O sábado
NO ANTIGO TESTAMENTO
(Êxodo 20:8) _lembra-te do
dia de sábado, para santificá-lo.
Analisando:
(EX 31:13-14) _tu,pois,falarás aos filhos de ISRAEL e lhes dirás: certamente,
guardareis
Meus sábados; pois é sinal entre mim e vós nas
vossas gerações; para que saibais que eu sou o SENHOR,
que vos santifica.
Portanto, guardareis o sábado,
porque são santos para vós outros; aquele que o profanar morrerá, pois qualquer
que nele fizer alguma obra será eliminado do meio do seu povo.
COMENTÁRIO
O SENHOR QUE VOS SANTIFICA. O nome referente a DEUS que o profeta ISAÍAS usava
frequentemente era “o santo de ISRAEL cf. (IS 41:14).A santidade e a essência
da natureza divina (IS 6:3) e é isto que se exige daqueles que pertencem a DEUS
(LV 20:26; 1PE 1:13-16)O que DEUS
ordena, ele mesmo capacita para o cumprimento. SEU divino poder está a
disposição do crente, para torná-lo santo, sendo a própria natureza divina (2PE
1:3-8).
(DT 5:12) _ guarda o dia de sábado, para o santificar, como te ordenou,
teu DEUS
COMENTÁRIO:
A principal diferença entre as duas
apresentações dos DEZ MANDAMENTOS reside na razão dada para a observação do sábado
(EX 20:11; DT 5:15).A palavra “sábado” tem raiz no termo hebraico shãbhat,
que dizer “cessar, desistir”.ESTA palavra estava associada ao sétimo dias antes
mesmo da legislação do SINAI cf. (EX 16:26).A referencia específica ao sétimo
dia não aparece no próprio mandamento sobre o sábado (DT 5:12), mas no comentário que se
segue cf. (DT 5:16).NÃO há razão linguística pela qual a palavra “sábado”
não pudesse ser também aplicada a um dia de descanso no princípio da semana.A
mudança do descanso sabático do sétimo para o primeiro dia é o cumprimento do
princípio moral do sábado. O sábado do sétimo dia comemorava a obra da
criação divina (EX 20:11) e a redenção (DT 5:15). O sábado
do primeiro dia pode ser reputado como comemoração da nova obra de criação
divina (2CO 5:17; EF 2:10) e a redenção espiritual (Tt 2:14).A ressurreição de
JESUS assinalou o clímax de SUA obra
redentora (RM 4:25; 1PE 1:3) e parece certo que os cristãos primitivos
começaram reunindo-se no primeiro dia as semana em comemoração a esse grande
acontecimento. CRISTO chamou-se SENHOR do sábado (MC 2:28) e o primeiro dia da semana
ficou conhecido como DIA DO SENHOR (AP
1:10).DESDE então o sábado do primeiro dia tem sido aceito pela
vasta maioria dos cristãos.
(EX 23:12) _ seis dias farás a tua
obra, mas, ao sétimo dia, descansarás; para que descanse o teu boi e o teu jumento,
e para que tome alento o filho da tua serva e o forasteiro.
(EX 20:8-11; EX 31:15; EX 35:2; DT
5:12-15).
(EZ 20:12) _ também lhes dei os meus sábados,
para servirem de sinal entre mim e eles, para que soubessem que eu sou o SENHOR
que os santifica
(EX 31:13-17).
(EX 20:10) _mas mo sétimo dia é o sábado do
SENHOR, teu DEUS; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua
filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das
tuas portas para dentro.
(GN 2:2-3).
Analisando:
(NE 13:16-19) _ também habitavam em JERUSALÉM tírios que traziam peixes e toda sorte de
mercadoria, que no sábado vendiam aos filhos de JUDÁ e em
JERUSALÉM.
Contendi com os nobres de JUDÁ e lhes
disse: QUE tal é este que fazeis, profanando o dia de sábado.
ACASO, não fizeram vossos pais assim,
e não trouxe o nosso DEUS todo este mal sobre nós e sobre esta cidade? E vós
ainda trazeis ira maior sobre ISRAEL, profanado o sábado.
DANDO já sobram às portas de JERUSALÉM
antes do sábado, ordenei que se fechassem; e determinei que não se
abrissem, senão após o sábado; a porta colocou alguns dos meus
moços, para que nenhuma carga entrasse no dia de sábado.
Comentário:
EM JERUSALÉM. POUCO antes, o povo tinha prometido nada comprar no sábado,
mas os gentios, sempre ali por perto, o incitava a transgressão (NE 10:31).
ESTE MAL. TANTO o recente cativeiro
como a pressão da hora. A convicção de que a profanação do sábado
era um dos pecados que provocara o castigo do cativeiro, contribuiu para as
extremas exigências sobre a observação do sábado, que vigoravam até JESUS.
(NE 10:31) _de que, trazendo os povos da terra no dia de sábado
qualquer mercadoria e qualquer cereal para venderem, nada comprariam deles no sábado, nem no dia santificado, e de que, no ano
sétimo, abririam mão da
colheita e de toda e qualquer cobrança.
COMENTÁRIO:
NADA COMPRARIAM. NÃO se trata de proibir os povos da terra de vender no sábado,
não se podem impor preceitos divinos sobre os que rejeitam a DEUS, mas podemos
evitar as suas práticas errôneas (NE 13:16).ANO
SÉTIMO.CADA sétimo ano,
chamado “ano sabático” pela lei mosaica, no qual deixava-se de cultivar os
campos “para que os pobres do teu povo achem o que comer” (EX
23:10-11),concedia-se a liberdade aos escravos hebreus (EX 21:2), e
cancelavam-se as dívidas (DT 15:1-3).ESSES mandamentos, como muitos outros da
lei, não tinham sido observados desde antes do cativeiro.
(IS 56:2)_bem –aventurado o homem que faz isto, e o filho do homem que nisto se
firma, que se guarda de profanar o sábado e guarda a sua mão de cometer algum mal.
COMENTÁRIO:
O SÁBADO. A circuncisão e a guarda do sábado eram consideradas os sinais
exteriores da aliança com DEUS, no ANTIGO TESTAMENTO aqui DEUS exorta a voltar à
antiga fidelidade.
(IS 58:13)_ se desviares o pé de profanar o sábado e de cuidar dos teus próprios
interesses no meu santo dia, se chamares ao
sábado deleitoso e santo
dia do SENHOR, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, não
pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falando palavras vãs.
COMENTÁRIO:
A obediência à aliança de DEUS, tanto
a antiga como a nova, trará bênçãos espirituais, temporais e eternas.
(IS 66:23)_ e será que, de uma festa da lua nova a outra e de um sábado
a outro, virá toda a carne a adorar
perante mim, diz o SENHOR.
(JR17:21)_ assim diz o SENHOR: GUARDAIS-vos por amor da vossa alma, não carregueis
cargas no dia de sábado, nem as introduzais pelas portas de
JERUSALÉM.
Veja:n (NE 13:15-22).
(EZ 20:12)_ também lhes dei os meus sábados, para servirem de sinal entre mim e
eles, para que soubessem que eu sou o SENHOR que os santifica.
Veja: (EX 31:13-17).
(EZ 44:24)_ quando houver contenda, eles assistirão a ela para a julgarem; pelo meu
direito julgarão; as minhas leis e os
meus estatutos em todas as festas fixas guardarão e santificarão os meus
sábados
VEJA: (DT 17:8; 2CR 19:8,10).
O SÁBADO
NO NOVO
TESTAMENTO
(MT 12:1-8) _por aquele tempo, em dia de sábado, passou JESUS pelas searas. ORA,
estando os seus discípulos com fome, entraram a
colher espigas e a comer.
OS fariseus, porém, vendo isso, disseram-lhe: EIS que os teus discípulos fazem
o que não é lícito fazer em dia de sábado. MAS JESUS lhes disse: NÃO lestes o
que fez DAVI quando ele e seus
companheiros tiveram fome? COMO entrou na casa de DEUS e comeram os pães da
proposição, o qual não lhes era lícito comer, nem a ele nem os que com ele
estavam, mas exclusivamente aos sacerdotes? OU não lestes na LEI que, aos sábados,
os sacerdotes no templo violam o sábado e ficam sem culpa? POIS eu vos digo:
aqui está quem é maior que o templo. MAS, se vós soubésseis o que significa
misericórdia quero e não holocaustos não teriam condenado inocentes. PORQUE o
FILHO do HOMEM é SENHOR do sábado.
COMENTÁRIO:
ENTRARAM A OCLHER, ESPIGAS. SEGUINDO a JESUS pelos campos de trigo, os discípulos usufruíram
do mesmo direito que os transeuntes, comendo para satisfazer a fome, sem levar nada consigo (DT 23:25). SEGUNDO os
fariseus, debulhar era um tipo de trabalho proibido no sábado
(LC 6:1). JESUS mostra, por exemplo, histórico, que fazer o serviço de DEUS
supera regras religiosas. JESUS declara sua igualdade a DEUS quando reivindica
ser o SENHOR do sábado (MT 12:8) cf. (JO 5:17). O sábado
foi dado ao homem para seu bem e não para prejudicá-lo (MT 12:12). VEJA (LC
6:4).
(MT 24:20)_ orai para que a vossa fuga não se dê no inverno, nem no sábado.
(MT 28:1)_ no findar do sábado, ao entrar o primeiro dia da semana,
MARIA MADALENA e a outra MARIA foram ver o sepulcro.
COMENTÁRIO:
NO domingo de madrugada, verificou-se
o milagre da ressurreição, da vitória sobre a morte pela intervenção divina. Várias
evidências apontam para a hipótese que o túmulo descoberto numa escavação
arqueológica do general CHRISTIAN GORDON é o túmulo autêntico, pela sua
situação interna, pelos remanescentes de um templo ao que um imperador romano
erigiu ali, segundo os historiadores antigos. VIRAM-se ainda vestígios de
alteração para acomodar o corpo de JESUS, maior do que o de JOSÉ de ARIMATÉIA
que segundo a tradição, era de baixa estatura. O quarto escavado na rocha tinha
dois túmulos, dos quais, só um tinha
sido ocupado, sem, porém, haver o mínimo vestígio de restos mortais.
(MC 2:23-28)_ ora aconteceu atravessar JESUS, em dia de sábado,
as searas, e os discípulos, ao passarem, colhiam
espigas. ADVERTIRAM-no os
fariseus: Vê! Por que fazem o que não é lícito aos sábados?
MAS ele lhes respondeu: NUNCA lestes o que fez DAVI, quando se viu em necessidade
e teve fome, ele e os seus companheiros? COMO entrou na CASA de DEUS, no tempo
do sumo sacerdote ABIATAR, e comeu os pães da proposição, os
quais não são lícitos comer, senão os sacerdotes, e deu também aos que estavam com ele? E
acrescentou: O sábado foi estabelecido por causa do homem e
não o homem por causa do sábado. DE sorte que o FILHO DO HOMEM é
SENHOR do sábado.
COMENTÁRIO:
COLHIAM ESPIGAS. ERA permitida colher espigas de trigo
para se comer na hora. OS fariseus não criticaram esta prática, mas a quebra do
sábado. A época do ano era maio ou início de junho. VÊ!
Segundo o talmude judaico, a ofensa de trabalhar no sábado merecia
a morte por apedrejamento, somente se o acusado fosse advertido. ABIATAR.
(1 SM 21:1-7) traz o nome de AIMELEQUE, que foi pai de ABIATAR. ISTO se explica
pelo fato de ABIATAR e AIMELEQUE estarem
ambos vivos naquele tempo. UMA tradição judaica diz que o acontecimento se deu
no sábado. SÓ MARCOS tem esta frase, informando-nos que o sábado
foi consagrado para o homem. O senhorio de CRISTO sobre o sábado abriu
o caminho a igreja primitiva a abandonar a obrigação de guardar o sétimo dia cf.
(RM 14:5; GL 4:10).A principal lição deste trecho é mostrar que a LEI do sábado
não tinha aplicação no caso do servo do templo; muito menos teria restrição
sobre CRISTO, o SENHOR do templo.
(MC 3:2-6) _ e estavam observando a JESUS para ver
se o curaria em dia de sábado, a fim de o acusarem. E disse JESUS
ao homem da mão ressequida: VEM para o meio! ENTÃO, lhes perguntou: É lícito
nos sábados fazer o bem ou fazer o mal? SALVAR a vida ou tirá-la? MAS
eles ficaram em silêncio. OLHANDO-os ao redor, indignado e condoídos com a dureza
do seu coração, disse ao homem: ESTENDE a mão. ESTENDEU-a, e a mão lhe foi
restaurada. RETIRANDO-se os fariseus, conspiravam logo com os herodianos, contra ele, era como lhe tirariam a vida.
COMENTÁRIO:
É LÍCITO. O SENHOR chama atenção ao fato de que
há pouquíssima diferença entre fazer mal ou e deixar de fazer o bem (TG
4:17).SEGUNDO os mestres judaicos, os doentes deviam, ser atendidos apenas nos
casos em que a vida corria perigo. N.HOM O ENCONTRO COM CRISTO:
1)
ANTES
DO ENCONTRO SALVADOR, TODOS SOFREM DA ATROFIA ESPIRITUAL (MC 3:41; EF 2:1).
2)
Todos
são convidados por CRISTO a conhecer sua necessidade e declará-la publicamente
(MC 3:3).
3)
Todos
precisam exercer a fé estendendo a mão (MC 3:5).
4)
A
salvação é completa e perfeita
5)
A
salvação da alma custou a vida do SALVADOR (MC 3:6)
HERODIANOS. ERAM os membros do partido
nacionalista de judeus que apoiavam HERODES e sua dinastia contra ROMA cf. (MT
22:16).OS fariseus (os separados) surgiam, como partido distinto, c. 140 A.C.
após a revolta dos macabeus. Seus membros pertenciam à classe baixa, e não a
aristocracia como os saduceus cf. (MC 12:18-23) É notável como as diferenças se
desvaneceram, num ódio mútuo a JESUS.
(MC 16:1) _ passado
o sábado, MARIA MADALENA,
MARIA, mãe de TIAGO e SALOMÉ, compraram aromas para irem embalsamá-lo.
COMENTÁRIO:
PASSADO O SÁBADO. NÃO houve tempo suficiente para
preparar o corpo de JESUS para o sepultamento costumeiro. CHEGANDO o domingo,
não haveria problema além de abrir o túmulo (MC 16:4).
(LC 4:16) _ indo para NAZARÉ, onde fora criado,
entrou num sábado, na sinagoga, segundo o seu costume, e levantou-se para ler.
COMENTÁRIO:
NAZARÉ. JESUS voltou para a sua terra apenas
duas vezes cf. (MT 13:53-58 E 6:1-6).EM ambos os casos se destaca a
incredulidade daqueles que o conheceram apenas como um carpinteiro.ERA seu
costume assistir cultos na sinagoga.LER. ESTÁ é a única referência a sua
capacidade de ler. TERIA lido o trecho em hebraico, traduzindo-o para o
aramaico, antes de pregar.
(LC 4:31) _E desceu a CAFARNAUM, cidade da
GALILÉIA, e os ensinava no sábado.
VEJA: (MT
4:13)
(LC 6:1-5) _aconteceu que, num sábado,
passando JESUS pelas searas, os seus discípulos colhiam e comiam espigas,
debulhando-as com as mãos. E alguns dos fariseus lhes disseram: POR que fazeis
o que não é lícito aos sábados? RESPONDEU-lhe JESUS: NEM ao menos tendes lido o
que fez DAVI, quando teve fome, ele e seus companheiros? COMO entrou na casa de
DEUS, tomou, e comeu os pães da proposição, e os deu aos que com ele est5avam,
pães que não lhe era lícito comer, mas exclusivamente aos sacerdotes? E
acrescentou-lhes: O FILHO do HOMEM
é SENHOR do sábado.
COMENTÁRIO:
DAVI. NEM DEUS nem os fariseus condenavam DAVI por esta
transgressão. DAVI. Foi orientado a agir assim, a fim de preservar sua vida para
servir ao SENHOR. O mesmo SENHOR do sábado tem o direito, como autor do
mandamento, de interpretá-lo e coloca-lo sob o controle de sua vontade.
(LC 6:6-11) _sucedeu que, em outro sábado, entrou
ele na sinagoga e ensinava. ORA achava-se ali um homem cuja mão direita estava ressequida.
OS escribas e fariseus observavam-no procurando ver se ele faria uma cura no sábado,
a fim de acharem de que o acusar. MAS ele, conhecendo-lhes os pensamentos,
disse ao homem da mão ressequida: LEVANTA-TE e vem para o meio; e ele,
levantando-se permaneceu de pé.ENTÃO
disse JESUS a ele: QUE vos parece? É lícito, no sábado, fazer o bem ou o mal? SALVAR a vida ou deixá-la perecer?
E fitando todos ao redor, disse ao homem: ESTENDE a mão: ELE assim o fez, e a
mão lhe foi restaurada. MAS eles se encheram de furor e discutiam entre si
quanto ao que fariam a JESUS.
COMENTÁRIO:
LEVANTA-TE. EM contraste marcante com os que foi
espiá-lo, JESUS age abertamente e sem temor. AQUELE que segue a CRISTO
precisa ser sincero, franco e sem temor (MT5: 34-37; TG 5:12). É LÍCITO.
O dia do SENHOR é consagrado por meio da prática de boas ações em favor dos outros.
AO QUE FARIAM A JESUS. A religião, às vezes, transforma o
lícito em transgressão e o ilícito
(planejar a morte de um inocente)
em lícito.
(LC 13:14)_ o chefe da sinagoga, indignado de ver
que JESUS curava no sábado, disse a multidão: SEIS dias há em
que se deve trabalhar; vinde, pois, nesses dias para serdes curados e não no sábado.
COMENTÁRIO:
SINAGOGA. CRISTO deliberadamente buscou esta
ocasião, para ensinar um principio na “congregação” dos judeus.
(LC 14:1-6) _aconteceu que, ao entrar ele num sábado
na casa de um dos principais fariseus para comer pão, eis que o estavam
observando. ORA, diante dele se achava um homem hidrópico. ENTÃO, JESUS,
dirigindo-se aos intérpretes da LEI e os fariseus, perguntou-lhes. É ou não é
lícito curar no sábado. ELES, porém, nada disseram. E, tomando-o,
o curou e o despediu. A seguir, lhes perguntou: QUAL de vós, se o filho ou o
boi cair num poço, não o tirará logo, mesmo em dia de sábado.
A isto nada puderam responder.
COMENTÁRIO:
FILHO. OUTROS bons manuscritos tem “jumento”.
SOMENTE os essênios de cunrã negariam a justificativa de salvar a vida no sábado.
A letra da lei no legalista nega o espírito da lei cf. (RM 7:6), enquanto a
autoridade do ESPÍRITO no coração produz a verdadeira justiça da lei. (RM 8:4).
(JO 5:10-18) _por isso, disseram os judeus aos que
fora curado: HOJE é sábado,não te
é lícito carregar o
leito.AO que ele lhes respondeu: O mesmo que me curou me disse: TOMA o teu
leito e anda. PERGUNTARAM-LHE eles: QUEM é o homem que te disse: TOMA o teu
leito e anda? MAS o que fora curado não sabia quem era; porque JESUS se havia
retirado, por haver muita gente naquele lugar. MAIS tarde, JESUS o encontrou no
templo e lhe disse: OLHA que já estás curado; não
peques mais, para que não
te suceda coisa pior. O homem retirou-se e disse aos
judeus que fora JESUS quem o havia curado. E os judeus perseguiam JESUS, porque
fazia estas coisas no sábado. MAS ele lhes disse: MEU PAI trabalha
até agora e eu trabalho também. POR isso, pois, os judeus ainda mais procuravam
matá-lo, porque não somente violava o sábado, mas também dizia que DEUS era seu
próprio PAI, fazendo-se igual a DEUS.
COMENTÁRIO:
NÃO TE É LÍCITO. (EX 20:10;JR 17:19-27; NE 13:15).
JESUS descansou na realização de obras de libertação e elevação de glória a DEUS.
OS judeus acharam que DEUS queria que desistisse de todo trabalho, não sabendo
que o sábado foi feito para o homem. NÃO
PEQUEIS MAIS. JESUS
revela que o paralítico sofria em consequência do pecado, mas não que toda
doença seria tal. COISA PIOR. TRATA do julgamento final ou a segundo
morte (AP 21:8). FAZIA. NO SÁBADO. NOS outros evangelhos os atos de
misericórdia justificam a quebra da lei do sábado. NO evangelho de JOÃO JESUS trabalha
no sábado porque ELE é igual a DEUS (JO 5:17).OS judeus entenderam
que o CRIADOR não podia abandonar sua criação todos os sétimos dias! O FILHO
compartilha com o PAI a obrigação de atuar no sábado do mesmo modo; dessarte JESUS
reivindicava sua deidade.
(JO 7:23-24) _E se
o homem pode ser circuncidado em dia de sábado, para que a lei de MOISÉS não seja
violada, por que vos indignais contra mim, pelo fato de eu ter curado, nem sábado
ao todo, um homem. NÃO julgueis segundo a aparência, e sim pela reta justiça.
COMENTÁRIO:
PARA os
rabinos este rito curava uma parte do corpo. SE for permitida uma cura parcial,
quanto mais restauração completa?
(JO 5:9) _ IMEDIATAMENTE, o homem se viu curado e, tomando o
leito, pôs-se a andar. E aquele dia era sábado.
COMENTÁRIO:
IMEDIATAMENTE. A cura foi total e sem demora. NO
sentido mais amplo do milagre, a época de espera passou com a vinda do SALVADOR
ao mundo. ELE inaugura a nova era da ressurreição (JO 5:25).SUA salvação está
ao alcance de todos em todo lugar
(JO 9:14) _E era sábado o dia em que JESUS fez o lodo e lhe
abriu os olhos.
COMENTÁRIO:
Cf. (JO 5:1).
(AT 16:13) _NO sábado,saímos da cidade para juntos do rio,
onde nos pareceu haver um lugar de oração,e, assentando-nos, falamos as mulheres
que para ali tinham concorrido.
COMENTÁRIO:
LUGAR DE ORAÇÃO. FALTANDO dez cabeças de família, não
era lícito fundar uma sinagoga, forçando o culto a se realizar ao ar livre.
(AT 17:2) _PAULO, segundo o seu costume, foi
procurá-lo e, por três sábados, arrazoou com eles acerca das
escrituras.
COMENTÁRIO:
TRÊS SEMANAS.
Melhor traduzindo, “TRÊS SÁBADOS”. AS indicações de (1TS 2:1-2,9),são
fortes, de que PAULO passou até meses em TESSALÔNICA.
COMENTÁRIO GERAL:
TRAZENDO PARA OS DIAS DE HOJE:
QUEM SÃO OS FARISEUS:
OS adventistas do sétimo dia, e
todas as igrejas que guardam o sábado.
Os adventistas falam quem não
guarda sábado vai para o inferno quando morrer isso é mais uma mentira.
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