terça-feira, 12 de abril de 2016

O NASCIMENTO E EDUCAÇÃO DE MOISÉS

O NASCIMENTO E EDUCAÇÃO DE MOISÉS
(EX 2:1-10)
1 - E FOI um homem da casa de Levi e casou com uma filha de Levi.
COMENTÁRIO
Um homem. O destino de Israel paira sobre um membro da família. Moisés tem uma irmã mais velha (v. 4) e irmão (7:7). Seus pais, Anrão e Joquebede, foram sobrinho e tia (6:20).
lá se foi um homem da casa de Levi, & c. Amram foi o marido da mulher e Joquebede (compare Ex 06:02; Nu 26:59). O casamento ocorreu, e os dois filhos, Miriam e Arão, nasceram alguns anos antes do decreto infanticida.
O pai e a mãe de Moisés eram da tribo de Levi. Mais tarde, Deus escolheria esta família para ser a família sacerdotal para Israel.
CASAMENTO
Recomendado:
(PV 18:22; JR 29:6; 1TM 3:12; 5:14; HB 13:4).
LEVI
Filho de JACÓ
(GN 29:34; 35:23; 49:5; EX 6:16).
2 - E a mulher concebeu e deu à luz um filho; e, vendo que ele era formoso, escondeu-o três meses.
COMENTÁRIO
Bela criança. Moisés foi uma criança saudável e chances de sobreviver. Jesus Cristo, protótipo de Moisés e fundador do novo Israel, também nasceram com um decreto de morte e milagrosamente poupados no Egito (MT 2:13-23).
a mulher | deu à luz um filho, & c. Alguns aparência extraordinária de beleza notável levou seus pais a augura nada de sua grandeza futura. Beleza era considerada pelos antigos como um sinal da graça divina.
escondeu-o três meses Os pais eram um casal piedoso, e as medidas que tomou foi solicitado, não só pelo apego parental, mas por uma forte fé na bênção de Deus, prosperando os seus esforços para salvar a criança.
2-4 — E a mulher concebeu, e teve um filho. Como o versículo 4 mostra, este não era o primeiro filho do casal da tribo de Levi. A irmã mais velha de Moisés chamava-se Miriã. Arão era três anos mais velhos do que o menino nascido (Ex 7.7).
E, vendo que ele era formoso. A palavra traduzida como formoso, em hebraico tôb, é um termo comum e pode ser entendido como bom. Tal observação é normalmente feita pelas mães amorosas ao ver seu bebê pela primeira vez. Escondeu-o três meses. Após o nascimento, a mulher escondeu seu filho das autoridades, que tinham permissão para jogá-lo no rio. Todavia, após três meses, não foi mais possível que ela mantivesse a criança consigo (Ex 1.22).
Não podendo, porém, mais escondê-lo, tomou uma arca de juncos e a betumou com betume e pez; e, pondo nela o menino, o pôs nos juncos à borda do rio. Assim como a arca construída por Noé foi o meio pelo qual a família se salvou do Dilúvio (Gn 7.1), esta arca de juncos (um cesto) seria o meio pelo qual aquele bebê escaparia do destino imposto pelo rei do Egito. A mãe tinha esperanças de que alguém o encontrasse e o adotasse. Ela mandou que a irmã, Miriã, observasse o que aconteceria.
FORMOSO. O homem destinado a libertar o povo já nasceu com algum sinal físico do favor divino. QUANDO seus próprios pais tiveram de abandoná-lo; DEUS o preservou cf. (SL 18:10).
CONCEPÇÃO
De filhos
(GN 21:2; 25:21; 30:23; JZ 13:5; 1SM 1:20; MT 1:18; LC 1:24).
MOISÉS
(Salvo das águas)
Líder e legislador de ISRAEL:
Filho de ANRÃO
Da tribo de LEVI
(EX 2:2,10,14; 3:3,11 12:21; 14:21; 19:20; 33:11; 34:29; NM 10:29; 12:3; 20:10; 31:3; DT 33:1; 34:5; MT 17:3; AT 7:22; HB 11:24).
3 - Não podendo, porém, mais escondê-lo, tomou uma arca de juncos, e a revestiu com barro e betume; e, pondo nela o menino, a pôs nos juncos à margem do rio.
COMENTÁRIO
Arca de juncos. Uma caixa de tecido papiro, besuntados com alcatrão para torná-lo à prova d'água (cf. Jô 9:26 nota de texto; Is . 18:2). Moisés talvez seja retratado como um Noé segundo o termo hebraico traduzido arca é usado para embarcações de Noé em Gn 7-9. Sargão de Accad (c. 2350 B. C.) Foi dito ter sido exposto em uma caixa semelhante e deixou a flutuar no rio Eufrates.
3. Tomou para ele uma arca de juncos papiro, um junco grosso, forte e resistente.
slime a lama do Nilo, que, quando endurecida, está muito tenaz.
breu de alcatrão mineral. Barcos desta descrição são vistos diariamente flutuando sobre a superfície do rio, sem calafetagem além da lama do Nilo (compare Isa 18:2), e são perfeitamente estanques, a menos que o revestimento é forçado a sair por tempestade.
bandeiras, um termo geral para o mar ou rio de ervas daninha. O peito não foi como é frequentemente representado, comprometida com o busto da água, mas colocado sobre o banco, onde seria natural parece ter sido derivaram os atuais e preso pela moita reedy. O local é tradicionalmente considerado o Isle of Rodah, perto de Old Cairo.
BETUME
(GN 6:14; EX 2:3; IS 34:9).
AMOR MATERNAL
De Hagar por seu filho (GN 21:16).
Da mãe de MOISÉS (EX 2:3).
Da mãe de SAMUEL (1SM 2:19).
De RISPA pelos seus filhos (2SM 21:9-10
Da mãe dos dias de SALOMÃO (1RS 3:26).
Da mãe sunamita (2RS 4:20).
Da mãe pelo filho que amamenta (IS 49:15).
Da mãe Cananéia (MT 5:22).
Da mãe de JESUS (JO 19:25).
4 - E sua irmã postou-se de longe, para saber o que lhe havia de acontecer.
COMENTÁRIO
Sua irmã Miriam provavelmente seria uma menina de dez ou doze anos de idade na época.
MIRIÃ
Irmã de MOISÉS
(EX 2:4; 15:20; NM 12:1,10,15; 20:1 DT 24:9; MQ 6:4).
MELHER AMBICIOSA, SUAS CARACTERÍSTICAS:
Alerta na adolescência (EX 2:7).
Vigorosa na maturidade (EX 15:21).
Ambiciosa (NM 12:1-2).
Líder (MQ 6:4).
5 - E a filha de Faraó desceu a lavar-se no rio, e as suas donzelas passeavam, pela margem do rio; e ela viu a arca no meio dos juncos, e enviou a sua criada, que a tomou.
COMENTÁRIO
Filha do Faraó. Alguns supõem que esta princesa se tornou a famosa Hatshepsut, a rainha de Tutmés II, que governou o Egito após a sua morte (1504-1483 B. C.).
5. a filha de Faraó desceu para banhar-se no rio A ocasião é pensado para ter sido uma solenidade religiosa que abriu a família real de tomar banho no rio sagrado. Sacralidade Peculiar foi anexado às partes do Nilo, que corria perto dos templos . A água havia cercado como uma proteção contra os crocodilos e, sem dúvida, a princesa tinha um recinto reservado para seu uso próprio, o caminho para a qual parece ter sido conhecida a Joquebede.
caminhou em procissão ou no arquivo.
mandou a sua criada atendente sua imediata. ““O termo é diferente do que se tornaram” donzelas “
A filha do faraó era provavelmente uma de suas muitas filhas. Mesmo que os egípcios tivessem o costume de banhar-se regularmente, o banho no Nilo era um ritual de imersão em águas que se acreditava ser sagradas.
LIMPEZA
(GN 18:4; 43:24; EX 19:14; 2SM 12:20; MC 7:3).
6 - E abrindo-a, viu ao menino e eis que o menino chorava; e moveu-se de compaixão dele, e disse: Dos meninos dos hebreus é este.
COMENTÁRIO
O bebê era um dos filhos dos hebreus. Um menino hebreu era circuncidado no oitavo dia de nascido. Embora a circuncisão também fosse praticada pelos egípcios, esta não era feita em crianças. Ao desenrolar as vestes do menino, a mulher provavelmente percebeu a sua marca especial.
V.D HEBREUS.
COMPAIXÃO
Filha de FARAÓ (EX 2;6).
Certo lidere de ISRAEL (2CR 28:15).
(JÓ 29:13).
O bom samaritano ( LC 10:33-34
O carcereiro de filipos (AT 16:33).
Os naturais da filha ( AT 28:2).
7 - Então disse sua irmã à filha de Faraó: Irei chamar uma ama das hebréias, que crie este menino para ti?
COMENTÁRIO
A filha do faraó não estava preparada para cuidar de uma criança. Visto que era um bebê hebreu, quem seria melhor para tratar dele do que uma ama daquele povo?
AMAS
(GN 24:59; 35:8; EX 2:7; RT 4:16; 2SM 4:4; 2RS 11:2).
PRUDÊNCIA
Suas características gerais:
Reserva (PV 12:23; 13:16).
Cautela (PV 14:15).
Desejo de aprender (PV 15:5; 18:15).
Previsão (PV 22:3).
Discernimento espiritual (OS 14:9)..
Silêncio (AM 5:13).
8 - E a filha de Faraó disse-lhe: Vai. Foi, pois, a moça, e chamou a mãe do menino.
COMENTÁRIO
E foi-se a moça. O termo hebraico traduzido como moça indica que a irmã era uma jovem mulher em idade para o casamento. A mesma palavra é traduzida como virgem em Isaías 7.14. Miriã era, provavelmente, uma menina na adolescência.
9 - Então lhe disse a filha de Faraó: Leva este menino, e cria-mo; eu te darei teu salário. E a mulher tomou o menino, e criou-o.
COMENTÁRIO
Deus não apenas protegeu a criança da morte no rio por intermédio da filha do faraó (Ex 1.22), como também proveu um salário para que a mãe cuidasse de seu próprio filho por meio do tesouro do rei do Egito!
PECADO DOS PATRÕES
Seus pecados, quanto ao pagamento de salários:
Pagamento atrasado (LV 19:13; DT 24:15).
Exigência de trabalho sem pagamento (JR 22:13).
Recusa em pagar salário justo (ML 3:5; LC 3:14).
Retenção fraudulenta do salário (TG 5:4).
10 - E, quando o menino já era grande, ela o trouxe à filha de Faraó, a qual o adotou; e chamou-lhe Moisés, e disse: Porque das águas o tenho tirado.
COMENTÁRIO
Após um prolongado período de cuidados com a criança, a mãe levou o menino já crescido para a filha do faraó, que o adotou. Provavelmente, o nome Moisés está relacionado à raiz egípcia ms, que significa nasceu ou nascido, e é comumente encontrada em nomes desta origem. Por exemplo, Tutmosis significa o bom Tut nasceu. A filha do faraó explica o significado do nome Moisés: Porque das águas o tenho tirado. Em hebraico, Moisés (mosheh) quer dizer aquele que é retirado. Dessa maneira, o nome de Moisés pode fazer alusão ao Deus vivo, que é o verdadeiro Libertador, e também ao próprio Moisés, que seria o instrumento de libertação dos israelitas no mar Vermelho (Gn 14; 15). Aquele que foi retirado do rio, que os inimigos queriam afogar no Nilo (Êx 1.22), seria a pessoa que faria com que a nação israelita passasse pelas águas.
NOMEAÇÃO DE FILHOS
(GN 4:25; 5:29; 21:3; 30:8; 41:51; EX 2:10; RT 4:17; 2SM 4:21; 1CR 2:9; 4:9; OS 1:4; LC 1:60; 2:21).
ADOÇÃO DE FILHOS
(GN 15:3; 48:5; EX 2:10; ET 2:7).
V.D MOISÉS.
MOISÉS FOGE PARA MIDIÃ
(EX 2:11-25)
11 - E aconteceu naqueles dias que, sendo Moisés já homem, saiu a seus irmãos, e atentou para as suas cargas; e viu que um egípcio feria a um hebreu, homem de seus irmãos.
COMENTÁRIO
Os anos em que Moisés viveu na corte do faraó não são detalhados nas Escrituras. Mas Estevão, no Novo Testamento, apresentou uma fascinante e apurada tradição: Moisés foi instruído em toda a ciência dos egípcios e era poderoso em suas palavras e obras (At. 7.22). A educação que Moisés recebeu foi a melhor que existia naqueles tempos. Ele provavelmente aprendeu três línguas: egípcia, acádia e hebraica. Assim, quando Moisés, posteriormente, foi até o faraó pedir liberdade para os israelitas (Gn 7; 14), ele não era uma pessoa estranha para a família real.
Sendo Moisés já grande, saiu a seus irmãos e atentou nas suas cargas. Com aproximadamente 40 anos, Moisés deparou-se com uma situação nada agradável: ele viu o tratamento que os hebreus recebiam dos egípcios. Moisés percebeu que, enquanto sua vida era abastada, seus irmãos sofriam abusos extremos.
ISRAEL NO CATIVEIRO
(EX 1:11; 2:11,23; 5:4; NM 20:15; AT 7:6).
ESBOFETEAMENTO
(1RS 22:24; IS 50:6; MT 27:30; JO 18:22; AT 23:2).
12 - E olhou a um e a outro lado e, vendo que não havia ninguém ali, matou ao egípcio, e escondeu-o na areia.
COMENTÁRIO
12-14 — Apesar de sua posição e de seus privilégios, Moisés se deu conta de que não havia meios formais para que ele pudesse impedir as injúrias que os exatores praticavam contra os hebreus. Movido por um senso de justiça, Moisés matou temerariamente o capataz egípcio.
HOMICIDIO
(GN 4:8; 49:6; JZ 9:5; 1SM 22:18; 2SM 13:28; 1RS 21:13; 2CR 24:21; MT 2:16; AT 7:58).
PECADO OCULTADO
(GN 3:8; JS 7:21; 2RS 17:9; PV 28:13; IS 29:15; 30:1 EZ 8:12).
13 - E tornou a sair no dia seguinte, e eis que dois homens hebreus contendiam; e disse ao injusto: Por que feres a teu próximo?
DEVER EM REPROVAR
Dever de administrá-la (EX24:25).
(LC 17:3; EF 5:11; 1TM 5:20; 2TM 4:2; Tt 1:13; 2:15).
CONTENDA
(PV3:30; 17:14; 20;3; 25:8;26:17; FP 2:3; 2TM 2:14; 2TM 2:24; TG 3:14.
V.D HEBREUS.
14 - O qual disse: Quem te tem posto a ti por maioral e juiz sobre nós? Pensas matar-me, como mataste o egípcio? Então temeu Moisés, e disse: Certamente este negócio foi descoberto.
TEMOR CULPOSO
(GN 3:8; 45:3;LV 26:17; SL 53:5; PV 28:1; IS 2:19; 24:17; 33:14 66:4; DN 5:6; MQ 7:17; HB 10:27).
DESPREZO
Pelos justos:
(1SM 17:28; NE 2:19; 4:3; SL 80:6; 119:22; MT 13:55; JO 9:34).
PECADO REVELADO
Inevitável:
(NM 32:23; JÓ 20:27; PV 26:26; EC 12:14; C 12:2; 1CO 4:5).
V.D MOISÉS.
15 - Ouvindo, pois, Faraó este caso, procurou matar a Moisés; mas Moisés fugiu de diante da face de Faraó, e habitou na terra de Midiã, e assentou-se junto a um poço.
COMENTÁRIO
Midiã. Provavelmente o nome de uma operação confederação tribal cedo no deserto árabe. O nômade midianitas era descendente de Abraão e Quetura (Gênesis 25:1-6; Num. 10:29-32; Jz. 6).
15. Moisés fugiu da face de Faraó Seu vôo ocorreu no segundo ano de Tutmés I.
Habitou na terra dos midianitas, situado na margem leste do golfo do Mar Vermelho e ocupada pelos descendentes de Midiã, filho de Cush. O território se estendia para o norte para o início do oeste do golfo e do outro lado do deserto do Sinai. E a partir de sua posição junto ao mar, eles logo combinado negociação com atividades pastorais (Gênesis 37:28). A sede do Jethro é suposto ter sido em Dahab-Madian está agora, e de Moisés vem direto para aquele lugar, ele pode ter viajou com uma caravana de mercadores. Mas um outro lugar é fixada pela tradição em Wady Shuweib ou vale Jethros, a leste do monte de Moisés.
Sentou-se por um bem (Veja em Gênesis 29:3).
Faraó ordenaria que Moisés fosse morto, porque este cometera um crime capital. Então ele partiu indo habitar em Midiã, região próxima à península do Sinai e dos desertos árabes, onde os seminômades midianitas viviam (para saber a origem abraâmica dos midianitas, leia Gn 25.1,2). E assentou-se junto a um poço. Como nas histórias dos ascendentes de Israel em Gênesis (Gn 16.7-13; 21.22-34; 24-10-14; 29.4-12; 30.37-43), um poço também desempenhou um papel importante na história de Moisés.
FUGITIVOS
(EX 2:15; DT 23:15; 2SM 13:34; 1RS 2:39; 11:40; MT 2:13).
MIDIÃ
Terra de MIDIÃ
(EX 2:15; 1RS 11:18; IS 60:6; HC 3:7).
Terra de MIDIÃ
PENA DE MORTE
Para crimes capitais
(GN 9:6; EX 21:14,29; 22:20; 35:2; LV 20:10; DT 13:9; 17:12; 21:21).
POÇOS
Naturais:
(GN 21:30; 25:11; 26:18; 29:2; EX 2:15; 2SM 17:18; 23:15; JO 4:6).
16 - E o sacerdote de Midiã tinha sete filhas, as quais vieram tirar água, e encheram os bebedouros, para dar de beber ao rebanho de seu pai.
COMENTÁRIO
Assim como Melquisedeque, o rei-sacedote de Salém ou Jerusalém (Gn 14.18-20), Jetro, o sacerdote de Midiã, também parece ser um estrangeiro que adorava ao verdadeiro Deus vivo. Suas filhas iam até o poço, visto que, no mundo antigo, buscar água era uma típica tarefa feminina (Gn 24).
MULHERES SUJEITAS
(GN 3:16; 1CO 11:3; 14:34; EF 5:22; 1TM 2:11; 1PE 3:1,5).
17 - Então vieram os pastores, e expulsaram-nas dali; Moisés, porém, levantou-se e defendeu-as, e deu de beber ao rebanho.
COMENTÁRIO
Provavelmente, os pastores já haviam agido grosseiramente com elas. Mulheres solteiras e sem irmãos ficavam desprotegidas no antigo Oriente. Moisés, porém, levantou-se e foi em auxílio delas. Mais uma vez, Moisés mostrou seu senso de justiça (v. 11-13). O fato de ele as ter ajudado deve ter sido para elas uma ação surpreendente e generosa (compare com Jacó ajudando Raquel em Gn 29.9,10).
O verbo hebraico yasha’, traduzido como defendeu, significa ajudar, salvar, abrir espaço para. É o principal verbo no Antigo Testamento para indicar salvação. Os rudes pastores chegaram a Midiã e tomaram conta de toda a área do poço, fazendo com que as mulheres não tivessem oportunidade de conseguir água. Entretanto, Moisés abriu espaço para as moças, agindo como o salvador delas.
BONDADE
Exemplos:
JOSÉ (GN 50:21).
MOISÉS (EX 2:17).
BOÁS (RT 2:16).
DAVI (2SM 9:1;PV 31:26).
O bom samaritano (LC 10:34).
O carcereiro de FELIPOS (AT 16:33).
Os bárbaros (AT 28:2).
EGOÍSMO
Exemplos:
Palavras insensíveis de CAIM acerca de ABEL (GN 4:9; EX 2;17; NM 20:21; JZ 8:6).
NABAL recusa dar alimento a DAVI (2RS 7:8; IS 25:11).
A presunção egoísta de HAMÃ (ET 6:6; IS 56:11; MT 23:4).
TIAGO e JOÃO buscam os melhores lugares (MC 10;37).
O sacerdote e o levita negligentemente passam indiferente pelo homem ferido (LC 10:31-32; FP 2:21; TG 2:16).
PASTORES
(GN 4:2; 13:5; 29:9; 37:2; 46:32; EX 2:17; 3:1; 1SM 16:11; 17:20;1CR 4:39; AM 3:12; MT 25:32; LC 2:8).
TRABALHO
Exemplos de trabalho útil:
(2CR 28;15; JÓ 29:15-16; PV 31:20; IS 21:14; 50:4; MT 25:35; LC 10:34; 1CO 16:15-16; 2CO 1:11; FP 4:3).
18 - E voltando elas a Reuel seu pai, ele disse: Por que hoje tornastes tão depressa?
COMENTÁRIO
Reuel. O nome significa "amigo de Deus." Pai de Moisés sogro era conhecido por dois nomes: Reuel e Jethro (3:1, 4:18). Jethro e Reuel podem ser variantes de nomes, ou nome Reuel um clã.
18,19 — Reuel também é chamado Jetro (Ex 4.18). Suas filhas contaram a ele que haviam sido auxiliadas por um egípcio. O modo de vestir, a aparência e a forma como Moisés falava deve ter dado tal impressão.
JETRO
HOBABE ou REUEL
Sacerdote de MIDIÃ:
(EX 2:18; 3:1; 4:18; 18:1,12; NM 10:29).
19 - E elas disseram: Um homem egípcio nos livrou da mão dos pastores; e também nos tirou água em abundância, e deu de beber ao rebanho.
20 - E disse a suas filhas: E onde está ele? Por que deixastes o homem? Chamai-o para que coma pão.
COMENTÁRIO
20,21 — E Moisés consentiu em morar com aquele homem; e ele deu a Moisés sua filha Zípora. Para uma pessoa que fugia dos poderosos domínios do faraó, a oferta de casa, proteção e uma nova vida deve ter sido bastante atraentes. Moisés chegou como um estrangeiro. Ele não tinha nada a oferecer e, ainda assim, foi bem recebido e tornou-se parte do clã de Reuel (Ex 4.18). O nome Zípora quer dizer pássaro.
HOSPITALIDADE
(GN 18:4; 19:2; 24:31; EX 2:20; JZ 13:15; 19:20; 2RS 4:8; NE 5:17; JÓ 31:32; AT 16:15,24,34; 21:8; 28:2,7).
21 - E Moisés consentiu em morar com aquele homem; e ele deu a Moisés sua filha Zípora.
CONTENTAMENTO
Seu dever:
(PV 15:16; LC 3:14; FP 4:11; 1TM 6:6,8; HB 13:5).
V.D CASAMENTO.
22 - A qual deu à luz um filho, a quem ele chamou Gérson, porque disse: Peregrino fui em terra estranha.
COMENTÁRIO
Gérson. Veja a nota de texto. Moisés não tinha esquecido sua casa egípcia. No entanto, ele conduzirá Israel do Egito para a terra natal do povo de Deus.
Gérson significa um estranho lá. Moisés saiu do Egito duas vezes. Ele e os israelitas eram estrangeiros no Egito (Gn 15.13). Agora, Moisés teve de sair da terra dos egípcios e estabelecer-se em outro local. Ele seria estrangeiro pelo resto de sua vida.
2.22—3.22 — Nesta passagem, encontramos a primeira revelação de Deus a Seu servo Moisés. Esta manifestação da pessoa e do nome divinos é dada em quatro partes: 1) o estabelecimento das necessidades do povo (Êx 2.23-25); 2) o encontro com Moisés na sarça ardente (Ex 3.1-12); 3) a revelação do nome divino (Ex 3.13-15); 4) a incumbência que Deus deu a Moisés (Ex 3.16-22).
FORASTEIROS
(GN 12:10; 20:1; 21;34; 47:4; LV 18:26; 20:2; 25:40; NM 15:15; DT 26:5; JZ 17:7; RT 1:1; HB 11:9).
V.D NOMEAÇÃO DE FILHOS.
23 - E aconteceram, depois de muitos dias, que morrendo o rei do Egito, os filhos de Israel suspiraram por causa da servidão, e clamaram; e o seu clamor subiu a Deus por causa de sua servidão.
COMENTÁRIO
23-25 — Morrendo o rei do Egito. A morte do faraó (provavelmente Tutmosis III, que morreu por volta de 1447 A.C.) significava que Moisés poderia retornar ao Egito. Com o falecimento do rei, as autoridades egípcias encerravam todas as acusações pendentes, mesmo em casos de crime capital (Ex 4.19).
A situação do povo israelita havia chegado a um nível absurdo durante o período da ausência de Moisés. Quatro diferentes palavras hebraicas — traduzidas como suspiro, clamor, gemido e lamento — são originalmente usadas para descrever a queixa dos israelitas em Êxodo 6.5. Correspondendo a estes quatro termos de súplica, outros quatro maravilhosos verbos são usados para descrever a resposta de Deus a Seu povo: ouviu, lembrou, atentou e conheceu. De fato, estas quatro palavras fazem uma introdução ao significado do nome Dele: Yahweh. Podemos usá-las atualmente, mas, para eles, representavam a maneira pela qual Deus os viu e respondeu-lhes. Ele ouve, Ele lembra, Ele vê e Ele conhece. Cada um desses verbos usados em separado, e juntos, expressa a ciência divina dos problemas de Israel, uma efetiva participação do Senhor em suas lamentações, bem como a garantia de que Ele os libertaria (Ex 6.5).
V.D ISRAEL NO CATIVEIRO.
SUSPIRO
(JÓ 3:24; SL 31:10; JR 45:3; LM 1:22; MC 7:34; 8:12).
CLAMOR A DEUS
(EX 2:23; 14:10; 17:4; JZ 3:9; 4:3; 6:7; 1SM 7:9; 1RS 17:20; 1CR 5:20; 2CR 13:14; 14:11; SL 34:6; 61:2; LM 2:18).
24 - E ouviu Deus o seu gemido, e lembrou-se Deus da sua aliança com Abraão, com Isaque, e com Jacó.
DESCONTENTAMENTO
Queixas de pessoas a DEUS:
(JÓ 10:1; 23:2; SL 55:2; 77:3; 142:2).
FIDELIDADE DE DEUS
(DT 7:9; 9:5; 1RS 8:56; SL 36;5; 89;1; 105:8; 1CO 1:9; HB 6:18; 1PE 4:19).
ORAÇÃO
DEUS ouve a oração verdadeira
(JÓ 34:28; SL 4:3; 18:6; 34:17; PV 15:29;; MQ 7:7; ZC 10;6).
25 - E viu Deus os filhos de Israel, e atentou Deus para a sua condição.
V.D FAVOR DIVINO.
SOMBRA PROTETORA
Cuida da vida com cuidado infinito:
(SL 115:12; MT 6:32; LC 12:7; 1PE 5:7).

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