terça-feira, 12 de abril de 2016

DEUS MANDA TRAZER OFERTAS PARA O TABERNÁCULO

DEUS MANDA TRAZER OFERTAS PARA O TABERNÁCULO
(EX 25:1-9)
1) DISSE o SENHOR a MOISÉS:
COMENTÁRIO
AQUI começam os preceitos para o culto dos israelitas a maneira simbólica de adorar dia após dia, de maneira a inculcar na mente do adorador as verdades eternas de DEUS. TENTAREI esclarecer alguns símbolos que apontam para JESUS CRISTO.
COMUNHÃO COM DEUS
ENCONTRADA em reuniões espirituais (MT 18:20).
NA comunhão dos santos (LC 24:15).
FAZ arder o coração (LC 24:32).
DEIXA sua impressão na vida (AT 4:13).
OS crentes, chamados a essa comunhão (1CO 1:9).
O testemunho, uma ajuda a essa comunhão (1JO 1:3).
RECEPTIVIDADE espiritual a condição dessa comunhão (AP 3:20).
2) FALA aos filhos de ISRAEL que me tragam oferta, de todo homem cujo coração o mover para isso, dele receberá a minha oferta.
COMENTÁRIO
Oferta. UMA parte vital da comunhão com DEUS (RM 12:11).
25.1,2 — Que me tragam [...] voluntariamente. Deus não precisa de presentes de Seu povo, mas Ele os recebia como parte de uma verdadeira adoração. Contudo, nesta passagem, o Senhor pediu aos israelitas ofertas específicas e voluntárias. Isto porque Ele almejava presentes dados livremente e de bom grado, não sob coação. Além disso, o Senhor descreveu a natureza da oferta para que Moisés pudesse cumprir o plano que Ele estava prestes a revelar.
DAR A DEUS
(EX 25:2; 35:5; NM 31:50; 2SM 8:10-11; 1CR 29:9; 15:18; ED 8:28; PV 3:9; MQ 4:13).
OFERTAS
VOLUNTÁRIAS:
(NM 15:3; 29:39; DT 12:6; 16:10; 23:23; 2CR 31:14; ED 1:4;3:5; 7:16; 8:28; SL 119:108).
3) ESTA é a oferta que recebereis deles: ouro, prata, bronze.
BRONZE
(EX 25:3;26:11; 1RS 7:14; 2RS 25:13; 2CR 12:10).
OURO
(GN 2:12; EX 12:35; 37:17; 39:15; 1RS 9:28; 22:28; 1CR 29:4; 2CR 1:15; EC 2:8; JL 3:5; SF 1:18; AG 2:8; AT 3:6; 20:33; 1PE 1:18).
PRATA
(EX 25:3; 27:11; 35:24; 36:24; 38:19).
4) ESTOFO azul, púrpura, carmesim, linho fino, pelos de cabra.
COMENTÁRIO
TIPOLOGIA BÍBLICA (SÍMBOLOS NA BÍBLIA)
TIPOLOGIA
INTRODUÇÃO
É de grande valor e necessidade, também uma bênção, quando podemos penetrar e ultrapassar os limites de nossa mente e espírito, no grande palácio de Deus, e conhecermos um pouco mais de sua ciência e filosofia, bem como, conhecer melhor do sábio construtor, através da revelação e iluminação do Espírito, como escreveu São Paulo em Romanos 11 : 33 - 36, conseqüentemente, isto nos torna capacitados ante as descobertas dos mistérios do Reino de Deus.
O QUE É TIPOLOGIA?
É o estudo das figuras e símbolos da Bíblia, com os quais Deus procura mostrar, por meio de coisas terrestres as coisas espirituais. Visto a incapacidade da mente humana de compreender as coisas divinas, nos mesmos termos encontramos no Antigo Testamento Deus falando das glórias celestiais através de coisas terrestres, ou seja, TIPOS, ou o que revelam o ANTI-TIPO.
Não se pode conhecer o ANTI-TIPO, sem antes conhecer o TIPO.
EXEMPLOS
TIPO ANTI-TIPO
Adão homem carnal Cristo homem espiritual
Enoque no carro de fogo O arrebatamento da Igreja
O Sacerdote Melquizedeque Cristo, o Sumo Sacerdote.
Davi rei de Judá Cristo, Rei dos reis
Maná no deserto Alimento espiritual
Libertação do Egito Libertação do mundo
Marcha no deserto Nossa peregrinação na terra
ESTUDO TIPOLÓGICO DO TABERNÁCULO
TABERNÁCULO
Êxodo 25 e 27
Deus mandou Moisés subir no monte Sinai e, lá ordenou-lhe que construí-se em santuário. Convém lembrar que Moisés ficou 40 dias e 40 noites para receber a planta do Tabernáculo. O Tabernáculo estava dividido internamente por uma cortina que recebeu o nome de Véu.
Esta cortina o fez em dois compartimento, o primeiro recebeu o nome de Lugar Santo, o segundo compartimento era chamado de Lugar Santíssimo ou Santo dos Santos.
Havia também a parte externa do Tabernáculo e esta parte é conhecida como Pátio ou Átrio.
Para ajudar Moisés na construção do Tabernáculo, Deus escolheu dois homens, Besaleel para trabalhar com madeira, couro, prata, bronze, e na lapidação de pedras preciosas e Aoliabe para trabalhar com as cortinas, bordados, com linho e na confecção das roupas do Sumo Sacerdote e nas coberturas exteriores do Tabernáculo.
Significa lugar de habitação ou seja o lugar onde Deus iria se manifestar aos homens.
NOMES DADOS AO TABERNÁCULO
SANTUÁRIO Lugar Santo Ex. 25 : 8
HABITAÇÃO Morada Ex. 25 : 8
TENDA Lugar móvel Ex. 40 : 2
CASA DE DEUS Lugar de Deus Jz. 18 : 31
SANTUÁRIO TERRESTRE Lugar de cerimônias Heb. 9 : 1
O TABERNÁCULO COMO TIPO DE CRISTO
É o lugar onde Deus se encontra com o pecador Ex. 25 : 22
É o lugar onde Deus se revela ao pecador Ex. 29 : 43
É o lugar onde Deus habita com o pecador Ex. 25 : 8
É o lugar onde Deus fala com o pecador Ex. 29 : 45
É o lugar onde Deus recebe o pecador Lev. 1 : 4
É o lugar onde Deus perdoa o pecador Lev. 4 : 20
É o lugar onde Deus recebe a oferta do pecador Ex.23 : 15
O ÁTRIO Êxodo 27 : 9 - 19
Também conhecido como pátio. Esta área media aproximadamente 50 mts. de comprimento por aproximadamente 25 mts. de largura, contornada por uma cerca de 2,5 mts. de altura com 60 colunas erguidas a cada 2,5 mts. Esta cerca era coberta por cortinas de linho retorcido e com uma única entrada de aproximadamente 10 mts. com 4 colunas erguidas a cada 2,5 mts. e dentro deste espaço encontrava-se o Tabernáculo.
O SIGNIFICADO DO ÁTRIO
AS CORTINAS Essas cortinas eram confeccionadas em linho retorcido simbolizando o sacrifício de Cristo no calvário para nos separar do mundo
A CERCA Esta cerca tinha aproximadamente 2,5 mts. de altura o que impedia a visão do externa
AS COLUNAS Estas colunas eram de metal para sustentação das cortinas simbolizando o juízo de Deus sobre seu filho
OS GANCHOS As cortinas não podiam firmar-se sem os ganchos. Da mesma forma o cristianismo jamais poderia existir sem a expiação e a redenção feita por Jesus.
A ENTRADA Êxodo 27 : 16
Havia uma única entrada para o Átrio de 10 mts. onde encontramos 4 colunas. Esta entrada tinha uma cobertura com as seguintes cortinas : Linho retorcido, Estofo azul, Púrpura e Carmezim.
SIGNIFICADO DA ENTRADA
ÚNICA ENTRADA Jesus Cristo é o único meio de Salvação.
10 METROS Simboliza entrada ampla para todos, onde não há dificuldades para entrar.
4 COLUNAS Simbolizam os 4 evangelhos.
LINHO RETORCIDO Simboliza o sofrimento de Cristo. Sua perfeição, pureza e santidade.
ESTOFO AZUL Representa a divindade de Cristo.
PÚRPURA Representa o Cristo e sua realeza como soberano Rei e Senhor.
CARMESIM Tipifica o sangue de Cristo vertido no calvário e sua capacidade para salvar do poder do pecado pois Seu sangue nos purifica de todo o pecado
O ALTAR DE SACRIFÍCIO Êxodo 27 : 1 - 8
Este era o primeiro móvel encontrado logo após a entrada para o Átrio, feito de madeira de acácia revestida de bronze. As sua 4 pontas era feita em uma única peça e também recoberta de bronze, seus utensílios para recolher e espalhar as brasas ou seja as pás, as bacias, os garfos, os braseiros e os vasos foram feitos em bronze.
Este móvel tinha 2,5 mts. de comprimento por 2,5 mts. de largura e 1,5 mts. de altura, possuía uma grelha ou rede de bronze com 4 argolas e varais de madeira de acácia revestidos de bronze para poder transportá-lo.
O SIGNIFICADO DO ALTAR DE SACRIFÍCIO
O altar de sacrifício era uma figura da cruz de Cristo, local onde animais eram sacrificados em favor dos homens. Local onde o pecador se aproximava de Deus.
MADEIRA DE ACÁCIA Simboliza a origem humilde de Cristo, porém resistente.
BRONZE Material resistente ao fogo, demonstrando que Jesus resistiu a justiça de Deus.
4 PONTAS DE BRONZE Representa poder e autoridade. Em Mateus 4:1-8 Jesus vence Satanás com autoridade e também um lugar de refúgio. I Reis 1:50-51.
OS 4 LADOS IGUAIS Simboliza que no sacrifício de Cristo não há diferenciação.
ALTURA DE 1,5 MTS. Todos podem Ter acesso ao Altar.
1º MÓVEL Para Ter um encontro com Deus, primeiro tem-se que passar por Cristo.
UTENSÍLIOS Serviam para limpar o Altar, ou seja, melhorar o aspecto do Altar. Manter o fogo aceso espiritualmente.
AS BRASAS É o fogo consumidor, a manifestação de Deus. Símbolo do sacrifício queimado e aceito. Lv.9:23-24.
CINZA Representa os pecados perdoados e consumidos pelo fogo espiritual.
O LAVATÓRIO DE BRONZE Êxodo 30: 17 - 21
Conhecida também como Pia de Bronze, era feita de bronze e foi usado espelhos de metal das mulheres, ficava no Átrio, entre o Altar de Sacrifício e o Tabernáculo. Pouco se sabe sobre seu formato, sabe-se apenas que era uma bacia, colocada sobre um pedestal também de bronze.
Esta Pia só poderia ser usada pelo Sumo Sacerdote e os Sacerdotes quando entrassem na Tenda, ou quando chegassem ao Altar para ministrar, na ocasião da consagração deveriam tomar banho completo. Este ato impediria que eles morressem em serviço.
Não é estipulada uma medida para este móvel, e não há indicação de argolas e varais para transporte e não era coberto durante o seu transporte.
O SIGNIFICADO DO LAVATÓRIO
ÁGUA Simboliza a Palavra de Deus que nos purifica de todo o pecado.
BANHO COMPLETO Simboliza e regeneração completa em Cristo. Heb. 12 ; 14
MÃO E PÉS Representam um trabalho sincero, limpo e um andar de acordo com a Palavra de Deus.
ESPELHOS Tipifica a revelação de Deus para nós, mostra-nos as falhas e demonstra as virtudes.
SEM MEDIDA Representa a graça ilimitada, fonte de Palavra inesgotável.
NÃO ERA COBERTA Simbolizando que a Palavra de Deus não é secreta mas está revelada a todos.
APÓS O ALTAR A Palavra de Deus só terá sentido quando o homem passar pelo Altar de Sacrifício que é Cristo
FORA DA TENDA Para Ter acesso ao conhecimento das coisas divinas, tem-se que passar pela lavagem da Palavra de Deus.
A TENDA Êxodo 26 : 1 - 30
Era como uma caixa de 15 mts. de comprimento, 5 mts de largura e 5 mts. de altura. Construída com 48 tábuas de 75 cms. Sendo 20 tábuas em cada lado e 8 nos fundos. Para cada tábua existiam 2 bases de prata, portanto 96 bases foram usadas em todo o Tabernáculo, ainda foram feitos 15 travessas de madeira e 1 travessão central para fixação das tábuas, tanto as tábuas, as travessas e o travessão eram cobertos de ouro.
A entrada possuía 5 colunas de madeira de acácia cobertas de ouro com 5 bases de prata e colchetes de ouro para fixação do cortinado de linho fino retorcido, azul, púrpura e carmesim.
10 cortinas de linho fino retorcido, azul, púrpura e carmesim com querubins bordados. Cada cortina tinha 14 m. de comprimento por 2 m. de largura, ligadas em grupos de 5 cortinas através de 50 colchetes de ouro
11 cortinas de peles de cabras, com 15 mts. de comprimento por 2 mts. de largura, ligadas em grupos de 5 e 6 cortinas através de 50 colchetes de bronze sendo que a 6ª cortina pendia na frente da Tenda. 2 cortinados de peles de carneiro e peles de animais marinho.
O SIGNIFICADO DA TENDA
LINHO FINO RETORCIDO Ficava debaixo de todas as outras cortinas, ou seja, era o teto da Tenda, representando a humanidade de Jesus, Sua pureza, perfeição e sofrimento.
AZUL Demonstrava um Cristo celestial, Sua natureza divina e a infinitude das bênçãos celestiais.
PÚRPURA Representa a realeza de Cristo e seu Senhorio.
CARMESIM Tipifica o sangue de Cristo vertido no calvário e sua capacidade para salvar do poder do pecado, pois Seu sangue nos purifica de todo o pecado.
PELE DE CABRAS Animal utilizado para oferta pelo pecado, simbolizando a morte expiatória de Cristo para remoção dos pecados.
PELES DE CARNEIROS Pintada de vermelho representa o cordeiro que foi levado ao matadouro. Não era vista por ninguém.
PELES DE ANIMAIS MARINHO Era a peça que ficava exteriormente, cobrindo as demais. Não tinha beleza, era de cor acinzentada e escondia ainda a beleza do Tabernáculo. Isaías 53:2-3. Era a cortina mais resistente às intempéries.
CORTINA Fala de proteção contra o sol, chuva e tempestade de areia. A proteção divina está relacionada ao poderio dos querubins ( anjos ), nos livra do poder do pecado e da ira futura.
A VISÃO EXTERNA Do lado de fora do Átrio não era possível ver a parte interior a não ser o lado externo da Tenda. Símbolo da aparência da Igreja.
OS QUERUBINS Representam a glória do Senhor dentro da Tenda, a visão das coisas espirituais.
OS COLCHETES Assim como os colchetes uniam as cortinas, fica aqui representado pelo Espírito Santo que faz a união entre Cristo e a Igreja, também demonstra a união entre os cristãos.
O LUGAR SANTO
No Lugar Santo o acesso era restrito, somente o Sumo Sacerdote e o Sacerdote tinham permissão para entrar, era um local de 10 mts. de comprimento, ao lado direto de quem entrava, ficava a Mesa da Proposição ou dos Pães Asmos, do lado esquerdo ficava o Castiçal de ouro também conhecido como Candelabro, ao centro e em frente à entrada do Lugar Santíssimo ou Santo dos Santos ficava o Altar de Incenso.
O SIGNIFICADO DO LUGAR SANTO
ACESSO RESTRITO Somente para os que passaram pelo sacrifício de Cristo e lavaram-se no Lavatório pela Palavra de Deus.
LOCAL DA MESA Representa o sustento espiritual.
LOCAL DO CASTIÇAL Representa a luz do Espírito Santo.
LOCAL DO INCENSÁRIO Símbolo da adoração sincera, local onde Deus recebe as nossas orações.
A MESA Êxodo 25: 23 - 30
Construída em madeira de acácia com 1 mt. de comprimento por 75 cms. de altura e 75 cms. de largura, toda recoberta com ouro puro, possuía ainda uma moldura lateral na largura de uma mão e uma coroa de ouro em sua volta. Foram fixadas 4 argolas próximas aos pés para colocação dos varais de transportes.
Também foram feitos pratos para os pães asmos e as taças de ouro. Os pães eram colocados nos pratos em duas pilhas de 6 pães cada uma.
O SIGNIFICADO DA MESA
A MESA Tipifica Cristo que sustenta com alimentação espiritual.
MOLDURA Para evitar que os pães caíssem no chão.
PÃO DA PROPOSIÇÃO Pão da face ou da presença, o alimento espiritual, (Eu sou o pão da vida ) é o alimento universal. Não havia outro tipo de alimentação e não podia ser comido fora da Tenda. Estes pães eram comidos no dia de Sábado o dia do Senhor.
2 PILHAS DE PÃES Simbolizam a união entre Cristo e a Igreja, também a união entre os irmãos.
O CASTIÇAL Êxodo 25 : 31 - 40
O Castiçal foi feito de ouro puro e não é mencionado seu tamanho, somente que pesava em torno de 44 Kgs., tinha uma base como sustento da coluna central, esta coluna tinha 6 hastes, sendo 3 de cada lado, contendo copos, maçãs e umas flores, em suas extremidades ficavam as lâmpadas em formas de amêndoas.
O Sacerdote cuidava para que o Castiçal permanecesse sempre aceso ( Ex. 27:20 ), não podia deixar o azeite se acabar, portanto duas vezes ao dia ele provia o óleo e cuidava dos pavios com o espevitador de ouro.
Suas hastes eram ocas para permitir que o azeite colocado na coluna central tivesse o mesmo nível em todas as hastes e assim todas as lâmpadas fossem acesas. Este era o único meio de iluminação no Lugar Santo.
O SIGNIFICADO DO CASTIÇAL
O CASTIÇAL Representa a Igreja que brilha nas trevas. Cristo disse "vós sois a luz do mundo" Mat. 5 : 14
SEM MEDIDA A luz gerada não tem limite.
COLUNA CENTRAL Representa Cristo por onde flui o Espírito Santo
HASTES LATERAIS Simbolizam os Cristãos ligados a Cristo.
MAÇÃS Representam os frutos gerados através de nossas vidas.
FLORES Representam os dons espirituais que recebemos para usá-los na obra de Deus.
O AZEITE Símbolo do Espírito Santo. Sal. 92: 10 a azeitona era espremida para que produzisse o azeite. Jesus Cristo passou por este processo para que hoje pudéssemos receber o Espírito Santo.
AS LÂMPADAS A sua uniformidade representa a união entre todos os membros do corpo de Cristo.
O FOGO Representa a luz que existe em cada um. Esta luz era igual em todas as hastes.
SEMPRE ACESO Era da responsabilidade do Sacerdote manter o fogo aceso, portanto nós também devemos manter em nossas vidas o Espírito Santo sempre atuante.
PAVIOS Estavam sempre limpos para produzir um fogo perfeito, sem fumaça ou borrões.
ESPEVITADOR Símbolo do Espírito Santo que mantém os pavios em condições de estar acesos.
HASTES OCAS Em hipóteses alguma as hastes poderiam ficar obstruídas, ou seja, o Espírito Santo deve Ter livre acesso as nossas vidas.
O ALTAR DE INCENSO Êxodo 30: 1 - 10
Conhecido também como Altar de Ouro media 1/2 MT. De comprimento e 1/2 MT. De largura por 1 MT. De altura, foi feito em madeira de acácia e revestida em chapas de ouro. O Altar tinha pontas de ouro e duas argolas também de ouro para colocar os varais de transporte de madeira e revestido de ouro. Este Altar ficava em frente a entrada do Lugar santíssimo.
Sobre o Altar queimava-se o Incenso Sagrado, Arão estava incumbido de queimar sobre ele todas as manhãs e a tarde quando fosse acender o castiçal com o fogo do Altar de Sacrifício. Deus não aceitava sobre ele incenso estranho, nem holocausto e nem ofertas, pois o Incenso significa adoração e intercessão. O Incenso utilizado neste Altar continha elementos raríssimo de ser encontrado e de preço elevado. ( Estoraque, Onicha, Galbano e Franquincenso ) Êxodo 30:34-38.
Esta composição passava por um processo de secagem antes do uso e não podia ser utilizada para outra finalidade a não ser no Altar de Ouro.
O SIGNIFICADO DO ALTAR DE INCENSO
ALTAR Local de adoração
INCENSO Simboliza o cheiro agradável das orações realizadas e inspiradas pelo Espírito Santo.
TODAS AS MANHÃS Demonstra que todo o dia deveu chegar-se a Deus através da oração e adoração.
SOMENTE INCENSO Significa que devemos reservar para Deus um momento de adoração
INCENSO RARO A Bíblia revela que Deus procura os verdadeiros adoradores que o adorem em espírito e em verdade.
ESTORAQUE Substância tirada de uma árvore que existe nas montanhas de Gileade. Era uma substância que saía sem incisão. Símbolo da Oração, Adoração e Louvor espontâneo.
ONICHA Era extraído de um caranguejo que tem no fundo do Mar Vermelho. A verdadeira Adoração emana do profundo dos nossos corações.
GALBANO Era produzido de folhas de um arbusto da Síria, que esmagada produzia uma seiva. Devemos oferecer uma Adoração com um coração quebrantado.
FRANQUINCENSO Era uma resina obtida de uma pequena árvore, por incisão, de onde saía lentamente durante a noite. Representa a fragrância do sofrimento de Cristo e do nosso esforço em adorá-lo.
O VÉU DO TABERNÁCULO Êxodo 26: 31 - 37
O véu dividia a Tenda em dois compartimentos, o Lugar Santo do Lugar Santíssimo, este véu também era conhecido como Grande Véu. A passagem por este Véu era proibida a não ser no dia da expiação do Povo de Israel. O Véu era tão espesso e tão fortemente costurado que precisaria 10 homens para poder rasgá-lo.
Deus mandou fazer Véu de Estofo Azul, púrpura, carmesim e linho fino retorcido com querubins bordados.
Este Véu foi colocado sobre 4 colunas de madeira de acácia coberta de ouro cujas bases eram de prata e era ligado ao teto por colchetes de ouro.
O SIGNIFICADO DO VÉU
LINHO RETORCIDO Representando a humanidade de Jesus, sua pureza, perfeição e sofrimento
AZUL Demonstra um Cristo celestial, sua natureza divina e a infinitude das bêncãos celestiais.
PÚRPURA Representa a realeza de Cristo e seu senhorio.
CARMESIM Tipifica o sangue de Cristo vertido no calvário e sua capacidade para salvar do poder do pecado pois seu sangue nos purifica de todo o pecado.
ENTRADA PROIBIDA Cristo abriu o caminho para o céu. Este véu fora rasgado por Deus quando da crucificação de Jesus Cristo no calvário. Lucas 23: 45, Mateus 27 : 50-51
O LUGAR SANTÍSSIMO
No Lugar Santo ou Santo dos Santos o acesso era restrito, somente o Sumo Sacerdote tinha permissão para entrar uma única vez ao ano no dia da expiação, levando sangue do sacrifício e aspergindo-o sobre Propiciatório, era um local de 5 mts. de comprimento, onde ficava a Arca da Aliança com a tampa chamada Propiciatório e seus Querubins de ouro, e dentro encontrava-se : O pote de Maná, As Tábuas da Lei e a Vara de Arão,
A ARCA DA ALIANÇA Êxodo 25: 10 - 16
Conhecida também como Arca do Concerto media 1,25 mts. De comprimento e 75 cm. de altura e 75 cms de largura, foi feito de madeira da acácia e revestida em ouro por dentro e por fora. A Arca possuía também 4 argolas de ouro para colocar os varais de transporte de madeira e revestido de ouro. Durante as mudanças a Arca ia adiante do povo.
O SIGNIFICADO DA ARCA DO CONCERTO
REVESTIDA DE OURO Representa a glória de Deus sendo manifestada. Simbolizava também o Trono de Deus onde havemos de comparecer.
AS TÁBUAS DA LEI Neste lugar nunca mais se quebraram, demonstrando que Deus vela pela sua palavra.
O POTE DE MANÁ Simboliza o alimento inesgotável que provem de Deus e não se deteriora com o tempo.
A VARA DE ARÃO Simboliza o ornamento de uma nova vida, e que jamais murchará. Tipifica também um ministério frutífero.
O PROPICIATÓRIO Êxodo 25 : 17 - 22
O Propiciatório como já mencionamos, era a tampa da Arca. Esta peça fora fabricada em ouro maciço batido em bigorna onde nas suas extremidades estavam dois Querubins com as suas asas por cima cobrindo assim o Propiciatório, estes estavam com as suas faces defronte porém voltadas para o Propiciatório. Uma vez ao ano o Sumo Sacerdote aspergia com sangue do sacrifício o Propiciatório.
O SIGNIFICADO DO PROPICIATÓRIO
PROPICIATÓRIO Demonstrava que o lugar era propício ao homem que se arrepende.
OURO MACIÇO Tipifica a pureza e valor do sacrifício de Cristo. E representa também a sua realeza.
QUERUBINS Representavam a presença de Deus.
ASPERSÃO Simboliza o sangue de Jesus que foi aspergido uma única vez pelos nossos pecados.
Disse Jesus “Eu sou o caminho a Verdade e a Vida "
O SACERDOTE Êxodo 28 : 1 - 43
Deus nomeou Arão e seus filhos para servirem no sacerdócio onde Arão seria consagrado a Sumo Sacerdote e seus filhos a Sacerdotes. Os levitas, por seu zelo espiritual foram escolhidos para auxiliarem no sacerdócio mais especialmente nos transportes dos móveis e utensílios do Tabernáculo.
As funções dos Sacerdotes eram servir como mediadores entre o povo e Deus, consultar a Deus sobre sua vontade, ser como mestres da lei e ministrar as coisas sagradas do Tabernáculo. O Sumo Sacerdote era ainda mais importante pois somente ele podia entrar no Lugar Santíssimo. Somente ele usava o peitoral com os nomes das tribos e de consultar a Deus por meio de Urim e Tumim.
Para ser consagrado ao Sacerdócio era necessário que o homem não tivesse nenhum defeito físico, devia casar-se com uma mulher exemplar, não podia contaminar-se com os costumes pagãos e nem tocar em cosias imundas.
O SIGNIFICADO DO SACERDOTE
SACERDOTE Representa que somos mediadores, intercessores, conhecedor da vontade de Deus e transmissor da mesma.
SUMO SACERDOTE Representa Cristo, aquele que entrou uma vez, por todos nós.
OS LEVITAS Símbolo daqueles que são escolhidos para serviços especiais na obra de Deus.
URIM E TUMIM Representa a vontade de Deus, que deve ser levada sempre conosco.
DEFEITOS FÍSICOS Símbolo do pecado que dificulta ao homem se aproximar de Deus
AS VESTES SACERDOTAIS E SEU SIGNIFICADO Êxodo 39 : 1 - 31
Eram confeccionadas de linho fino e era obra primorosa. Todo Sacerdote devia usar.
TÚNICA BRANCA Era a primeira a ser colocada. Representando o dever de uma vida santa e pura.
UM CINTO Este era amarrado sobre a Túnica. Representa o serviço realizado com sinceridade e pureza
UMA MITRA Era feita de linho fino e enrolado ao redor da cabeça de Arão em forma de um turbante, na parte da frente era colocada uma fita azul onde era fixada uma lâmina de ouro puro na qual foi gravada "Santidade ao Senhor" Significa obediência e assim refletir como a lâmina a glória de Deus.
O MANTO AZUL Era feito de estofo azul. Era uma só peça de cima abaixo. Em cima havia uma abertura para a cabeça e que ia até abaixo dos joelhos, as orlas do manto eram adornadas com campainhas de ouro e romãs que se alternavam para sinalizar seus movimentos. Simbolizavam as coisas celestiais e de uma vida frutífera representada pelas romãs e de testemunhos de vida abundante e os dons espirituais representados pelas campainhas.
O ÉFODE Era a vestimenta exterior e sem manga, uma espécie de colete ligado por um cinto e ombreiras, feito de fios de ouro, estofo azul, púrpura, carmesim e linho fino. Duas pedras sardônicas eram colocadas sobre as ombreiras, cada pedra tinha gravado 6 nomes das tribos de Israel. Era uma vestimenta reluzente e gloriosa. Representa a natureza espiritual do cristão. Também representam as duas naturezas de Cristo.
O PEITORAL Tinha aproximadamente 20 cm. e era ligado ao Éfode, era uma espécie de saco também feito de fios de ouro, estofo azul, púrpura, carmesim e linho fino, na frente havia 12 pedras em quatro fileiras e de diferentes valores, e em cada pedra estava gravado o nome de uma tribo, dentro fora colocado o Urim e o Tumim que significa Luzes e Perfeições que servia para consultar a Deus sobre sua vontade.
Este era colocado na frente do Éfode, seguro com correntes de ouro que pareciam cordas presas nos ombros por duas pedras de igual valor. Na parte inferior havia duas argolas de ouro onde uma fita azul ligava o peitoral com duas outras argolas de ouro no próprio Éfode.
Simboliza Israel e a Igreja que é conduzida pelo Senhor. Esta peça sustentada pelos ombros demonstra como Cristo conquistou a Igreja. Revela também a beleza inigualável da Igreja apoiada no peito de Jesus, ou seja, no seu coração. Quando estamos nesta condição podemos saber a vontade de Deus. Como salvos somos todos iguais, porém com dons diferentes e uns mais próximos ao coração.
RESUMO DO ESTUDO DAS VESTES SACERDOTAIS
TÚNICA DE LINHO O Imaculado
CINTO DE LINHO O Servo
MANTO O Celestial
ÉFODE Cristo e sua glória
AS PEDRAS NOS OMBROS Aquele que fortalece
PEITORAL O Amoroso
MITRA O Obediente
A LÂMINA DE OURO A Presença de Deus
ESCARLATE
(EX 25:4; LV 14:4; NM 4:8; JS 2:18; 2SM 1:24; PV 31:21; IS 1:18; MT 27:28; AP 17:3).
PÊLO DE CABRA
(EX 25:4; 26:7; 35:6; 36:14; NM 31:20).
PÚRPURA
Usada nos tabernáculos
(EX 25:4; 28:5; NM 4:13).
5) PELES de carneiros tintas de vermelho, peles de animais marinhos, Madeira de acácia.
TINTUREIROS
(EX 25:5; 26:14).
ACÁCIA
Madeira de acácia usada na construção do tabernáculo
(EX 25:5,10; 26:15; 30:1; 36:20; 37:1,10).
6) AZEITE para a luz, especiarias para o óleo da unção e para o incenso aromático.
COMENTÁRIO
INCENSO. RELACIONADO com as orações (AP 8:3-4).
AZEITE
Para lâmpadas:
(EX 27:20; LV 24:2; MT 25:3).
AZEITE
Para ungir
(EX 29:7; 30:25; 37:29; 1SM 10:1; SL 133:2).
INCENSO
Queimado durante a adoração:
(EX 30:1,7; LV 10:1; NM 16:35,46; EZ 8:11; ML 1:11; LC 1:10; AP 8:3).
7) PEDRAS ônix, e pedras de engaste, para a estola e para o peitoral.
COMENTÁRIO
25.3-7 — A lista fornecida pelo Senhor a Moisés continha itens e materiais de grande valor, entre eles o cobre, comumente usado nesse período. A larga utilização do ferro só aconteceria séculos depois. Tais presentes deveriam ser dados a Deus pelo povo para expressar seu desejo de adorá-lo em espírito e em verdade.
ESTOLA
Vestimenta do sacerdote oficiante
(EX 28:4,25; 39:2,22; JZ 8:27; 17:5; 18:14; 1SM 2:18; 23:9; 30:7; 2SM 6:14; OS 3:4).
ESTOLA
PEITORAL SACERDOTAL
(EX 25:7; 28:15; 35:9; LV 8:8).
8) E me farão um santuário, para que eu habite no meio deles.
COMENTÁRIO
HABITAR. O propósito real de qualquer santuário é a comunhão com DEUS. OS objetos visíveis são símbolos para nos ensinar a adorar a DEUS em espírito e em verdade, como JESUS nos ensinou.
25.8 — Santuário significa lugar santo (hb. migdash). Assim como o solo se tornou sagrado por causa da presença divina na sarça em chamas (Êx 3.5), o santuário também seria sagrado (migdash está relacionado com a palavra que no hebraico significa ser sagrado, qadash) por causa da presença de Deus protegendo a estrutura e os seus símbolos e habitando no meio deles. O Senhor, cuja verdadeira morada é o céu, queria que fosse erguido um lugar que representasse Sua santidade entre os israelitas. Assim, o templo é uma notável condescendência da graça de Deus. Ele, que habita genuinamente as alturas celestes, almejou a criação de uma estrutura que servisse de centro simbólico de Sua presença entre os hebreus. Neste sentido, a forma verbal habitará está associada ao verbo no hebraico do qual deriva a palavra shekinah, que indica o esplendor, a glória e a presença de Deus residindo entre Seu povo.
TABERNÁCULO
(EX 25:8; 26:1; 39:32; 40:34; LV 8:10; 16:16; NM 1:51; 2:17; 7:1; JS 18:1; 1RS 8:4; 1CR 21:29; 2CR 1:3; 5:5; 24:6; HB 9:11).
9) CONFORME tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernáculo, e para modelo de todos os seus móveis, assim mesmo o fareis.
COMENTÁRIO
25.9 — O modelo sugere que há uma realidade no céu com a qual o tabernáculo terreno deveria assemelhar-se (Êx 25.40;26.30;27.8; At 7.44; Hb 8.5).
PLANO DIVINO
Do tabernáculo e do templo:
(EX 25:40; 26:30; 27:8; NM 8;4; 1CR 28:12,19; AT 7:44; HB 8:5).
O PROPICIATÓRIO
(EX 25:17-22)
17) FARÁS também um propiciatório de ouro puro; de dois côvados e meio será o seu comprimento, e a largura, de um côvado e meio.
COMENTÁRIO
Propiciatório era uma tampa feita de ouro maciço (1.15 m por 70 cm) que era colocada em cima da Arca da Aliança no Tabernáculo. Era ali, onde o sangue do sacrifício era derramado, que Deus se encontrava com o homem, representado pelo some-sacerdote no Velho Testamento - “E ali virei a ti”; Lv 16.2 Ex 25.22. A palavra hebraica traduzida “Propiciatória” significa "o lugar onde a propiciarão é feita". Propiciarão significa apaziguar ou aplacar a ira alguém irado. Deus estava irado por causa dos nossos pecados, mas o sangue do sacrifício ali derramado aplacava a Sua ira, permitindo que o homem, representado no sumo-sacerdote, se encontrasse com Ele. Cristo tornou-se a propiciarão ou propiciatório pelos nossos pecados na cruz do Calvário (Romanos 3:25, I João 4:10).
Uma vez por ano o sumo sacerdote entrava no Santo dos Santos e aspergia o sangue de sacrifícios no Propiciatório (Levítico 16:1-15). Isto foi um prenúncio da obra redentora de Cristo (Hebreus 9:1-8, 12, 24). O Seu sangue possibilitou que o Pai perdoasse os nossos pecados (Efésios 1:7). O publicano em Lucas 18:13 orou por misericórdia. A palavra grega utilizada para misericórdia poderia ser traduzida como "propício" ou "propiciatório".
A palavra propiciatório também significa cobertura (da ira). O "propiciatório" era a sólida placa de ouro usada para cobrir a arca na qual estavam as tábuas da lei (Êxcdo 25.17-22). A lei, que acusava os homens de serem pecadores, estava escondida pelo propiciatório. Essa era uma ilustração de como Jesus Cristo, pela Sua morte, escondeu a lei de Deus, de modo que ela não pode acusar nenhum daqueles que crêem nEle.
Há três passagens no Novo Testamento que falam do propiciatório de ouro fino sobre o qual Deus habitava no Tabernáculo. A consideração destas três referências é muito esclarecedora. A primeira referência é RO 3.25-26, “Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no Seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que Ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.” A segunda referência é I Jo 2.2 que diz de Cristo, “E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.” A terceira passagem é I Jo 4.10 que diz, “Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que Ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados.” Resumindo as três passagens aprendemos: Cristo é o propiciador (intercessor, aquele que aplaca a ira, que apazigua) para o pecador ser tornado “propício” (ou, tornado favorável) a Deus, e, pelo sangue de Cristo Deus é feito “propício”, ou seja, tornado favorável para com o pecador. Cristo, sendo o nosso substituto, assumindo os nossos pecados, expiando-se pela nossa culpa “cobriu” todos aqueles que se arrependem e crêem n’Ele pela fé. Por Cristo ser a propiciação dos nossos pecados a ira de Deus contra nós é eliminada ou aplacada.
PROPICIATÓRIO. O lugar do perdão de DEUS aponta para CRISTO (RM 3:25).
PROPICIATÓRIO
Ou cobertura da expiação
(EX 25:17,22; 26:34; 30:6; LV 16:2; NM 7:89).
18) FARÁS dois querubins de ouro batido nas duas extremidades do propiciatório.
COMENTÁRIO
QUERUBINS
Querubim é um anjo considerado como mensageiro de Deus e símbolo da justiça divina. De acordo com a ordem angelical, os querubins integram a primeira hierarquia, classificados logo abaixo dos serafins.
Os querubins são mencionados em diversas passagens bíblicas. Em uma das visões divinas relatadas pelo profeta Ezequiel, é feita uma descrição dos querubins no primeiro capítulo do seu livro:
E do meio dela saía à semelhança de quatro seres vivente. E esta era a sua aparência: tinham a semelhança de homem; cada um tinha quatro rostos, como também cada um deles quatro asas. E as suas pernas eram retas; e as plantas dos seus pés como a planta do pé dum bezerro; e luziam como o brilho de bronze polido. E tinham mãos de homem debaixo das suas asas, aos quatro lados; e todos quatro tinham seus rostos e suas asas assim: uniam-se as suas asas uma à outra; eles não se viravam quando andavam; cada qual andava para adiante de si; e a semelhança dos seus rostos era como o rosto de homem.
Popularmente um querubim é designado por uma pintura ou uma escultura de um anjo que possui corpo de criança.
IMAGENS DE QUERUBINS
(EX 25:18; 37:9;NM 7:89; 1SM 4:4; 1RS 6:35; 2CR 3:11; SL 80:1; 99:1; HB 9:5)
19) FARÁS um querubim numa extremidade e o outro na outra extremidade, de uma só peça com o propiciatório fareis os querubins nas duas extremidades dele.
QUERUBIM
(EX 25:19; 1RS 6:25; EZ 9:3; 10:7; 28:14).
20) OS querubins estenderão as suas asas por cima, cobrindo com elas o propiciatório.ESTARÃO eles com o rosto voltado um para o outro, o rosto dos querubins estará voltado para o propiciatório.
COMENTÁRIO
25.18-20 — Dois querubins. As únicas imagens permitidas por Deus foram essas duas belas representações artísticas de seres misteriosos e angelicais. O querubim (hb. kerub) provavelmente era uma criatura que tinha corpo de leão, rosto de homem e asas de um grande pássaro. Outras culturas antigas tinham modelos similares. Exemplos de querubins adornados também foram bordados na tapeçaria das cortinas do tabernáculo (Êx 26.1). Suas asas se estendiam para cima, cobrindo e sombreando a tampa. Suas faces tinham o olhar voltado para baixo, fixo na misericórdia do propiciatório.
21) PORÁS o propiciatório em cima da arca, e dentro dela porás o testemunho que eu te darei.
TÁBUAS DE PEDRA
Sobre as quais foi escrito o DECÁLOGO:
(EX 24:12; 31:18; 32:15; 34:1; DT 10:5; 1RS 8:9; HB 9:4;
22) ALI virei a ti, e, de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins que estão sobre a arca do testemunho, falarei contigo acerca de tudo o que eu te ordenar para os filhos de ISRAEL.
COMENTÁRIO
25.21,22 — O Senhor prometeu a Moisés que se encontraria com ele em cima do propiciatório. A palavra usada para falar desse encontro é virei que carrega um significado específico: encontrar-se em um lugar determinado. O Senhor também encontraria Moisés na tenda da congregação (Êx 29.42,43;30.36). Algumas pessoas defendem a ideia de que o propiciatório e os querubins se arranjavam de modo a formar uma espécie de trono para o Senhor, com as asas dos anjos estendidas produzindo um extraordinário assento para Ele, ou talvez uma espécie de escabelo (1 Cr 28.2).
COMUNHÃO
De MOISÉS com DEUS:
(EX 19:3,20; 20:21; 24:2; 25:22; 31:18; 33:9; LV 1:1)
V.D PROPICIATÓRIO.
A MESA
(EX 25:23-30)
23) TAMBÉM farás a mesa de madeira de acácia; terá o cumprimento de dois côvados, a largura, de um côvado, e a altura de um côvado e meio.
COMENTÁRIO
25:23-30 . Tabela para o Pão da Presença A mesa (ver 37:10-16) é um dos três itens no Lugar Santo (ver 40:4-5); como todos os itens, suas peças são para ser coberto com ouro (25:24-26, 28) ou feito dele (v. 29; ver ilustração). O pão da Presença consistia de 12 pães planas de pão, simbolizando as 12 tribos de Israel (Lev. 24:5-9). De frente para o candelabro, que gostaram da luz perpétua da bênção divina.
A MESA. ERA para os pães (EX 25:30), e simboliza a mesa de CRISTO na qual participamos do PÃO da VIDA, e SUA CARNE e SUA PALAVRA.
ACÁCIA
Usada na construção do tabernáculo
(EX 25:5, 10; 26:15; 30:1; 36:20; 37:1,10).
MESA
Dos pães da proposição usada no tabernáculo:
(EX 25:23; 31:8; 37:10; 40:22; NM 3:31; 2CR 13:11; HB 9:2).
24) DE ouro puro a cobrirás, e lhe farás uma moldura de ouro ao redor.
COMENTÁRIO
24. coroa a moldagem ou aro ornamental, que é pensado para ter sido levantada acima do nível do lençol, para evitar qualquer coisa de cair.
25)TAMBÉM lhe farás ao redor uma guarnição de quatro dedos de largura, e ao redor da guarnição farás uma moldura de ouro.
COMENTÁRIO
25.24,25 — Da mesma forma que a arca, a mesa deveria ser coberta com ouro e possuir uma moldura de ouro decorativa (v. 11). A borda era um elemento embelezador e também impedia que os objetos em cima da mesa fossem desarrumados.
PALMO
Medida:
(EZ 43:13).
26) TAMBÉM lhe farás quatro argolas de ouro, e porás as argolas nos quatro cantos, que estarão sobre os quatro pés.
27) JUNTO da guarnição estarão as argolas, como lugares para os varais,para se levar a mesa.
28) FARÁS estes varais de madeira de acácia, e os cobrirás de ouro, e levar-se-á por meio deles a mesa.
COMENTÁRIO
25.26-28 — A mesa deveria ter argolas e varas para que pudesse ser propriamente transportada. As varas protegiam o objeto sagrado de ser tocado por mãos humanas.
29) TAMBÉM farás os seus pratos, e os seus recipientes para incenso, e as suas tigelas em que se hão de oferecer libações, de ouro puro as farás.
COMENTÁRIO
25.29 — Ouro puro. Todos os utensílios feitos com este magnífico material eram majestosamente moldados para representar fisicamente a santidade, para mostrar que Israel era um povo consagrado a Deus.
RECIPIENTES
(EX 25:29; NM 7:86; 1RS 7:50; 2CR 24:14).
TAÇAS
Ou bacias
(EX 25:29; 2RS 12:13; A 6:6; ZC 9:15).
UTENSÍLIOS SAGRADOS
Do templo:
(NM 3:31; 1RS 7:45; 8:4; 2RS 25:14; 2CR 36:18; ED 1:7; JR 28:3; DN 1:2; 5:2).
30) SOBRE a mesa porás os pães da proposição perante mim perpetuamente.
COMENTÁRIO
PÃES. DEPOIS de comer o MANÁ no deserto, os israelitas não podiam duvidar que DEUS desse o pão de cada dia. ESTES pães eram uma lembrança disto e uma espécie de oração para que DEUS continue suprindo o pão necessário de cada dia cf. (MT 6:11).O sexto capítulo de JOÃO mostra como JESUS é o PÃO dos CÉUS.
Proposição. Lit. "pão da presença", este pão só pode ser comido pelos sacerdotes (Levítico 24:8, 9). A colocação cuidadosa dos doze pães (provavelmente simbolizando as doze tribos de Israel) diante do Senhor, e comer os pães por representantes do povo religioso (sacerdotes) lembrou Israel de sua dependência constante na vida de Deus que dá presença.
Pão, literalmente, o pão presença, assim chamado porque era constantemente exibido diante do Senhor, ou porque o pão da Sua presença, como o anjo de Sua presença, apontou simbolicamente a Cristo. Consistia em doze pães ázimos, disse ter sido tradicionalmente previsto em pilhas de seis cada um. Este pão foi projetado para ser um símbolo da plena e nunca falha disposição que é feito na Igreja para o sustento espiritual e refrigério do povo de Deus.
O CANDELABRO
(EX 25:31-40).
31) FARÁS também um candelabro de ouro puro; de ouro batido se fará este candelabro; o seu pedestal, a sua hástea, os seus cálices, as suas maçanetas e as suas flores formarão com ele uma só peça.
COMENTÁRIO
CANDELABRO. O candelabro, com as sete luzes, nos lembra do ESPÍRITO SANTO, com SUA unção e SUA iluminação.
Candelabro. O candelabro, que ficava em frente à mesa no lugar santo, foi construído de um talento (cerca de setenta e cinco quilos) de ouro martelada e padronizada para sugerir uma árvore que cresce de amêndoa. Talvez simbólica da vida nova, a amendoeira floresceu no final de janeiro, antes de outras árvores. Vertical
“Candlestick literalmente” portador uma lâmpada. "Era construídos de modo a ser capaz de ser levado a peças para instalação em remoção. O eixo ou de material repousava sobre um pedestal. Tinha sete braços, em forma de palhetas ou bengalas" três em cada lado, com um no centro "e trabalhado em botões, flores e vasos, colocados alternadamente Ex [25:32-36]. A figura representada no arco de Tito dá a melhor ideia do candelabro.
Talvez o mais notável ornamento do tabernáculo fosse o menorah, um castiçal de ouro. A iluminação naquela época era comumente feita em tigelas de barro cozidas no forno que continham azeite de oliva. Uma extremidade com um sulco ou uma prega segurava o pavio. Sete lâmpadas, modeladas com muito cuidado e precisão, ficavam dispostas nesse magnífico castiçal. O capítulo 37 (v. 17-24) nos conta como os artesãos fizeram essa peça. A expressão um castiçal indica que todos os elementos do castiçal deveriam ser fixados em uma sólida peça de ouro, o que demandava habilidade e conhecimento dos artesãos. Este foi um grande trabalho artístico.
32) DOS seus lados sairão seis hastes; três de um lado e três do outro.
COMENTÁRIO
Seis ramos. O pedestal e representou o principal tronco da árvore, das quais três ramos cresceram em ambos os lados. Os seis ramos provavelmente subiu até a altura do eixo central, com sete lâmpadas (o número significa integralidade de descanso) sobre os ornamentos de nível superior do eixo e ramos (v. 37).
Uma das sete lâmpadas deveria ser colocada no meio, flanqueada por três braços de cada lado. Este se tornou o modelo básico do menorah no judaísmo posterior. O simbolismo do número sete remete à passagem da criação em Gênesis e representa a completude.
33) NUMA haste haverá três cálice com formato de amêndoas, um botão e uma flor, três cálices com formato de amêndoas na outra haste, um botão e uma flor; assim serão as seis hastes que saem do candelabro.
34) MAS no candelabro mesmo haverá quatro cálices com o formato de amêndoas, com seus botões e suas flores.
COMENTÁRIO
No candelabro mesmo. É a haste básica central, do lado da qual surgem às outras seis (EX 25:32).FLORES.A beleza desta fonte de luz, é uma indicação do valor da estética na adoração cf. (SL 96:9).
35) HAVERÁ uma maçaneta sob duas hástea que saem dele; e ainda uma maçaneta sob duas outras hástea que saem dele, e ainda mais uma maçaneta sob duas outras hástea que saem dele, assim se fará com as seis hástea que saem do candelabro.
36) AS suas maçanetas e as suas hástea serão do mesmo, tudo será de uma só peça, obra batida de ouro puro.
COMENTÁRIO
25.33-36 — Os copos, as canas e as maçãs produziam um impressionante efeito de decoração. A lâmpada iluminava o interior do lugar santo, mas era também um trabalho de arte por si só, mostrando o prazer de Deus em obras artísticas.
OURO
(GN 2:12; EX 12:35; 37:17; 39:15; 1RS 9:28; 22:48; 1CR 29:4; 2CR 1:15; EC 2:8;JL 3:5;SF 1:18; AG 2:8; AT 3:6; 20:33; 1PE 1:18).
37) TAMBÉM lhe farás sete lâmpadas, as quais se ascenderão para iluminar defronte dele.
COMENTÁRIO
LÂMPADAS. COMPARE (ZC 4:1-6;AP 1:20; 4:4),para perceber que o candelabro visível, com suas lâmpadas, pode embelezar a igreja de CRISTO com suas várias formas e organizações, mas a luz é o resultado da unção (do óleo) do ESPÍRITO SANTO, que torna perceptível a presença de CRISTO na igreja que O ama e adora em espírito e em verdade.
Alumiar defronte. Os pavios estavam todos no mesmo lado do castiçal, a fim de que a luz fosse vertida principalmente em uma direção. Eles permaneceriam acesos mesmo quando nenhum sacerdote estivesse presente.
SETE
O número da perfeição
(EX 25:37; DT 28:25; JÓ 5:19; PV 26:16; EC 11:2; IS 4:1; 11:15; MC 16:9; AP 1:12; 5:6; 8:2; 10:3; 15:1; 17:1).
38) OS seus espevitadores e os seus apagadores serão de ouro puro.
COMENTÁRIO
Os utensílios usados na manutenção das lâmpadas também eram feitos de ouro.
39) DE um talento de ouro puro se fará o candelabro, com todos estes utensílios.
COMENTÁRIO
Um talento pesava aproximadamente 35 quilos. É muito difícil estimar o valor monetário do castiçal, visto que não havia moeda corrente ou dinheiro em circulação naquela época. Só podemos dizer que era altamente valioso e primorosamente belo.
TALENTOS
De ouro
(EX 25:39; 2CR 3:8; 9:13; ED 8:26).
40) VÊ que os faças conforme o modelo que te foi mostrado no monte
COMENTÁRIO
Moisés não recebeu apenas instruções sobre como fazer todos estes utensílios. Ele atentou, no Sinai, para o modelo segundo o qual os objetos deveriam ser criados (Êx 25.9; 26.30; 27.8; At 7.44; Hb 8.5).
MODELO. MAIS uma indicação de que se trata de uma representação fisicamente visível do santuário ETERNO nos céus (HB 9:23).
FORMAÇÃO
DE acordo com o plano divino (EX 25:40).
UM exemplo perfeito (JO 13:15).
A vida deve ser transformada e não conformada (RM 12:2; 2CO 3:18).
O perigo das velhas ideais (1PE 1:14-15).

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