quinta-feira, 1 de novembro de 2012



PERSPECTIVA FEMININA NOS EVANGELHOS

NO contexto social do período do NT. eram grandes parte os homens que tinham autoridade oficial no âmbito da vida pública.
AS mulheres, por sua vez, muitas vezes tinham efetivo poder e influência, ao lado dos homens, na esfera doméstica da casa.
ESTA influência era até significativa, mas a literatura da época, a exemplo da de outros períodos, por ter sido escrita do ponto de vista masculino facilmente dá uma impressão equivocada enfatizando os aspectos da vida em que a liderança era dos homens.
UMA característica surpreendente dos EVANGELHOS é o quanto eles, nos apresentam contextos vivenciais em que se destaca a atuação das mulheres.
ISTO reflete o importante papel das mulheres na vida e no ministério de JESUS e na igreja apostólica, que nos transmitiu essas histórias dos EVANGELHOS.
ISABEL e MARIA em LUCAS
OS dois primeiros capítulos do EVANGELHO de LUCAS são notáveis pela maneira em que a história é contada do ponto de vista de ISABEL e MARIA duas mulheres.
ESTA é uma das diferenças entre LUCAS e MATEUS este conta a história do nascimento  da infância de JESUS do ponto de vista do personagens masculinos, o que é muito apropriado para uma narrativa que retrata o âmbito público, onde a predominância é da autoridade masculina.
LUCAS, por sua vez, situa a maior parte da sua história na esfera doméstica da casa, onde as mulheres podiam ter influência decisiva sobre os acontecimentos.
MARIA é o principal agente humano nesses capítulos de LUCAS.
AO aceitar a missão de ser a mãe de JESUS, que lhe foi entregue por DEUS, ela se insere na história da salvação do povo de DEUS, com reflexos decisivos sobre a história da humanidade (LC 1:46-56).
SE a história tivesse sido contada do ponto de vista masculino é possível que o significado de Maria ficasse restrito a casa ao lar.
MAS, como a narrativa de LUCAS adota o ponto de vista feminino, o papel de MARIA nos propósitos de DEUS transcende a esfera meramente doméstica.
ACONTECIMENTOS VISTOS SOB A ÓTICA FEMININA
A história sobre o ministério de JESUS relatadas nos quatro EVANGELHOS é raramente contada do ponto de vista do próprio JESUS.
PELO contrário, elas convidam o leitor a adotar as várias perspectivas das pessoas que ouvem, encontram e seguem JESUS.
ENTRE elas há muitas mulheres, que seguem JESUS como discípulos recebem-no em suas casas, ou o procuram em busca de cura, na maioria das vezes, JESUS interage com mulheres dentro da casa ou da sinagoga.
ISTO se dá com menos frequência nos lugares públicos, que eram um mundo predominantemente (mas não exclusivamente) masculino.
UMA das razões pelas quais os EVANGELHOS apresentam com tanta frequência perspectivas dos personagens femininos é que o ministério de JESUS não estava confinado à esfera pública,dominada pelos homens.
JESUS aparece com frequência em contexto nos quais as mulheres podiam mais facilmente ser independentes e tomar iniciativas, como por exemplo, a casa de suas amigas MARTA e MARIA.
UMA FUNÇÃO PARA AS MULHERES.
UMA cena dos EVANGELHOS que mostra uma mulher num papel incomum naquela sociedade aparece em (LC 10:38-42).
MARIA sentada aos pés de JESUS de um rabino, aprende o ensinamento de seu mestre para ela mesma se tornar uma mestra.
O fato de essa cena ser ambientada na casa de MARIA era prenúncio da maneira como, na igreja mais antiga, as mulheres participariam ativamente da liderança e do ensino, algo anormal para aquela cultura.
ISSO se tornou possível em parte porque os primeiros
 Cristãos se reuniam e realizavam seus cultos nas casas
ASSIM foi possível escapar às restrições inevitáveis da esfera pública não cristã de fora da igreja, e o contexto doméstico das reuniões da igreja apostólica trouxe consigo novas p0ossibilidades para as mulheres.
JESUS E AS MULHERES
NA PALESTINA do primeiro século, as mulheres judias levavam uma vida muito restrita.
NAS cidades,elas raramente saíam de casa,e usavam um pesado véu quando iam à sinagoga ou comprar e vender produtos.
NA zona rural, elas trabalhavam fora de casa e buscavam água, mas nunca sozinhas.
NENHUM homem falaria com uma mulher desconhecida.
0ERA sinal de religiosidade não falar com mulher alguma.
AS meninas não iam à escola, e não participavam da parte didática dos ofícios nas sinagogas, que acontecia no androne ou “sala dos homens”
AS mulheres não podiam ensinar e nem mesmo orar antes das refeições em família.
ANTES de casar, ela pertencia ao pai; depois, ao marido,e , caso ficasse viúva, passaria a ser cuidada pelos filhos homens
AS mulheres não podiam ser testemunhas num julgamento,e qualquer voto religioso que fizessem podia ser anulado por seus maridos.
O marido podiam tomar uma segunda esposa ou  ter uma concubina, ou dar-lhe carta de divorcio por qualquer motivo.
A mulher só ser divorciada caso convencesse um júri de que estava sendo negligenciada.
NESTE caso seu marido pagaria uma multa até que lhe desse o divorcio.
COMO  resultado de tudo isso, o nascimento de uma menina geralmente era recebido com tristeza i a  oração daria continha a frase:”bendito seja DEUS porque não me fez mulher”
JESUS NÃO SE ATÉM AS CONVENÇÕES:
A atitude de JESUS em relação as mulheres foi completamente diferente de tudo isso.
ELE foi o único rabino que tinha mulheres entre os seus discípulos mais próximos fossem homens, várias mulheres aparecem no grupo mais amplo sendo mencionados nominalmente MARIA e MARTA são descritos como amigas bem próximas e ele ensinou na casa delas.
(ALGUMAS mulheres até viajam com ele e lhe prestavam assistência com os seus bens (LC 8:1-3))
JESUS ensinou que os homens deviam se casar com uma única mulher e que o casamento era  para a vida toda.
ENSINOU que prostitutas arrependidas estavam mais próximas de DEUS do que muitos  líderes religiosos (MT 21:31), permitiu que uma prostituta o ungisse e beijasse os seus pés em  público (LC 7:36-50).
AS mulheres foram as primeiras a ver o CRISTO ressuscitado, e o testemunho delas é levado a sério nos EVANGELHO.

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