PERSPECTIVA FEMININA
NOS EVANGELHOS
NO contexto social do período do NT. eram grandes parte os
homens que tinham autoridade oficial no âmbito da vida pública.
AS mulheres, por sua vez, muitas
vezes tinham efetivo poder e influência, ao lado dos homens, na esfera
doméstica da casa.
ESTA influência era até
significativa, mas a literatura da época, a exemplo da de outros períodos, por
ter sido escrita do ponto de vista masculino facilmente dá uma impressão
equivocada enfatizando os aspectos da vida em que a liderança era dos homens.
UMA característica surpreendente
dos EVANGELHOS é o quanto eles, nos apresentam contextos vivenciais em que se
destaca a atuação das mulheres.
ISTO reflete o importante papel
das mulheres na vida e no ministério de JESUS e na igreja apostólica, que nos
transmitiu essas histórias dos EVANGELHOS.
ISABEL
e MARIA em LUCAS
OS dois primeiros capítulos do EVANGELHO
de LUCAS são notáveis pela maneira em que a história é contada do ponto de
vista de ISABEL e MARIA duas mulheres.
ESTA é uma das diferenças entre
LUCAS e MATEUS este conta a história do nascimento da infância de JESUS do ponto de vista do
personagens masculinos, o que é muito apropriado para uma narrativa que retrata
o âmbito público, onde a predominância é da autoridade masculina.
LUCAS, por sua vez, situa a maior
parte da sua história na esfera doméstica da casa, onde as mulheres podiam ter
influência decisiva sobre os acontecimentos.
MARIA é o principal agente humano
nesses capítulos de LUCAS.
AO aceitar a missão de ser a mãe
de JESUS, que lhe foi entregue por DEUS, ela se insere na história da salvação
do povo de DEUS, com reflexos decisivos sobre a história da humanidade (LC
1:46-56).
SE a história tivesse sido
contada do ponto de vista masculino é possível que o significado de Maria ficasse
restrito a casa ao lar.
MAS, como a narrativa de LUCAS
adota o ponto de vista feminino, o papel de MARIA nos propósitos de DEUS
transcende a esfera meramente doméstica.
ACONTECIMENTOS
VISTOS SOB A ÓTICA FEMININA
A história sobre o ministério de
JESUS relatadas nos quatro EVANGELHOS é raramente contada do ponto de vista do próprio
JESUS.
PELO contrário, elas convidam o
leitor a adotar as várias perspectivas das pessoas que ouvem, encontram e
seguem JESUS.
ENTRE elas há muitas mulheres,
que seguem JESUS como discípulos recebem-no em suas casas, ou o procuram em
busca de cura, na maioria das vezes, JESUS interage com mulheres dentro da casa
ou da sinagoga.
ISTO se dá com menos frequência
nos lugares públicos, que eram um mundo predominantemente (mas não
exclusivamente) masculino.
UMA das razões pelas quais os
EVANGELHOS apresentam com tanta frequência perspectivas dos personagens femininos
é que o ministério de JESUS não estava confinado à esfera pública,dominada
pelos homens.
JESUS aparece com frequência em
contexto nos quais as mulheres podiam mais facilmente ser independentes e tomar
iniciativas, como por exemplo, a casa de suas amigas MARTA e MARIA.
UMA
FUNÇÃO PARA AS MULHERES.
UMA cena dos EVANGELHOS que
mostra uma mulher num papel incomum naquela sociedade aparece em (LC 10:38-42).
MARIA sentada aos pés de JESUS de
um rabino, aprende o ensinamento de seu mestre para ela mesma se tornar uma
mestra.
O fato de essa cena ser
ambientada na casa de MARIA era prenúncio da maneira como, na igreja mais
antiga, as mulheres participariam ativamente da liderança e do ensino, algo
anormal para aquela cultura.
ISSO se tornou possível em parte
porque os primeiros
Cristãos se reuniam e realizavam seus cultos
nas casas
ASSIM foi possível escapar às restrições
inevitáveis da esfera pública não cristã de fora da igreja, e o contexto
doméstico das reuniões da igreja apostólica trouxe consigo novas
p0ossibilidades para as mulheres.
JESUS
E AS MULHERES
NA PALESTINA do primeiro século,
as mulheres judias levavam uma vida muito restrita.
NAS cidades,elas raramente saíam
de casa,e usavam um pesado véu quando iam à sinagoga ou comprar e vender
produtos.
NA zona rural, elas trabalhavam
fora de casa e buscavam água, mas nunca sozinhas.
NENHUM homem falaria com uma
mulher desconhecida.
0ERA sinal de religiosidade não
falar com mulher alguma.
AS meninas não iam à escola, e
não participavam da parte didática dos ofícios nas sinagogas, que acontecia no
androne ou “sala dos homens”
AS mulheres não podiam ensinar e
nem mesmo orar antes das refeições em família.
ANTES de casar, ela pertencia ao pai;
depois, ao marido,e , caso ficasse viúva, passaria a ser cuidada pelos filhos
homens
AS mulheres não podiam ser
testemunhas num julgamento,e qualquer voto religioso que fizessem podia ser anulado
por seus maridos.
O marido podiam tomar uma segunda
esposa ou ter uma concubina, ou dar-lhe
carta de divorcio por qualquer motivo.
A mulher só ser divorciada caso
convencesse um júri de que estava sendo negligenciada.
NESTE caso seu marido pagaria uma
multa até que lhe desse o divorcio.
COMO resultado de tudo isso, o nascimento de uma
menina geralmente era recebido com tristeza i a
oração daria continha a frase:”bendito seja DEUS porque não me fez
mulher”
JESUS
NÃO SE ATÉM AS CONVENÇÕES:
A atitude de JESUS em relação as
mulheres foi completamente diferente de tudo isso.
ELE foi o único rabino que tinha
mulheres entre os seus discípulos mais próximos fossem homens, várias mulheres
aparecem no grupo mais amplo sendo mencionados nominalmente MARIA e MARTA são
descritos como amigas bem próximas e ele ensinou na casa delas.
(ALGUMAS mulheres até viajam com
ele e lhe prestavam assistência com os seus bens (LC 8:1-3))
JESUS ensinou que os homens
deviam se casar com uma única mulher e que o casamento era para a vida toda.
ENSINOU que prostitutas arrependidas
estavam mais próximas de DEUS do que muitos
líderes religiosos (MT 21:31), permitiu que uma prostituta o ungisse e
beijasse os seus pés em público (LC
7:36-50).
AS mulheres foram as primeiras a
ver o CRISTO ressuscitado, e o testemunho delas é levado a sério nos EVANGELHO.
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