terça-feira, 12 de abril de 2016

DEUS ESCOLHE ARÃO E SEUS FILHOS PARA SACERDOTES

DEUS ESCOLHE ARÃO E SEUS FILHOS PARA SACERDOTES
(EX 28:1-2)
1 - DEPOIS tu farás chegar a ti teu irmão Arão, e seus filhos com ele, do meio dos filhos de Israel, para me administrarem o ofício sacerdotal; a saber: Arão, Nadabe, e Abiú, Eleazar e Itamar, os filhos de Arão.
COMENTÁRIO
28.1 — Arão e seus filhos. A primeira menção a Arão se dá quando ele reencontra o irmão Moisés, após o exílio de 40 anos do profeta em Midiã (Êx 4.14,27-31). A descendência de sua família e uma grande experiência é mencionada em Êxodo 6.14—7.7.
No versículo em questão, a natureza do verdadeiro sacerdócio é comentada pela expressão do meio dos filhos de Israel. Como o sacerdote tinha de ser um autêntico representante do povo, ele também deveria pertencer ao povo (Hb 5.1). Para que o Senhor Jesus se tomasse nosso Sumo Sacerdote, foi necessário primeiro que Ele se tornasse membro da nação que representaria. Assim, a encarnação era uma necessidade não apenas para Sua vida humana, Sua morte e Sua ressurreição, mas também para o ministério sacerdotal para aqueles que herdarem a vida eterna (livro de Hebreus). Os sacerdotes prestavam serviços para o bem do povo, mas seu principal foco era servir ao Senhor, como se verifica na sentença para me administrarem o ofício sacerdotal. Assim como os anjos são espíritos que se dedicam a Deus, os sacerdotes são os israelitas escolhidos pelo Senhor para se consagrar a Ele.
ABIÚ
Filho de ARÃO morto ao oferecer fogo estranho diante do SENHOR
(EX 6:23; 24:9; 28:1; LV 10:1; NM 3;4; 26:61).
CHAMADA A LIDERANÇA
ABRAÃO (GN 12:1).
MOISÉS (EX 3:10).
GIDEÃO (JZ 6:14).
ELISEU (1RS 19:19).
ISAÍAS (IS 6:8; JR 1:4; JO 1:2; AT 13:2; 16:10).
PAULO (AT 26:16).
ELEAZAR
Sumo sacerdote
(EX 6:23; 28:1; NM 3:32; 4:16; 16:37; 20:26; 26:63; 34:17; JS 24:33).
SUMOS SACERDOTES
(EX 28:1; LV 21:10; ZC 3:1; HB 5:5; 9:7).
2 - E farás vestes sagradas a Arão teu irmão, para glória e ornamento.
COMENTÁRIO
As vestes santas se tornavam santas por sua consagração no culto a Deus, da mesma forma que acontecia com a mobília e os utensílios do tabernáculo. É provável que as magníficas vestes dos sacerdotes representassem o conceito da justiça imputada perante o Senhor (Zc 3.1-5), para glória e ornamento.
VESTES SACERDOTAIS
(EX 28:2; 29:5,29; 31:10; 39:1 LV 8:7; NM 20:26; EZ 44:17).
AS VESTES SACERDOTAIS
(EX 28:3-43)
3 - Falarás também a todos os que são sábios de coração, a quem eu tenho enchido do espírito da sabedoria, que façam vestes a Arão para santificá-lo; para que me administre o ofício sacerdotal.
COMENTÁRIO
Sábios de coração. Esta é a primeira descrição da destreza humana que moldaria os itens para a adoração no tabernáculo (em Êx 35.25, a mesma expressão é usada para definir as mulheres habilidosas que fizeram a tecelagem). Essas pessoas possuíam uma habilidade que lhes fora concedida pelo Senhor. Além disso, Deus adicionou a essa capacidade um dom especial do Espírito para auxiliar em Sua obra, por isso a especificação a quem eu tenha enchido do espírito de sabedoria. O estudo dos dons do Espírito (Rm 12.3-8; 1Co 12.1-11) pode começar com esse registro dos artesãos guiados espiritualmente.
HABILIDADE
(EX 28:3; 2SM 8:6; 23:14; 1CR 18:13).
SABEDORIA
Exemplos de pessoas sábias:
(1RS 4:31; 10:3; DN 1:20; AT 6:10).
4 - Estas pois são as vestes que farão: um peitoral, e um éfode, e um manto, e uma túnica bordada, uma mitra, e um cinto; farão, pois, santas vestes para Arão, teu irmão, e para seus filhos, para me administrarem o ofício sacerdotal.
COMENTÁRIO
As vestimentas sacerdotais foram especificadas: um éfode (v. 5-14), um peitoral (v. 15- 30), um manto (v. 31-35), uma túnica (v. 39), uma.
Mitra (v. 36-38) e um cinto (v. 39). Outras vestes foram feitas para os filhos de Arão (v. 40-43).
ESTOLA
Vestimenta do sacerdote oficiante
(EX 28:4,25; 39:2,22; JZ 8:27; 17:5 18:14; 1SM 2:18; 23:9; 30:7; 2SM 6:14; OS 3:4).
PEITOTAL SACERDOTAL
(EX 25:7; 28:15 35:9; LV 8:8).
5 - E tomarão o ouro, e o azul, e a púrpura, e o carmesim, e o linho fino,
PÚRPURA
Usada no tabernáculo
(EX 25:4; 28:5; NM 4:13).
6 - E farão o éfode de ouro, e de azul, e de púrpura, e de carmesim, e de linho fino torcido, de obra esmerada.
BORDADORES
(EX 28:39; 35:35; 38:23; EZ 27:16).
LINHO
(EX 35:6; 36:8; LV 16:23; 2SM 6:14; PV 31:24; MT 27:59; LC 16:19).
OURO
(GN 2:12; EX 12:35; 37:17; 39:15; 1RS 9:28; 22:48; 1CR 29:4; 2CR 1:15; EC 2:8; JL 3:5; SF 1:18; AG 2:8; AT 3:6; 20:33; 1PE 1:18).
COMENTÁRIO
28.5,6 — Há muitas ideias a respeito do possível significado para o uso das diversas cores. É difícil, entretanto, descobrir no texto das Escrituras os valores simbólicos. Aparentemente, a melhor aproximação que se faz desse significado é, simplesmente, que o uso de cores vibrantes foi resultado de uma bela e extraordinária ornamentação. Como o texto diz, foi uma obra esmerada.
LINHO RETORCIDO Simboliza o sofrimento de Cristo. Sua perfeição.
ESTOFO AZUL Representa a divindade de Cristo.
CARMESIM Tipifica o sangue de Cristo vertido no calvário e sua capacidade para salvar do poder do pecado, pois Seu sangue nos purifica de todo o pecado.
PÚRPURA Representa o Cristo e sua realeza como soberano Rei e Senhor.
ESTOFO AZUL Representa a divindade de Cristo.
LINHO FINO RETORCIDO Ficava debaixo de todas as outras cortinas, ou seja, era o teto da Tenda, representando a humanidade de Jesus, Sua pureza, perfeição e sofrimento.
OURO MACIÇO Tipifica a pureza e valor do sacrifício de Cristo. E representa também a sua realeza.
O ÉFODE Era a vestimenta exterior e sem manga, uma espécie de colete ligado por um cinto e ombreiras, feito de fios de ouro, estofo azul, púrpura, carmesim e linho fino. Duas pedras sardônicas eram colocadas sobre as ombreiras, cada pedra tinha gravado 6 nomes das tribos de Israel. Era uma vestimenta reluzente e gloriosa. Representa a natureza espiritual do cristão. Também representa as duas natureza de Cristo.
7 - Terá duas ombreiras, que se unam às suas duas pontas, e assim se unirá.
COMENTÁRIO
Ombreiras. GRANDES broches de pedras preciosas para prender o peitoral as demais vestes superiores do SUMO Sacerdote.
8 - E o cinto de obra esmerada do seu éfode, que estará sobre ele, será da sua mesma obra, igualmente, de ouro, de azul, e de púrpura, e de carmesim, e de linho fino re torcido.
COMENTÁRIO
Cinto de obra esmerada. É um objeto especifico, fazendo parte da estola sacerdotal, nada tendo a ver com o cinto simples, usado para segurar os calções e a sobrepeliz.
AZUL
(EX 28:31; 39:22; NM 4:6; 15:38; 2CR 2:7; 3:14).
CINTO
Artigo de vestuário
(EX 28:4; LV 8:7; 2RS 1:8; PV 31:24; IS 5:27; MT 3:4;).
ESCARLATE
(EX 25:4; LV 14:4; NM 4:8; JS 2:18; 2SM 1:24; PV 31:21; IS 1:18; MT 27:28; AP 17:3).
V.D LINHO.
V.D PÚRPURA.
9 - E tomarás duas pedras de ônix, e gravarás nelas os nomes dos filhos de Israel.
COMENTÁRIO
Filhos de Israel. A expressão comumente se refere aos israelitas em geral, mas aqui são a lista das tribos que vai ser gravada, os filhos físicos de JACÓ, que recebeu o nome de ISRAEL, cujos filhos todos fundaram as tribos israelitas.
ÔNIX
(GN 2:12; EX 25:7; 28:20; 39:13; 1CR 29:2; JÓ 28:16; EZ 28:13).
10 - Seis dos seus nomes numa pedra, e os outros seis nomes na outra pedra, segundo as suas gerações.
11 - Conforme a obra do lapidário como o lavor de selos lavrará estas duas pedras, com os nomes dos filhos de Israel; engastadas ao redor em ouro as farás.
COMENTÁRIO
SINETE. É justamente o ônix, com suas finas camadas de preto e branco, no qual se podem gravar letras claras e perpétuas.
GRAVADORES
(EX 28:11; 35:35; 38:23; 39:14; ZC 39;2CO 3:7).
SINETE
Ou selo
(GN 38;18; EX 28:11; 39:6; JR 22:24; DN 6;17; AG 2:23).
12 - E porão as duas pedras nas ombreiras do éfode, por pedras de memória para os filhos de Israel; e Arão levará os seus nomes sobre ambos os seus ombros, para memória diante do SENHOR.
COMENTÁRIO
Memória. CADA tribo do povo de DEUS está representado sobre o coração do sacerdote, para ser lembrado nas orações.MUITO mais importante é a verdade que a vida de cada crente está oculta juntamente com CRISTO, tendo um novo nome celestial (CL 3:3; AP 2:17).
A s duas pedras sardônicas, talhadas com os nomes das tribos de Israel, eram presas em engastes de ouro. Elas simbolizavam o trabalho intercessor de um sacerdote. Ele deveria representar o povo perante Deus. Os nomes das tribos estavam literalmente escritos em seus ombros, de forma que o sacerdote pudesse levar seus nomes como um memorial diante de Deus.
ARÃO
Filho de ANRÃO e primeiro sumo sacerdote
(EX 4:14; 5:20; 6:20; 7:1,7,12; 12:1; 16:34; 17:12; 19:24; 24:14; 28:12; 30:10; 32:2; LV 10:6; NM 12:1; 16:11; 17:3;20:25,28).
FATOS
Porta voz de MOISÉS (EX 7:1).
COM HUR, sustentou as mãos de MOISÉS numa batalha (EX 17:12).
SUMO sacerdote (EX 28:1).
QUEBROU a aliança e fez o bezerro de ouro (EX 32:2-4).
EXCLUIDO da terra prometida (NM 20:12).
MORREU no monte de HUR (NM 20:28).
V.D ESTOLA.
ESQUECIMENTO
Memoriais instituídos
A páscoa (EX 12:14).
A guarda do maná (EX 16:32).
As pedras da estola sacerdotal (EX 28:12).
As franjas das vestes (NM 15:39).
Os incensários (NM 16:40).
As doze pedras tomadas do Jordão (JS 4:7).
A pedra memorial de JOSUÉ (JS 24:27).
A ceio do SENHOR (LC 22;19; AT 10:4).
13 - Farás também engastes de ouro.
V.D OURO.
14 - E duas cadeiazinhas de ouro puro; de igual medida, de obra de fieira as farás; e as cadeiazinhas de fieira porão nos engastes.
COMENTÁRIO
28.13,14 — O uso do ouro acentuava a beleza e o valor do ornamento. Todo tipo de enfeite nas vestes de um sacerdote falava da maravilha de sua aproximação com o Deus vivo. Imagine como nossas vestimentas serão no céu, quando veremos o Senhor!
15 - Farás também o peitoral do juízo de obra esmerada, conforme as obras do éfode o farão; de ouro, de azul, e de púrpura, e de carmesim, e de linho fino torcido o farás.
COMENTÁRIO
O peitoral do juízo. UM tipo de materiais preciosos, para ser pendurado no peito, preso aos ombros. CONTINHA o URIM e o TUMIM (EX 28:30),e por isso se chama de juízo, porque estes objetos eram usados para consultar a vontade divina. SÓ eram usados pelos sacerdotes cf. (ED 2:63),e vemos em vários trechos da BÍBLIA que serviam para dar uma série de repostas (sim) ou (não) (1sm 23:914; 30:7-8).NOTA-se, especialmente o processo eliminatório descrito em (1SM 14:40-45).ENFIM, parece que era a maneira de se lançar sortes em oração.
O peitoral era uma pequena bolsa que ficava pendurada abaixo do pescoço do sacerdote. Era decorado com 12 pedras, um para cada tribo de Israel. Nele ficavam o Urim e o Tumim (v. 30). Esse assessório era usado pelo sacerdote em julgamentos solicitados, isto é, quando ele necessitava de uma decisão vinda do Senhor acerca de uma questão que fora apresentada para sua apreciação. O peitoral era feito dos mesmos tecidos que o éfode, no qual deveria ser devidamente amarrado.
V.D AZUL.
V.D ESCARLATE.
V.D LINHO.
V.D PEITORAL SACERDOTAL.
V.D PÚRPURA.
16 - Quadrado e duplo será de um palmo o seu comprimento, e de um palmo a sua largura.
COMENTÁRIO
Quadrado. O peitoral media um palmo de comprimento e um palmo de largura. O palmo é verificado com a mão estendida, fazendo - se a medição do polegar até o dedo mínimo.
17 - E o encherás de pedras de engaste, com quatro ordens de pedras; a ordem de um sárdio, de um topázio, e de um carbúnculo; esta será a primeira ordem.
PEDRAS PRECIOSAS
(1RS 10:2; 1CR 20:2; 29;2; PV 17:8; DN11;38; 1CO 3:12; AP 18:12; 21:11).
18 - E a segunda ordem será de uma esmeralda, de uma safira, e de um diamante.
19 - E a terceira ordem será de um jacinto, de uma ágata, e de uma ametista.
20 - E a quarta ordem será de um berilo, e de um ônix, e de um jaspe; engastadas em ouro serão nos seus engastes.
COMENTÁRIO
PEDRAS. É quase impossível saber com certeza quais foram às pedras usadas, já que nos velhos tempos definiam-se as pedras preciosas pela cor, sem saber seu conteúdo mineral. É quase certo, todavia, que a safira e o diamante que nós conhecemos, não eram usados naquela época, não havendo instrumentos para cortá-los e fazê-los brilhar. DE qualquer maneira, porém, podemos saber que DEUS mandou gravar os nomes do SEU povo nas pedras mais preciosas que existiam na época assim também a cidade celeste se fundamenta sobre pedras preciosas com os nomes gravados dos apóstolos de CRISTO (AP 21:14,19,20).
V.D OURO.
21 - E serão aquelas pedras segundo os nomes dos filhos de Israel, doze segundo os seus nomes; será esculpida como selos, cada uma com o seu nome, para as doze tribos.
V.D GRAVADORES.
V.D SINETE.
22 - Também farás para o peitoral cadeiazinhas de igual medida, obra trançada de ouro puro.
23 - Também farás para o peitoral dois anéis de ouro, e porão os dois anéis nas extremidades do peitoral.
24 - Então porão as duas cadeiazinhas de fieira de ouro nos dois anéis, nas extremidades do peitoral.
V.D PEITORAL SACERDOTAL.
25 - E as duas pontas das duas cadeiazinhas de fieira colocarás nos dois engastes, e as porás nas ombreiras do éfode, na frente dela.
V.D ESTOLA.
26 - Farás também dois anéis de ouro, e os porás nas duas extremidades do peitoral, na sua orla interior junto à estola sacerdotal.
27 - Farás também dois anéis de ouro, que porás nas duas ombreiras do éfode, abaixo, na frente dele, perto da sua juntura, sobre o cinto de obra esmerada do éfode.
V.D. CINTO.
28 - E ligarão o peitoral, com os suas argolas, as argolas da estola por cima, com uma fita de azul, para que esteja sobre o cinto da estola sacerdotal e nunca o peitoral se separará da estola sacerdotal.
COMENTÁRIO
28.17-28 — Quatro ordens de pedras preciosas e semipreciosas seriam fixadas ao peitoral. Essas 12 pedras levariam os nomes das 12 tribos de Israel, outro símbolo da representação sacerdotal do povo perante Deus. Nem todas as pedras podem ser precisamente identificadas hoje.
V.D PEITORAL SACERDOTAL.
29 - Assim Arão levará os nomes dos filhos de Israel no peitoral do juízo sobre o seu coração, quando entrar no santuário, para memória diante do SENHOR continuamente.
COMENTÁRIO
SOBRE O CORAÇÃO. A obra do sacerdote é interceder perante DEUS em favor de todo o seu povo. JESUS, fiador da superior ALIANÇA, sempre intercede por nós (HB 7;20-25).
Sobre o seu coração é uma tocante expressão que lembrava o sacerdote de sua solene responsabilidade. Ele representava a nação perante o Deus vivo. Qualquer dedicação menor merecia o divino julgamento (veja o triste destino de Nadabe e Abiú, filhos de Arão, em Lv 10.1-2).
LUGAR SANTO
(EX 26:33; 28:29; 31:11; 38:24; LV 6:16; 1CR 23:32; 2CR 29:5).
URIM E TUMIM
(EX 28:30-43)
30 - Também porás no peitoral do juízo Urim e Tumim, para que estejam sobre o coração de Arão, quando entrar diante do SENHOR: assim Arão levará o juízo dos filhos de Israel sobre o seu coração diante do SENHOR continuamente.
COMENTÁRIO
30. “Porá no peitoral do juízo o Urim e Tumim As palavras significam” Luzes "e" perfeições”, e nada mais significam do que as pedras preciosas do peitoral já descrito (compare (Êx 39:8-21; Le 8: 8)). Eles receberam o nome porque o rumo deles qualificados, o sumo sacerdote de consultar o oráculo divino em todas as situações de emergência pública ou nacional, entrando no lugar santo “de pé perto, diante do véu e colocando a mão sobre o Urim e Tumim, ele transmitiu um pedido do povo e pediu o conselho de Deus, que, como o Soberano de Israel, deu a resposta a partir do meio da Sua glória”. Pouco, no entanto, é sabido sobre eles. Mas pode-se observar que os juízes egípcios usavam sobre o peito de suas vestes uma representação oficial de Justiça, o sumo sacerdote em Israel desde oficiada também como um juiz, de modo que alguns pensam que o Urim e Tumim tinha uma referência à sua função jurisdicional.
(28:31-33. O manto do éfode todo de azul Era a peça do meio, ao abrigo do éfode e acima do brasão. Tinha um buraco através do qual a cabeça foi empurrada, e foi formada com cuidado de uma peça, como foi o manto de Cristo ( João 19:23). Os sacerdotes eram de uma cor azul-celeste. A ligação no pescoço foi fortemente tecida, e terminou abaixo de uma franja, feito de azul, púrpura, escarlate e borlas, sob a forma de uma romã, intercaladas com pequenos sinos de ouro, que soavam como o utente estava em movimento.
URIM E TUMIM
(EX 28:30-43)
30 - Também porás no peitoral do juízo Urim e Tumim, para que estejam sobre o coração de Arão, quando entrar diante do SENHOR: assim Arão levará o juízo dos filhos de Israel sobre o seu coração diante do SENHOR continuamente.
COMENTÁRIO
“Porá no peitoral do juízo o Urim e Tumim As palavras significam” Luzes "e" perfeições ", e nada mais significam do que as pedras preciosas do peitoral já descritas (compare Êx 39:8-21; Le 8: 8). Eles receberam o nome porque o rumo deles qualificados, o sumo sacerdote de consultar o oráculo divino em todas as situações de emergência pública ou nacional, entrando no lugar santo "de pé perto, diante do véu e colocando a mão sobre o Urim e Tumim, ele transmitiu um pedido do povo e pediu o conselho de Deus, que, como o Soberano de Israel, deu a resposta a partir do meio da Sua glória. Pouco, no entanto, é sabido sobre eles. Mas pode-se observar que os juízes egípcios usavam sobre o peito de suas vestes uma representação oficial de Justiça, o sumo sacerdote em Israel desde oficiada também como um juiz, de modo que alguns pensam que o Urim e Tumim tinha uma referência à sua função jurisdicional.
31-33. o manto do éfode todo de azul Era a peça do meio, ao abrigo do éfode e acima do brasão. Tinha um buraco através do qual a cabeça foi empurrada, e foi formada com cuidado de uma peça, como foi o manto de Cristo ( João 19:23). Os sacerdotes era de uma cor azul-celeste. A ligação no pescoço foi fortemente tecida, e terminou abaixo de uma franja, feito de azul, púrpura, escarlate e borlas, sob a forma de uma romã , intercaladas com pequenos sinos de ouro, que soavam como o utente estava em movimento.
31 - Também farás o manto do éfode, todo de azul.
32 - E a abertura da cabeça estará no meio dele; esta abertura terá uma borda de obra tecida ao redor; como abertura de cota de malha será, para que não se rompa.
COMENTÁRIO
31-32-O manto era uma vestimenta longa e esvoaçante feita de fios de tecido azul. Foi, provavelmente, uma peça de roupa sem costura. Uma abertura para a cabeça é mencionada, mas nenhuma para os braços. Talvez houvesse cortes para estes.
V.D AZUL.
33 - E nas suas bordas farás romãs de azul, e de púrpura, e de carmesim, ao redor das suas bordas; e campainhas de ouro no meio delas ao redor.
ROMÃS
(EX 28:33; 39:24; NM 13:23; 20:5; 1SM 14:2; 1RS 7:20; 2CR 3:16).
SINOS
(EX 28:33; 39:25; ZC 14:20).
34 - Uma campainha de ouro, e uma romã, outra campainha de ouro, e outra romã, haverá nas bordas do manto ao redor.
COMENTÁRIO
34. Uma campainha de ouro e uma romã Os sinos foram penduradas entre as romãs, que se dizia ter atingido setenta e dois, e o uso delas parece ter sido para anunciar ao povo quando o sumo sacerdote entrava no lugar santíssimo, que eles possam acompanhá-lo com suas orações, e também para lembrar a si mesmo para ser vestida em seu traje oficial, a ministra sem a qual era a morte.
35 - E estará sobre Arão quando ministrar, para que se ouça o seu sonido, quando entrar no santuário diante do SENHOR, e quando sair, para que não morra.
COMENTÁRIO
28.33-35 — As romãs em volta da borda eram decorativas. Os sinos tiniam à medida que o sacerdote se movia nos lugares santos. Esse som provavelmente assegurava às pessoas do lado de fora que um sacerdote estava intercedendo em favor delas.
V.D LUGAR SANTO.
36 - Também farás uma lâmina de ouro puro, e nela gravarás como as gravuras de selos: SANTIDADE AO SENHOR.
COMENTÁRIO
36-38. Plate, literalmente, uma pétala de uma flor, que parece ter sido a figura desta placa dourada, que foi amarrado com uma fita azul na frente da mitra, de modo que cada um de frente para ele podia ler a inscrição.
SANTIDADE. A palavra inclui o sentido de ser separado das preocupações diárias estar sempre pronto no servir a DEUS, preservado da concupiscência da carne, a fim de estar adorando a DEUS e espírito e em verdade. O fato de o sacerdote assim se santificar, torna-o digno de levantar as ofertas do povo no altar, pois, mesmo que o povo tivesse pecados, o sacerdote se responsabilizava por ele (ex 28:38).ASSIM as nossas orações chegam ao trono de DEUS mediante o ESPÍRITO SANTO (RM 8:26-27).ASSIM também, JESUS CRISTO atribui justiça aos seres humanos indignos (RM 5:115-19) sendo nosso SACERDOTE ETERNO (HB 7:11-19).
37 - E atá-la-ás com um cordão de azul, de modo que esteja na mitra, na frente da mitra estará.
MITRA
Ou turbantes usados pelos sacerdotes
(EX 28:4; 29:6; 39:28).
38 - E estará sobre a testa de Arão, para que Arão leve a iniquidade das coisas santas, que os filhos de Israel santificarem em todas as ofertas de suas coisas santas; e estará continuamente na sua testa, para que tenham aceitação perante o SENHOR.
COMENTÁRIO
28.36-38 — A mitra do sumo sacerdote era feita de linho branco, na qual havia fixada uma lâmina de ouro onde estavam gravadas as palavras: Santidade ao Senhor. A lâmina ficava na altura da testa do sacerdote. O significado da expressão leve a iniquidade das coisas santas parece indicar que as sagradas ofertas do povo seriam aceitas somente quando apresentadas pelas mediações do sacerdote consagrado. Essas palavras antecipavam a obra do Salvador, que carregou nossos pecados em Seu próprio corpo (1 Pe 2.24).
ACEITOS PERANTE DEUS
(EX 28:38; 2SM 24:23; JÓ 42:9; EZ 20:40; 43:27; AT 10:35; 2CO 5:9; EF 1:6).
SALVADOR
Levou os pecados de muitos
(IS 53:12; HB 9:28; 1PE 2:24; 1JO 3:5).
39 - Também farás túnica de linho fino; também farás uma mitra de linho fino; mas o cinto fará de obra de bordador.
COMENTÁRIO
Casaco de linho fino uma peça de roupa presa no pescoço, e chegando até as pessoas, com as mangas que terminam no cotovelo.
Cinto de costura um pedaço de linho fina torcido, ricamente bordada, tingida e variada. Diz-se ter sido muito longo, e sendo muitas vezes ferido em volta do corpo, ele foi preso na frente e nas extremidades penduradas para baixo, que, sendo um entrave a um sacerdote em serviço ativo, geralmente eram jogados sobre os ombros. Esta foi a peça de vestuário exterior dos sacerdotes comuns.
V.D BORDADORES.
V.D CINTO.
V.D LINHO.
COSTUREIRAS
(EX 26:36; 28:39; JZ 5:30; SL 45:14).
40 - Também farás túnicas aos filhos de Arão, e far-lhes-ás cintos; também lhes farás tiaras, para glória e ornamento.
COMENTÁRIO
OS filhos de JACÓ. NÃO tinham direito aos três objetos simbólicos, que só podiam pertencer ao SUMO SACERDOTE; a estola sacerdotal e o peitoral (ambos com as pedras que guardavam a memória sagrada dos filhos de DEUS) e a lâmina de ouro (EX 28:36), PELA qual o sacerdote declara santificadas as ofertas do povo.
41 - E vestirás com eles a Arão, teu irmão, e também seus filhos; e os ungirás e os consagrarás, e os santificarás, para que me administrem o sacerdócio.
COMENTÁRIO
28.40,41 — E vestirás [...] e os ungirás, e os consagrarás. Os ritos de consagração dos sacerdotes para executarem seu ofício são detalhados de forma completa em Êxodo 29 e 40:13-15, e em Levítico de 8 a 10.
UNGIRÁS. CONSAGRARÁS. E SANTIFICARÁS. AQUI se vê a gloriosa função dos sacerdotes. NÃO tenta usurpar os títulos e os atributos do nosso único SALVADOR (EX 28:40,mas em tudo mais o crente tem de viver como CRISTO, brilhar em suas virtudes e exercer sua autoridade neste mundo (1PE 2:5-10).A unção confirmava a bênção e a eleição de DEUS sobre um sacerdote, um profeta ou um rei. NONOVO TESTAMENTO, o próprio ESPÍRITO SANTO é a unção (AT 10:38).O sentido original de consagrar era encher a mão com oferta, e isto o crente faz oferecendo seu próprio ser em adoração e em serviço (RM 12:1).O próprio CRISTO santificou-se para se tornar SUBLIME oferta (JO 17:19); muito mais devem SEUS seguidores se santificar, para servi-lo até ao fim da vida.
UNÇÃO DE PESSOAS
Exemplos de pessoas ungidas ao serem consagradas:
(LV 8:30; 1SM 10:1; 16:13; 1RS 1:39; 19:16; 2RS 9;3; 11:12; 23:30)
CONSAGRAÇÃO
De pessoas e tarefas especiais na obra do SENHOR:
(EX 29:9; LV 8:12; NM 3:3 27:23; AT 6:6; 13:3).
42 - Faze-lhes também calções de linho, para cobrirem a carne nua; irão dos lombos até as coxas.
COMENTÁRIO
42. Calções de linho gavetas, que abrangeu o lombo e chegou a meio caminho para baixo das coxas. Eles são muito frequentes representados nas figuras egípcias.
A instrução para usar calções de linho visava proteger a nudez dos sacerdotes. Visto que a sexualidade fazia parte da adoração praticada pelos vizinhos de Israel, esse procedimento era uma manifestação da contracultura do povo de Deus.
V.D VESTES SACERDOTAIS
43 - E estarão sobre Arão e sobre seus filhos, quando entrarem na tenda da congregação, ou quando chegarem ao altar para ministrar no santuário, para que não levem iniquidade e morram; isto será estatuto perpétuo para ele e para a sua descendência depois dele.
COMENTÁRIO
Para que não levem iniquidade e morram. E difícil compreender o nível de responsabilidade que os sacerdotes tinham, na medida em que ministravam em nome do Deus vivo. Eles tinham de servir ao Senhor com o coração puro, representar o povo sem enganá-lo, e adorar sem desviar-se dos Dez Mandamentos. Falhar era sinônimo de julgamento e morte. Infelizmente, sacerdotes morreram porque fracassaram em mostrar o devido respeito pela santidade de Deus (Lv 10.1,2; 1Sm 4.17; 2Sm 6.7).
ESTATUTOS PERPÉTUOS
Dados a IARAEL
(LV 23:14,31; 24:3,9; NM 18:11; 19:21).
TABERNÁCULO
(EX 25:8; 26:1; 39:32; 40:34; LV 8:10; 16:16; NM 1:51; 2:17; 7:1; JS 18:1; 1RS 8:4; 1CR 21:29; 2CR 1:3; 5:5 24:6; HB 9:11).

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