terça-feira, 12 de abril de 2016

DEUS PROMETE LIVRAMENTO

DEUS PROMETE LIVRAMENTO
(EX 6:1-13).
1 - ENTÃO disse o SENHOR a Moisés: Agora verás o que hei de fazer a Faraó; porque por uma mão poderosa os deixará ir, sim, por uma mão poderosa os lançará de sua terra.
COMENTÁRIO
Unidade. O poder da vontade do Senhor mais do que prevalecer. Faraó não só deixá-los ir, ele vai conduzir a Israel.
O Senhor disse a Moisés: O Senhor, que é longo o sofrimento e indulgente com os erros e fraquezas do seu povo, fez provisão para a mortificação de Moisés como o resultado desta primeira entrevista e aplaudiu com a garantia de uma rápida e bem sucedida terminação de sua embaixada.
A resposta do Senhor agora verá o que hei de fazer a Faraó, foi para encorajar Moisés. Nada havia acontecido até o momento porque Deus ainda não começara a agir.
Porque, por mão poderosa, os deixará ir; sim, por mão poderosa, os lançará de sua terra. A expressão mão poderosa aqui parece confrontar o poder humano do faraó, que tinha muitos sob suas mãos, com o poder supremo de Deus, que tinha todos, inclusive o rei do Egito, sob Suas potentes mãos (ver Êx 3.19,20; 6.6; 15.6,12). Assim, o sentido principal do versículo pode ser colocado desta forma: “por causa de minha mão poderosa, faraó deixará o povo ir; em razão da minha mão poderosa, faraó os expulsará da terra dele”.
OBRAS DE DEUS
(GN 24:50; 1SM 3:11; SL 118:23; 126:3; IS 28:21; 29:14; M 21:42).
PROMESSAS DIVINAS
Características:
Não falham (1RS 8:56).
Garantidas pelo pode de divino (RM 4:21).
Fundamentadas em CRISTO (2CO 1:20; 2CR 7:1).
De valor infinito (2PE 1:4).
Culminam na vida eterna (1JO 2:25).
2 - Falou mais Deus a Moisés, e disse: Eu sou o SENHOR.
COMENTÁRIO
2-8 Observe o uso repetido da revelação (autoridade) a fórmula: "Eu sou o Senhor," nestes versos (vv. 2 , 6-8). O uso do nome da aliança de Deus ressalta a garantia das promessas de sua aliança e da fidelidade (3:15 e notas).
2. E Deus disse a Moisés: Para sua maior incentiva, não lhe foi feita uma repetição enfática da promessa (Ex 3:20).
Ao explicar Seu propósito para Israel, Deus encorajou Moisés após sua desalentadora conversa com faraó (Êx 5.1-9). Esta parte se edifica solidamente na revelação de Deus na sarça ardente (Êx 2.23—3.22). As palavras Eu sou o Senhor começam e finalizam esta seção (Êx 6.2,8). O Senhor é o nome de Deus, Yahweh.
2-9 — Aqui está o propósito de Yahweh revelado em Êxodo. Fazia parte dos planos do Senhor que a inútil e desencorajadora experiência de Moisés em seu primeiro encontro com faraó (Êx 5.1-9) servisse para que esta essencial declaração das intenções de Deus fosse registrada em Êxodo. Esta passagem é tão importante que alguns teólogos acreditam que ela seja o coração do Pentateuco. O Deus vivo explica Seu intuito quanto ao povo de Israel [revelar-se como o Deus único e fiel com quem Abraão, Isaque e Jacó se aliançaram; o Senhor todo-poderoso, Rei soberano, que a livraria da escravidão e lhes daria a Terra Prometida como herança]
3 - E eu apareci a Abraão, a Isaque, e a Jacó, como o Deus Todo-Poderoso; mas pelo meu nome, o SENHOR, não lhes fui perfeitamente conhecido.
COMENTÁRIO
Os patriarcas conheceram o Senhor como o Deus todo-poderoso. Não que eles nunca tivessem ouvido o nome Yahweh, mas não conheceram Deus de uma forma íntima. Os patriarcas estavam cientes do grande trato com o Altíssimo e experimentaram a bondade dele de muitas formas. Contudo, não tiveram uma revelação divina da maneira como foi apresentada a Moisés e ao povo israelita desse tempo.
V.D APARIÇÕES DE DEUS.
4 - E também estabeleci a minha aliança com eles, para dar-lhes a terra de Canaã, a terra de suas peregrinações, na qual foram peregrinos.
COMENTÁRIO
Estabeleci o meu concerto com eles. Deus faz referência à aliança abraâmica celebrada em Génesis (Gn 12.1-3,7; 15.12-21; 17; 22.15-18). Para dar-lhes a terra de Canaã, a terra de suas peregrinações, na qual foram peregrinos. Os primeiros pais de Israel peregrinaram pela terra de Canaã sem nunca possuírem mais do que locais de pasto, poços e sepulcros (Gn 23; Hb 11.8-10). Eles viveram como estrangeiros, sem a cidadania em sua própria terra.
ALIANÇA DIVINA
(GN 17:2; EX 6:4; NM 25:12; JZ 2;1; 2SM 7:12; SL 89;28; IS 59:21).
V.D FORASTEIROS.
PEREGRINOS
Como os tais vivem os santos:
(GN 47:9; EX 6:4; 1CR 29:15; SL 39:12; 119:19; HB 11:13; 13:14; 1PE 2:11).
V.D CANAÃ.
5 - E também tenho ouvido o gemido dos filhos de Israel, aos quais os egípcios fazem servir, e lembrei-me da minha aliança.
COMENTÁRIO
E também tenho ouvido o gemido dos filhos de Israel. Este versículo remete ao clamor dos israelitas em Êxodo 2.23-25. Com esta maravilhosa apresentação de si mesmo, o Senhor agora estava pronto para realizar Seu plano concernente a Israel (v. 6-8).
FIDELIDADE DE DEUS
(DT 7:9; 9:5; 1RS 8:56; SL M36:5; 89:1; 105:8; 1CO 1:9; HB 6:18;; 1PE 4:19).
V.D ISRAEL NO CATIVEIRO.
V.D ORAÇÃO.
6 - Portanto dize aos filhos de Israel: Eu sou o SENHOR, e vos tirarei de debaixo das cargas dos egípcios, e vos livrarei da servidão, e vos resgatarei com braço estendido e com grandes juízos.
COMENTÁRIO
6-8 — Esses versículos expressam quatro aspectos do plano de Deus para Israel: (1) Ele libertaria os israelitas do Egito. Isto era mais do que a cessação dos trabalhos escravos; era o início do processo de salvação que Ele revelaria à nação israelita e que culminaria no perdão, na libertação dos pecados e na redenção da alma (Êx 14-31). (2) Ele faria deles Seu povo, uma nação de crentes. (3) Ele seria o Deus dos israelitas; teria um relacionamento pessoal com Seu povo. (4) Ele levaria o povo israelita a Canaã, a Terra Prometida.
BRAÇO DIVINO
Poderoso:
(EX 6:6; DT 33:27; JÓ 40:9; SL 89:13; 98:1; IS 51:5; 53:1; 62:8; 63:12; AT 13:17).
V.D JUIZOS DE DEUS.
V.D LIBERTAÇÃO DE ISRAEL.
REDENÇÃO
DEUS
O Autor da redenção:
(SL 31:5; 111:9; 130:7; IS 43:1; LC1:68; 2:38; EF 4:30).
7 - E eu vos tomarei por meu povo, e serei vosso Deus; e sabereis que eu sou o SENHOR vosso Deus, que vos tiro de debaixo das cargas dos egípcios.
COMENTÁRIO
O meu povo. Esta antecipa (EX 19:5-6).
CONHECIMENTO
Obras realizadas pelo SENHOR para que as pessoas possam receber o conhecimento espiritual:
(EX 6:7; 8:10; 16:12; JS 3:10; 1RS 18:37; IS 45:3; JL 2:27; ZC 4:9; MT 9:6; JO 10:38; 14:31; 17:23).
ELEIÇÃO
Do povo de DEUS:
(EX 6:7; D 4:37; 7:6; MT 25:34; JO 15:16; GL 4:30; EF 1:4; 1PE 1:2).
V.D ADOÇÃO.
V.D ISRAEL.
V.D POVO DE DEUS.
8 - E eu vos levarei à terra, acerca da qual levantei minha mão, jurando que a daria a Abraão, a Isaque e a Jacó, e vo-la darei por herança, eu o SENHOR.
HERANÇA DIVINA
(SL 37:11,22; IS57:13; MT 5:5; RM 4:13).
JURAMENTOS DIVINOS
(GN 22:16; SL 89:35; 95:11; IS 14:24; 62:8; LC 1:73; HB 3:11; 6:17).
V.D LIDER DIVINO.
V.D CANAÃ.
9 - Deste modo falou Moisés aos filhos de Israel, mas eles não ouviram a Moisés, por causa da angústia de espírito e da dura servidão.
COMENTÁRIO
Apesar das poderosas palavras de Deus a Moisés, o povo ainda não acreditava no que este falava. O cruel sofrimento pelo qual os israelitas estavam passando os dominava completamente. Mas, por fim, eles acreditariam! Só precisavam experimentar a presença real do Deus vivo (Êx 14.31).
V.D OPRESSÃO.
DESESPERO
(EX 6:9; DT28:34; J´7:6; LM 3:18; EZ 37:11; AT 27:20; AP 9:6).
10 - Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo:
COMENTÁRIO
10,11 — O Senhor ratificou Seu prévio comando a Moisés (Êx 4.22,23). A recusa arrogante do faraó não era o fim da história, mas o começo.
11 - Entra, e fala a Faraó rei do Egito, que deixe sair os filhos de Israel da sua terra.
ORDENS DIVINAS
(EX 4:6; 6:11; 7;19;8:5; 9:8; 10:12; 11:2; 12:3; NM 1:2; 35:2;JS 6:3).
12 - Moisés, porém, falou perante o SENHOR, dizendo: Eis que os filhos de Israel não me têm ouvido; como, pois, Faraó me ouvirá? Também eu sou incircunciso de lábios.
COMENTÁRIO
Moisés se queixou, usando o argumento de que, se seu próprio povo não lhe dera ouvidos, como faraó o faria? Mais uma vez, Moisés lembrou o Senhor da sua pouca habilidade como orador (Êx 4.10), alegando: eu sou incircunciso de lábios.
INCIRCUNCISOS
(GN 34:14; EX 12:48; JZ 14:3; 15:18; 1SM 14:6; 17:26; 2SM 1:20; IS 52:1; EZ 28:10; 32:26; AT11:3).
13 - Todavia o SENHOR falou a Moisés e a Arão, e deu-lhes mandamento para os filhos de Israel, e para Faraó rei do Egito, para que tirassem os filhos de Israel da terra do Egito.
COMENTÁRIO
A resposta do Senhor a Moisés consistiu na repetição da ordem inicial. A obediência integral a este mandamento não era algo que podia ser negociado, mas uma coisa que deveria ser cumprida.
Após a descrição da genealogia nos versículos 14 a 27, a história continua no versículo 28. Lá, ficamos sabendo que havia mais interação entre Moisés e o Senhor dos que estes versículos sugerem.
INSTRUÇÕES IMPORTANTES
Dadas por ministros:
MOISÉS a JOSUÉ (NM 27:23; DT 31:23).
DAVI a SALOMÃO (1RS 2:1).
JOSAFÁ aos líderes de JUDÁ (2CR 19:9).
CRISTO a seus discípulos (MT 10:5).
PAULO aos anciãos de ÉFESO (AT 20:28).
PAULO a TIMÓTEO (1TM 5:21; 6:13; 2TM 4:1).
GENEALOGIAS DE MOISÉS E ARÃO
(EX 6:14-27)
14 - Estas são as cabeças das casas de seus pais: Os filhos de Rúben, o primogênito de Israel: Enoque e Palu, Hezrom e Carmi; estas são as famílias de Rúben.
COMENTÁRIO
14-27 — O registro da história da família de Moisés, Arão e Miriã interrompe rapidamente a narrativa. Contudo, este não é apenas um texto com fins de registro público, mas algo para se celebrar! Todos os sacerdotes de Israel viriam desta família.
14-16 — Rúben foi o primogênito de Jacó com a sua esposa Léia (Gn 29.32; 35.23; 49.3,4). Seus filhos também estão listados em Génesis 46.9 e Números 26.5-11.
Simeão foi o segundo filho do patriarca Jacó com Léia (Gn 29.33; 35.23; 49.5-7). Seus descendentes diretos são mencionados em Génesis 46.10 e Números 26.12-14. Jemuel, em algumas listagens, é nomeado como Nemuel (Nm 26.12). Saul, descendente de Simeão, era filho de uma Cananéia. Este fator também é notado em Génesis 4-10. É um registro nefasto, o que sugere que o problema da associação com as pessoas cananeias fez com que Deus não levasse diretamente a nação de Israel do Egito para Canaã, onde tal prática não poderia continuar (ver Gn 38).
Levi foi o terceiro filho de Jacó com Léia (Gn 29.34; 35.23; 49.5-7). Seus filhos também são mencionados em Génesis 46.11 e Números 26.57-62 (1 Cr 6.1-30). Apesar de sua propensão para o pecado junto com o irmão Simeão na vingança do estupro de sua irmã Diná (Gn 34; 49.5-7), Levi viveu uma longa vida — 137 anos. Com base em Êxodo 6.17-27, fica claro que o propósito desta passagem é descrever a história da família de Moisés, Arão e Miriã, e não a descendência de cada uma das três tribos. A menção do histórico familiar de Rúben e Simeão, aqui, aparenta ser simplesmente uma “cortesia”, baseada na precedência destes entre os filhos de Jacó.
V.D RÚBEN.
15 - E os filhos de Simeão: Jemuel, Jamin, Oade, Jaquim, Zoar e Saul, filho de uma Cananéia; estas são as famílias de Simeão.
CASAMENTO
Dos israelitas com estrangeiros proibidos:
(GN 24:3; 28:1; DT 7:3; JS 23:12; ED 9:12; NE 13:25).
SIMEÃO
Filho de JACÓ
(GN 29:33; 34:25; 42:24; 46:10; 49:5; EX 6:15; NM 26:12).
16 - E estes são os nomes dos filhos de Levi, segundo as suas gerações: Gérson, Coate e Merari; e os anos da vida de Levi foram cento e trinta e sete anos.
COATE
Filho de LEVI
(GN 46:11; EX 6:16).
LEVI
Filho de JACÓ
(GN 29:34; 35:23; 49:5; EX 6:16).
LONGEVIDADE
Exemplos:
(GN 5;4,8,11,14,17,20,27,,31; 9:29; 11:11; 25:7; DT 31:2; 34:7; JS24:29; 1SM 4:15; 12:2; 2SM 19:35; 1CR 29:28; JÓ 42:17; LC 2:36).
17 - Os filhos de Gérson: Libni e Simei, segundo as suas famílias
COMENTÁRIO
17-19 — Cada um dos três filhos de Levi deu origem a várias famílias (1 Cr 6.1-30) que desempenhariam papéis importantes na adoração a Deus. Todos os verdadeiros sacerdotes e levitas viriam delas.
18 - E os filhos de Coate: Anrão, Izar, Hebrom e Uziel; e os anos da vida de Coate foram cento e trinta e três anos.
19 - E os filhos de Merari: Mali e Musi; estas são as famílias de Levi, segundo as suas gerações.
20 - E Anrão tomou por mulher a Joquebede, sua tia, e ela deu-lhe Arão e Moisés: e os anos da vida de Anrão foram cento e trinta e sete anos.
COMENTÁRIO
Os versículos acima levaram à menção de Anrão, um descendente de Levi, de quem Moisés e seus irmãos eram filhos. De acordo genealogias similares (Nm 26.57-59; 1 Cr 6.1-3), Anrão, o filho de Coate, era um neto de Levi. Joquebede, sua esposa, era também sua tia, filha de Levi. Mais tarde, a Lei proibiria os casamentos entre parentes tão próximos (Lv 18). Todavia, nas famílias mais antigas de Israel, deve ter havido este tipo de enlace consanguíneo.
Ela gerou-lhe a Arão e a Moisés. A linguagem utilizada na Bíblia permite que um ancestral distante seja ligado a um descendente não direto, dando a ideia de que foi “imediatamente sucedido”. Sendo assim, em outras palavras, Joquebede “gerou-lhe a família que resultou, posteriormente, no nascimento de Moisés”. Os reais nomes da mãe, do pai e dos irmãos de Moisés não são citados. Quando o profeta nasceu, muitas gerações já haviam passado desde que Anrão, o neto de Levi, e Joquebede, a filha de Levi, tinham se unido. Na verdade, a família dos descendentes de Anrão multiplicou-se em milhares (Nm 3.27,28).
De certa forma, é surpreendente para o leitor moderno perceber que a linguagem é utilizada desta maneira. Para o antigo semita, às vezes, era mais importante preservar o nome dos ancestrais relevantes do que o nome das pessoas mais próximas, incluindo a citação dos próprios pais.
A descendência de Moisés e seus irmãos foram certificados como sendo da família de Levi. Este era um ponto importante, pois Arão se tornaria o pai dos sacerdotes da nação. Veja os comentários acerca das genealogias em Génesis 5 e 10, onde se encontram também citações desta lacuna de gerações.
A ordem dos filhos é dada aqui: Arão é três anos mais velhos que Moisés (Êx 7.7). Miriã não é mencionada neste versículo, pois a maioria das listas de descendentes em Israel citava apenas os filhos homens. Contudo, os leitores da Torá nunca a esquecerão, assim como nós também não podemos fazê-lo (Mq 6.4). Junto com seus celebrados irmãos, ela foi o presente de Yahweh para Israel.
V.D ARÃO.
V.D LONGEVIDADE.
V.D MOISÉS.
21 - E os filhos de Izar: Corá, Nefegue e Zicri.
COMENTÁRIO
21-23 — Isar, o segundo filho de Coate (v. 18), e Uziel, o terceiro, também fundaram famílias importantes. Dentre os nomes que são mencionados está o de Corá, o sacerdote que posteriormente lideraria uma rebelião contra Moisés (Nm 16). Os filhos de Corá (v. 24) sobreviveram ao seu julgamento (Nm 26.11) e tornaram-se uma famosa família de músicos, cujos louvores se tornariam parte dos cantos dos templos por gerações (SI 84; 85; 87). Eliseba era o nome da mulher de Arão. O nome dela em hebraico [ ‘Eliysheba ‘] significa Deus é um juramento, ou é por Deus que alguém jura. Em grego, corresponde ao nome Isabel (Lc 1.5). O pai de Eliseba era Aminadabe (hb. ‘Ammiynadab, que significa meu parente [o Senhor] é nobre) que vinha de uma conhecida família da tribo de Judá (Nm 1.7; 2.3; 7.12,17; 10.14), a qual, mais tarde, figurou na linhagem de Davi, e consequentemente na do Messias (RT 4-19,20; 1 Cr 2.10). Os filhos Nadabe e Abiú se tornaram conhecidos em Israel por usarem seu ofício sacerdotal para propósitos malignos (Lv 10.1-7; Nm 3.2-4). Já Eleazar e Itamar eram sacerdotes fiéis.
22 - E os filhos de Uziel: Misael, Elzafã e Sitri.
23 - E Arão tomou por mulher a Eliseba, filha de Aminadabe, irmã de Naasson; e ela deu-lhe Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar.
COMENTÁRIO
Aborrecem. No descendente de Moisés é chamado, mas aqueles de Arão prosseguir para as próximas duas gerações para estabelecer a sucessão sacerdotal de Arão através de seu sucessor Eleazar. A genealogia abrange apenas quatro gerações para a permanência no Egito e é claramente seletiva (Gn. 5:3-32 nota).
Eliseba isto é, Isabelino. Estas indicações minutos gravada da família de Arão, quando ele passou sobre o seu próprio, indicar a modéstia real de Moisés. Um homem ambicioso ou um impostor teria agido de forma diferente
ABIÚ
Filho de ARÃO
Morto ao oferecer fogo estranho ao SENHOR:
(EX 6;23; 24:9; 28:1; LV 10:1; NM 3:4; 26:61).
ELEAZAR
Sumo sacerdote
(EX 6:23; 28:1; NM 3:32; 4:16; 16:37; 20:26; 26:63; 28:1; 34:17; JS 24:33).
ITAMAR
Filho de ARÃO
(EX 6:23; NM 3:4; 4:28).
24 - E os filhos de Corá: Assir, Elcana e Abiasafe; estas são as famílias dos coraítas.
COMENTÁRIO
E os filhos de Corá: Assír, e Elcana, e Abiasafe; estas são as famílias dos coraítas. Os filhos de Corá também eram levitas. Estavam envolvidos especialmente com o louvor.
25 - E Eleazar, filho de Arão, tomou por mulher uma das filhas de Putiel, e ela deu-lhe a Finéias; estes são as cabeças dos pais dos levitas, segundo as suas famílias.
COMENTÁRIO
Putiel... Finéias. Como "Merari" no v. 16, estas são provavelmente nomes egípcios, o que ocorreu com frequência entre os levitas.
FINÉIAS
Sumo sacerdote
Filho de ELEAZAR
(EX 6:25; NM 25:7; 31:6; JS 22:13; JZ 20:28).
26 - Estes são Arão e Moisés, aos qual o SENHOR disse: Tirai os filhos de Israel da terra do Egito, segundo os seus exércitos.
COMENTÁRIO
26,27 — Estes são Arão e Moisés. O estilo de expressão de toda esta passagem (v. 14-27) aparenta vir de um período diferente do tempo de Moisés e Arão. Este é um exemplo de trecho que pode ter sido adicionado ao livro de Êxodo em um período posterior. Como foi mencionado na introdução, não se fazia necessária nenhuma discussão sobre a autoria do livro. É preciso, entretanto, ter em mente que o livro por inteiro e todas as suas passagens são autênticos, oficiais e inspirados. Escribas posteriores podem ter sentido que era muito necessário inserir o histórico familiar de Moisés e Arão como um parêntese na linha narrativa, para que os leitores pudessem ficar cientes da ligação que Moisés e Arão tinham com o povo de Israel. A repetição da expressão estes são Arão e Moisés, com inversão dos nomes, não apenas identifica estes homens, como também celebra a sua memória.
27 - Estes são os que falaram a Faraó, rei do Egito, para que tirasse do Egito os filhos de Israel; estes são Moisés e Arão.
28 - E aconteceu que naquele dia, quando o SENHOR falou a Moisés na terra do Egito.
COMENTÁRIO
28-30 — Estes versículos repetem o conteúdo de Êxodo 6.10-13. A expressão o Senhor falou poderia ser traduzida como “o Senhor tinha falado” (Êx4-19; 12.1). É provável que este conteúdo (Êx 6.14-27) exigisse uma recapitulação. Já a frase eu sou incircunciso de lábios quer dizer não tenho facilidade para falar (veja Êx 6.12).
29 - Falou o SENHOR a Moisés, dizendo: Eu sou o SENHOR; fala a Faraó, rei do Egito, tudo quanto eu te digo.
30 - Então disse Moisés perante o SENHOR: Eis que eu sou incircunciso de lábios; como, pois, Faraó me ouvirá?
V.D DESCULPAS.
V.D HUMILDADE.

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