terça-feira, 12 de abril de 2016

OS ARTÍFECES DA OBRA DO TABERNÁCULO

OS ARTÍFECES DA OBRA DO TABERNÁCULO
(EX 31:1-11)


1 - DEPOIS falou o SENHOR a Moisés, dizendo:
COMENTÁRIO
31:1-11 O tabernáculo era para ser construído de acordo com o desígnio divino por homens dotados que foram sobrenaturalmente habilitados pelo Espírito Santo para fazer todas as tarefas exigidas (vv. 3-6, 11). Todo o trabalho foi descrito por Deus a Moisés e pouco espaço foi deixado para a variação criativa (25:9).
A importância do tabernáculo e de sua mobília era tanta que o Senhor soberanamente preparou artesãos habilidosos para realizar a tarefa de construção, e estes foram instruídos detalhadamente por Moisés. Tudo deveria ser feito de acordo com o plano que Deus mostrou ao profeta no monte (Ex 26.30).
2 - Eis que eu tenho chamado por nome a Bezalel, o filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá.
COMENTÁRIO
31:2 Bezalel. O nome é arcaico e significa "em El's [] sombra de Deus" (cf. 17:10 nota).
2. Veja, eu tenho chamado Embora as instruções sobre o tabernáculo fossem privadas comunicadas a Moisés, que era claramente impossível que ele pudesse dirigir os trabalhos em pessoa, em meio à multiplicidade de suas outras tarefas. A diretora da cabeça ou construtor foi escolhido pelo próprio Deus; e a nomeação pela autoridade tão alta removida toda a terra de ciúmes ou descontentamento por parte de qualquer um que pôde ter pensado que os seus méritos esquecidos (compare MT 18:1). 
“Por nome a Bezalel, significando” na sombra ou proteção de Deus "e, tal como a quitação de um direito de grande magnitude" para executar uma confiança confidencial na antiga Igreja de Deus, ele tem sua família e linhagem gravados com distinção marcada. Ele pertencia à tribo de Judá, que, sem dúvida, de sábio e pesadas razões, Deus todo o prazer de honra, e ele era o neto de Hur, um patriota devoto (Ex 17:12), que foi associado, por uma comissão especial , com Aaron no governo do povo durante a ausência de Moisés. Além disso, pode-se notar que a tradição judaica afirma Hur ser o marido de Miriam, e se essa tradição pode ser invocado, dá uma razão adicional para a nomeação de Bezalel emanadas da autoridade direta de Deus.
Chamado por nome. O Senhor agora designou especificamente o homem que seria o principal artesão do tabernáculo. O nome Bezalel (hb. besal'el) significa na sombra de Deus. Hur, o avô de Bezalel, não deve ser confundido com o companheiro mais conhecido de Arão e Moisés (Ex 17.10:24.14).
Bezalel
Inspirado com habilidade para construir o tabernáculo:
(EX 31:2; 35:30; 36:1; 37:1; 38:22).
CHAMADA A LIDERANÇA
ABRAÃO (GN 12:1).
MOISÉS (EX 3:10; 28:1; 31:2).
GIDEÃO (JZ 6:14).
ELISEU (1RS 19:19).
ISAÍAS (IS 6:8; JR 1:4; JO 1:2; AT 13:2; 16:10).
PAULO (AT 26:16).
3 - E o enchi do Espírito de Deus, de sabedoria, e de entendimento, e de ciência, em todo o lavor.
CONHECIMENTO INTELECTUAL
(PV 1:4; 2:10; 14:6; 15:7; 24:4; DN 1:4; 5:12; 12:4).
HABILIDADE
(EX 28:3; 31:3; 35:35; 38:23; 1RS 7:14; 1CR 22:15 2CR 2:13; 26:15).
CHEIO DO ESPÍRITO
(LC 1:15; 4:1; AT 2:4; 4:8,31; 7:55; 11:24; 13:9,52).
ENTENDIMENTO ESPIRITUAL
(DT 4:6; 1CR 22:12; SL 119:104; PV 2:6; 8:14; 11:12; 13:15; 14:29 17:27; 2TM 2:7).
4 - Para elaborar projetos, e trabalhar em ouro, em prata, e em cobre,
OURO
(GN 2:2; EX 12:35; 37:17; 39:15; 1RS 9:28; 22:48; 1CR 29:4; 2CR 1:15; EC 2:8; JL 3:5; SF 1:18; AG 2:8; AT 3:6 20:33; 1PE 1:18).
PRATA
(EX 25:3; 27:11; 35:24; 36:24; 38:19).
5 - E em lapidar pedras para engastar, e em entalhes de madeira, para trabalhar em todo o lavor.
COMENTÁRIO
31.3-5 — E o enchi do Espírito de Deus. Esta maravilhosa expressão indica a obra do Espírito Santo nos tempos do Antigo Testamento. Temos familiaridade com a frase ficar cheio do Espírito Santo, que se revelou pelos discípulos no Pentecostes (At. 2) e trouxe à existência a nova comunidade de fé, a Igreja. Entretanto, sempre negligenciamos a obra do Espírito entre os israelitas. Passagens como esta nos ajudam a ver a continuidade do trabalho de Deus entre Seu povo ao longo das gerações.
Neste caso, o Espírito concedeu poderes e dons únicos às pessoas encarregadas de moldar e construir o tabernáculo, beneficiando o santo e maravilhoso Deus. A ocorrência sequencial das palavras sabedoria, entendimento, ciência e invenções são similares à dotação em sete vezes do Espírito ao Rei vindouro (Is 11.2). Esse acúmulo de termos aparece no trecho em análise para destacar aos leitores a extrema importância da inclinação artística do tabernáculo, que demandou pessoas muito capacitadas e habilidosas investidas de poder único pelo Espírito Santo para o desempenho de suas tarefas.
CORTADORES DE PEDRA
(EX 31:5; 1CR 22:15).
ENTALHADORES
(EX 31:5; 1RS 6:18; SL 74:6).
6 - E eis que eu tenho posto com ele a Aoliabe, o filho de Aisamaque, da tribo de Dã, e tenho dado sabedoria ao coração de todos aqueles que são hábeis, para que façam tudo o que te tenho ordenado.
COMENTÁRIO
31:6 Aoliabe. assistente de Bezalel. Seu nome significa “o pai é a minha tenda”.
6. Eu dei com ele a Aoliabe Ele pertencia à tribo de Dan, um dos menos influentes e honrados em Israel e, também aqui, podemos traçar a evidência de design inteligente e paternal, na escolha do colega ou de assistente de Bezaleel uma tribo inferior (compare 1 Coríntios 12:14-25; também deputado 6:7).
Todos os que são sábios de coração tenho dado sabedoria Naquele período, quando um espírito permeado todo o Israel, que não era o homem cheio de gênio celeste, que presidiu os trabalhos, mas todos os que contribuíram com suas habilidades, experiência e trabalho, em prestação de assistência ao menor, mostrou sua devoção e dedicação ao serviço divino. De igual modo, foi no início da Igreja Cristã (Atos 6:5; 18:2).
31.6 — O nome do principal assistente de Bezalel, A oliabe, significa tenda do Pai (hb. ' oholi'ab). Ele descreve aquele que vive próximo a Deus, o Pai de Seu povo (Ex 35:34; 36.1,2;38.23), ao qual se aplica a declaração tenho dado sabedoria ao coração. Na verdade, era o espírito da sabedoria falado em Êxodo 28.3 ou o Espírito de Deus, na sabedoria em Êxodo 31.3. Tal conhecimento era o dom divino que capacitava os artesãos para realizar suas santas tarefas.
7 - A saber: a tenda da congregação, e a arca do testemunho, e o propiciatório que estará sobre ela, e todos os pertences da tenda.
ARCA DA ALIANÇA
(EX 25:10,16; 26:33; 30:26; 37:1; NM 4:5; 10:35; DT 10:8; 31:26; JS 3:15; 4:11; 6:11; 7:6; JZ 20:27; 1SM 4:3,11,18; 5;1; 6;1; 7:1; 14:18; 2SM 6:2,6,11,17; 15:24; 1RS 8:6,9; 1CR 6:31; 16:1,37; 2CR 5:5; 35:3; JR 3:16; HB 9:4; AP 11:19).
PROPICIATÓRIO
Ou cobertura da expiação:
(EX 25:17,22; 26:34; 30:6; LV 16:2; NM 7:89).
TABERNÁCULO
(EX 25:8; 26:1; 39:32; 40:34; LV 8:10; 16:16; NM 1:51 2:17; 7:1; JS 18:1; 1RS 8:4; 1CR 21:29; 2CR 1:3; 5:5; 24:6; HB 9:11).
8 - E a mesa com os seus utensílios, e o candelabro de ouro puro com todos os seus pertences, e o altar do incenso.
ALTAR DO INCENSO
(EX 30:1; 39:38; LV 4:7; 1RS 6:22; 7:48).
CANDEEIRO
(EX 25:31; 26:35; 27:20; NM 8:2; AP 1:12; 2:5).
MESA
Dos pães da proposição usada no tabernáculo:
(EX 25:23; 31:8; 37:10; 40:22; NM 3:31; 2CR 13:11; HB 9:2).
9 - E o altar do holocausto com todos os seus utensílios, e a pia com a sua base.
ALTAR DO HOLOCAUSTO
(EX 27:1; 29:36; 38:1; 40:6; 1RS 1:50; 8;64; 2CR 4:1; 15:8; 29:18; 33:16).
PIA
Ou bacia de bronze
(EX 30:18; 38:8; 40:7).
10 - E as vestes do ministério, e as vestes sagradas de Arão o sacerdote, e as vestes de seus filhos, para administrarem o sacerdócio.
VESTES SACERDOTAIS
(EX 28:2; 29:5,29; 31:10; 39:1; LV 8:7; NM 20:26; EZ 44:17).
11 - E o azeite da unção, e o incenso aromático para o santuário; farão conforme a tudo que te tenho mandado.
COMENTÁRIO
31.7-11 — Todas as instruções específicas a respeito dos elementos que comporiam o tabernáculo foram transmitidas para que os dois homens e seus muitos subordinados pudessem segui-las. O fato maravilhoso a contemplar é que eles tinham de executar essas tarefas não só se baseando em seu próprio talento (o dom dado por Deus), mas também na presença do Espírito de Deus trabalhando neles. Assim, o Espírito de Deus (v. 3) se preocupa com a vida das pessoas perante o Senhor e com os objetos separados para a adoração ao Deus vivo. Portanto, os artesãos (Ex 35.25) foram revestidos de poder pelo Espírito Santo para produzir as peças instruídas pelo Senhor.
AZEITE
Para ungir
(EX 29:7; 30:25; 37:29; 1SM 10:1; SL 133:2).
INCENSO
Queimado durante a adoração:
(EX 30:1,7; LV 10:1; NM 16:35,46; EZ 8;11; ML 1:11; LC 1:10; AP 8:3).
LUGAR SANTO
(EX 26:33; 28:29; 31:11; 38:24; LV 6:16; 1CR 23:32; 2CR 29:5).
O SÁBADO
(EX 31:12-18)
12 - Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo:
COMENTÁRIO
31:12-17 O mandamento do sábado é reiterada e designadas como o sinal da aliança da aliança mosaica (Gn 9:12 nota). Para manter o sábado de Deus é manter a aliança desde o sábado é um sinal da relação especial entre Deus e Israel. Para desconsiderar o sábado de Deus foi a desconsiderar os propósitos de Deus para a criação através de Sua redenção de Israel.
31.12-18 — Esta é uma passagem importante em Êxodo, pois foca na aliança de Yahweh com Israel no monte Sinai (Êx 19:5,6; 24:l-8; 34:27,28). A grande contribuição destes versículos é esclarecer o papel do sábado (Shabat) como um símbolo especial do concerto.
13 - Tu, pois, fala aos filhos de Israel, dizendo: Certamente guardareis meus sábados; porquanto isso é um sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o SENHOR que vós santifica.
COMENTÁRIO
O SENHOR que vós santificais. O nome referente a DEUS que o profeta ISAÍAS usava frequentemente era (o SANTO de ISRAEL) cf. (IS 41:14).A santidade e a essência da natureza divina (IS 6:3) e é isto que se exige daqueles que pertencem a DEUS (LV 20:26; 1P 1:13-16).O que DEUS ordena,ELE mesmo capacita para o cumprimento.SEU divino poder está a disposição do crente, para torná-lo santo, segundo a própria natureza divina (2PE 1:3-8).
CONHECIMENTO
Espiritual:
Motivo de regozijo (JR 9:24; JR 31;34);
Obtido através de nossa relação com DEUS (OS 6:3).
Obediência condição para recebê-lo (JO 7:16-17).
Liberta a alma de todo engano (JO 8;31-32).
Conduz a vida eterna (JO 17:3; FP 3:10; CL 1:10).
SÁBADO
Sua guarda um mandamento:
(EX 20:8; 31:15; 34:21; 35:3; LV 26:2; DT 5:12; NE 10:31; IS 56:2; 58:13-14; JR 17:21; EZ 44:24).
14 - Portanto guardareis o sábado, porque santo é para vós; aquele que o profanar certamente morrerá; porque qualquer que nele fizer alguma obra, aquela alma será eliminada do meio do seu povo.
COMENTÁRIO
31.13,14 — A expressão meus sábados nos lembra de que a separação do sábado para cultuar o Senhor foi uma ideia dele, e não uma invenção humana. Portanto, esses dias deviam ser mantidos em honra a Deus (Is 1.10-15), como um sinal, um lembrete, um memorial ou símbolo da aliança entre o Altíssimo e Seu povo perante as gerações vindouras.
O Sábado reservado para adorar o Todo-poderoso distinguia Israel de seus vizinhos pagãos, conceito este reforçado pela frase: para que saibais que eu sou o Senhor, que vos santifica. A finalidade do Shabat não era o descanso recreativo, mas sim a adoração a Deus. Aqueles que desconsideravam esse dia especial abriam caminho para a sua própria destruição, conforme a sentença será extirpada.
PERVERSOS
Morrem antes do tempo:
(JÓ 22;16;SL 37:22,38; 55:23; PV 10:27; EC 7:17; IS 40:24).
SÁBADO
Sua profanação sob a lei mosaica:
Por recolher o maná (EX 16:27-28).
Pena de morte como punição (EX 31;14; NM 15:32,35).
Pelo trabalho ordinário (NE 13:15).
Advertência (JR 17:27; EZ 20:13; 22:8,15).
15 - Seis dias se trabalhará, porém o sétimo dia é o sábado do descanso, santo ao SENHOR; qualquer que no dia do sábado fizer algum trabalho, certamente morrerá.
DESCANSO
Físico, ordenado:
(EX 23;12; 31;15; 34:21; 35:2; LV 23:3; MC 6:31).
SALÁRIO DO PECADO
Morte, física e espiritual.
(GN 2:17; 3:19; DT 32:51; 1CR 10:13; PV 11:19; EZ 18:4; RM 5:12; 6;23).
V.D SÁBADO.
16 - Guardarão, pois, o sábado os filhos de Israel, celebrando-o nas suas gerações por aliança perpétua.
ALIANÇA ETERNA
(GN 9:16; 17:13; LV 24:8; NM 18:19; 2SM 23:5; 1CR 16:17; SL 105:10; IS 24:5; 54:10; 55:3; JR 32:40; 33:20; EZ 16:60; 37:26; HB 13:20).
17 - Entre mim e os filhos de Israel será um sinal para sempre; porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, e ao sétimo dia descansou, e restaurou-se.
COMENTÁRIO
31.15-17 — Nesta passagem o sábado é declarado como um sinal perpétuo entre o Senhor e Israel. A ideia da separação desse dia pode ser encontrada no padrão utilizado na criação: seis dias de trabalho e um dia de descanso.
CRIADOR
DEUS, criador do universo natural.
(GN 1:1; EX 20:11; NE 9:6; JÓ 26:7; SL 24;2; 33:6; 95:5; 102:25; 104:5; IS 40:28; 45:12; 48:13; AT 4:24; 7:50; AT 14:15; 17:24; HB 11;3).
SÁBADO
(GN 2:3; EX 16:23; SL 118:24; MT 12;1,8; MC 2:27; HB 4:4).
18 E deu a Moisés (quando acabou de falar com ele no monte Sinai) as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus.
COMENTÁRIO
Duas tábuas do Testemunho. Veja Deut nota. 5:22. Alguns sugerem que estes eram duas cópias idênticas. Consistente com os antigos tratados de suserania Oriental, um exemplar pertencia a cada parceiro tratado e as cópias foram alojadas nos santuários respectivos. A arca era tanto do ponto focal do santuário de Israel e a morada especial de Deus. Assim, ambas as cópias foram colocadas na arca.
Dedo> de Deus. Veja 8:19.
Tábuas de pedra, escritas com o dedo de Deus, contendo os dez mandamentos (Ex 24:12), chamado de" tábuas do testemunho ", porque Deus testificou a Sua vontade em si
Quando acabou de falar. Este versículo dramático lembra o leitor de que toda a seção, que começa em Êxodo 25.1, é um relato do divino encontro que Moisés viveu no monte (Ex 24:.18; 25:1). Quando o profeta retornou para o povo, ele escreveu o que ouvira e vira. O Espírito de Deus o guiou para se lembrar dos maravilhosos e complexos detalhes, das ideias e dos conceitos da sagrada adoração.
As duas tábuas de pedra, objetos similares aos usados nos antigos tratados, continham os Dez Mandamentos em cada uma delas. Ambas deveriam ser mantidas juntas perante o Senhor em Seu santo tabernáculo. A pedra enfatizava a pétrea Palavra de Deus. O dedo de Deus é um forte antropomorfismo (a atribuição de forma ou caráter humano a Deus) que sublinhava a divina origem da Lei.
Estudiosos de religião debatem há muito tempo acerca das ideias religiosas de Israel e de sua inigualável contribuição à civilização, colocando esse povo no mesmo patamar dos gregos, que desenvolveram a filosofia, e dos romanos, que mostraram uma genial organização e a grande construção de um império. Entretanto, essas comparações não vão ao encontro do objetivo das Escrituras. A Bíblia não fala de um povo genial, mas sim do dedo de Deus. Os Dez Mandamentos não foram um produto do ser humano, mas uma revelação do Senhor.
COMUNHÃO
DE MOISÉS com DEUS:
(EX 19:3,20; 20:21; 24:2; 25:22; 31:18; 33:9; LV 1:1).
DEDO DE DEUS
(EX 8:19; 31:18; SL 8:3; DN 5:5; LC 11:20).
ESCRITA
(EX 31:18; 32:16; DT 10:4; 31:24; 1CR 28:19; 2CR 2:11; 36:22; ED 6:18; IS 38:9; DN 5:5).
TÁBUAS DE PEDRA
Sobre as quais foi escrito o decálogo:
(EX 24:12; 31:18; 32:15; 34:1; DT 10:5; 1RS 8:9; HB 9:4).

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