“Por nome a Bezalel, significando” na sombra ou proteção de
Deus "e, tal como a quitação de um direito de grande magnitude"
para executar uma confiança confidencial na antiga Igreja de Deus, ele tem
sua família e linhagem gravados com distinção marcada. Ele pertencia à
tribo de Judá, que, sem dúvida, de sábio e pesadas razões, Deus todo o
prazer de honra, e ele era o neto de Hur, um patriota devoto (Ex 17:12),
que foi associado, por uma comissão especial , com Aaron no governo do povo
durante a ausência de Moisés. Além disso, pode-se notar que a tradição
judaica afirma Hur ser o marido de Miriam, e se essa tradição pode ser
invocado, dá uma razão adicional para a nomeação de Bezalel emanadas da
autoridade direta de Deus.
Chamado por nome. O Senhor
agora designou especificamente o homem que seria o principal artesão do
tabernáculo. O nome Bezalel (hb. besal'el)
significa na sombra de Deus. Hur, o avô de Bezalel, não deve ser confundido
com o companheiro mais conhecido de Arão e Moisés (Ex 17.10:24.14).
Bezalel
Inspirado com habilidade
para construir o tabernáculo:
(EX 31:2; 35:30; 36:1; 37:1; 38:22).
CHAMADA A LIDERANÇA
ABRAÃO (GN 12:1).
MOISÉS (EX 3:10; 28:1; 31:2).
GIDEÃO (JZ 6:14).
ELISEU (1RS 19:19).
ISAÍAS (IS 6:8; JR 1:4; JO 1:2; AT 13:2; 16:10).
PAULO (AT 26:16).
3 - E o
enchi do Espírito de Deus,
de sabedoria, e de entendimento, e de ciência, em todo o lavor.
CONHECIMENTO INTELECTUAL
(PV 1:4; 2:10; 14:6;
15:7; 24:4; DN 1:4; 5:12; 12:4).
HABILIDADE
(EX 28:3; 31:3; 35:35; 38:23; 1RS 7:14;
1CR 22:15 2CR 2:13; 26:15).
CHEIO DO
ESPÍRITO
(LC 1:15; 4:1; AT 2:4; 4:8,31; 7:55; 11:24; 13:9,52).
ENTENDIMENTO
ESPIRITUAL
(DT 4:6; 1CR 22:12; SL 119:104; PV
2:6; 8:14; 11:12; 13:15; 14:29 17:27; 2TM 2:7).
4 -
Para elaborar projetos, e trabalhar em ouro, em prata, e em cobre,
OURO
(GN 2:2; EX
12:35; 37:17; 39:15; 1RS 9:28; 22:48; 1CR 29:4; 2CR 1:15; EC 2:8; JL 3:5; SF
1:18; AG 2:8; AT 3:6 20:33; 1PE 1:18).
PRATA
(EX 25:3; 27:11;
35:24; 36:24; 38:19).
5 - E em lapidar pedras para engastar,
e em entalhes de madeira, para trabalhar em todo o lavor.
COMENTÁRIO
31.3-5 — E
o enchi do Espírito de Deus. Esta
maravilhosa expressão indica a obra do
Espírito Santo nos tempos do Antigo Testamento. Temos familiaridade com a
frase ficar cheio do Espírito Santo, que se revelou pelos discípulos no Pentecostes
(At. 2) e trouxe à existência a nova comunidade de fé, a Igreja.
Entretanto, sempre negligenciamos a obra do Espírito entre os
israelitas. Passagens como esta nos ajudam a ver a continuidade do
trabalho de Deus entre Seu povo ao longo das gerações.
Neste
caso, o Espírito concedeu poderes e dons únicos às pessoas encarregadas de
moldar e construir o tabernáculo, beneficiando o santo e maravilhoso Deus.
A ocorrência sequencial das palavras sabedoria, entendimento, ciência e
invenções são similares à dotação em sete vezes do Espírito ao Rei vindouro
(Is 11.2). Esse acúmulo de termos aparece no trecho em
análise para destacar aos leitores a extrema importância da inclinação
artística do tabernáculo, que demandou pessoas muito capacitadas e
habilidosas investidas de poder único pelo Espírito Santo para o desempenho
de suas tarefas.
CORTADORES DE PEDRA
(EX
31:5; 1CR 22:15).
ENTALHADORES
(EX
31:5; 1RS 6:18; SL 74:6).
6 - E eis que eu tenho posto com ele a
Aoliabe, o filho de Aisamaque, da tribo de Dã, e tenho dado sabedoria ao
coração de todos aqueles que são hábeis, para que façam tudo o que te tenho
ordenado.
COMENTÁRIO
31:6 Aoliabe. assistente de Bezalel. Seu nome
significa “o pai é a minha tenda”.
|
6. Eu
dei com ele a Aoliabe Ele pertencia à tribo de Dan, um dos
menos influentes e honrados em Israel e, também aqui, podemos traçar a
evidência de design inteligente e paternal, na escolha do colega ou de
assistente de Bezaleel uma tribo inferior (compare 1 Coríntios 12:14-25;
também deputado 6:7).
|
Todos
os que são sábios de coração tenho dado sabedoria Naquele período, quando um espírito
permeado todo o Israel, que não era o homem cheio de gênio celeste, que
presidiu os trabalhos, mas todos os que contribuíram com suas
habilidades, experiência e trabalho, em prestação de assistência ao
menor, mostrou sua devoção e dedicação ao serviço divino. De igual modo,
foi no início da Igreja Cristã (Atos 6:5; 18:2).
31.6 — O nome do principal assistente de Bezalel,
A oliabe, significa tenda do Pai (hb. ' oholi'ab). Ele descreve aquele
que vive próximo a Deus, o Pai de Seu povo (Ex 35:34; 36.1,2;38.23), ao
qual se aplica a declaração tenho dado sabedoria ao coração. Na verdade,
era o espírito da sabedoria falado em Êxodo 28.3 ou o Espírito de Deus,
na sabedoria em Êxodo 31.3. Tal conhecimento era o dom divino que
capacitava os artesãos para realizar suas santas tarefas.
7 - A saber: a tenda da
congregação, e a arca do testemunho, e o propiciatório que estará sobre
ela, e todos os pertences da tenda.
ARCA DA ALIANÇA
(EX 25:10,16; 26:33;
30:26; 37:1; NM 4:5; 10:35; DT 10:8; 31:26; JS 3:15; 4:11; 6:11; 7:6; JZ
20:27; 1SM 4:3,11,18; 5;1; 6;1; 7:1; 14:18; 2SM 6:2,6,11,17; 15:24;
1RS 8:6,9; 1CR 6:31; 16:1,37; 2CR
5:5; 35:3; JR 3:16; HB 9:4; AP 11:19).
PROPICIATÓRIO
Ou cobertura da expiação:
(EX 25:17,22; 26:34;
30:6; LV 16:2; NM 7:89).
TABERNÁCULO
(EX 25:8; 26:1; 39:32;
40:34; LV 8:10; 16:16; NM 1:51 2:17; 7:1; JS 18:1; 1RS 8:4; 1CR 21:29;
2CR 1:3; 5:5; 24:6; HB 9:11).
8 - E a mesa com os seus
utensílios, e o candelabro de ouro puro com todos os seus pertences, e o
altar do incenso.
ALTAR DO INCENSO
(EX 30:1; 39:38; LV 4:7; 1RS 6:22; 7:48).
CANDEEIRO
(EX 25:31; 26:35; 27:20; NM 8:2; AP 1:12; 2:5).
MESA
Dos pães da proposição
usada no tabernáculo:
(EX 25:23; 31:8; 37:10; 40:22; NM 3:31; 2CR 13:11; HB
9:2).
9 - E o altar do holocausto com
todos os seus utensílios, e a pia com a sua base.
ALTAR DO
HOLOCAUSTO
(EX 27:1; 29:36; 38:1; 40:6; 1RS 1:50;
8;64; 2CR 4:1; 15:8; 29:18; 33:16).
PIA
Ou bacia de
bronze
(EX 30:18; 38:8; 40:7).
10 - E as vestes do ministério, e as
vestes sagradas de Arão o sacerdote, e as vestes de seus filhos, para
administrarem o sacerdócio.
VESTES SACERDOTAIS
(EX 28:2; 29:5,29;
31:10; 39:1; LV 8:7; NM 20:26; EZ 44:17).
11 - E o azeite da unção, e o incenso
aromático para o santuário; farão conforme a tudo que te tenho mandado.
COMENTÁRIO
31.7-11 — Todas as
instruções específicas a respeito dos elementos que comporiam o
tabernáculo foram transmitidas para que os dois homens e seus muitos
subordinados pudessem segui-las. O fato maravilhoso a contemplar é que
eles tinham de executar essas tarefas não só se baseando em seu próprio
talento (o dom dado por Deus), mas também na presença do Espírito de Deus
trabalhando neles. Assim, o Espírito de Deus (v. 3) se preocupa com a
vida das pessoas perante o Senhor e com os objetos separados para a
adoração ao Deus vivo. Portanto, os artesãos (Ex 35.25) foram revestidos
de poder pelo Espírito Santo para produzir as peças instruídas pelo
Senhor.
AZEITE
Para ungir
(EX
29:7; 30:25; 37:29; 1SM 10:1; SL 133:2).
INCENSO
Queimado
durante a adoração:
(EX 30:1,7; LV 10:1; NM 16:35,46; EZ 8;11; ML
1:11; LC 1:10; AP 8:3).
LUGAR SANTO
(EX 26:33; 28:29; 31:11; 38:24; LV 6:16; 1CR 23:32; 2CR 29:5).
O SÁBADO
(EX 31:12-18)
12 - Falou mais o SENHOR a Moisés,
dizendo:
COMENTÁRIO
31:12-17 O mandamento do sábado é reiterada e
designadas como o sinal da aliança da aliança mosaica (Gn 9:12 nota).
Para manter o sábado de Deus é manter a aliança desde o sábado é um
sinal da relação especial entre Deus e Israel. Para desconsiderar o
sábado de Deus foi a desconsiderar os propósitos de Deus para a criação
através de Sua redenção de Israel.
31.12-18 — Esta é uma passagem importante em Êxodo, pois foca na aliança de
Yahweh com Israel no monte Sinai (Êx 19:5,6; 24:l-8; 34:27,28). A
grande contribuição destes versículos é esclarecer o papel do sábado
(Shabat) como um símbolo especial do concerto.
13 - Tu, pois, fala aos filhos de
Israel, dizendo: Certamente guardareis meus sábados; porquanto isso é
um sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o SENHOR que vós
santifica.
COMENTÁRIO
O
SENHOR que vós santificais. O nome referente a DEUS
que o profeta ISAÍAS usava frequentemente era (o SANTO de ISRAEL) cf.
(IS 41:14).A santidade e a essência da natureza divina (IS 6:3) e é
isto que se exige daqueles que pertencem a DEUS (LV 20:26; 1P
1:13-16).O que DEUS ordena,ELE mesmo capacita para o cumprimento.SEU
divino poder está a disposição do crente, para torná-lo santo, segundo
a própria natureza divina (2PE 1:3-8).
CONHECIMENTO
Espiritual:
Motivo
de regozijo (JR 9:24; JR 31;34);
Obtido
através de nossa relação com DEUS (OS 6:3).
Obediência
condição para recebê-lo (JO 7:16-17).
Liberta
a alma de todo engano (JO 8;31-32).
Conduz
a vida eterna (JO 17:3; FP 3:10; CL 1:10).
SÁBADO
Sua guarda um mandamento:
(EX 20:8; 31:15; 34:21; 35:3; LV
26:2; DT 5:12; NE 10:31; IS 56:2; 58:13-14; JR 17:21; EZ 44:24).
14 - Portanto guardareis o sábado,
porque santo é para vós; aquele que o profanar certamente morrerá;
porque qualquer que nele fizer alguma obra, aquela alma será eliminada
do meio do seu povo.
COMENTÁRIO
31.13,14 — A expressão meus sábados nos lembra de que a separação do sábado
para cultuar o Senhor foi uma ideia dele, e não uma invenção humana.
Portanto, esses dias deviam ser mantidos em honra a Deus (Is 1.10-15),
como um sinal, um lembrete, um memorial ou símbolo da aliança entre o
Altíssimo e Seu povo perante as gerações vindouras.
O Sábado reservado para adorar
o Todo-poderoso distinguia Israel de seus vizinhos pagãos, conceito
este reforçado pela frase: para que saibais que eu sou o Senhor, que
vos santifica. A finalidade do Shabat não era o descanso recreativo,
mas sim a adoração a Deus. Aqueles que desconsideravam esse dia
especial abriam caminho para a sua própria destruição, conforme a
sentença será extirpada.
PERVERSOS
Morrem antes do tempo:
(JÓ
22;16;SL 37:22,38; 55:23; PV 10:27; EC 7:17; IS 40:24).
SÁBADO
Sua profanação sob a lei mosaica:
Por recolher o maná (EX
16:27-28).
Pena de morte como punição (EX
31;14; NM 15:32,35).
Pelo trabalho ordinário (NE
13:15).
Advertência (JR 17:27; EZ
20:13; 22:8,15).
15 - Seis dias se trabalhará, porém
o sétimo dia é o sábado do descanso, santo ao SENHOR; qualquer que no
dia do sábado fizer algum trabalho, certamente morrerá.
DESCANSO
Físico,
ordenado:
(EX 23;12; 31;15; 34:21; 35:2; LV 23:3; MC 6:31).
SALÁRIO DO
PECADO
Morte, física e
espiritual.
(GN 2:17; 3:19;
DT 32:51; 1CR 10:13; PV 11:19; EZ 18:4; RM 5:12; 6;23).
V.D SÁBADO.
16 - Guardarão, pois, o sábado os
filhos de Israel, celebrando-o nas suas gerações por aliança perpétua.
ALIANÇA ETERNA
(GN 9:16; 17:13; LV 24:8; NM 18:19; 2SM 23:5; 1CR
16:17; SL 105:10; IS 24:5; 54:10; 55:3; JR 32:40; 33:20; EZ 16:60;
37:26; HB 13:20).
17 - Entre mim e os filhos de
Israel será um sinal para sempre; porque em seis dias fez o SENHOR os
céus e a terra, e ao sétimo dia descansou, e restaurou-se.
COMENTÁRIO
31.15-17
— Nesta
passagem o sábado é declarado como um sinal perpétuo entre o Senhor e
Israel. A ideia da separação desse dia pode ser encontrada no padrão
utilizado na criação: seis dias de trabalho e um dia de descanso.
CRIADOR
DEUS, criador do universo natural.
(GN 1:1; EX
20:11; NE 9:6; JÓ 26:7; SL 24;2; 33:6; 95:5; 102:25; 104:5; IS 40:28; 45:12; 48:13; AT 4:24; 7:50; AT
14:15; 17:24; HB 11;3).
SÁBADO
(GN
2:3; EX 16:23; SL 118:24; MT 12;1,8; MC 2:27; HB 4:4).
18 E deu a Moisés (quando acabou de falar com ele no monte Sinai) as duas
tábuas do testemunho, tábuas
de pedra, escritas pelo dedo de Deus.
COMENTÁRIO
Duas tábuas do Testemunho. Veja
Deut nota. 5:22. Alguns sugerem que estes eram duas cópias idênticas.
Consistente com os antigos tratados de suserania Oriental, um
exemplar pertencia a cada parceiro tratado e as cópias foram alojadas
nos santuários respectivos. A arca era tanto do ponto focal do
santuário de Israel e a morada especial de Deus. Assim, ambas as
cópias foram colocadas na arca.
|
Dedo> de Deus. Veja
8:19.
|
Tábuas
de pedra, escritas com o dedo de Deus, contendo os dez mandamentos (Ex 24:12),
chamado de" tábuas do testemunho ", porque Deus testificou
a Sua vontade em si
Quando acabou de falar. Este versículo dramático lembra o leitor de que toda a seção,
que começa em Êxodo 25.1, é um relato do divino encontro que Moisés
viveu no monte (Ex 24:.18; 25:1). Quando o profeta retornou para o
povo, ele escreveu o que ouvira e vira. O Espírito de Deus o guiou
para se lembrar dos maravilhosos e complexos detalhes, das ideias e
dos conceitos da sagrada adoração.
As duas tábuas de pedra, objetos similares aos usados nos
antigos tratados, continham os Dez Mandamentos em cada uma delas.
Ambas deveriam ser mantidas juntas perante o Senhor em Seu santo
tabernáculo. A pedra enfatizava a pétrea Palavra de Deus. O dedo de
Deus é um forte antropomorfismo (a atribuição de forma ou caráter
humano a Deus) que sublinhava a divina origem da Lei.
Estudiosos de religião debatem há muito tempo acerca das
ideias religiosas de Israel e de sua inigualável contribuição à
civilização, colocando esse povo no mesmo patamar dos gregos, que
desenvolveram a filosofia, e dos romanos, que mostraram uma genial
organização e a grande construção de um império. Entretanto, essas
comparações não vão ao encontro do objetivo das Escrituras. A Bíblia
não fala de um povo genial, mas sim do dedo de Deus. Os Dez
Mandamentos não foram um produto do ser humano, mas uma revelação do
Senhor.
COMUNHÃO
DE MOISÉS com DEUS:
(EX 19:3,20; 20:21; 24:2;
25:22; 31:18; 33:9; LV 1:1).
DEDO DE DEUS
(EX 8:19; 31:18; SL 8:3; DN
5:5; LC 11:20).
ESCRITA
(EX
31:18; 32:16; DT 10:4; 31:24;
1CR 28:19; 2CR 2:11; 36:22; ED 6:18; IS 38:9; DN 5:5).
TÁBUAS DE PEDRA
Sobre as quais foi escrito o decálogo:
(EX 24:12; 31:18; 32:15;
34:1; DT 10:5; 1RS 8:9; HB 9:4).
|
|
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário