sexta-feira, 9 de novembro de 2012

medo





MEDO
ACREDITO que o maior inimigo do homem é o medo.
ENFIM o medo esta por trás do fracasso, da doença e das relações humanas, as pessoas tem medo do passado, do presente e do futuro.
PRINCIPAIS medos:
Medo de dirigir
Medo de amar.
Medo de altura.
Medo de avião.
Medo da chuva.
Medo do dentista.
Medo é uma sensação que, proporciona um estado de alerta demonstrado pelo receio de fazer alguma coisa, geralmente por se sentir ameaçado tanto fisicamente como psicologicamente.
Você já se pegou com a respiração difícil, coração acelerado, mão úmidas, pernas tremendo, peito pulando, rosto vermelho, boca seca, mandíbula dura. Se sente desligado do que acontece a sua volta, se sente perdido? Você está sem controle, está com medo !

O que te dá medo?

Você fica ansioso quando terá que se apresentar a entrevistas ou reuniões, perde o sono por causa de resultados de exames médicos, tem medo que sua parceira te deixe? Tudo isso é medo, por mais que você dê nomes diferentes como: apreensão, preocupação, ansiedade, angustia, no fundo é tudo a mesma coisa, medo .
Às vezes você nem está conscientes, nem está percebendo medos e inseguranças, até acostuma com eles , mas mesmo assim eles estão te impedindo de fazer um monte de coisas, de ter relacionamento bacana com alguém ou conseguir um emprego legal por exemplo .
Você fica ansioso quando tem uma entrevista de emprego, sente medo , e mente pra você mesmo dizendo que nem quer este emprego, diz que é longe demais, mas no fundo não vai a entrevista por medo de ser reprovado. Sua insegurança lhe diz que aquela empresa não vai te aceitar. Isso é medo, é uma “vozinha” dentro da sua cabeça dizendo que as coisa vão dar errado.
Isso não precisa continuar assim. Você pode romper esse padrão.
Na terapia você aprende a superar seus sintomas de medo. Sintomas pegam carona contigo por um tempo, mas a gente pode eliminar esses caronistas. Os sintomas podem ser inércia, insegurança, etc.

Definição de medo


É o sentimento de insegurança em relação a uma pessoa, uma situação ou um objeto.
Medo é pessoal, o que assusta um pode ser indiferente pro outro. Existem pessoas que tem tanto medo de espaços abertos que não saem de casa, tem pessoas que sentem muita ansiedade de entrar no metrô, outros têm medo de tarefas como por exemplo, organizar uma festa, outros tem medo de baratas, avião, gatos, etc.
Mas o problema nunca é o metrô, o gato, a festa a ser organizada, o problema não é o evento, a situação ou o objeto, o PROBLEMA É A MANEIRA PELA QUAL VOCÊ SENTE E PERCEBE CADA UMA DESTAS COISAS.
Por exemplo, uma pessoa que precisa apresentar seu trabalho na reunião da empresa. O problema dela não é falar sobre seu trabalho. O problema, o que faz a pessoa entrar em pânico é O QUE ELA PENSA QUE PODE ACONTECER. O problema é ela pensar: “E se não gostarem de minha apresentação, e se meu projeto for reprovado , ou se meu chefe me demitir porque descobriu que eu sou um péssimo funcionário que nem sabe apresentar um trabalho. O que vão pensar de mim?”
O primeiro passo na compreensão do medo é perceber que todos os medos surgem da preocupação a respeito do que poderá acontecer em consequência do evento, e não o evento em si.

O que é medo?

Medo são as vozes críticas que ficam te dizendo que você não consegue, você não é tão bom quanta aquela outra pessoa, você não é tão bonita como gostaria, isso tudo é a sua conversa interna negativa te influenciando, e você está acreditado nela.
O medo abrange todas as intensidades, desde uma insegurança leve até o terror total.
Dentro do grupo do medo estão: a insegurança , preocupação, ansiedade, fobias, ataques de pânico e TSTP, transtorno do estresse pós-traumático. Tudo isso tem uma coisa em comum, sua mente dizendo que algo de muito ruim está para acontecer, e você não tem como enfrentar isso.
Eu estou aqui, em primeiro lugar pra te fazer pensar: Será que temos que aceitar esse medo todo?
Quero mostrar que o medo não precisa parar a sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário