POMBA
MUITOS antes
da pomba aparecer na literatura bíblica como símbolo do ESPÍRITO SANTO, já
fazia parte de rituais religiosos na ÍNDIA e em diversas crenças da
antiguidade.
EM algumas culturas como no EGITO era
representante da alma, simbolizando a liberação
do espírito no monte em que se depreendia
da matéria, ou morte propriamente dita.
NA maioria
das crenças, somente as pombas brancas têm significado espiritual (o que
comumente é chamado símbolo positivo), as de cores escuras como todas as aves
desse, padrão, traziam mau agouro, eram sinal de infortúnio.
NOS rituais
antigos a pomba foi adotada como símbolo de diversas deusas e personificação da
fertilidade feminina.
NA cultura
de alguns ramos ciganos, essa ave era considerada maldita, mas no cristianismo
primitivo gozava do carinho, proteção e respeito, que viam nela a expressão da
pureza (ausência de maldade), não só por estar ligada à simbologia do ESPÍRITO
SANTO, mas pela procura (e aceitação) como objeto de sacrifício (no
judaísmo), acessível aos pecadores
pobres que não podiam ofertar um carneiro.
QUANTO à representação
do ESPÍRITO SANTO, parece ser mais uma idéia popular, pois a BÍBLIA não diz que
era uma pomba mas sim em forma de pomba (MT 3:16; LC 3:22; MC 1:9; JO 1:32).
A esse
respeito, tornam-se convenientes algumas observações sobre essas passagens, o
que, certamente, trará mais luz sobre ma representatividade espiritual atribuída
à pomba.
EM MATEUS o texto diz: “BATIZADO JESUS, saiu
logo da água e eis que se lhe abriram os céus, e viu o ESPÍRITO de DEUS, descendo como uma
pomba, vindo sobre ele”
OBSERVE que
a narrativa dá a entender que somente JESUS viu esse fato sobrenatural pois os
céus se abriram para ele (se lhes) e ele
viu.
O ESPÍRITO
estava descendo como uma pomba ou seja: à moda das pombas, quando elas descem depois
de estarem voando nas alturas, asas para
trás, peito para frente e rápidas como uma flecha.
NÃO diz que
era uma pomba mas que agia como tal.
MARCOS diz
QUE Jesus LOGO AO SAIR DA ÁGUA “VIU OS CÉUS RASGAREM-SE E O espírito descendo
como pomba sobre si”.
A afirmação
do evangelista é a de que JESUS viu ambas as cenas e não que viram
(referindo-se aos presentes).
QUANTO à voz
dos céus dando testemunho de CRISTO, tanto MATEUS como MARCOS evidenciam que
muitos a ouviram, além do próprio JESUS.
“LUCAS é o
mais sucinto no registro dessa passagem, mas diz algo que os outros omitem:
JESUS estava orando quando os céus se abriram e acrescenta: E o ESPÍRITO SANTO
desceu sobre ele em forma corpórea como pomba”.
ENTÃO,”ouviu-se
uma voz do céu”.
QUER dizer:
alguém ouviu ou muitas pessoas ouviram.
O texto não
diz, claramente.
JOÃO (o
evangelista) dá outra direção à sua narrativa, afirmando que “ele viu” (o
BATISTA) e acrescenta que o ESPÍRITO desceu do céu como uma pomba e que pousou
sobre ele.
JOÃO, o
BATISTA, é testemunha ocular dessa cena e, como ele mesmo diz, tinha
conhecimento prévio de que JESUS viria para ser batizado (JO 3:33) e que o
ESPÍRITO SANTO desceria e pousaria sobre ele, fatos que, somados aos testemunhos
da voz celestial (que JOÃO não registra)
credenciaria o BATISTA testificar (sempre) que JESUS era o FILHO de DEUS (JO
3:34).
O texto
deixa claro que a testemunha desses acontecimentos era JOÃO BATISTA, pois o
evangelista afirma no verso (Jô 1:32).
E João
testemunhou dizendo: vi... “o autor do evangelho não poderia dizer de si mesmo
“e JOÃO...” mas sim se referindo a outro JOÃO que, pelas circunstâncias, só
poderia ser quem estava batizando, JOÃO, o BATISTA”.
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