terça-feira, 12 de abril de 2016

MOISÉS E ARÃO FALA A FARAÓ

MOISÉS E ARÃO FALA A FARAÓ
(EX 5:1-5)
1 - E DEPOIS foram Moisés e Arão e disseram a Faraó: Assim diz o SENHOR Deus de Israel: Deixa ir o meu povo, para que me celebre uma festa no deserto.
COMENTÁRIO
Deus encorajou Moisés e Arão a aproximarem-se do poderoso tirano do Egito, usando palavras fortes e ousadas em nome do Senhor: Deixa ir o meu povo. Esta exigência aparece várias vezes (Êx 7.16; 8.1,20,21; 9.1,13; 10.3,4), embora Deus tenha avisado Moisés e Arão sobre o que esperar do faraó (Êx 3.19; 4.21-23). Estava nos planos do Senhor que o faraó não concordasse com as exigências expressas pelos homens.
Deixa ir o meu povo. O confronto com o Faraó começa com a procura de Deus. As pessoas são seus e não do faraó.
realizar uma festa. Veja o texto da nota. Esta foi uma peregrinação a um santuário onde um festival terá lugar (3:18).
1. Moisés e Arão Como representantes dos hebreus, tinham o direito de pedir uma audiência do rei, e completa sua formação egípcia ensinou-lhes como e quando procurá-lo.
e disseram a Faraó Quando lançado, eles enviaram uma mensagem em nome do Deus de Israel. Esta é a primeira vez que Ele é mencionado por essa denominação nacional nas Escrituras. Parece ter sido usada por orientação divina (Ex 4:02) e destinadas a pôr em honra dos hebreus na sua condição de depressão (Hb 11:16).
POVO DE DEUS
UM tesouro especial (EX 19:5).
Escolhido pelo SENHOR (DT 14:2).
Exaltado sobre todas as nações (DT 26:19; 1SM 12:22; SL 29:11).
Guiado como um rebanho (SL 78:52; 100:3).
Preparado para o serviço (LC 1:17; AT 15:14).
Caracterizado pelo zelo (Tt 2:14).
A lei escrita em seu coração (HB 8:10; 1PE 2:9; AP 21:3).
V.D MOISÉS.
2 - Mas Faraó disse: Quem é o SENHOR, cuja voz eu ouvirei, para deixar ir Israel? Não conheço o SENHOR, nem tampouco deixarei ir Israel.
COMENTÁRIO
Quem é o Senhor, cuja voz eu ouvirei, para deixar ir Israel? Não conheço o Senhor, nem tampouco deixarei ir Israel. Mais tarde, estas palavras arrogantes perseguiriam faraó (Êx 12.31,32). Na verdade, ele atribuiria grandeza a Deus e infâmia a si própria e a seu povo (Êx 9.27). Mas antes disso acontecer, o rei do Egito acreditava ser ele próprio um deus. Ele certamente não sentia nenhuma necessidade de conhecer Aquele sobre quem Moisés e Arão lhe falava. Triste para o faraó, pois ele nunca teria um encontro com o verdadeiro Deus vivo. Por esta razão, sua resposta foi: tampouco deixarei ir Israel, exatamente como o Senhor havia dito (Êx 3.19; 4.21-23). Note que o faraó ainda não tinha endurecido mais o seu coração (isto foi declarado em Êx 7.13). No próximo encontro, o rei do Egito endureceria seu coração firmemente. O primeiro encontro de Moisés com o faraó revela o problema principal deste que faria com que ele endurecesse o coração: não conheço o Senhor.
IGNORÂNCIA
Acerca de DEUS:
(JZ 2:10; JR 4:22; 8:7; 9:3; JO 15:21; 16:3; AT 17:23; 2TM 3:7).
ORGULHO
FARAÓ (EX 5:2).
NAAMÃ (2RS 5:11).
UZIAS (2CR 26:16).
EZEQUIAS (2CR 32:25).
HAMÃ (ET 3:5; IS 10:13; 14:13; 47:10; EZ 28:2; 31:10).
NABUCODONOSOR (DN 4:30).
BELSAZAR (DN 5:23; OB 3).
TEIMOSIA
Exemplos:
(EX 32:9; DT 21:20; 31:27; 1SM 8:19; 2CR 24:19; JR 32:33; JR 44:16; ZC 7:11; AT 7:51).
IMPIEDADE
(EX 5:2; 2CR 32:17; JÓ 21:14; PV 1:30; DN 3:15; SF 1:12; RM 1:28; 3:18).
3 - E eles disseram: O Deus dos hebreus nos encontrou; portanto deixa-nos agora ir caminho de três dias ao deserto, para que ofereçamos sacrifícios ao SENHOR nosso Deus, e ele não venha sobre nós com pestilência ou com espada.
COMENTÁRIO
Após a apresentação da procura de Deus, Moisés e Arão tentar argumentar com o Faraó. O Senhor é o Deus dos hebreus, a distância seria apenas uma viagem de três dias, a desobediência ao mandamento de Deus a sério poderia reduzir a força de Faraó trabalho.
O Deus dos hebreus nos encontrou Em vez de ser provocado em repreensões ou ameaças, que suavemente lhe assegurou que não era uma proposta originária entre si, mas um dever intimou a eles por seu Deus. Eles tinham uma longa série de anos foi impedida de o privilégio de culto religioso, e como não havia razão para temer que uma negligência continuada de leis divinas iria chamar-se sobre os acórdãos do céu ofendido, eles pediram permissão para ir três dias de viagem para o deserto "um lugar de reclusão ", onde os seus cumprimentos sacrificial ia sofrer interrupção nem ressentimento, nem dar para os egípcios. Ao dizer isto, eles ocultaram a sua concepção definitiva de abandonar o reino, e fazendo este pedido na primeira parcial, que provavelmente desejava tentar moderar os reis antes que eles divulgadas as suas intenções mais distante. Mas eles disseram que só o que Deus tinha colocado em suas bocas (Ex 3:12, 18), e este "legaliza o ato específico, enquanto não dá para punir o hábito geral de dissimulação"
As primeiras palavras de Moisés e Arão [na verdade uma petição] (v. 1) foram substituídas por uma exigência: deixa-nos agora [...] para que ofereçamos sacrifícios ao Senhor e ele não venha sobre nós com pestilência ou com espada. Os israelitas tinham de obedecer a seu Deus.
V.D DESERTO.
V.D HEBREUS.
V.D SACRIFICIOS.
4 - Então disse-lhes o rei do Egito: Moisés e Arão, por que fazeis cessar o povo das suas obras? Ide às vossas cargas.
COMENTÁRIO
Portanto vós, Moisés e Arão, deixar o povo das suas obras? & C. Sem tomar qualquer aviso de que eles tinham dito, tratou-os tão ambiciosa demagogos, que estavam apelando para os sentimentos supersticiosos do povo, para agitar sedição e difundir o espírito de descontentamento, que se estende por um tão grande corpo de escravos, poderia pôr em perigo a paz do país.
4-9 — Para punir o atrevimento de Moisés e Arão, o faraó impôs cargas extras ainda mais severas aos trabalhadores hebreus, que precisariam, agora, ir buscar a palha para reforçar os tijolos que estavam fazendo. Eles teriam de ajuntar a palha nas horas em que não estivessem trabalhando. Até então, os egípcios forneciam o material para eles. Faraó usou uma desculpa conveniente: os hebreus tinham tempo ocioso, por isto estavam pensando em ir ao deserto para adorar o seu Deus.
V.D OPRESSÃO.
V.D ISRAEL NO CATIVEIRO.
IRA DOS REIS
(PV 16:14; 19:12; 20:2; EC 10:4; DN 2:12; 3:13).
5 - E disse também Faraó: Eis que o povo da terra já é muito, e vós os fazeis abandonar as suas cargas.
COMENTÁRIO
5:5 povo da terra. Mais tarde este termo passou a significar os fazendeiros responsáveis em Israel (Jer 34:19), mas aqui isso significa que os trabalhadores camponeses ligados à terra.
FARAÓ AFLIGE OS ISRAELITAS
(EX 5:6-14)
6 - Portanto deu ordem Faraó, naquele mesmo dia, aos exatores do povo, e aos seus oficiais, dizendo:
COMENTÁRIO
Faraó ordenou Foi uma consequência natural do descontentamento alta criado por esta entrevista que ele deveria colocar encargos adicionais para os israelitas oprimidos.
Feitores bispos egípcios, nomeado para o trabalho exato dos israelitas.
Agentes Hebreus colocado sobre seus irmãos, sob a feitores, precisamente análogo ao dos oficiais árabes a seu cargo os felás árabes, os trabalhadores pobres no Egito moderno.
7 - Daqui em diante não torneis a dar palha ao povo, para fazer tijolos, como fizestes antes: vão eles mesmos, e colham palha para si.
COMENTÁRIO
Palha. Os tijolos da época eram muito maiores do que os tijolos modernos, eles foram moldados de lama do Nilo com palha de aumentar a sua força.
Ye não deve mais dar palha ao povo, para fazer tijolos A fabricação de tijolos parece ter sido um monopólio do governo como os tijolos antigos são quase todas carimbadas com o nome de um rei, e eles foram formados, como eles ainda estão no Baixo Egito, de barro misturado com palha cortada e seca ou endurecidas ao sol. Os israelitas foram empregados neste trabalho penoso e, embora eles ainda morassem em Goshen e os bens detidos em rebanhos e manados, eles foram obrigados a servir em rotação nas pedreiras de tijolo, pressionado alternando os grupos, assim como o fellaheen, ou camponeses, são marcharam pelas gangues de imprensa no país mesmo ainda.
deixá-los ir, e colham palha para si O déspota furioso não emitir ordens para fazer uma coisa impraticável. Egípcios os ceifeiros na colheita de milho estavam acostumados apenas para cortar os ouvidos e deixar o pé talo.
TIJOLEIROS
(GN 11:3; EX 5:7).
INJUSTIÇA
(GN 39:20; 40:15; 1SM 8:3; 1RS 21:13; IS 59:14; MT 27:26; AT 23:2; 24:27).
8 - E lhes imporeis a conta dos tijolos que fizeram antes; nada diminuireis dela, porque eles estão ociosos; por isso clamam, dizendo: Vamos, sacrifiquemos ao nosso Deus.
COMENTÁRIO
Conto um número designado de tijolos. “Os materiais de seu trabalho foram, deixaram de ser fornecidos, ainda, que a mesma quantidade de produto foi exigida diariamente, é impossível imaginar a crueldade mais agravada” um exemplar perfeito do despotismo oriental.
V.D OPRESSÃO.
V.D TIJOLOS.
9 - Agrave-se o serviço sobre estes homens, para que se ocupem nele e não confiem em palavras mentirosas.
10 - Então saíram os exatores do povo, e seus oficiais, e falaram ao povo, dizendo: Assim diz Faraó: Eu não vos darei palha.
COMENTÁRIO
Feitores. Os senhores de escravos e líder do grupo, passar o fim para baixo na hierarquia. Durante os eventos de vv. 6-19 Moisés e Arão não intervir. Esta resposta esmagadora do Faraó mostra sua supremacia humana.
10-19 — Então, saíram os exatores do povo, e seus oficiais, e falaram ao povo (v. 10). Os oficiais, em hebraico shoterim, eram oficiais subordinados. Em algumas versões bíblicas, em vez de exatores e seus oficiais, consta feitores e capatazes [n v i]. Pelo que se foram os oficiais dos filhos de Israel e clamaram a Faraó, dizendo: Por que fazes assim a teus servos? (v. 15) Os oficiais hebreus dos grupos de trabalho compreensivelmente se manifestaram a respeito das novas regras das tarefas. Faraó repetiu a desculpa que dera no versículo 8: Vós sois ociosos; vós sois ociosos; por isso, dizeis: Vamos, sacrifiquemos ao Senhor (v. 17). E ordenou que continuassem a cobrar dos escravos a mesma quantidade de tijolos. Os maiorais hebreus ficaram em uma situação delicada.
11 - Ide vós mesmos, e tomai vós palha onde a achardes; porque nada se diminuirá de vosso serviço.
12 - Então o povo se espalhou por toda a terra do Egito, a colher restolho em lugar de palha.
COMENTÁRIO
Então, as pessoas estavam dispersas Foi uma imensa mágoa aos trabalhadores individualmente, mas não haveria nenhum impedimento de os lavradores, cujos domínios eles entraram, como quase todas as terras do Egito estavam na posse da coroa (Gênesis 47:20) .
13 - E os exatores os apertavam, dizendo: Acabe vossa obra, a tarefa de cada dia, como quando havia palha.
14 - E foram açoitados os oficiais dos filhos de Israel, que os exatores de Faraó tinham posto sobre eles, dizendo estes: Por que não acabou vossa tarefa, fazendo tijolos como antes, assim também ontem e hoje?
V.D CRUELDADE.
ESPANCAMENTO
(DT 25:3; MT 21:35; MC 13:9; AT 5:40; 16:22; 21:32; 2CO 11:25).
OS ISRAELITAS QUEIXAM-SE DE MOISÉS E ARÃO
(EX 5:15-23)
15 - Por isso, os oficiais dos filhos de Israel, foram e clamaram a Faraó, dizendo: Por que fazes assim a teus servos?
COMENTÁRIO
5:15-21 Israel apela ao Faraó para alívio e reclama a Moisés e Arão, sobre sua situação.
16 - Palha não se dá a teus servos, e nos dizem: Fazei tijolos; e eis que teus servos são açoitados; porém o teu povo tem a culpa.
17 - Mas ele disse: Vós sois ociosos; vós sois ociosos; por isso dizeis: Vamos, sacrifiquemos ao SENHOR.
COMENTÁRIO
ESTES OCIOSOS. UMA resposta injusta a uma queixa cortês e construtiva. OCIOSOS. ELES não eram, já que as obras das suas mãos podem ser vistas no EGITO até o dia de hoje.O pagão acha que o culto divino, o sacrifício de louvor, é uma perda de tempo, ao qual o crente responde que são estas horas que tornam as demais horas da vida significativas e construtivas (SL 127).
18 - Ide, pois, agora, trabalhai; palha, porém não se vos dará; contudo, dareis a conta dos tijolos.
V.D INJUSTIÇA.
19 - Então o oficial dos filhos de Israel vira-se em aflição, porquanto se dizia: Nada diminuireis de vossos tijolos, da tarefa do dia no seu dia.
20 - E encontraram a Moisés e a Arão, que estavam defronte deles, quando saíram de Faraó.
COMENTÁRIO
20,21 — Os oficiais dos filhos de Israel despejaram seu ódio em Moisés e Arão. Certamente suas palavras — o Senhor atente sobre vós e julgue isso, porquanto fizestes o nosso cheiro repelente diante de Faraó — eram penosas. Eles acharam que a conversa que Moisés e Arão tiveram com o faraó não serviu para nada, além de atrair a ira do faraó.
V.D ARÃO.
21 - E disseram-lhes: O SENHOR atente sobre vós, e julgue isso, porquanto fizestes o nosso caso repelente diante de Faraó, e diante de seus servos, dando-lhes a espada nas mãos, para nos matar.
COMENTÁRIO
Juiz. Não pela última vez, os líderes de Israel que Moisés maldição para obedecer ao mandamento do Senhor.
O JUIZ, DEUS.
DEUS como juiz:
(GN 18:25;SL 58:11; 75:7;96:13; EC 3:17; HB 12:23; AP 18:8; 20:12).
22 - Então, tornando-se Moisés ao SENHOR, disse: Senhor! Por que fizeste mal a este povo? Por que me enviaste?
COMENTÁRIO
Moisés... Disse. Como um mediador, Moisés fala a Palavra de Deus para o povo, e invoca o sofrimento do povo de Deus. Este padrão se repete ao longo Êxodo. A resposta de Deus (cap. 6) dá a garantia de que a situação desesperada será a ocasião para a Sua ação poderosa.
5.22—6.1 — Bastante perturbado com as consequências de seu primeiro encontro com faraó, Moisés se queixa com o Senhor.
Senhor! Por que fizeste mal a este povo? Por que me enviaste? Mesmo sendo impróprias, estas palavras são frequentes na experiência do povo de Deus. As pessoas geralmente pensam que, após elas exercerem a sua fé no Senhor, sua vida será marcada apenas por bênçãos. Quando os problemas chegam, elas inevitavelmente reclamam com o Senhor: “Deus, por quê?” Claramente há uma impropriedade nessas palavras de Moisés. Se Deus é o Senhor, Seus meios não deveriam ser questionados por Seus servos. As duras acusações dos oficiais hebreus o perturbaram profundamente, o que impulsionou Moisés a reclamar com Deus: Por que me enviaste? Este questionamento faz referência à relutância inicial de Moisés de ser o agente de libertação do Senhor (Êx 4.10-17).
MURMURAÇÃO
(EX 14:11; 15:24; 16:2; 17:3; NM 11:1; 14:27; 20:3; 21:5; SL 77:3; JD 16).
V.D INCREDULIDADE.
DEVOÇÃO
(SL 5:3; 55:17; 119:147; ZC 8:21; LC 2:37; AT 10:2; 16;25; 1TS 3:10; 1TM 5:5)
23 - Porque desde que me apresentei a Faraó para falar em teu nome, ele maltratou a este povo; e de nenhuma sorte livraste o teu povo.
COMENTÁRIO
Porque, desde que entrei a Faraó para falar em teu nome, ele maltratou a este povo... Aparentemente Moisés esperava que faraó mudasse logo de ideia assim que ouvisse o porta-voz de Deus falar em nome de Yahweh (Êx 3.14,15; 5.1). Todavia, Moisés esqueceu que Deus avisou que o rei do Egito faria o oposto (Êx 3.19; 4-21).
DESÂNIMO
Momentos de desânimo na vida de pessoas boas:
MOISÉS (NM 11:15).
JOSUÉ (JS 7:7).
ELIAS (1RS 19;4).
JÓ (JÓ 10:1; SL 31:10).
DAVI (SL 42:6; 69:2; 73:16; 137:1).
JEREMIAS (JR 15:10; MQ 7:1).
OS discípulos (LC 24:17).
INJUSTIÇA
ÀS vezes atribuída a DEUS:
(JÓ 12:6; 21:7; SL 73:14; EC 7:15; 9:2; JR 12:1; EZ 18:25; HC 1:2; MT 20:12; RM 9:14).

Nenhum comentário:

Postar um comentário