domingo, 9 de novembro de 2014

ESTUDO DE DANIEL CAPITULO 7

ESTUDO DE DANIEL
CAPITULO 7
O SONHO SOBRE OS QUATRO ANIMAIS
01)    NO Primeiro ano de belsazar, rei da BABILÔNIA, teve DANIEL um sonho e visões antes seus olhos, quando estava no seu leito, escreveu logo o sonho e relatou a suma de todas as coisas.
Estudo
(significado de BELTESAZAR)
(BEL proteja o rei?).
FILHO de Nabonito e neto de NABUCODONOSOR. FOI  o último rei do novo império BABILÔNICO.DEUS  o achou em falta e logo depois os persas conquistaram BABILÔNIA E O MATARAM (DN  5:1-30).
SIGNIFICADO DE BEL:
Bel (SENHOR) DEUS do BABILÔNIO também chamado de MARDUQUE ou MERODAQUE (IS 46:1; JR 50:2; 51:44).
EQUIVALE ao cananeu BAAL.
NO PRIMEIRO ANO. NO tempo, este capítulo precede o cap. 5, mas é um avanço, pois agora passa as visões e revelações do SENHOR.
(NM 12:6)­­­_ENTÃO disse: OUVI, agora as minhas palavras se entre vós há profeta, eu o SENHOR, em visão a ele, me faço conhecer ou falo com ele em  sonhos. (GN 15:1; 1RS 3:5; EZ 1:1; MT 1:20; AT 10:11,17; AM 3:7).

02)   FALOU DANIEL e disse: EU estava olhando durante a minha visão da noite e eis que os quatro ventos do céu agitavam o mar grande
ESTUDO
QUATRO VENTOS. SIMBOLO do poder divino a julgar as nações.
O MAR GRANDE. SIMBOLO da agitação política e social entre os povos da terra (CF IS 57:20; 17:12; LC 21:25;; AP 17:15).
03)   Quatro animais, grandes, diferentes uns dos outros, subiam do mar.
Estudo
Quatro animais. Os mesmos reinos representados pela estátua no cap. 2. AQUI observa o mesmo úmero de símbolos: quatro partes da estátua, e um projétil externo para derrubá-la, comparados com quatro animais terrestres e um ser celestial.
(AP 13:1; 17:8).
04)   O primeiro era como leão e tinha asas de águia; enquanto eu olhava, foram-lhe arrancadas às asas, foi levantado da terra e posto em dois pés, como homem; e lhe foi dada mente de homem.
ESTUDO

LEÃO. O símbolo nacional da BABILONIA era uma figura com a cabeça humana, o corpo de um leão, com asas de águia, conforme certos achados que subsistem até hoje. ANTES da queda daquele império, perdeu-se a coragem e o alcance internacional simbolizado pelo coração do leão que foi substituído, pelas asas que foram arrancadas. O império já estava sendo ameaçado pelos inimigos. (AP 13:2).
ESTUDO:
LEÃO. O símbolo nacional da Babilônia era uma figura com cabeça humana, o corpo de um leão, com asas de águia, conforme certos achados que subsistem até hoje. ANTES da queda daquele império, perdeu-se a coragem e o alcance internacional simbolizado pelo coração do leão que foi substituído, pelas asas que foram arrancadas. O império já estava sedo ameaçado pelos inimigos.  (AP 13:2).
01)   CONTINUEI olhando, e eis aqui o segundo animal, semelhante a um urso, o qual se levantou sobre seus lados; na boca, entre os dentes, trazia três costelas, e lhe diziam: levanta-te, devora muita carne.

ESTUDO:
URSO. O império da MÉDIA e da PÉRSIA. UM dos seus lados À elite do duplo império vinha da MÉDIA. TRÊS COSTELAS. NAÇÕES que o novo império engoliu: devora muita carne.  (D 2:39).
01)   DEPOIS disto, continuei olhado, e eis aqui outro, semelhante a um leopardo, e tinha nas costas quatro asas de ave, tinha também este animal quatro cabeças e foi-lhe dado domínio.
Estudo:
LEOPARDO. O império GREGO. QUATRO ASAS. QUATRO CABEÇAS. OS quatro generais de ALEXANDRE eram as asas que ligeiramente dominavam o mundo na faixa que incluía a região da GRÉCIA até a ÍNDIA. FOI às quatro cabeças que regeram este novo império depois da morte repentina do grande conquistador, formando quatro dinastias independentes. (DN 8:8).
01)   DEPOIS disto, eu continuava olhando nas visões da noite, e eis aqui o quarto animal terrível, espantoso e sobremodo forte, o qual tinha grandes dentes de ferro; ele devorava, e fazia em pedaços, e pisava aos pés o que sobejava; era diferente de todos os animais que apareceram antes dele e tinha dez chifres.


ESTUDO:
QUARTO ANIMAL. O império romano, que conquistava tudo com as armas de ferro e não poupava nada. DEZ CHIFRES. DEZ reis (DN 7:24; AP 12:3; 13:1).
01)   ESTANDO eu a observar os chifres, eis que entre eles subiu outro pequeno, diante do qual três dos primeiros chifres foram arrancados; e eis que neste chifre havia olhos, como os de homem, e uma boca que falava com insolência.
ESTUDO:
OUTRO PEQUENO. O anticristo, veja as referencia de (DN 9:26) E compare com o príncipe que há de vir (AP 13:5-6).
01)   CONTINUEI olhando, até que foram postos uns tronos, e o ANCIÃO de DIAS se assentaram; sua veste era branca como a neve, e os cabelos da cabeça, como a pura lá, o seu trono eram chamas de fogo, e suas rodas eram fogo ardente.

ESTUDO:
UNS TRONOS. UMA cena de julgamento
 Descrita também em (AP 4:2-5:14). ANCIÃO DE DIAS. UM símbolo de DEUS em cujas mãos está o tempo. RODAS. O trono é também o carro de batalha. (AP 20:4; 1:14).
01)   UM rio de fogo manava e saia de diante dele; milhares o serviam, e miríades de miríades estavam diante dele, assentou-se o tribunal, e se abriram os livros.
ESTUDO:
E SE BRIRAM OS LIVROS. O registro perpétuo do comportamento humano (AP 5:11; 20:12).
02)   Então estive olhando, por causa da voz das insolentes palavras que o chifre proferia; estive olhando e vi que o animal foi morto, e o seu corpo desfeito e entregue para ser queimado.
ESTUDO:
O ANIMAL FOI MORTO. A queda do império romano (AP 19:20).
03)   QUANTO aos outros animais, foi-lhes tirado o domínio, todavia, foi-lhes dada prolongação de vida por um prazo e um tempo.
ESTUDO:
04)   EU estava olhando nas minhas visões, e eis que vinha com as nuvens do céu um como o filho do homem, e dirigiu-se ao ancião de DIAS, e o fizeram chegar até ele.
ESTUDO:
FILHO DO HOMEM. UM título do SENHOR JESUS CRISTO (MT 26:63-65; MT 24:30; 26:64; MC 13;26; 14:62; LC 21:27; AP 1:7, 13; 14:14).
05)   FOI-lhe dado domínio, e glória, e o reino, para que os povos, nações e homens de todas as línguas o servissem, o seu domínio é domínio eterno, que não passará, e o seu reino jamais será destruído. (AP 11:15).
06)   QUANTO a mim, DANIEL, o meu espírito foi alarmado dentro de mim, e as visões da minha cabeça me perturbaram. (DN 7:28).
ESTUDO
ALARMADO. O povo da época levava os sonhos a sério (DN  2:9; 4:5).
Significado:
ALARMAR: FICAR perturbado (1PE 3:14).
07)   CHEGUEI-me a um dos que estavam pertos e lhe pedi a verdade acerca de tudo isto. ASSIM, ele me disse e me fez saber a interpretação das coisas.
ESTUDO:
FEZ-ME SABER. NO próprio sonho. DANIEL sabia que se tratava de uma revelação de DEUS, e por isso foi obter a interpretação de um anjo de DEUS que era um pertencente à miríade dos servos (DN 7:10).
08)   ESTES grandes animais, que são quatro, são quatro reis que se levantarão da terra.(DN 7:3)
ESTUDO:
QUATRO REIS. OU, sejam quatro reinos, os impérios já mencionados. ASSIM também em (DN 7:24) refere-se a reinos.
09)   MAS os santos do ALTISSIMO receberão o reino e o possuirão para todo o sempre, de eternidade em eternidade.
ESTUDO:
OS SANTOS. ESTA palavra refere-se a  seres humanos resgatados por CRISTO e santificados pela separação do pecado e pela dedicação no serviço do reino de DEUS.SÃO eles glorificados e trasladados pelos céus, onde herdarão todas as coisas(AP 22:5)
10)   ENTÃO, tive desejo de conhecer a verdade a respeito do quarto animal que era diferente de todos os outros, muito terrível, cujos dentes eram de ferro, cujas unhas eram de bronze, que devorava, fazia em pedaços e pisava aos pés o que sobejava.
(DN 7:7).
ESTUDO:
Unhas de bronze. OS romanos lutavam com ferro (DN 7:7), mas seu império fazia uso das pequenas tribos nas fronteiras, as unhas.
21)    EU olhava e eis que este chifre fazia guerra contra os santos e prevalecia contra eles. (AP 13:7).
22)   ATÉ que veio a ANCIÃO de DIAS e fez justiça aos santos do ALTISSIMO; e veio o tempo em que os santos possuíram o reino. (AP 20:4).
ESTUDO:
Fez justiça. A vinda de CRISTO no seio do último e maior dos impérios já é um julgamento de valores humanos. SUSCITA um reino de pessoas que só procuram valores eternos cf. (PE 2:9-10).
23)   ENTÃO ele disse: O quarto animal será um quarto reino na terra, o qual será diferente de todos os reinos, e devorará toda a terra, e a pisará aos pés, e a fará em pedaços. (DN 2:40).
24)   OS dez chifres correspondem a dez reis que se levantarão daquele mesmo reino; e, depois deles, se levantará outro, o qual será diferente dos primeiros, e a baterá a três reis. (AP 17:12).
ESTUDO:
Dez reis. O império romano, uma vez desfeito, deu origem a dez reinos. É interessante notar que por 1.500 anos o total das tribos e nações que tem coexistido naquele território ficou sempre em dez poderes básicos. PARECE que esta continuação da civilização romana vai entre o primeiro julgamento (DN 7:9), e a vinda de CRISTO, e o segundo julgamento (DN 7:13-14).
25)   PROFERIRÁ palavras contra o ATÍSSIMO, magoará os santos do ALTÍSSIMO e cuidará em mudar os tempos e a lei; e os santos lhe serão entregues nas mãos, por um tempo, dois tempos e metade de um tempo. (AP 12:14; 13:5-6).
ESTUDO:
Magoará os santos. NO meio dos reinos surge um poder em ROMA que se entregará a perseguição dos fiéis e usurpará poder civil de três dos reinos. SÉCULOS da história já nos ensinam quanto às perseguições que se processam na cidade de ROMA. Um tempo, dois tempos e metade de um tempo. TRÊS anos e meio.
26)   MAS, depois se assentará o tribunal para lhe tirar o domínio, para destruí-lo e o consumir até o fim. (DN 7:10).

21)   O reino, e o domínio, e a majestade dos reinos debaixo de todo o céu serão dados ao povo dos santos do ALTISSIMO, o seu reino será reino eterno, e todos os domínios o servirão e lhe obedecerão. (AP 20:4; AP 22:5).
ESTUDO:
Reino eterno. NÃO se trata de milhares de anos, mas sim para toda eternidade; assim, também a pedra que substituirá para sempre (DN 2:44).
22)   AQUI, terminou o assunto. QUANTO a mim, DANIEL, os meus pensamentos muito se perturbaram, e o meu rosto se empalideceu; mas guardei estas coisas no coração. (DN 7:15).




Nenhum comentário:

Postar um comentário