado e meio.
COMENTÁRIO
1-9 — Esta passagem descreve como Bezalel (Ex 31.2) construiu a arca sagrada, incluindo o propiciatório e os querubins, seguindo o padrão que o Senhor deu a Moisés no monte (Ex 25.10-22). A narrativa segue a passagem anterior em cada particularidade. O único detalhe não repetido aqui é a instrução de colocar o Testemunho na arca e o propiciatório fechando-a (Ex 25.21). Esse trecho pode ser lido novamente em Êxodo 40.20.
V.D ARCA DA ALIANÇA.
V.D BEZALEL.
V.D ACÁCIA.
2 - E cobriu-a de ouro puro por dentro e por fora; e fez-lhe uma coroa de ouro ao redor.
V.D OURO.
3 - E fundiu-lhe quatro argolas de ouro nos seus quatro cantos; num lado duas, e no outro lado duas argolas.
4 - E fez varais de madeira de acácia, e os cobriu de ouro.
V.D ACÁCIA.
5 - E pôs os varais pelas argolas aos lados da arca, para se levar a arca.
O PROPICIATÓRIO
(EX 37:6-9)
6 - Fez também o propiciatório de ouro puro; o seu comprimento era de dois côvados e meio, e a sua largura de um côvado e meio.
COMENTÁRIO
O propiciatório de ouro puro se encontra tanto no Velho Testamento como no Novo Testamento revelando assim a sua relevância para nós hoje. Não que precisamos nos ocupar de ter uma lâmina de ouro puro 1.15 m por 70 cm nas nossas casas ou igrejas hoje, mas o significado dessa peça importantíssima no Tabernáculo é necessário ocupar espaço em nossos corações. É esperado que aprendamos melhor da extraordinária obra de Cristo no estudo desse propiciatório.
O propiciatório é uma peça distinta e separada da Arca da Aliança. Existem mais usos da frase “Arca da Aliança” pela Bíblia (não menos de 46 vezes) do que o uso da palavra “propiciatório” (não menos de 23 vezes). Todavia existe oito vezes na Bíblia o “propiciatório” como uma peça separada (Ex 25.17-22; 31.7; 35.12; 39.35; 40.20; Lv 16.2; Nm 7.89; I Cr 28.11). Se os homens santos que o Espírito Santo usou para escrever inspiradamente a Bíblia minutassem os casos de o propiciatório ser usado separadamente da própria Arca, podemos estudar essa peça separadamente da Arca da Aliança com bom proveito.
A posição que o propiciatório ocupava no tabernáculo era sobre a arca do testemunho no lugar santíssimo (Ex 26.34). Assim é reconhecida a reverência e temor que todos devem ter à respeito dele, materialmente na época do Velho Testamento e espiritualmente na nossa época. A sua importância também é sugerida pelo fato que a sua existência no lugar Santo dos Santos era uma referência para a colocação correta de outras peças (Ex 30.6). O significado espiritual dessa peça deve ter a posição correta em nossas vidas. A posição correta em nossas vidas é fundamental para todo o resto da nossa comunhão com Deus e para nossa adoração constante à Deus.
A Utilidade do Propiciatório – A Presença de Deus – Ex 25.22, “E ali virei a ti”; Lv 16.2
A utilidade do propiciatório de ouro puro era que sobre ele a presença de Deus se manifestava (Lv 16.2). A presença visível do Deus que é Espírito (Jo 4.24) é Cristo (Cl 1.15, “O qual é imagem do Deus invisível”)! A “expressa imagem da Sua pessoa” é Cristo (Hb 1.3)! Deus aparecia na nuvem sobre o propiciatório e a revelação do Novo Testamento aponta claramente que a presença de Deus hoje está em Cristo. Por essa razão temos que verificar que Cristo tem o lugar propício na nossa fé se qualquer pecador quer ser salvo. Não há outro nome dado debaixo do céu (debaixo da “nuvem sobre o propiciatório”, Lv 16.2), dado entre os homens, pelo qual devemos ser salvos (At. 4.12). Não é o Espírito Santo que deve ser crido, nem o Pai, mas sim, pelo Filho, Jesus Cristo. Deus nunca foi visto por ninguém, mas Deus foi revelado por Cristo (Jo 1.18)! A salvação não é através de um determinado ‘batismo’, uma cala fria, uma consequência, sonho, ou outra qualquer experiência subjetiva que deve ter destaque. A salvação é somente pelo arrependimento dos pecados e pela fé de coração na Pessoa e obra de Jesus Cristo o Senhor e Salvador (At 16.30, 31, “E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar? 31 E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa”). Se desejar ter a presença de Deus na sua vida, é necessário ter Cristo no lugar santíssimo do seu coração. Se desejar gozar da plena presença de Deus no céu é necessário ser de Cristo. Ninguém vai ao Pai senão por Ele (Jo 14.6).
A Utilidade do Propiciatório – A Comunicação de Deus – Ex 25.22, “e falarei contigo”; Nm 7.89
A utilidade do propiciatório de ouro puro é entendida quando se percebe que foi o lugar que Deus comunicava com Moisés, (“falava de cima do propiciatório”, Nm 7.89). Outra vez percebemos que o propiciatório aponta à uma obra de Cristo. O Novo Testamento revela claramente que Cristo é essa comunicação de Deus. Cristo é o Verbo eterno! Cristo é o Verbo divino! Jo 1.1 diz “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus”. Um ‘verbo’ é que é parte de um código usado para transmitir algo entre pessoas. É comunicação. Portanto, a comunicação de Deus para o homem é Cristo! Por isso Cristo é chamado “Palavra” em I Jo 5.7, Cristo é a “Palavra da vida” tocado, visto e ouvido pelos Apóstolos do Qual eles testificaram (I Jo 1.1). O apóstolo João revela a vitória final de Deus sobre Satanás, o pecado e de tudo que insta contra Deus. Essa vitória é somente por Aquele chamado “Fiel e Verdadeiro”; o nome desse que traz a vitória de Deus é a “Palavra de Deus” (Ap 19.12, 13). Verdadeiramente não ouvimos nada de Deus, não temos nenhuma parte da vitória de Deus, não tocamos nada de Deus se perdemos a Sua comunicação: o Jesus Cristo. Nesta maneira se vê a extraordinária importância do significado do propiciatório de ouro puro.
A Utilidade do Propiciatório – A Habitação de Deus I Cr 28.11
A utilidade do propiciatório de ouro puro é reconhecida quando entendemos que a soma do Tabernáculo era chamada “a casa do propiciatório” (I Cr 28.11). O propósito do Tabernáculo era “um santuário” onde Deus prometeu “habitarei no meio deles” (Ex 25.8). Pela totalidade do Tabernáculo ser resumida como “casa do propiciatório” entendemos a sua extraordinária importância. E apontado a nós que se esperamos ter a habitação de Deus conosco ou, se desejamos habitar com Deus, será somente por Cristo. Não há esperança nenhuma a pensar que Deus habita conosco e não podemos esperar habitar com Deus no céu se perdemos Cristo agora. É do agrado do Pai que toda a plenitude da divindade habitasse em Cristo (Cl 1.19; 2.9). Por isso a lâmina era de ouro puro. Deus habita em Cristo e pela obra de Cristo na cruz há uma eterna e completa reconciliação com Deus (II Co 5.19-21). Se perdemos o propiciatório perdemos a habitação de Deus! Verifique já se conhece Cristo Jesus como o seu Senhor e Salvador.
Lembre-se que o lugar do propiciatório era no Lugar Santíssimo sozinho com a Arca da Aliança. Deus não admite compartilhar a Sua presença, a Sua comunicação e a Sua habitação com qualquer outro, seja anjo, homem ou potestade.
A Significação de Propiciatório – Coberto
A palavra propiciatório simplesmente significa coberto. Há três passagens no Novo Testamento que mostra essa beleza que Cristo é esse propiciatório de ouro fino sobre o qual habita Deus. Considerando essas três referências entenderam uma verdade eterna. A primeira referência é Ro 3.25-26, “Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.” A segunda referência é I Jo 2.2 que diz de Cristo, “E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.” A terceira passagem é I Jo 4.10 que diz, “Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados.” Resumindo essas três passagens aprendemos: Cristo é o propiciador para o pecador ser feito “propício” (fazer favorável) a Deus, e, pelo sangue de Cristo Deus é feito “propício” (fazer favorável) para com o pecador. Cristo, sendo o nosso substituto, assumindo os nossos pecados, expiando-se por nossa culpa “cobriu” todos aqueles que se arrependam e crêem nEle pela fé. Por Cristo ser a propiciação dos nossos pecados a ira de Deus é apagada ou aplacada.
Se tem o sangue de Cristo cobrindo os seus pecados? Não se satisfaça com uma experiência rara ou marcante, uma mudança radical, um sentimento extraordinário ou por uma palavra de qualquer homem nascido de mulher. Basta ter o ‘propiciatório’ – Cristo - e terá a presença de Deus contigo, ouvirá a Sua Palavra, será a habitação de Deus e a habitação de Deus será sua pela eternidade.
Se tem o sangue de Cristo cobrindo os seus pecados? Se tiver o propiciatório sobre os seus pecados, como o propiciatório de ouro puro era entre a nuvem e a lei do testemunho (Ex 25.21; Gl 3.13; 4.4,5), a sua vida deve ser santa como o propiciatório se posicionou num lugar santo. Sem Cristo nada é feito mas por Cristo podemos fazer tudo que devemos (Fp 4.13). O nosso corpo não é como o Lugar Santíssimo que continha somente a Arca da Aliança e o propiciatório de ouro puro. Em nosso corpo habita ainda, junto com Cristo, a carne. Por termos a carne, ainda lutamos em fazer o que deleitamos a fazer, ou seja, a lei de Deus (Rm 7.22). Enchei-vos do Espírito Santo (Ef 5.18) e andai no Espírito (Gl 5.25) e assim não cumpriremos as concupiscências da carne. Nessa maneira seremos testemunhas melhores.
CRISTO é o propiciatório de DEUS (RM 3:25), a habitação da plenitude da divindade (CL 2:9).SÓ por intermédio dele o homem pode se aproximar da glória divina sem ser condenado (JO 3:36); por isso é que só no propiciatório pode existir uma representação da glória de DEUS,na forma de dois querubins esculpidos, que antes serviam para guardar o caminho da árvore da vida (GN 3:24), mas que no SANTO dos SANTOS guarda a santidade de DEUS (EX 37:9).
V.D OURO.
V.D PROPICIATÓRIO.
7 - Fez também dois querubins de ouro; de obra batida os fez, nas duas extremidades do propiciatório.
8 - Um querubim na extremidade de um lado, e o outro na outra extremidade do outro lado; de uma só peça com o propiciatório fez os querubins nas duas extremidades dele.
9 - E os querubins estendiam as asas por cima, cobrindo com elas o propiciatório; e os seus rostos estavam defronte um do outro; os rostos dos querubins estavam virados para o propiciatório.
A MESA
(EX 37:10-16)
10 - Fez também a mesa de madeira de acácia; o seu comprimento era de dois côvados, e a sua largura de um côvado, e a sua altura de um côvado e meio.
COMENTÁRIO
10-16 — Trata da construção da mesa dos pães da proposição. Esta passagem corresponde, em todos os detalhes, às instruções dadas a Moisés pelo Senhor em Êxodo 25.23-30. O único aspecto do texto anterior não repetido aqui é a orientação de colocar os pães da proposição em cima da mesa (Ex 40.4,22,23).
MESA. (ERAM para expor os doze pães, que representavam o cuidado de DEUS em providenciar alimento natural e espiritual para cada membro do seu povo 9º número doze aponta para as doze tribos).
V.D MESA.
V.D ACÁCIA.
11 - E cobriu-a de ouro puro, e fez-lhe uma coroa de ouro ao redor.
V.D OURO.
12 - Fez-lhe também, ao redor, uma moldura da largura da mão; e fez uma coroa de ouro ao redor da moldura.
13 - Fundiu-lhe também quatro argolas de ouro; e pôs as argolas nos quatro cantos que estavam em seus quatro pés.
14 - Defronte da moldura estavam as argolas para os lugares dos varais, para se levar a mesa.
15 - Fez também os varais de madeira de acácia, e os cobriu de ouro, para se levar a mesa.
16 - E fez de ouro puro os utensílios que haviam de estarem sobre a mesa, os seus pratos e as suas colheres, e as suas tigelas e as suas taças em que se haviam de oferecer libações.
V.D RECIPIENTES.
V.D TAÇAS.
V.D UTENSILIOS SAGRADOS.
O CANDELABRO
(37:17-24)
17 - Fez também o candelabro de ouro puro; de obra batida fez este candelabro; o seu pedestal, e as suas hastes, os seus copos, as suas maçãs, e as suas flores, formavam com ele uma só peça.
COMENTÁRIO
17-29 — Este segmento detalha a criação do castiçal de ouro. Novamente, esta passagem corresponde exatamente às instruções dadas a Moisés em Êxodo 25.31-40. O trecho anterior contém orientações para acender as lâmpadas, tarefa que Moisés executou quando tudo foi terminado (Ex 40.4,25).
CANDELABRO. LEMBRA-nos de CRISTO, a luz do mundo (JO 1:4; 3:19; 8:12).
18 - Seis hastes saíam dos seus lados; três hastes do candelabro, de um lado dele, e três do outro lado.
19 - Numa haste estavam três copos do feitio de amêndoas, um botão e uma flor; e na outra haste três copos do feitio de amêndoas, um botão e uma flor; assim eram as seis hastes que saíam do candelabro. 
AMENDOEIRA
(NM 17:8; EC 12:5; JR 1:11).
20 - Mas no mesmo candelabro havia quatro copos do feitio de amêndoas com os seus botões e com as suas flores.
21 - E havia um botão debaixo de duas hastes da mesma peça; e outro botão debaixo de duas hastes da mesma peça; e mais um botão debaixo de duas hastes da mesma peça; assim se fez para as seis hastes, que saíam dele.
22 - Os seus botões e as suas hastes eram da mesma peça; tudo era uma obra batida de ouro puro.
V.D OURO.
23 - E fez-lhe, de ouro puro, sete lâmpadas com os seus espevitadores e os seus apagadores.
COMENTÁRIO
ESPIVITADEIRAS. TAL como as lâmpadas precisavam de cuidado, especialmente com a renovação dos pavios, os crentes e as igrejas que eles compõem precisam de uma atenção não menos cuidadosa para que a luz de CRISTO continue brilhando neste mundo de trevas (MT 5:14-16; AP 2:5),pelo enchimento do ESPÍRITO SANTO CF (RM 15:14; CL 1:28; 1TS 5:19.A rejeição da disciplina é seríssima (JO 15:6).
24 - De um talento de ouro puro fez o candelabro e todos os seus utensílios.
V.D TALENTOS.
V.D UTENSILIOS SAGRADOS.
O ALTAR DO INCENSO
(EX 37:25-29)
25 - E fez o altar do incenso de madeira de acácia; de um côvado era o seu comprimento, e de um côvado a sua largura, era quadrado; e de dois côvados a sua altura; dele mesmo eram feitas as suas pontas.
V.D ALTAR DO INCENSO.
V.D ACÁCIA.
26 - E cobriu-o de ouro puro, a parte superior e as suas paredes ao redor, e as suas pontas; e fez-lhe uma coroa de ouro ao redor.
V.D OURO.
27 - Fez-lhe também duas argolas de ouro debaixo da sua coroa, e os seus dois cantos, de ambos os seus lados, para neles se colocar os varais, e com eles levá-lo.
28 - E os varais fizeram de madeira de acácia, e os cobriu de ouro.
29 - Também fez o azeite santo da unção, e o incenso aromático, puro, qual obra do perfumista.
V.D PERFUMISTAS.
V.D AZEITE.
V.D ESPECIARIAS.
V.D INCENSO.

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