domingo, 25 de agosto de 2013

divórcio


DIVÓRCIO

(DT 24:1)_SE um homem tomar uma mulher e se casar com ela, e se ela não for agradável aos seus olhos, por ter ele achado coisa indecente nela, e se ele lhe dar um termo de divórcio, e lhe der na mão, e a despedir de casa.
COMENTÁRIO:
MOISÉS proibiu o novo casamento em um caso especifico de divórcio (DT 24:1-4),e apresentou vários regulamentos humanos (DT 24>5-22).ESSES regulamentos falam sobre a isenção militar aos recém-casados (DT 24:5),sobre as fianças (DT 24:6,10-13), sobre o rapto (DT 24:7),sobre a lepra

(DT 24:9),sobre o imediato pagamento dos ordenados (DT 24:14-15),sobre a justiça (DT 24:16-18),e sobre a generosidade para com os pobres (DT 24:19-22).
NÃO é aprovado o divórcio tal como o caso da poligamia CF (DT 21:15),mas é visto como uma prática já existente e que precisava ser regulada.O divórcio não era necessário mas, se usado, tinha que ser preparado um documento legal, declarando o motivo do mesmo e entregue à mulher.O ponto inflexível desta lei, porém, é que o homem nunca mais poderia se casar novamente com a sua ex-esposa se nesse ínterim ela tivesse se casado novamente, e o segundo casamento da mulher se tivesse rompido pela morte de seu segundo marido ou por divórcio.

(JR 3:8)_QUANDO, por causa tudo isto, por ter cometido adultério, eu a despedi a pérfida ISRAEL e lhe dei carta de divórcio, vi que a falsa JUDÁ, sua irmã, não temeu, mas ela mesma se foi e se deu a prostituição.
COMENTÁRIO:
DIVÓRCIO.SUCEDEU, ao enviar o reino do norte, ISRAEL, para o exílio, JUDÁ viu o que sucedeu à sua irmã, mas não temeu o julgamento vindouro.
PÉRFIDA APOSTATA”.JOGO de palavras sobre os dois sentidos da raiz hebraica que significa voltar as costas a JEOVÁ e voltar-se para JEOVÁ.
PÉRFIDO (traidor)-(IS 21:2).

(MT 19:7-11)-Replicaram-lhe: POR que mandou, então, MOISÉS dar carta de divórcio e repudiar?
Respondeu-lhe JESUS: POR causa da dureza do vosso coração é que MOISÉS vos permitiu repudiar vossa mulher; entretanto, não foi assim desde o princípio.
EU, porém, vos digo; quem repudiar sua mulher, não sendo por causa de relações sexuais ilícitas e casar com outra comete adultério e o que casar com a repudiada comete adultério.
Disseram-lhe os discípulos: SE essa é a condição do homem relativamente à sua mulher, não convém casar.
JESUS, porém, lhes respondeu: NEM todos são aptos para receber este conceito, mas apenas aqueles a quem é dado.
COMENTÁRIO:
O ensinamento de JESUS era difícil mesmo para os doze, cuja atitude baseava-se no fato de que se as condições eram tão severas, o caminho mais certo seria não casar. Nota-se que JESUS dignificou o casamento muito acima do nível então aceito, declarando ser o princípio e plano divinos, de que o casamento seja indissolúvel. OS judeus, assim como os demais orientais daquela época, tinham um conceito errôneo a respeito das mulheres, quase comprada e até considerada como propriedade do esposo.JESUS ressalta o valor da mulher, iniciando uma humanização que se desenvolve até hoje.

(MT 5:32)_EU, porém, vos digo: qualquer que repudiar sua mulher, exceto em caso de relações sexuais ilícitas, a expõe a tornar-se adúltera; e aquele que casar com a repudiada comete adultério.
COMENTÁRIO:
A interpretação que os judeus da época de JESUS chagaram a ter da lei, começou a ter aplicação lenitiva para com os homens, e severa para com as mulheres.UM homem podia divorciar-se de sua esposa por qualquer pretexto, e tinha muita facilidade para tomar uma concubina. AQUI, bem como em outras questões, JESUS revela qual era a verdadeira intenção da PALAVRA de DEUS, desde os primórdios.oi

(MT 10:4-12)_tornaram eles: MOISÉS, permitiu lavrar carta de divórcio e repudiar.
Mas JESUS lhes disse: POR causa da dureza do vosso coração ele vos deixou escrito esse mandamento.
Porém, desde o princípio da criação DEUS os fez homem e mulher.
POR isso deixará o homem e a seu pai e mãe e unir-se a sua mulher
E com sua mulher, serão os dois uma só carne. DE modo que já não são dois, mas uma só carne.
PORTANTO o que DEUS ajuntou não separe o homem.
EM casa, voltaram os discípulos a interrogá-lo sobre este assunto.
E ele lhes disse: QUEM repudiar sua mulher e casar com outra comete adultério contra aquela.
E, se ela repudiar seu marido e casar com outro, comete adultério.
COMENTÁRIO:
DUREZA...CORAÇÃO. GR acleitrocardia, termo bíblico não usado em sentido secular.DENOTA a persistente rebelião do homem contra DEUS.
UMA SÓ CARNE. Trata-se, aqui, da formação de um novo tipo de relação familiar CF (GN 29:14),onde o amor e a vida conjugal são exclusivos CF (EF 5:30).

(1CO 7:10-11)_ORA, aos casados, ordeno, não eu, mas o SENHOR, que a mulher não se separe do marido.
SE, porém, ela vier a separar-se, que não se case ou que se reconcilie com seu marido; e que marido não se aparte de sua mulher.
COMENTÁRIO:
CASADOS.SENDO ambos convertidos. ORDENO. TERMO militar. O SENHOR (MT 5:31; MC 10:11; LC 16:18). NÃO SE SEPARE. NÃO se divorcie. PAULO distingue entre os mandamentos expressos de CRISTO e suas próprias instruções de igual valor, inspirados pelo espírito (1CO 7:40.

(1CO 6:16)_OU não sabeis que o homem que se une à prostituta forma um só corpo com ela? Porque, como se diz, serão os dois uma só carne.
MAS aquele que se une ao SENHOR é um espírito com ele.
COMENTÁRIO:
SE UNE.(GR teologúmenos), “união física” CF (MT 19:5; MC 10:8; EF 5:31).SIGNIFICA ligação leal e permanente.

(RM 7:3)_DE sorte que será considerada adúltera se, vivendo ainda o marido, unir-se com outro homem; porém, se morrer o marido, estará livre da lei e não será adúltera se contrair novas núpcias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário